PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ELES RECONHECERAM JESUS AO PARTIR O PÃO

ELES RECONHECERAM JESUS AO PARTIR O PÃO



20 de abril de 2022

Quarta-feira da Oitava da Páscoa

EVANGELHO


Lc 24,13-35

13Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. 14Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido.
15Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. 16Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram. 17Então Jesus perguntou: “Que ides conversando pelo caminho?” Eles pararam, com o rosto triste, 18e um deles chamado Cléofas, lhe disse: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?”
19Ele perguntou: “Que foi?” Os discípulos responderam: “O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. 20Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! 22É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo 23e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. 24Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu”.
25Então Jesus lhes disse: “Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! 26Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?” 27E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele.
28Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. 29Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” Jesus entrou para ficar com eles. 30Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía.
31Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. 32Então um disse ao outro: “Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?” 33Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. 34E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” 35Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.

MEDITAÇÃO


Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras? (Lc 24, 32)

Lucas, capítulo 24. Dois discípulos, passados os três dias do sepultamento, estão voltando pra casa. Os dois vão conversando pelo caminho, na maior tristeza. Eles estão tão cegos que não reconhecem Jesus ressuscitado que caminha e conversa com eles. Esse peregrino pergunta o que estava acontecendo. Eles contam o que tinha acontecido com Jesus de Nazaré em Jerusalém, sua prisão, morte de cruz e sepultamento. E o peregrino vai explicando como, nas Escrituras, estava claro que o Messias iria sofrer muito. Chegam ao seu povoado de Emaús e eles oferecem hospedagem ao peregrino. Como estava ficando tarde, eles acharam mais seguro que ele dormisse por ali mesmo. Na hora do jantar, o hóspede toma o pão e faz os mesmos gestos da multiplicação dos pães e da última ceia. É aí que seus olhos se abrem. Eles o reconhecem. O peregrino é Jesus e ele está ali, vivo, ressuscitado. Aí eles retornam à Jerusalém, de onde tinham vindo. Reencontram a comunidade dos discípulos e discípulas. Contam o que tinha acontecido e ficam sabendo que Jesus tinha aparecido também a Pedro. Estava todo mundo contente, muito feliz mesmo.

Você viu? Os dois estavam como cegos. Eles ficaram desencantados com a morte e o sepultamento de Jesus. Naquele domingo (o mesmo da ressurreição), eles largaram a comunidade e voltaram pra casa. E nem reconheceram Jesus, o peregrino que andara com eles pelo caminho. Mas, chegou uma hora em que eles o viram claramente. E voltaram para a comunidade, com o maravilhoso testemunho de que Jesus está vivo, ressuscitado. Eles o encontraram no caminho.

Podemos perceber cinco passos ou etapas nesse caminho de superação da cegueira. Jesus perguntou o que estava acontecendo. Eles contaram tudo o que aconteceu com Jesus, tim-tim por tim-tim. É o passo da ATENÇÃO À REALIDADE, o primeiro passo. Partir do que lhe está acontecendo. É a sua história, os acontecimentos, o que está lhe causando apreensão neste momento.

Jesus saiu explicando como nas Escrituras aparecia o projeto de Deus de um messias-servo. O coração deles ardia, nesse momento. É o passo da ILUMINAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS, o segundo passo. Não basta saber o que está acontecendo, é preciso acolher o que Deus nos revela, como o projeto de Deus vai se realizando em nossa história.

Quando chegaram ao povoado, estava já tarde, eles o acolheram em casa. Puseram em prática o ensinamento de Jesus: “Eu era peregrino e vocês me acolheram”. Este é o terceiro passo do caminho: a VIVÊNCIA DA CARIDADE, amar como Jesus amou. Não dá pra chorar na crucificação de Jesus e não sentir a dor do irmão que caminha ao seu lado. A caridade tem nome nessa pandemia: solidariedade, responsabilidade com a saúde e a fome dos outros.

Em casa, chegou a hora de se sentarem ao redor da mesa para o jantar. Jesus fez igualzinho como na ceia de páscoa (a última ceia): tomou o pão, deu graças, partiu e o entregou a eles. É a CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA, o quarto passo. Na Santa Missa, como chamamos a Eucaristia, fazemos memória da morte e ressurreição do Senhor Jesus. Nós experimentamos a sua presença na comunidade, na palavra e no pão, fortalecendo nossa comunhão com ele e com os irmãos. De maneira especial, sua presença é real no sacramento do pão e do vinho. Foi nesse momento que seus olhos se abriram. Experimentaram claramente que o crucificado está vivo e vitorioso.

Naquela mesma noite, eles voltaram para Jerusalém, para a comunidade. Lá receberam o testemunho de que o Senhor tinha aparecido a Simão e deram o testemunho de que o encontraram no caminho. É o passo da PARTICIPAÇÃO NA COMUNIDADE, o quinto passo. Conhecer, crer, amar, celebrar e integrar-se à comunidade cristã.

Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras? (Lc 24, 32)


Rezando a palavra

Senhor Jesus,
sabemos, Senhor, na tua ressurreição, Deus está fazendo novas todas as coisas. Senhor, cura as nossas cegueiras. Caminha conosco, por meio de teus catequistas e evangelizadores, nos ajudando a compreender as Escrituras e crer em ti. Que eles nos ajudem a amar e servir os sofredores, com quem foste solidário até à morte de cruz. Que pela participação na Santa Missa, renovemos a nossa comunhão contigo e com os irmãos de nossas comunidades. Com eles, queremos carregar nossa cruz como teus discípulos e discípulas, na esperança e na fé. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Seria muito proveitoso você ler o texto da Meditação de hoje, assim poderá rever melhor os cinco passos da superação da cegueira. Para chegar ao texto, é só clicar no link que estou lhe enviando.

Comunicando

Num certo ano, eu estive em Varginha, MG, ajudando numa Semana Santa. O pároco tinha me encarregado, entre outros, do Sermão do Descimento (cerimônia de descimento da cruz, antes da procissão do Senhor Morto) e da pregação da Missa da Páscoa. No domingo, o evangelho seria a história dos discípulos de Emaús. Eu estava preparando a homilia, quando me veio a inspiração desta canção que você alguma vez já cantou na Missa: FICA CONOSCO, SENHOR. Vou deixar a letra e o áudio no blog da Meditação. É só você seguir o link.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


FICA CONOSCO, SENHOR




Andavam pensando tão tristes
De Jerusalém a Emaús
Os dois seguidores de Cristo
Logo após o episódio da cruz
Enquanto assim vão conversando
Jesus se chegou devagar
De que vocês estão palestrando?
E ao Senhor não puderam enxergar

Fica conosco, Senhor!
É tarde e a noite já vem!
Fica conosco Senhor
Somos teus seguidores também

Não sabes então forasteiro
Aquilo que aconteceu?
Foi preso Jesus Nazareno
Redentor que esperou Israel
Os chefes a morte tramaram
Do santo profeta de Deus
O justo foi crucificado
A esperança do povo morreu

Três dias enfim se passaram
Foi tudo uma doce ilusão
Um susto as mulheres pregaram
Não encontraram seu corpo mais não
Disseram que Ele está vivo
Que disso souberam em visão
Estava o sepulcro vazio
Mas do Mestre ninguém sabe não

Jesus foi então relembrando
Pro Cristo na glória entrar
Profetas já tinham falado
Sofrimentos devia enfrentar
E pelo caminho afora
Ardia-lhes o coração
Falava-lhes das Escrituras
Explicando a sua missão

Chegando afinal ao destino
Jesus fez que ia passar
Mas eles demais insistiram
Vem, Senhor, vem conosco ficar
Sentado com eles à mesa
Deu graças e o pão repartiu
Dos dois foi tão grande a surpreso
Jesus Cristo, o Senhor, ressurgiu

19 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos,sua Benção! Obrigado,quando leio a Palavra do dia, ouço sua voz a me falar!Deus o abençoe sempre 🙏🏽!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho
    🙏🙋😍😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos quando Jesus passar eu quero estar no meu lugar
    Foi lindo o programa encontro as mensagens maravilhosas obrigada por o senhor nos dar esses momentos lindos
    😍🌹🌹🌹.
    Um dia abençoado pra todos nós
    🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  4. MEU SENHOR JESUS TU FAZ MARAVILHA DA MINHA VIDA MEU SENHOR JESUS E VAI FAZER MAIS E MAIS POR QUE EU TE AMO E EM TE EU COLOCO TODA MINHA CONFIANÇA NO MEU SENHOR JESUS MEU SALVADOR AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  5. Eu, José Bernardino de Sena, da OCDS Camaragibe PE e também sócio da AMA, peço a bênção do padre João Carlos e lhe agradeço por esta meditação da palavra que li e ouvi e ainda envio para várias pessoas e grupos que faço parte! Enalteco o nosso religioso padre João Carlos por sua dinâmica e eloquência na profundidade de conhecimentos com que transmite ao seu rebanho diariamente a palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo, que este Nosso Criador Divino abençõe nosso padre e sua equipe de Evangelização!
    Cabe-me a mim leigo, ouvir, reconhecer e agradecer!
    Meu abraço padre João Carlos!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!Padre João Carlos obrigada pelo a meditação,fico muito feliz em receber e poder compartilhar com mais pessoas, que Deus lhe fortalece cada vez.Queria receber o link do terço as 6 da tarde, muito obrigada

    ResponderExcluir
  7. José Lúcio de Araújo20/4/22 08:05

    Que nas nossas caminhadas a Emaús, saibamos - a exemplo dos discípulos - reconhecer o Cristo que está ao nosso lado conversando e interagindo conosco, na Fé e no Perdão.

    ResponderExcluir
  8. Bom Dia! Padre João Carlos que o senhor continue abençoando e alimentando os corações dos vossos fiéis com a palavra de Deus. Abençoe sempre as famílias e a minha também Lisboa Borges. Fica na paz de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  9. Padre João Carlos,sou grata ao senhor?por receber,todos os dias,a meditação do Evangelho,que nos ilumina,fortalece para a nossa caminhada diária. O senhor tem o dom da palavra e nod dá uma catequese e da Palavra.Compartilho esta meditação com minha familia,amigos e para o meu grupo de oração.
    Deus lhe abençoe!!

    ResponderExcluir
  10. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Fica Conosco Senhor. Deus o Abençoe Padre 🙌

    ResponderExcluir
  11. Tenho ouvido todos os dias no grupo da Sagrada Família. Obrigado polos ensinamentos padre .

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre todos os dias escuto suas palavras, e envio para outras pessoas, muito obrigado Deus lhe abençoe grandemente.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde padre fica conosco senhor estou escutando a palavra de Deus todos os dias é muito maravilhoso ouvir a palavra de Deus e e passar pra outras pessoas e muito edificante 🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. Ó Deus, força daqueles que em vós esperam, eu LHE agradeço pelos anjos que foram colocados na minha vida. Entretanto, me ajude rezar da melhor forma possível. Me ajude seguir o caminho das boas obras, da libertação, da bênção, da partilha, da caridade, da cura, do discipulado e do profetismo. Me ajude louvá-Lo santamente. Me ajude vencer o pecado e o sofrimento. Me ajude evangelizar. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Quero receber todos os dias.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus Cristo lhe proteja muito fico muito feliz por suas palavras maravilhosas fica conosco senhor é tarde a noite já vem paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, Padre João Carlos !
    Precisa retornar a Varginha.
    Quem sabe, bate a inspiração para compor outra música tão linda quanto essa.
    Venha visitar os mineiros....
    Sou sua fã . Parabéns pela seu pastoreio !

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS