PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O AMOR PELA PALAVRA DE DEUS

O AMOR PELA PALAVRA DE DEUS


 

23 de março de 2022

3a. Semana da Quaresma

22º dia da caminhada quaresmal


EVANGELHO


Mt 5,17-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.

MEDITAÇÃO


Não pensem que vim abolir a Lei e os Profetas (Mt 5, 17).

Já estamos passando da metade da Quaresma. E, hoje, nos chega um estímulo para que coloquemos, no centro de nossa espiritualidade, a Palavra de Deus.

Tudo o que está na Bíblia está valendo para os cristãos? Uma boa pergunta. Jesus era judeu e vivia na fé do povo de Israel. A Bíblia do povo de Deus era só o Antigo Testamento, onde estavam os livros de Moisés, dos Profetas e os Salmos. Os seguidores de Jesus, aos poucos, acrescentaram outros escritos: o Novo Testamento. No Novo Testamento, estão os evangelhos, os Atos dos Apóstolos, as Cartas e o Apocalipse. Tanto no Antigo, como no Novo Testamento, reconhecemos a ação do Espírito Santo que assistiu os escritores sagrados ao registrarem a experiência da fé do povo santo, a quem Deus foi revelando o seu projeto de salvação.

O Evangelho de Mateus, lido hoje, nasceu entre comunidades cristãs que estavam em ambiente judeu, com a maioria dos membros vindos do judaísmo; gente, portanto, que prezava por demais a Lei que Deus lhes tinha dado por meio de Moisés. Nessas comunidades vindas do judaísmo, era muito necessário esclarecer bem qual tinha sido a relação de Jesus com a Lei de Moisés. Havia sempre uma dúvida: Será que Jesus deu valor à Lei de Moisés? E ele, realmente era praticante fiel desta Lei? Será que ele não veio mudar essa Lei? Então, a esse respeito, foram lembrados os ensinamentos de Jesus que estão no Sermão da Montanha. Jesus disse: “Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento”. Então, para tranquilidade de todos, estava claro, Jesus deu valor à Lei. Não veio acabar com ela. Nem modificá-la. Veio dar-lhe plenitude.

Jesus deixou claro que a Lei de Deus não é um fardo pra gente carregar. É uma manifestação do amor de Deus para nos conduzir à felicidade e à salvação. Por isso, ele criticou muito os fariseus. Apesar de serem muito zelosos no cumprimento da Lei de Moisés, eles, no dizer de Jesus, “amarravam fardos pesados nas costas do povo”, transformando a Lei de Deus num instrumento de discriminação e opressão das pessoas.

Então, lendo o Antigo Testamento, percebemos que toda a Lei encontra seu sentido e seu coroamento em Jesus e no seu evangelho. O amor a Deus e ao próximo é a síntese completa da Lei do Senhor.


Guardando a mensagem

No Sermão da Montanha, está como Jesus explicou a Lei e como devemos realizá-la. E como devemos seguir a Lei de Deus?

Devemos seguir a Lei de Deus com a Liberdade que ele nos deu. É na liberdade que escolhemos o bem, a verdade e rejeitamos o mal. Deus nos fez livres para escolher o bem.

Devemos seguir a Lei de Deus com a Sabedoria que ele nos dá. Não a sabedoria do mundo, nem a sabedoria dos poderosos. A Sabedoria de Deus. Ele preparou coisas maravilhosas para nós, um mistério que só o Espírito Santo nos revela.

Devemos seguir a Lei de Deus com a Caridade para os com irmãos que ele nos pede. O que está escrito na Lei? Não matarás. Perfeito. Mas, não matar quer dizer também não odiar o irmão, não desqualificá-lo, não humilhá-lo. A caridade é uma das marcas da nossa vivência da Lei.

Não pensem que vim abolir a Lei e os Profetas (Mt 5, 17).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
hoje, neste 22º dia da Quaresma, em nosso caminho para a Páscoa, acolhemos com carinho a tua santa Palavra. O povo antigo amava o que eles chamavam a Lei. E nós continuamos a amar e venerar as Escrituras Sagradas, onde Deus nos fala. E continuamos a rezar, com os Salmos do povo bíblico: “A lei do Senhor é perfeita”. Ajuda-nos, Senhor, pela assistência do teu Santo Espírito, a conhecer, através do livro santo, a vontade de Deus e realizá-la em nossas vidas. Como nos inspiras, queremos também ser anunciadores do amor de Deus testemunhado no livro da história sagrada de nossa salvação. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Onde anda a sua Bíblia? Hoje, deixe-a num lugar de destaque. Por ela, Deus nos fala. Nela, nos encontramos como povo de Deus a caminho.

Comunicando

Ontem, à noite, no meu canal do Youtube, tivemos um lindo programa sobre Adoção. Vale a pena você assisti-lo. Você o encontra no link que lhe enviei ontem.

 Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. Senhor jesus nós cremos na tua escritura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém 🙏 eu creio eu confio em Deus tudo poderoso Deus de misericórdia senhor Jesus Cristo nos ilumine e abençoe sempre 🙌🙌🙌🙌! Padre João Carlos que Deus liabencoe ! Pó suas palavras tão Linda maravilhosa que pre emxem o novos coração ❤️ de muitas gratidão a Deus 🙏🙏🙏🙏

      Excluir
  2. Bom dia Padre João Carlos.
    O AMOR PELA PALAVRA DE DEUS. DEUS lhe conceda uma quarta-feira cheia das bênçãos do Senhor Jesus em sua vida. Deus lhe abençoe infinitamente e lhe dé saúde e paz. Fique com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse evangelho

    ResponderExcluir
  4. Bom dia,obrigada por essa homilia é conforto aos nossos corações

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos que seu dia seja abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    O espírito santo nos conscientiza a nossa tarefa no mundo para nossa salvação converter, devemos procurar antes mesmo que nos procuremos.
    Jesus veio com um propósito buscar e salva o perdido.
    Jesus não veio ao mundo para condenar
    Ele veio para nos salvar de todas as amarrar que o satanás nos submeter.
    Padre olha o que eu vou escrever no meu caderno espiritual, Enquanto vc jugar o outro mais pecador do que vc, é porque jesus ainda não é tudo na sua vida.
    Um lindo dia abençoado na nossas vidas 🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  6. Amém bom dia padre sua benção. Deus o Abençoe sempre 🙏🏼 🙌

    ResponderExcluir
  7. Somos um casal de FÉ, casados na igreja católica há 41 anos. Todos ouvimos a Meditação e somos agradecidos e orgulhosos pela sua dedicação, desejamos ão Sr. Muita Saúde, para Sempre dar continuidade a esse belo trabalho de Evangelização. Nosso muito obrigado ão Sr e Sua Equipe. abs

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre!É muito maravilhoso receber o evangelho todos os dias. Posso me sentir fortalecida para enfrentar tantas tribulações. Bocaiuva MG

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pe.João Carlos e a todos!
    O evangelho de hoje é maravilhoso para refletirmos sobre as leis de Deus, e que Jesus nos aconselha a todos nós a seguir. Que o Espírito Santo de Deus nos acompanhe e nos ilumine com sabedoria a caminhar com Jesus seguindo seus ensinamentos que são importantes para nossa vida cristã. Deus abençoe a todos e im excelente dia!

    ResponderExcluir
  10. Ó Deus, luz de todas as nações, eu LHE agradeço pela vida de São Turíbio. No entanto, me ajude falar com sabedoria. Me ajude ouvir, viver e ensinar as VOSSAS leis, os VOSSOS decretos e os VOSSOS mandamentos. Me ajude seguir o caminho do discipulado, do profetismo, da obediência, da inteligência, da oração e dos bons pensamentos. Me ajude cuidar de tudo que é sagrado com muito zelo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, Pe. João Carlos.

    Acabo de refletir com o senhor sobre o evangelho de hoje. Costumo fazer isso para iniciar minha oração da manhã. Hoje não chegou, mas agora a noite já estava.
    Deus lhe pague por esta ajuda preciosa no meu caminhar para Deus.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus Cristo lhe proteja sempre amém paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS