PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SOMOS TESTEMUNHAS DA RESSURREIÇÃO

SOMOS TESTEMUNHAS DA RESSURREIÇÃO



21 de abril de 2022

Quinta-feira da Oitava da Páscoa

EVANGELHO


Lc 24,35-48

Naquele tempo, 35os discípulos contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. 36Ainda estavam falando, quando o próprio Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: “A paz esteja convosco!”
37Eles ficaram assustados e cheios de medo, pensando que estavam vendo um fantasma. 38Mas Jesus disse: “Por que estais preocupados, e por que tendes dúvidas no coração? 39Vede minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai em mim e vede! Um fantasma não tem carne, nem ossos, como estais vendo que eu tenho”.
40E dizendo isso, Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. 41Mas eles ainda não podiam acreditar, porque estavam muito alegres e surpresos. Então Jesus disse: “Tendes aqui alguma coisa para comer?” 42Deram-lhe um pedaço de peixe assado. 43Ele o tomou e comeu diante deles. 44Depois disse-lhes: “São estas as coisas que vos falei quando ainda estava convosco: era preciso que se cumprisse tudo o que está escrito sobre mim na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.
45Então Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras, 46e lhes disse: “Assim está escrito: o Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48Vós sereis testemunhas de tudo isso”.

MEDITAÇÃO


Vejam minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! (Lc 24, 39)

Não foi fácil para os discípulos assimilarem o fato histórico da ressurreição de Jesus. Nem de longe, estavam esperando que isso acontecesse. Mesmo que Jesus tenha falado disto com os doze, explicado várias vezes que ele seria vítima de uma morte dolorosa e ressuscitaria ao terceiro dia, não estava no horizonte deles tudo o que aconteceu. Consideremos também que a ressurreição de Jesus não foi como a de Lázaro, em que o morto ficou vivo de novo e continuou sua vida normal, morrendo no tempo certo. A ressurreição de Jesus foi algo completamente novo e diferente.

O fato de os discípulos estranharem tanto, por um lado, foi bom para alguém não acusar que a ressurreição tenha sido uma saída honrosa que eles arrumaram para o aparente fracasso do seu Mestre. No evangelho lido hoje, vemos Jesus tentando convencê-los de que é ele mesmo. E isso, é claro, está valendo pra nós. Nós também não temos ideia do que seja mesmo a ressurreição de Jesus e a nossa ressurreição com ele.

Quando a comunidade dos discípulos estava reunida, e os discípulos de Emaús estavam contando como eles tinham se encontrado com o Senhor Ressuscitado, ele mesmo apareceu no meio deles e lhes fez a saudação de paz. Eles ficaram assustados, com medo, cheios de dúvida, pensando que era um fantasma. Jesus mostrou-lhes as mãos e os pés. Neles, estavam os sinais da crucificação. “Vejam minhas mãos e meus pés. Eu não sou um fantasma. Toquem em mim. Um fantasma não tem carne, nem osso”. Mesmo assim, eles ainda continuavam duvidando. Então, Jesus pediu algo para comer. Deram-lhe um pedaço de peixe assado e ele comeu à vista de todos.

Essa é a primeira lição da ressurreição. Jesus não é um fantasma. Não é alguém que voltou do mundo dos mortos e está perambulando por aí. É ele mesmo, vivo, saudável, com um corpo glorioso, mas numa nova situação, situação difícil de se entender e de se explicar. E é bom a gente tentar captar alguma coisa porque essa é a nova condição que alcançaremos, se estivermos em comunhão com Cristo. Ele foi o primeiro, é o primogênito de muitos irmãos, como diz São Paulo. Nós vamos atrás dele.

Jesus venceu definitivamente a morte. Não levantou-se da morte para continuar vivendo biologicamente a mesma vida. Foi elevado a um novo patamar de existência. É a vida plena em Deus. É a existência em Deus. Não é um espírito vagando por aí, como alguém poderia pensar. Ele tem um corpo. Seu corpo está marcado pelas chagas da crucificação, ele pode ser visto, ouvido, tocado e, nessa passagem, mostrou que também pode se alimentar. Tem um corpo, um corpo glorioso com que ele entrou na sala com as portas fechadas. Agora, sim, ele pode estar conosco até à consumação dos séculos, como nos prometeu. A primeira lição é essa: ele não é um fantasma, nem uma aparição de alguém que voltou do mundo dos mortos.

A segunda lição a ser assimilada está na explicação do próprio Jesus nessa cena. Tudo isso é cumprimento do que está escrito nos livros de Moisés, nos Profetas e nos Salmos, isto é, nas Escrituras Sagradas. Sua morte e sua ressurreição são a realização das promessas de Deus, como se pode ler nas Escrituras. O que Deus prometeu? Vida plena, a vitória completa do seu servo. Seu servo não conheceria a corrupção da carne, como diz o salmo 16.

A terceira lição a ser assimilada por nós, como o foi para a primeira geração dos discípulos, é que a força da ressurreição nos faz testemunhas e anunciadores de sua obra. A conversão e o perdão dos pecados serão anunciados a todos os povos, em seu nome, por nós.


Guardando a mensagem

Falamos de ressurreição, mas não entendemos ainda bem o que seja. Ela já aconteceu em Jesus. É uma mudança radical no nosso ser biológico e espiritual. Pela ressurreição, entraremos na esfera divina, ultrapassando os limites de espaço e tempo. A nossa alma já foi criada imortal, mas faltava essa plenificação em Deus. Pela ressurreição, teremos também um corpo transformado. Jesus é o primogênito da grande família dos filhos de Deus que vai à nossa frente. Ele não é um fantasma, uma aparição. Ele levou para a esfera de Deus a nossa própria humanidade. Essa novidade que irrompeu na história pela ressurreição ao terceiro dia era já uma promessa na história e nos livros santos do povo de Deus. Nós agora somos testemunhas de tudo isso, levando ao mundo o anúncio da salvação em Cristo, pelo perdão dos pecados que ele alcançou por sua morte e ressurreição.

Vejam minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! (Lc 24, 39)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
queremos compreender um pouco mais da tua ressurreição e da nossa ressurreição contigo. Não se trata de um jogo de palavras, mas de uma realidade que nos ultrapassa, que só pode ser acolhida na fé. Não nascemos para a morte, nascemos para a vida, para a plenitude. É a nossa vocação de seres criados à imagem e semelhança de Deus. Em ti, Senhor Jesus, já vemos a realização plena do ser humano. Sendo Deus, tu te fizeste humano. Estavas já na glória com o Pai e o Santo Espírito. Mas, agora, estás também como humano. Em ti, contemplamos nossa condição humana glorificada, em Deus. Aspiramos a isso. Sonhamos com isso. Estamos vocacionados para a completa realização, como filhos de Deus. Continua, Senhor, a ser para nós, caminho, verdade e vida. Que em nossos sofrimentos, em nossas pelejas humanas nos sustente a certeza da completa vitória que a tua ressurreição nos assegura. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Recomende, em oração, a Jesus ressuscitado as pessoas suas conhecidas que estejam em situação de aflição e sofrimento, pedindo que a luz da Ressurreição ilumine suas vidas..

Comunicando

Hoje, quinta-feira da oitava pascal, temos a nossa Missa de Páscoa, às 11 horas, com ouvintes e associados. E você nos acompanha pelo rádio e pelas nossas redes sociais.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. Logo ao amanhecer os bem- te- vis anunciam que o arauto do SENHOR JESUS JA ESTÁ ANUNCIANDO A BOA NOVA! E meu dia começa pela leitura do Evangelho! Quem sou para merecer esses comentários que iluminam meu dia? E me dá ânimo para enfrentar minha jornada! Cristo vive! Padre João Carlos testemunhas Que GRAÇA! OBRIGADA Padre João Carlos! Deus continue lhe iluminando! Que Arauto bem- vindo!

    ResponderExcluir
  2. Pela minha família e a libertação da depressão, ansiedade e pânico. Pela libertação do alcoolismo.

    ResponderExcluir
  3. AMEM MEU JESUS PECO SENHOR QUE ILUMINA MINHA VIDA MEU SENHOR JESUS NESSE DIA CHEIO DAS BÊNÇÃOS E FRANCAS DO MEU SENHOR JESUS AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos,sou Jacinta Maria, que leitura 📚 ótimo para o dia de hoje,ainda mais vou para uma reunião de comunidade Agradeço por inviar ,Deus abençoe vocês todos que faz ama.🙏

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. Senhor peço oração por essas pessoas que estão com o coração aflitos e pelos enfermos.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos com amor e paz. Qua a luz da Ressurreição de JESUS ilumine sua vida, o seu coração e sua caminhada evangélizadora...
    Uma abençoada quinta-feira à todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João sua benção María de Fátima Silva do Juazeiro do Norte ceará antes de me levantar ja leio a meditação oração pra minha saúde que to com achicoguia e pra minha família amém 🙌 e pra todos que fas parte da ama amém nossa senhora alcilialdora rogai por todos nós amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pela ressurreição de Jesus por nós amém

      Excluir
    2. Obrigada Padre Joao Carlos,Deus te abençoe

      Excluir
  8. Convenção da minha família

    ResponderExcluir
  9. Amém bom dia padre sua benção. Peço oração pra minha família que Jesus nós ilumine dano saúde e paz 🙏🏼 🙌

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! Padre João Carlos obrigada pelo a meditação, peço oração pelo a minha saúde e paz pelo o mundo

    ResponderExcluir
  11. Peço por minha filha Liliane saúde física mental e espiritual e a graça de um emprego peço também por mim e pelas almas de Izaltino Bernardes de Lima, Conceição Silvério de Almeida, Fernando Coelho de Oliveira e pelas almas do purgatório

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Pe. Joao Carlo. Peço que me ajude a implorar ao Senhor por uma mãe (Nancy Victoria) e suas duas filhas (Genesis e Perla) que não tem onde morar e vivem chutadas de um lugar para outro passando humilhaçoes, vergonha, fome...chorando, perdendo o sentido da vida por conta de tanto sofrimento. Ajuda-me a rezar para conseguir um lugar digno para esse "cristo" sofredor, angustiado, chagado. Obrigada. Sou Ir. Mirian

    ResponderExcluir
  13. Amém! Que sejamos renovados com a ressurreição de Jesus. 🙏🏻

    ResponderExcluir
  14. Padre João Carlos Que Deus lhe proteja Sempre 🙌🏻🙌🏻🙌🏻 cada dia percebo que preciso ser mais forte na fé em Jesus Cristo, Não tem sido fácil os últimos tempos na minha Vida, ACRECITO EM JESUS CRISTO, EM Deus em todas ascMingas Santas que rezob todo santo dia, Nossa Senhora fo Carmo, Nossa Senhora de Fátima,Nossa Senhora de Aparecida, Nossa Senhora dos Remédios, Nossa Senhora Das Dores, Nossa Senhora Lourdes, Nossa Senhora da Candelária, São Padre Pio, Sagrada Família Proteja a mim e Famíliares, Proteja a Nossa Igreja Católica que possamos ter a Paz em todas as Comunidades, aqui na minha Comunidade com o Padre Gustavo que faz um trabalho Sagrado em prol de todos os Fiéis 🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir
  15. Obrigada padre João Carlos, fico muito agradecida a Deus, por fazer do senhor uma luz para nossas vidas. Que Deus o ilumine sempre.

    ResponderExcluir
  16. Peço pela saúde e conversão da minha família. De modo especial, peço que Deus derrame muitas bençãos sobre Litha, pelo seu aniversário.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde padre João Carlos peço oração pela minha família peço oração senhor sua família Deus abençoe sempre ilumine com muita bençãos saúde paz conversão da minha família

    ResponderExcluir
  18. Amém padre João Carlos sua bênção peço oração pela saúde e paz do que estão sofrendo guerras e nos hospitais Deus te cubra de bençãos paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Jesus é a presença salvadora de Deus.

23 de abril de 2024   Terça-feira da 4ª Semana da Páscoa.    Evangelho.   Jo 10,22-30 22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do ...

POSTAGENS MAIS VISTAS