PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: JESUS É QUEM GARANTE A MISSÃO

JESUS É QUEM GARANTE A MISSÃO




30 de abril de 2022

Sábado da Segunda Semana da Páscoa



EVANGELHO



Jo 6,16-21


16Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao mar. 17Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar. Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles.
18Soprava um vento forte e o mar estava agitado. 19Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros, quando enxergaram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo.
20Mas Jesus disse: “Sou eu. Não tenhais medo”. 21Quiseram, então, recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo.



MEDITAÇÃO



Soprava um vento forte e o mar estava agitado (Jo 6,18).


O que aconteceu foi o seguinte. Os discípulos, de tardezinha, pegaram a barca pra voltar para Cafarnaum, que ficava do outro lado do mar. O mar deles, na verdade, era o grande lago da Galileia. Jesus tinha ficado no monte. Tinha se esquivado do povo que o queria proclamar rei, depois da multiplicação dos pães. A travessia estava muito difícil. Escureceu, o vento contrário foi ficando forte e o mar ficou agitado. Já estavam na metade da viagem quando viram aquele vulto andando sobre as águas, vindo na direção deles. Foi um medo só. Jesus de lá gritou: “Sou eu. Tenham medo não”. Puxa, que susto. Eles ficaram esperando que Jesus subisse na barca, mas nem deu tempo. A barca de repente chegou ao destino.

O que essa história está ensinando? Só contando um fato curioso? Certamente que não. O próprio texto (Jo 6, 16-21) já nos dá uma pista de compreensão. A palavra “mar” (ou águas), por exemplo, está repetida quatro vezes. ‘Mar’ é sempre uma representação do mundo a que os discípulos estão enviados como missionários. O ‘mar’ é o mundo onde se realiza a missão. A palavra “barca” está repetida quatro vezes. Não pode ser por acaso. ‘Barca’, você sabe bem, é uma representação da comunidade, da Igreja. A barca de Pedro é a Igreja, a comunidade dos discípulos. 

O que é que está acontecendo? Eles estão tentando atravessar o mar e estão encontrando muita dificuldade. O que significa a barca dos discípulos atravessando o mar? É a Igreja realizando a sua missão no mundo, no meio de muitas dificuldades. Note as palavras que aparecem: já estava escuro, os ventos eram contrários, o mar ficou agitado. Muitas coisas continuam atrapalhando a missão da igreja hoje: um mundo que se afasta de Deus, batizados que não vivem na fé da Igreja, pessoas que fomentam divisão...Verdade, o  mar continua revolto. E os ventos, contrários. Noite escura nessa travessia. Olha, como esse texto é atual!

Voltemos ao mar da Galileia. O que aconteceu no meio daquela apreensão toda dos discípulos, coitados, no meio daquela tempestade? Eles viram um vulto andando sobre as águas e vindo na direção deles. Ficaram de cabelo em pé. Mas, reconheceram quem era, quando ele se apresentou. Lembra o que foi que Jesus disse? Vou recordar: “Sou eu. Tenham medo não”. E quem é ele? Claro, é Jesus. Mas, ele disse SOU EU. Disse como Deus, o Pai, tinha dito no Monte Sinai a Moisés. EU SOU. Diga ao Faraó que EU SOU mandou dizer que liberte o meu povo. EU SOU é Deus. 

Podemos pensar assim: no meio daquele vendaval, daquela tormenta, os discípulos fizeram uma experiência maravilhosa: Jesus é Deus. Ele é EU SOU. Você lembra que muitas vezes ele foi se revelando: Eu sou o pão vivo descido do céu. Eu sou o Bom Pastor. Eu sou a Luz do Mundo. Ele é Deus. É Deus quem domina o mar, é Deus quem acalma a tempestade. Por falar em tempestade, cadê a tempestade? Mal os discípulos se prepararam para Jesus entrar na barca, tinham chegado.


Guardando a mensagem

O mar é o mundo, onde os discípulos levam adiante a missão que Jesus lhes confiou. A barca é a comunidade dos discípulos, a Igreja. De vez em quando, a comunidade se encontra cercada de problemas e dificuldades, no meio de uma verdadeira tempestade. Em momentos como esse, faz uma profunda experiência de Deus. Jesus mesmo vem ao seu encontro. Jesus é o Deus vencedor do pecado, do mal e da morte. É ele quem garante o êxito da missão, ele domina a tempestade.

Soprava um vento forte e o mar estava agitado (Jo 6,18).

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
Minha família também é como uma barca, navegando no mar. De vez em quando, dá cada tempestade! Pensando bem, nunca nos deixaste sozinhos no meio das tormentas. Nós é que somos distraídos. Tu vens ao nosso encontro, mesmo quando partimos sem ti. É quando experimentamos, com emoção, a força de tua proteção, a grandeza do teu amor. Tua presença acalma a tempestade. Muito obrigado, Senhor. Tu és o nosso Deus e Salvador. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a Palavra

É possível que, hoje, se apresente uma oportunidade para você dizer uma palavra de fé que ajude a acalmar uma tempestade. Se aparecer essa oportunidade, dê seu testemunho sobre Jesus: testemunhe que é ele quem acalma o mar.

Pe João Carlos Ribeiro, SDB

26 comentários:

  1. Obrigada padre João Carlos Ribeiro ,pelo alimento diário🔥🔥🔥🙏🙏
    Que Deus Pai abençoa rica e poderosamente o teu ministério e a sua vida 🔥🔥🙏🙏
    Sou a Etelvina Dambi ,partir de Luanda Angola

    ResponderExcluir
  2. Obrigada padre João. Cada entendo melhor a palavra. Que Deus o abençoe nesta tarefa maravilhosa

    ResponderExcluir
  3. Sou Carolina Malenga no Huambo

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Pe.Joao Carlos por suas sabias palavras que nus leva a salvação que Deus lhe abençoe hoje e sempre.Sou de Camutanga Pernambuco Maria Lenilda Paz de Souza.

    ResponderExcluir
  5. Lindo demais! Obrigado Padre! Graças a você estou lendo diariamente um texto da Bíblia Sagrada! Alimentando minha FÉ! Obrigado! Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada padre joao carlos pela homilia !! Bela homilia; para refletirmos!!

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia Padre João Carlos Obrigado por estas Himilia belas espricaçâo aprendo muitas coisas boas sou Júlia Paulina de Vitória de Santo Antão,

    ResponderExcluir
  8. Jonne Junior30/4/22 06:54

    Vossa Benção Pe. JC vos peço oração pelo fim da Guerra, pelos leitos dos hospistais, por minha saúde e por toda a minha comunidade e que Deus seja louvado. Obrigado ao senhor pelas meditações e que Deus abenções todos nós!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos. Deus lhe abençoe sempre e encha seu coração de amor e paz. Deus lhe conceda um excelente final de semana com Deus presente em sua vida.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado padre João Carlos com suas explicações riquíssima que faz agente crescer muito mais na nossa fé católica, sou Marivalda Santos moro na cidade de Itarantim-Bahia

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre! Sou Rosângela e todos os dias recebo a leitura do Evangelho é que me alimenta de fé e esperança. Peço sempre a Deus para que nunca essa barca nunca seja abandonada por mim e pela minha família.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada por tanto esclarecimento que muitas vezes não percebemos de maneira tao simples esta grande presença de Jesuss em nosso dia a dia .

    ResponderExcluir
  13. Obrigada padre João Carlos o senhor é ungido por Deus

    ResponderExcluir
  14. Gratidão Pé. João Carlos por sua incansável generosidade em nós Evangelizar dia a dia, trazendo-nos Jesus vivo ao coração, fortalecendo nossa fé! Obrigada Ir. Zélia Lázaro por ter me feito conhecer vc, Pé. João Carlos! Nosso forte abço de Curitiba - PR. Deus o abençoe, Pé. João Carlos!

    ResponderExcluir
  15. AMÉM BOM DIA PADRE JC SUA BENÇÃO .
    QUE DEUS O ABENÇOE 🙌 UM FINAL DE SEMANA ABENÇOADA PRA TODOS NÓS 🙏🏼

    ResponderExcluir
  16. Amém padre João Carlos bom dia padre, obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.um feliz e abençoado sábado a todos nós.

    ResponderExcluir
  17. Todos os dias leio com emoção sua interpretação dos evangelhos. Você nos explica com grande sabedoria o que nos diz o evangelho. Que Deus o ilumine hoje e sempre. Obrigada meu querido amigo.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Se concentre em Deus que te faz
    Vencer cada situação difícil por mais que ela seja fé e coragem Deus no comando de tudo.
    🙏🙋😍🌹💕
    Um ótimo final de semana abençoado para todos nós 🙏

    ResponderExcluir
  19. Expedito de São Paulo Deus abençoe padre bença

    ResponderExcluir
  20. OBRIGADO PADRE JOÃO CARLOS SUA HOMILIA MUITO BOA ÓTIMA PARA NOS ENTENDER DEUS ABENÇOES PODEROSAMENTE O SR.CADA VEZ MAÍS 🙏🙌🙏

    ResponderExcluir
  21. Obrigada Padre João Carlos, que meditação gloriosa e de muita Fé me fez refletir muito sobre a família a igreja nosso Pai Deus, que bênção palavras muito vdd que nos leva a pensar cada vez mais na nossa Fé.

    ResponderExcluir
  22. OBRIGADO JESUS POR MAIS ESSE DIA E PELA MINHA FAMÍLIA MARAVILHOSA
    CARLOS PETRÓPOLIS RJ

    ResponderExcluir
  23. Obrigada por tudo que Deus nos dá e pelo seu ensinamento. Ajude este planeta que está vivendo numa tempestade terrível! Abençoe as crianças. Amém!🙏

    ResponderExcluir
  24. Obrigado pelos seus ensinamentos. Que Deus abençoe grandemente o Senhor para que a cada dia continue nos trazendo a palavra com tanto amor e carinho 🙏❤

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS