PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A HORA DO ESPÍRITO SANTO

A HORA DO ESPÍRITO SANTO




23 de maio de 2022

Sexta Semana da Páscoa

EVANGELHO


Jo 15,26–16,4a

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
15,26“Quando vier o Defensor que eu vos mandarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.
27E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o começo. 16,1Eu vos disse estas coisas para que a vossa fé não seja abalada. 2Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que aquele que vos matar julgará estar prestando culto a Deus. 3Agirão assim, porque não conheceram o Pai, nem a mim. 4aEu vos digo isto, para que vos lembreis de que eu o disse, quando chegar a hora”.


MEDITAÇÃO


Ele dará testemunho de mim (Jo 15, 26)

Ontem, celebramos o 6º Domingo da Páscoa. E a grande palavra que ecoou na liturgia de ontem foi AMOR. “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada” (Jo 14, 23). Como o Pai amou Jesus, Jesus nos amou. E como Jesus nos amou, precisamos nos amar uns aos outros. E nos perguntamos: Como foi que Jesus nos amou? Ele deu sua vida por nós. E nos deu o seu Espírito. No domingo da ressurreição, ele soprou sobre os apóstolos, comunicando-lhes o seu Espírito. No Pentecostes, derramou o seu Espírito sobre toda a comunidade. No seu amor por nós, ele deu a vida e nos deu o seu Espírito.

Nesta cena da última ceia, Jesus está preparando os discípulos para acolher e entender a missão do Espírito Santo. Ele é o outro Defensor. Ele vem do Pai, como Jesus. E vem enviado pelo Pai e pelo Filho, na sua volta ao seio do Pai. E por que ele é chamado de Defensor? Porque atualizará o legado de Jesus que nos reconciliou com Deus, nos livrando do jugo do pecado; porque fortalecerá e defenderá os seguidores de Jesus nas provações, nas perseguições. Jesus o chamou de o Espírito da Verdade. Espírito da verdade porque ele revela aos discípulos quem é Jesus e os ajuda a compreender o significado de suas palavras. Ele é o animador número um da missão de Jesus que os discípulos vão continuar.

Desde o começo, a comunidade compreendeu esse papel fundamental do Santo Espírito, como parceiro da missão. Quando os apóstolos e os anciãos tiveram que tomar uma decisão sobre a entrada dos pagãos na comunidade, eles rezaram e deliberaram. Depois, escreveram o seguinte na carta que foi enviada: ‘Pareceu bem a nós e ao Espírito Santo tomar a seguinte decisão’. Viu? O Espírito Santo e os seguidores de Jesus são parceiros no testemunho do Mestre.



Guardando a mensagem

O Espírito Santo, enviado pelo Pai e pelo Filho, veio para garantir a continuidade da missão. Ele dá testemunho de Jesus. Nós também somos testemunhas de Jesus. A testemunha tem conhecimento de causa, por isso atesta publicamente, garante alguma coisa a partir de sua experiência. Nós conhecemos Jesus e o anunciamos. O Espírito Santo é quem garante que o nosso testemunho seja verdadeiro e fiel nas provações. Ele é o parceiro da Igreja na sua grande missão, a evangelização. Nosso testemunho sobre Jesus, nós o damos todo dia, por onde andamos, com o que falamos, com o modo como nos conduzimos na vida. Quem nos inspira e nos sustenta no testemunho é o Espírito Santo.

Ele dará testemunho de mim (Jo 15, 26)

Rezando a palavra

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos vossos fiéis com as luzes do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo nosso Senhor. Amém.


Vivendo a palavra

Talvez, hoje, apareça uma boa oportunidade pra você falar de Jesus a alguém. É só mostrar o seu amor por ele, sua vinculação com a comunidade dos seus discípulos, a Igreja. Uma hora para o testemunho. Hora do Espírito Santo.

Comunicando

Último dia da Novena Nossa Senhora Auxiliadora, hoje, com o tema 'Santa Maria, Fonte da nossa alegria'. A verdadeira alegria, experimentamos no cumprimento da vontade de Deus. A Novena, no rádio e nas redes sociais, começa às 15 horas. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos, muito obrigado pelas mensagens e orações. Recebo com amor e compartilho com meus contatos, essa semana compartilhei com uma pessoa, Ela não conhecia o Sr, Ela amou, não tem como não amar, Ela falou que vai seguir o Sr.🙌🙌

    ResponderExcluir
  2. Bom dIa Sr. Padre. Grato pela meditacao, seguindo das oraçoes, tocaram a minha sencivel alma. O amor de Cristo nod uniu. Amem.

    ResponderExcluir
  3. Grata por te ouvir sempre! Deus nos acompanhe!

    ResponderExcluir
  4. Jonne Júnior23/5/22 04:49

    Vossa Benção Pe. JC Que nossa senhora auxiliadora interceda por nós e por todos afrito com as dificuldades financeiras, relacionamento dos casais, os adolescentes e jovens

    ResponderExcluir
  5. Maria de Fátima Silva do Juazeiro do Norte ceará bom dia padre João Carlos sua benção como eu vivo feliz por ter osenhor com as meditação e orações já amanheso lendo graças a Deus que Deus abençoe sempre sua vida pra poder nos evangezar todos os dias e também todas sua equipe amém nossa senhora alcilialdora rogai por todos nós amém 🙌 🙌🙌

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia padre , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. nossa senhora Auxiliadora nós abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos... Que o Espírito Santo de Deus

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos... Que o Espírito Santo de Deus nos abençoe nós dê saúde e paz neste dia. Uma excelente e abençoada semana à todos...

    ResponderExcluir
  9. Gratidão Sempre Padre João Carlos pelas meditações, que Deus continue iluminado sempre o Sr Padre, são lindos os seus ensinamentos. Que o Espírito Santo nos iluminem.🤲🙇🙏🌻🌻

    ResponderExcluir
  10. Como receber a meditação da palavra todos os dias? Gostaria de receber

    ResponderExcluir
  11. Amém! 🙏🏻

    ResponderExcluir
  12. Gerlânia23/5/22 08:27

    Bom dia! Que o Espírito santo de Deus esteja sempre sobre você Pe. João Carlos. Suas Palavras e a palavra de Deus preenche nossos corações de esperança e alegria!

    ResponderExcluir
  13. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Que Espírito Santo ilumine minha vida e minha família minhas filhas e meus netos 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  14. Jeilda Vieira23/5/22 08:52

    Bom dia padre João Carlos. Que o Espírito Santo continue conduzindo seu Ministério.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre João Carlos! Muito importante essa homilia Deus abençoe o Senhor

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS