PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A TRAIÇÃO COMEÇA NAS COISAS PEQUENAS

A TRAIÇÃO COMEÇA NAS COISAS PEQUENAS



12 de abril de 2022

Terça-feira da Semana Santa

EVANGELHO


Jo 13,21-33.36-38

Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, 21Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: “Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará”. 22Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando.
23Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. 24Simão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. 25Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?”
26Jesus respondeu: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. 27Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: “O que tens a fazer, executa-o depressa”.
28Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. 29Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: ‘Compra o que precisamos para a festa’, ou que desse alguma coisa aos pobres. 30Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite.
31Depois que Judas saiu, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. 33Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’”.
36Simão Pedro perguntou: “Senhor, para onde vais?” Jesus respondeu-lhe: “Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas me seguirás mais tarde”. 37Pedro disse: “Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!” 38Respondeu Jesus: “Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”.

MEDITAÇÃO


Então Jesus molhou um pedaço de pão e o deu a Judas (Jo 13, 26)

Chegamos à terça-feira da semana santa. No domingo, caminhamos com Jesus que montou o jumentinho. Ficou claro: ele é o rei manso e desarmado que Deus mandou para cuidar de nós. É o que está escrito no Profeta Zacarias. Ontem, segunda-feira santa, estivemos com ele no jantar em Betânia, na casa de Marta, Maria e Lázaro. Maria lavou os pés de Jesus com meio litro de perfume caro. Nesse gesto, Maria mostrou o seu amor pelo Mestre. Mostrou que aprendeu a amar como Jesus amava, de maneira gratuita, generosa e total. Ele ama, dando-se a si mesmo. Judas fez uma cara de desacordo com a ação de Maria. É o tipo do discípulo que não aprendeu a amar como Jesus.

Hoje, já estamos sentados com os discípulos na ceia da páscoa. No evangelho de João, a ceia é o espaço para uma conversa muito longa com os discípulos e para uma longa e bela oração de Jesus pelo seu pequeno rebanho. Jesus está triste, comovido. E revela a razão de sua tristeza: está para ser traído por um deles. Todo mundo quer saber quem é, mas Jesus não o diz claramente. João estava perto dele e perguntou quem seria. A João, Jesus deu uma pista: “É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho”. Molhou o pedaço de pão no molho e o deu a Judas. Disse alguma coisa a Judas e este se levantou e saiu. Os discípulos não entenderam que era Judas o traidor. Pensaram que ele tinha saído pra fazer algum mandado de Jesus.

O que é que estava acontecendo com Judas? Há muito tempo, ele estava com o pé atrás. A uma certa altura, começou a agir com desonestidade em relação ao caixa do grupo que ele tomava conta. Você lembra bem como ele reagiu na casa de Marta. Ficou revoltado com o gesto de Maria. Achou um desperdício ela gastar aquele perfume todo com Jesus. Ele não tinha assimilado o jeito de Jesus pensar e fazer as coisas. Não aprendeu a amar como Jesus. Não estava disposto a dar a sua vida, como Jesus estava para fazê-lo. De descontente, ele tinha passado à condição de aliado dos inimigos de Jesus. E já tinha feito um trato com eles. Entregaria Jesus, em troca de dinheiro.

O que é triste em Judas é que ele era um discípulo, uma pessoa que Jesus escolhera, confiava e queria bem. Como diz o salmo que Jesus também citou: “Quem comia comigo, levantou contra mim o calcanhar”. A traição que mais dói é a dos amigos e dos parentes. E, claro, da pessoa que se ama. Essa é a traição mais dolorosa. Até o fim, Jesus o tratou bem, esteve em comunhão com ele, não o denunciou ao grupo. Ali, na ceia, pegou o pão repartido, passou no molho e lhe deu. No final das contas, esse pão repartido, esse pedaço de pão, lembra a Eucaristia. Não era, com certeza, o momento sagrado que conhecemos, mas o contexto é o da Ceia. Parece uma última chance. Jesus está em comunhão com ele, o trata com deferência, come com ele. Ainda assim, Judas o rejeita. Deixa o seu coração ser tomado pelo mal. O evangelista escreveu tristemente: Satanás entrou em Judas. Judas permitiu que o mal o dominasse. João escreveu: Judas saiu. Era noite. Foi concluir as negociações para entregar o seu Mestre, naquela mesma hora.


Guardando a mensagem

O texto de hoje nos apresenta o caso de um discípulo, que tinha andado com Jesus nos seus três anos de ministério, que aos poucos foi se afastando do evangelho. De infidelidade em infidelidade, Judas chegou a romper com o seu Mestre, justo na ceia pascal, onde Jesus consagrou ao Pai a oferta de sua própria vida em resgate pelos pecadores. Pedaço de pão é uma expressão que faz referência ao contexto da Eucaristia. “Fração do pão” foi o nome da celebração da Ceia nas primeiras comunidades. Na mesa da comunhão, celebramos a nossa união com Jesus que se entregou por nós. Uma lição que você poderia tirar, hoje, dessa leitura, seria a necessidade de fazer um bom exame de consciência, para saber quanto de Judas tem dentro do seu coração. E ficar alerta: a traição começa nas coisas pequenas. Dê um jeito em Judas, enquanto é tempo!

Então Jesus molhou um pedaço de pão e o deu a Judas (Jo 13, 26)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
Pedro pensou que, com ele, a coisa seria diferente. Jurou que te seguiria, para onde quer que fosses. Tu disseste que naquela hora não era possível, mas depois ele seguiria mesmo. Mas, Pedro era mesmo impetuoso, decidido. Disse logo que daria a sua vida por ti. Que grandeza de coração, a de Pedro. Mas, coitado, não contava com o galo. Tu o chamaste para a realidade, dizendo que ele te negaria três vezes, antes que o galo da madrugada cantasse. Somos fracos e pecadores, Senhor. Tem misericórdia de nós. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Faça, hoje, um bom exame de consciência. Identifique pequenas ações ou omissões que podem estar, devagarinho, afastando você de Jesus, do seu evangelho e de sua Igreja.

Comunicando

A Via Sacra da Fraternidade, no centro do Recife, é amanhã. A TV Evangelizar vai transmitir a Missa de encerramento. Assista à chamada da TV que estou lhe enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Jonne Júnior12/4/22 04:46

    Paz e Bem. Vossa benção vos peço oração por minha família, meus irmãos e pelo fim da guerra. Obrigado Pé JC por esses momentos de orações enviadas sempre via WhatsApp

    ResponderExcluir
  2. Paz e bem Pé JC obrigado pela homilia pelo momento de oração enviada,Só surda é uma benção receber estas msgs pelo WhatsApp. Obrigado Pé JC🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. Padre PJ,paz e bem! É muito gratificante acordar e iniciar o dia ouvindo a sua bela homilia,onde posso ter cada vez mais acesso a palavra de Deus de uma forma bem explicada! Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia na Graça e Paz de Cristo!
    Agradeço a Deus por cada momento de reflexão da Palavra que o senhor padre, nos propõe! Luz e paz!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada padre por nos enviar essas reflexões, Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  6. OBRIGADO SENHOR TUDO POSSO NA QUELE QUE MIM FORTALECI MEU JESUS CADA VEZ MAIS EU TE LOUVO E TE AGRANDECO E TE AMO AMEM AMEM AMEM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por tudo meu Senhor e meu Deus,eu te louvo e te bendito.Deus abençoe padre.Paz e Bem

      Excluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Paz e AMOR
    Que o Senhor Jesus abençoe nossos caminhos, guie nossos passos e seja nossa companhia nessa estrada do sofrimento de Jesus.
    Uma abençoada Semana Santa à todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. A sua benção , Padre Joãozinho! Gratidão pela seus ensinamentos! Glória a Deus!

    ResponderExcluir
  9. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.senhor dai nos a graça de não sermos como judas.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos, peço oração por minha saúde,estou muito doente, Deus te abençoe grandemente

    ResponderExcluir
  11. Saúdo os irmãos! Que palavra forte. É um convite a auto-avaliação. Sou falha e todos os dias preciso me avaliar, pedir perdão, me perdoar e me esforçar para não cometer os mesmos erros. Somos seres humanos, pecadores, somos feitos do barro e temos o sopro de Deus. Então, parece um paradoxo: humano fraco e falho que Jesus convida para santidade e para o relacionamento com o Pai. Todos os dias eu digo sim para Cristo! Abro a porta do meu coração e sou agraciada pela misericórdia Dele. Enfim, boa semana.

    ResponderExcluir
  12. Bom diaa, Paz e Bem!! Muito agradecida pela palavra que todos os dias recebo, Padre João Carlos. Recebo através do grupo Reflexão do Evangelho com Padre Roberto Preczevski, muito agradecida.
    Que Deus abençoe todos nós e conceda a nossa Paz. Que o mundo 🌎 todo receba bênçãos de muita Paz e Amor. 🙏

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos em primeiro lugar peço a sua benção , lendo o evangelho de hoje e a meditação vemos uma nescecidade de fazer um exame de nossa consciência para que não nós tornamos traidores de Jesus que nós ama infinitamente e que deu sua vida por nós

    ResponderExcluir
  14. Obrigado por enviar a palavra de Deus que nos enrriquece a cada reflexao

    ResponderExcluir
  15. Pai Justo, eu LHE agradeço pelo dom da vida. Entretanto, me conceda a graça de ouvir, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me conceda a graça da VOSSA proteção. Me conceda a graça de seguir o caminho dos bons pensamentos, do serviço, do amor, do discipulado, da fidelidade, da conversão, da luz, da salvação e da justiça. Me conceda a graça de glorificá-Lo. Me conceda a graça de fugir do pecado. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre por nós enviar essas maravilhas do evangelho de Jesus Cristo eu também estou enviando para os amigos que Deus te ilumine sempre amém paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS