PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A VERDADE QUE NOS LIBERTA

A VERDADE QUE NOS LIBERTA




06 de março de 2022

5a. Semana da Quaresma

36º dia da caminhada quaresmal


EVANGELHO


Jo 8,31-42

Naquele tempo, 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. 33Responderam eles: “Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: ‘Vós vos tornareis livres’?”
34Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37Bem sei que sois descendentes de Abraão; no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai”.
39Eles responderam então: “Nosso pai é Abraão”. Disse-lhes Jesus: “Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso pai”.
Disseram-lhe, então: “Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus”. 42Respondeu-lhes Jesus: “Se Deus fosse vosso Pai, certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou”.

MEDITAÇÃO


Vocês conhecerão a verdade, e a verdade libertará vocês (Jo 8, 32)

Todo mundo quer ser livre e viver na liberdade. Um sonho maravilhoso do coração humano. Ser livre é não ser escravo. E foi para isso que Jesus veio nos libertar.

Jesus estava dialogando com alguns que acreditaram nele. Mas, eles não estavam ainda muito convertidos. Jesus estava insistindo para que eles permanecessem na sua Palavra, para assim serem realmente seus discípulos, conhecerem a verdade e serem libertados pela verdade.

Claro, que eles acharam que não estavam precisando de serem libertados, porque já eram livres. É o que ocorre a muita gente hoje. Já se acham livres, não precisam de Jesus para serem libertados. Esses que estavam conversando com Jesus disseram logo: nós somos filhos de Abraão, nunca fomos escravos, nós já somos livres.

Já que falaram de Abraão, achando-se filhos e descendentes livres do pai Abraão, Jesus aproveitou para dizer-lhes que, sendo assim, eles estavam agindo completamente diferente de Abraão, porque estavam querendo acabar com ele. ‘Por que vocês não fazem as obras de Abraão?’, perguntou Jesus. O pai de vocês não é Abraão, é outro. Vocês fazem a obra dele. Ih, isso rendeu uma boa discussão.

Jesus sempre dizendo que, na verdade, eles não eram livres. Eles estavam fazendo a obra de outro pai, não a obra de Abraão. Eles eram escravos do pecado. Igual a esse outro pai deles que é homicida desde o início, o pai da mentira. Mais pra frente Jesus disse quem era o pai deles: o Inimigo, o Diabo. A confusão foi grande, basta dizer como terminou: eles pegaram pedras e queriam apedrejar Jesus.


Guardando a mensagem

Para sermos realmente livres, precisamos permanecer na Palavra de Jesus, isto é, vivê-la, praticá-la. Assim, seremos seus discípulos, conheceremos a verdade e a verdade nos libertará. Aquelas pessoas com quem Jesus estava discutindo não reconheciam o seu pecado, a sua condição de rejeição ao Filho que o Pai enviou e o desejo homicida que estava no seu coração. Olha o que Jesus disse a eles: “Quem comete o pecado é escravo do pecado. Vocês querem me matar, porque eu lhes disse a verdade que ouvi de Deus”. Para eles e para nós, fica o convite de Jesus. Permaneçamos na sua Palavra para conhecermos a verdade e sermos libertados por ela. Para sermos realmente livres, é preciso que ele nos liberte.

Vocês conhecerão a verdade, e a verdade libertará vocês (Jo 8, 32)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
reconhecemos nossa condição de pecadores, nossa inclinação para o mal. Mas, não queremos viver como escravos, filhos do mal. Queremos ser livres e viver como filhos de Deus. É a tua Palavra que nos liberta. Ela nos revela a grandeza do amor de Deus, que te enviou para nos resgatar. Tu pagaste, com teu sangue, o preço de nossa liberdade. Ajuda-nos a viver libertos da escravidão do pecado. Ajuda-nos a viver como filhos, livres, não como escravos. Liberta-nos, Senhor, de todo o mal. Ajuda-nos a enfrentar os dias difíceis de nossa história com mais consciência e mais solidariedade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você, examinando bem sua vida, de repente, pode se reconhecer prisioneiro, prisioneira de algum hábito prejudicial à saúde, à vida em família, à comunhão com Deus. Hora de viver na liberdade dos filhos de Deus. Viver na liberdade de Cristo. Não se deixar escravizar pelo mal.

Comunicando

Quarta-feira próxima, daqui a oito dias, quarta-feira da semana santa, nós realizaremos a VIA SACRA DA FRATERNIDADE no centro do Recife. A concentração é no pátio de São Pedro, às 7 da manhã. Depois de caminharmos com a cruz nas 14 estações, nas ruas do comércio do centro da cidade, entraremos na Basílica do Carmo. A Santa Missa, no encerramento da via sacra da fraternidade, será presidida pelo arcebispo dom Fernando Saburido será transmitida pela TV EVANGELIZAR.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Senhor Jesus, ajudai-nos e fortalecei a nossa fé em Vós.

    ResponderExcluir
  2. Linda reflexão. Só o Senhor nos liberta do pecado e nos livrar do mal.

    ResponderExcluir
  3. Amém bom dia padre sua benção.

    ResponderExcluir
  4. Senhor Jesus, estaremos sempre ao vosso lado para livrarmos de todo o mal e teremos a vossa glória.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pe.João Carlos paz e bem a todos!
    Todas as vezes que amamos as coisas do mundo somos pecadores e vivemos no pecado, todas que somos escravizados pelo dinheiro, pela falta de humildade, pelo ódio, pela ganância e etc.. Senhor derramai sobre nós a libertação da escravidão que nos faz pecar, ungi Senhor nossas vidas com sabedoria, misericórdia e libertação, que possamos nos libertar de todo mal, e reconheçamos que somente o Senhor é Deus, que nos ama, nos acolhe, nos protege de todo mal e nos dar a salvação. Um excelente dia a todos nós.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia abençoado para todos.
    Preciso fazer tudo para continuar no caminho de Jesus.
    Que Deus abençoe todos nessa linda caminhada!!🙏🙏

    ResponderExcluir
  8. Senhor Jesus, livrai-me de todo mal.Tirai-me das situações difíceis! Amém.

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Jesus pela libertação. O Teu amor me curou! Obrigada padre pela palavra, que Deus lhe abençoe. 🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  10. Justina silva 06/04/2022 10:58 olá padre João bom dia estou muito feliz pois ainda pródigo no retiro Quaresmal fortemente e quero chegar a o ultimo degrau pascoa!!

    ResponderExcluir
  11. Jesus fazeralmenrar minha fé e daí a saúde da minha mãe e também do meu neto Johar

    ResponderExcluir
  12. Obrigada padre João Carlos pela meditação enviada, sua bênção. Um dia a tristeza passará. Pessoas especiais se eternizam em nosso coração quando partem para junto de DEUS. Uma prece hoje pelo nosso ANJO de LUZ que foi para o céu.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo6/4/22 23:49

    Boa noite padre João Carlos sua bênção padre o Divino espiro lhe cubra de bênçãos eu peço oração para meu irmão sofreu um acidente com o susto ficou esquecido paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe Deus lhes paguei

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS