PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VOCÊ VIU O QUE ACONTECEU NA CASA DE LÁZARO?

VOCÊ VIU O QUE ACONTECEU NA CASA DE LÁZARO?



11 de abril de 2022

Segunda-feira da Semana Santa

EVANGELHO


Jo 12,1-11

1Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi a Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. 2Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 3Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo.
4Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 5“Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para dá-las aos pobres?” 6Judas falou assim, não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela.
7Jesus, porém, disse: “Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura. 8Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis”.
9Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus ressuscitara dos mortos. 10Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, 11porque, por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.

MEDITAÇÃO


A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo (Jo 12, 3)

Seis dias antes da Páscoa, Jesus hospeda-se na casa de Marta, Maria e Lázaro, seus amigos e discípulos. Prepararam um bom jantar para receber Jesus e o seu grupo. Muita gente curiosa apareceu por lá. É que esse Lázaro era aquele que Jesus tinha ressuscitado. 

Durante o jantar, aconteceu uma coisa muito curiosa. Marta estava servindo. Lázaro estava à mesa com Jesus, com outras pessoas. Aí Maria veio com meio litro de perfume de nardo puro, muito caro e ungiu os pés de Jesus. A casa ficou cheia do perfume de Maria. Judas ficou incomodado. Ele calculou que aquilo estaria custando umas 300 moedas de prata. Fez logo um aparte: era melhor ter vendido aquele perfume para ajudar os pobres. Conversa daquele dissimulado, ele estava de olho no dinheiro que o perfume poderia render.

Maria representa quem aprendeu a amar como Jesus. O perfume é coisa que fala de amor, de carinho. Lavar os pés do visitante era um gesto de serviço, trabalho de criados. O que ela fez foi um gesto de amor, de gratuidade, de serviço. Com certeza, ela empregou um bom dinheiro para comprar aquele perfume e o derramou sem pena nos pés do Mestre. Foi um gesto de gratuidade, de um amor generoso que não faz as contas de quanto está gastando, quanto está empenhando, quanto está colocando de si. Amor gratuito, como o de Jesus que estava para dar a própria vida, sem reserva, sem fazer contas. Dar a própria vida: ninguém tem maior amor.

Judas representa quem não é capaz de amar como Jesus; ou quem não quer acolher o amor de Jesus, assim tão generoso e gratuito como é. Por isso, ele reclama do desperdício de derramar aquele perfume todo ou mesmo o dinheiro que poderia ter sido economizado para ajudar os pobres. Judas não entendeu: não se trata apenas de ajudar os pobres. Trata-se de amar os pobres, sendo solidários com eles com a própria vida. Como Jesus, comprometendo a própria vida, numa atitude de serviço gratuito e generoso.


Guardando a mensagem

Maria ungiu os pés de Jesus com um perfume super caro. Jesus disse que ela fez isso já antecipando o dia do seu sepultamento. É como se já estivesse preparando o corpo do Mestre para a sepultura. Na proximidade da morte de Jesus, temos aqui duas visões, a de Maria e a de Judas. Pelo seu gesto, vê-se que Maria intui que, na morte, Jesus realiza radicalmente a entrega de si mesmo em favor dos outros. Ele é o ungido (é o que quer dizer Messias) para servir e dar a sua vida em favor da humanidade. Pela conversa interesseira de Judas, sua percepção é que Jesus é uma oportunidade para se ganhar dinheiro. Ficou de olho no valor de 300 moedas de prata. Vendeu Jesus, depois, por 30 moedas de prata. Maria mostrou sua compreensão de Jesus como servidor até o fim. Estava pronta para segui-lo até à cruz. Judas mostrou sua compreensão de Jesus como uma oportunidade de um bom negócio. Não tinha mesmo condição de seguir Jesus até à cruz.

A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo (Jo 12, 3).

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
tua discípula Maria, naquele jantar de Betânia, mostrou que aprendeu contigo, assimilou bem tua vida. O perfume do seu amor e de sua fidelidade encheu a casa toda, encantando a todos. Teu discípulo Judas Iscariotes, naquela mesma mesa, mostrou que não aprendeu as tuas lições, não assimilou teu estilo de vida. Ele revelou o sentimento mesquinho de quem está interessado mesmo é no seu próprio bolso e não está disposto a por-se a serviço dos outros. Ajuda-nos, Senhor, a participar dessa Semana Santa com o desejo sincero de realizar tua palavra e de imitar teu modo de ser filho de Deus e irmão nosso, pela amorosa doação de si mesmo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Com o Domingo de Ramos, começamos a Semana Santa. Procuremos vivê-la intensamente. Comecemos, inspirados no evangelho de hoje, a examinar em que medida temos assimilado o caminho de Jesus. Maria ofereceu o perfume do seu amor e do seu serviço, com largueza e generosidade. Quanto você tem oferecido a Jesus e ao seu evangelho de si mesmo(a), de suas iniciativas, dos seus recursos, do seu tempo? Pense nisso.

Comunicando

Nós da Associação Missionária Amanhecer (AMA) preparamos dois momentos muito especiais para esta Semana Santa, pensando na sua participação. O primeiro é a Via Sacra da Fraternidade nas ruas do centro do Recife, na quinta-feira santa. Você pode participar, pelo menos, da Santa Missa de encerramento, pelo rádio ou pela TV Evangelizar. O segundo momento é a Adoração Eucarística da quinta-feira santa, às 11 horas, pelo rádio e pelas redes sociais. 

Pe. Joao Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Vossa Benção. Ore por mim e por toda minha família e meus irmãos. E uma semana maior pra todos abençoado.11/4/22 04:50

    Vossa benção. Ore por toda minha família e o fim da guerra e uma ótima semana maior abençoada pra todos.

    ResponderExcluir
  2. Senhor Jesus tem misericórdia de todos nós 👏🏼 colocar paz no inteiro. Sua benção Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  3. Sua benção Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada padre João Carlos pelo seu comentário, nos sentimos como se estivéssemos na cena.

    ResponderExcluir
  5. À sua bênção padre João Carlos. Que Deus nos abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos. Agradeço os seus ensinamentos bíblicos.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! A bênção Padre!
    Reze por minha família que tenhamos uma verdadeira semana santa!
    Obrigada por esses estudos tem me ajudado muito!

    ResponderExcluir
  8. 😍Bom dia e a sua bênção 🤲🏽 Meu domingo foi maravilhoso, proclamando em procissão e missa Cristo Rei🙏🏽 Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo 🛐

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre peço oração para minha família sales

    ResponderExcluir
  10. minha benção padre João Carlos Bom dia eu vou sim a companha via sacra aqui minha igreja são José do Araturi

    ResponderExcluir
  11. Padre João Carlos eu quero te desejar uma semana santa com muita luz e abençoada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos hoje em dia tem muitos Judas até nas amizades se um amigo cai na desgraça de ficar numa situação difícil ,na doença e financeiro se afastar, para eles só valem o que tem e que possa dar, infelizmente essa é a realidade ,cadê o amor Cristão para apoiar no momentos difícil .
    Uma semana santa abençoada para todos nós 🙏

    ResponderExcluir
  12. Bom diaa!
    Que seja de muita Paz e Luz Divina para todos nós.
    Vamos orar por todos e pela Paz Mundial. 🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Justina silva 11/04/22/08:39 Bom dia padre João sua bênção,ontem tivemos um ótimo Domingo de Ramos nesta semana santa que Deus nos coseda paz saúde para participar de todos momentos de oração!

    ResponderExcluir
  14. Como é bom servir nosso Deus são tantas mensagens lindas ore por nós também um orar pelo outro para q não cairmos em tentação !!!

    ResponderExcluir
  15. Bomdia a paz de jesus ...como e bom logo de manha ouvir a palara de Deus
    E como esse balsamo exalando a nossa casa material e principalmente a casa espiritual que e o nosso coraçao restaurando nosso modo de pensar e agir obg por estar conosco nos orientando a cada dia

    ResponderExcluir
  16. A semana santa e pra todos está bem próximo pai Jesus que morreu por nossos por nossos pecados amém 🙏

    ResponderExcluir
  17. Amém! Boa tarde Padre João e a todos da AMA! Saúde e Paz pra todos nós que precisamos tanto! 🌹

    ResponderExcluir
  18. Ó Deus, fonte da paz e da verdadeira piedade, eu LHE agradeço por todos os milagres que foram feitos na vida do VOSSO povo. Todavia, me ajude servi-Lo com humildade. Me ajude procurar o caminho dos ungidos, do discipulado, da verdade, da fé, da justiça, da hospitalidade, da aliança, da luz e da libertação. Me ajude ensinar com sabedoria. Me ajude ser guiado pelo Espírito Santo. Me ajude evitar o pecado e a violência. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia padre João Carlos sua bênção louvado louvado seja o senhor Jesus em minha vida e minha família e o mundo inteiro

    ResponderExcluir
  20. Caríssimo Pe. João Carlos, sua bênção! Seus comentários têm um teor de sabedoria divina que nos deixa impactados. Sempre os leio, a fim de me proporcionar um respaldo p fazer as minhas pregações, no grupo de oração: Corações de Jesus e Maria, onde atuo no presente, como coordenadora. Que o Espírito Santo Paráclito continue fazendo sombras sobre o senhor, a fim de que continue, c muita maestria, sendo esse autêntico representante do Sumo Sacerdote! Parabéns, anjo de mtaaa luz! O senhor, prega, canta e encanta os seus fiéis! 👏👏👏🙏🔥🔥🔥🕊

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS