PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SEGUINDO AS SUAS ORIENTAÇÕES, NÃO TEM COMO DAR ERRADO

SEGUINDO AS SUAS ORIENTAÇÕES, NÃO TEM COMO DAR ERRADO



22 de abril de 2022

Sexta-feira da Oitava da Páscoa

EVANGELHO


Jo 21,1-14

Naquele tempo, 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus.
3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.
6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar.
8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros. 9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.
11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor.
13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos.

MEDITAÇÃO


Lancem a rede à direita da barca e acharão (Jo 21,6)

A cena acontece dias após a ressurreição de Jesus. Os discípulos vão pescar e não conseguem nada naquela noite. Já de manhã, Jesus na praia deu a orientação certa: lancem a rede à direita da barca e acharão. Quase não conseguiram puxar a rede de tanto peixe, cento e cinquenta e três grandes peixes.

Os discípulos elencados no texto eram, seguramente, pescadores experientes. Tinham sido chamados a ser pescadores de pessoas, no início da atividade missionária de Jesus. Trata-se, então, não apenas de uma simples pescaria de peixes, mas da atividade missionária da Igreja, o trabalho de pescar gente que os discípulos deviam realizar após sua convivência com Jesus; trabalho que se mostraria infrutífero, sem a presença e a direção de Jesus ressuscitado. Naquela experiência no lago, sem a orientação de Jesus, não conseguiram pescar nada.

É claro, além da referência à atividade missionária que se seguiria após a ressurreição de Jesus, o texto também nos ajuda a pensar em nossa relação com o ressuscitado em outras áreas de nossa vida. Sem a presença e a orientação de Jesus, nossa pescaria pode também ser infrutífera, mesmo que sejamos experientes pescadores. Entendeu? A pescaria pode ser o seu trabalho, a sua ocupação profissional, as responsabilidades que você tem na vida. Só a presença e a orientação de Jesus ressuscitado garantem o sucesso do nosso trabalho, o êxito de nossas lutas. Muita gente já experimentou isso, talvez você também já o tenha experimentado. Longe de Deus, nossa luta é infrutífera. Há um salmo na Bíblia que deixa isso bem clarinho: “Se o Senhor não constrói a casa, em vão trabalham os construtores” (Salmo 126).

Os discípulos, com certeza, já tinham lançado a rede naquele mesmo lugar. Mas o fato de agir em obediência à vontade de Deus, à sua Palavra, é que fez a diferença. Eles deram a direção do seu empenho pastoral ao próprio Jesus. E como seria darmos a Deus a direção do nosso trabalho, de nossa família ou de nossa atividade apostólica? O evangelho já dá uma pista.

No texto de hoje, depois de uma noite de trabalho em vão, ao amanhecer, lá está ele na praia, de pé, perguntando se pescaram alguma coisa. O amanhecer é uma referência à ressurreição. Também o fato de ele estar de pé reforça a ideia da ressurreição. É nessa condição de ressuscitado, que ele nos indica a direção que devemos tomar, o que precisamos realmente fazer. Nós o vemos e o ouvimos particularmente pela oração, pela meditação da Palavra de Deus, pelos ensinamentos da sua Igreja. Precisamos, então, dar ouvidos às suas indicações, obedecer docilmente às suas orientações. Nisto, contamos com a ajuda do Santo Espírito. Ele nos ensina a ouvir e seguir Jesus.


Guardando a mensagem

A barca de Pedro é a Igreja. Os pescadores são os missionários. A pescaria é a atividade apostólica. Sem a presença do ressuscitado e sua orientação, o fracasso é certo. Isso vale também para nossa vida cristã. O trabalho sem Deus é estéril. Eles passaram a noite toda pescando e não conseguiram nada. Bastou Jesus ali na praia indicar: “lancem a rede à direita do barco e acharão”. Que bela orientação para o nosso trabalho: não deixar Jesus de fora. Trabalhar, pastorear, empreender, lutar, casar, formar-se, mas contando sempre com sua presença e em obediência à vontade de Deus. Aí não tem como dar errado.

Lancem a rede à direita da barca e acharão (Jo 21,6)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Quando os discípulos chegaram à praia encontraram o fogo já aceso, pão e peixe assado. E aquela refeição renovou as suas forças, depois de uma noite de trabalho sem fruto e de um alvorecer tão promissor com aquela pescaria abundante. Tu, Senhor Jesus, os alimentaste com pão e peixe. Tomaste o pão e o distribuíste com eles. Essa fração do pão é o sinal da Eucaristia. Fizeste o mesmo com o peixe. Na Eucaristia, nos sentamos à tua mesa e tu nos alimentas com a tua própria vida, vida entregue na cruz e transbordante na ressurreição. Na Eucaristia, tu nos fortaleces, nos renovas as forças. Obrigado, Senhor. Dá-nos a graça de viver em comunhão contigo, dóceis aos teus ensinamentos, obedientes à vontade do Pai. Só assim, sabemos, teremos sucesso em nossos empreendimentos. Longe dos teus caminhos, nossa pescaria é um fracasso. Seja bendito teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Só para estimular a leitura do texto de hoje (João 21, 1-14), eu tenho uma pergunta pra você: Quantos discípulos estavam nessa pescaria?

Comunicando

Na Missa das 11 horas, de ontem, refletindo sobre o evangelho dos discípulos de Emaús (Lc 24), identifiquei sete experiências da ressurreição, isto é, onde e como encontramos Jesus Ressuscitado. O texto da homilia está no Blog da Meditação (www.padrejoaocarlos.com). 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

17 comentários:

  1. Jonne Junior22/4/22 04:15

    Vossa benção Pe. JC vos peço intercessão por toda minha família, saúde e pelo fim da guerra

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos. Deus o abençoe infinitamente e lhe dê saúde e paz neste dia. Tenha uma sexta-feira abençoada por Deus cheia das bênçãos do Senhor Jesus em sua vida e no seu coração.
    Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Bom Padre, eu sou de Angola, recebo a meditação todos os dias pelo meu irmão que vive em França. Padre o seu trabalho e uma grande bênção para a minha vida, renova as minhas forças e a alegria de viver. Padre o seu trabalho tem ajudado muito na compreensão da Palavra de Deus, e rezo para que Deus fortaleça a minha fé e me mantenha filme nos seus caminhos. E uma grande alegria para mim está palavra Divina e dou graças por ela existir, teu orientado a minha vida e rezo para que os meus filhos e a minha família caminhe vivam segundo está Palavra de vida. Padre que o espírito Santo de Deus continue a inspirar -lhe neste trabalho, muito obrigada









    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. Um abençoado dia a todos nós.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Paz e bem!Quantos discípulos estavam nessa pescaria? Sete Discípulos; sete sacramentos, sete dons do Espírito Santo... Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Paz e bem! Quantos discípulos estavam nessa pescaria? Sete Discípulos; sete sacramentos, sete dons do Espírito Santo... Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Edvan, Valparaiso de Goiás.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Sim as palavras de Deus abrem nossos olhos! Não nos deixa sem resposta.

    ResponderExcluir
  8. Bom Dia! Padre João Carlos,Que todos os dias ouvindo o seu evangelho possa continuar a jogar a sua rede e assim pescar continuar muitos e muitos a pescar os ensinamentos de Jesus.

    ResponderExcluir
  9. Sua benção padre ,que deus continue a te abençoar com este dom de evangelizar ,as suas meditações são essenciais na minha vida .

    ResponderExcluir
  10. Amém bom dia padre sua benção. Que Jesus nós dê força pra lutarmos sempre 🙏🏼

    ResponderExcluir
  11. Bom diaa pra todos!
    Paz e Bem.

    ResponderExcluir
  12. Justina silva22/4/22 14:05 boa tarde padre João carlos muito obrigada por tudo que bela catequese eu não sei se pode responder pergunta no comentário mais na pesca tinha cinco discípulos.Deus nos abençoe e nos livre de todo mal!

    ResponderExcluir
  13. Paz e bem Irmãos, famílias ⛪🙏🏼
    Glória a Vós Senhor!
    Podemos afirmar que Simão Pedro era o melhor ou senão um dos melhores pescadores da época, ainda podemos imaginar que foram juntos pescar outros bons também, que com certeza deveriam conhecer todas as táticas, as iscas, os melhores lugares, mas a Palavra pelo Evangelista João nos enfatiza que, naquela noite não pegaram nada.
    Já amanhecendo, com certeza já estavam exaustos, todos cansados da pescaria, percebe se até mesmo por não reconhecerem a presença do Senhor e na resposta seca dada a pergunta, se tinham algum alimento, respondendo simplesmente "Não".
    Mas o interessante também é quando, mesmo sem reconhecerem a presença do Ressuscitado, quando na misericórdia foi sugerido para lançarem a rede a direita da barca, eles pensando atender a voz de um desconhecido aparentemente no momento, mesmo cansados e desacreditados, deram atenção quando o discípulo amado diz é o Senhor, então acreditaram, voltaram para a pescaria e conseguiram trazer muitos e muitos peixes.
    Aí está o ensinamento do Evangelho, mesmo quando parecermos ter toda experiência no que fazemos mas por um motivo ou outro estar dando errado algo que humanamente não conseguimos entender, Jesus envia Seus anjos para falar, instruir, indicar a solução, então precisamos sabiamente e humildemente aceitar a ajuda e tratar todos da mesma forma como se tivesse tratando com o próprio Cristo.
    Pois se agirmos indiferente, ou seja menosprezando os nossos irmãos de alguma forma, seja em palavras, gestos ou atitudes e não nos confessarmos o arrependimento, não somos dignos de participar da comunhão com Ele, porém quando acreditamos tudo ao nosso redor é transformado, pois Cristo é o DEUS do impossível,.

    ResponderExcluir
  14. Glória a Vós Senhor! Estavam presentes quatro discípulos.Obrigado Jesus Cristo por sua palavra que me orienta e conduz.

    ResponderExcluir
  15. Ó Deus, salvação de todos os povos, eu LHE agradeço por ser cristão. Contudo, me ensine seguir o caminho da cura, da pedra angular, da fé, da salvação, da obediência, da evangelização, da partilha, da oração, do bem e do apostolado. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine viver cheio do Espírito Santo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O amor que muda o mundo.

02 de maio de 2024 Santo Atanásio, bispo de Alexandria  no Egito  e doutor da Igreja   Quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa.    Evangelho    ...

POSTAGENS MAIS VISTAS