PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O JEITO CERTO DE SE PEDIR A DEUS

O JEITO CERTO DE SE PEDIR A DEUS



10 de março de 2022

9º dia da Quaresma

EVANGELHO


Mt 7,7-12

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8Pois todo aquele que pede recebe; quem procura encontra; e a quem bate a porta será aberta.
9Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”.

MEDITAÇÃO


Peçam e lhes será dado! Procurem e acharão! Batam e a porta lhes será aberta! (Mt 7, 7)

E a quaresma vai avançando. Já estamos no nono dia, o nono passo da escada de 40 degraus. Quando começamos esta caminhada, ouvimos três recomendações: a oração, a penitência e a caridade. A cada dia, a Palavra vai nos explicando melhor essas três práticas. Ultimamente, ouvimos Jesus nos indicando uma escola de oração, na prece do Pai Nosso. Uma prece com sete pedidos, três para a glória de Deus e quatro para o nosso bem.

Escutemos hoje, o próprio Senhor nos indicando a oração de súplica: “Peçam e lhes será dado! Procurem e acharão! Batam e a porta lhes será aberta!”. Bom, em matéria de pedir, nós já somos bem treinados, não é verdade? Mas, podemos aprender muito mais com o Senhor.

Em primeiro lugar, pedimos a quem? Eu queria muito ouvir sua resposta, pedir a quem? A Deus, claro. Melhor dizendo, ao Pai. A oração de Jesus e a oração dos seus seguidores dirige-se, em primeiro lugar, ao Pai. Ele é a fonte de todo o bem, ele é o Criador e Pai de todos nós. Claro, também pedimos a Jesus.

E por que o Pai nos atende? Porque é ele bom, primeira resposta. Jesus comentou: “vocês, que não são lá essas coisas, sabem dar coisas boas aos seus filhos, quanto mais o Pai dá coisas boas a quem lhe pede”. Por que o Pai nos atende? Porque estamos unidos a Jesus, o seu filho unigênito, segunda resposta. Desde o batismo, temos parte com ele, somos membros do seu corpo. Olhando para nós, o Pai nos reconhece seus filhos, unidos a Cristo, em comunhão com ele. Por que o Pai nos atende? Porque vivemos na fé, terceira resposta. “A fé é uma adesão filial a Deus, acima daquilo que sentimos e compreendemos” (Catecismo da Igreja Católica 2608). Pela fé, abrimos as portas de nossa vida para a ação de Deus.

E o que pedimos a Deus? A primeira coisa que pedimos ao Senhor, porque o amamos como nosso Deus e Pai, é a sua honra, a sua glória: “venha a nós o vosso Reino”. Em primeiro lugar, queremos que Deus seja amado, respeitado, obedecido. Esse é o primeiro desejo de um filho que venceu o impulso egoísta de apenas querer tirar proveito dos seus pais. A segunda coisa que pedimos ao Senhor, reconhecendo nossa fragilidade, são os bens necessários para a nossa vida e nossa realização: o trabalho, a saúde, a segurança, o perdão, a superação das adversidades. A terceira coisa que pedimos a Deus, como filhos na comunhão dos irmãos, é o bem dos outros, sobretudo dos mais frágeis e desprotegidos.

E como pedimos a Deus? Com a confiança de filhos amados. Com a humildade de quem reconhece não ter merecimentos, mas contar unicamente com a misericórdia e o amor do seu Pai. Com a perseverança da fé, sabendo que a provação purifica o coração. E em nome de Cristo, certos do que ele nos disse: “E o que vocês pedirem em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho” (Jo 14,13).


Guardando a mensagem

Jesus nos ensina a rezar. Hoje, nos estimula a fazer oração de súplica, a pedir, a bater, a procurar. Nós nos dirigimos, em súplica, ao Pai, mas também a Jesus. O Pai nos atende porque ele é bom, porque estamos em comunhão com Cristo, porque temos fé. Pedimos a Deus, em primeiro lugar, a sua glória; e depois, o nosso próprio bem e o bem dos outros, intercedendo em favor de suas necessidades. Pedimos, com confiança, com humildade, com perseverança e em nome de Cristo.

Peçam e lhes será dado! Procurem e acharão! Batam e a porta lhes será aberta! (Mt 7, 7)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
aprendemos a rezar, contigo, como os primeiros discípulos. Aprendemos com teus ensinamentos e, sobretudo, com o teu modo de rezar. Aprendeste com Maria e com José, e com tua comunidade de Nazaré, a rezar com o livro santo da Palavra de Deus. De tua comunhão com o Pai, brotava uma oração filial comprometida com a glória de Deus e a felicidade e salvação dos teus irmãos. Em todos os momentos de decisão, te encontramos rezando no Monte, deixando-te conduzir pelo Santo Espírito. Obrigado, Senhor, pelas lições de tua vida e de tuas palavras sobre a oração. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Repita, hoje, muitas vezes, essa prece a Jesus, como os discípulos: “Senhor, ensina-nos a orar!” (Lc 11,1).

Como todas as quintas-feiras, hoje, celebramos a Santa Missa às 11 horas, com transmissão pelo rádio e pelas redes sociais. Para colocar sua intenção, use o formulário que está no final do texto da Meditação. Siga o link que estou lhe enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


22 comentários:

  1. Recebo todos os dias essa mensagem, através do watts zap, leio e escuto, são de uma espiritualidade grandiosas. Que Deus continue abençoando o pe João Carlos. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Que Deus lhe abençoe e proteja Pe.João Carlos...servo fiel de Deus. Paz e bem!!!!

    ResponderExcluir
  3. Jesus ensina-me caminhar nesse dia de hj. Eu preciso de te...

    ResponderExcluir
  4. Que Deus, nos conceda paz, união, fortaleça a nossa saúde e fé! É o que te pedimos.

    ResponderExcluir
  5. Louvado seja Deus pela a vida de todos especialmente pelo o padre João Carlos que nos orienta e desperta com a sua homilia inspirada pela o Espírito Santo e sua sabedoria muito obrigada

    ResponderExcluir
  6. Como é bom aprender a Palavra, com a sua explicação. Deus o abençoe !

    ResponderExcluir
  7. Que meu Deus me ajude a realiza meu sonho resolver a comprar do.meu imóvel
    A Cirurgia transplante de ruins do meu amigo irmão Walter Galdino da Silva hoje no Hospital das clínicas com dra Larissa Deus está no controle amém.

    ResponderExcluir
  8. Pra está guerra terminar.wue Deus acabe com a violência a fome no mundo inteiro amém.i

    ResponderExcluir
  9. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. Senhor, ensina nos orar .

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos, eu peço sempre porque ele é meu papai porque sei que ele é que me ama muito, mesmo que as vezes na correria do dia a dia não chego com minhas orações mais profunda
    que gostaria de ter mais está sempre no meu coração quando pelo dia tudo da certo que tenho que fazer e tenho livramento ou ele manda anjo no meu caminho agradeço, mais quando vou em oração é um profundo momento de intimidade conversando tudo que preciso para que ele me ajude,nas minhas aflições e que caminho devo seguir .
    Também vou a ele não só para mim, para outros seus filhos meus irmãos.
    Padre na santa missa converso com jesus
    é muito importante para mim está com ele, não esquecer de minha mãezinha ela está sempre nas minhas orações que ela roque por nós 🙏🙋😍🌹💕
    Um dia abençoado para todos nós

    ResponderExcluir
  11. Ensina-me a orar Senhor, para que meus pedidos sejam atendidos por Deus Pai todo poderoso. Amém!

    ResponderExcluir
  12. Recebo suas mensagens através do padre Alex da igreja Santa Terezinha. Muito bom ouvi-lo. Sinto meu senhor Jesus vindo conversar comigo .muito obrigada . Que Deus lhe abençoe muito e Nossa Senhora lhe cubra com seu manto de luz.

    ResponderExcluir
  13. É o melhor momento da manhã orar com a sua orientação Pe João Carlos

    ResponderExcluir
  14. Pela minha saúde ,,e o don da oração

    ResponderExcluir
  15. Peço Senhor ensina- me a rezar.
    Olha pelo meu filho e conduza-o a um trabalho digno e próspero.
    Amém

    ResponderExcluir
  16. Como faço para receber pelo whatsapp?

    ResponderExcluir
  17. Estou recebendo todos os dias no grupo dos novos comprinhas da paróquia do Carmo da minha cidade. Padre Osmair envia ao grupo todos os dias. É uma benção em nossas vidas.
    Obrigada!


    ResponderExcluir
  18. Que sejamos capazes de fazer o que é certo e perdoar nossos sementes

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde padre João Carlos senhor Jesus encina nós a rezar Amém

    ResponderExcluir
  20. Senhor ensina-nos a ora!
    Boa tarde Padre João Carlos.
    Fique com Deus no seu coração...Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  21. Senhor, nosso Deus e Pai, eu LHE agradeço pelo dom da saúde. Entretanto, me ensine buscar refúgio no meu SALVADOR. Me ensine seguir o caminho do livramento, do discipulado, da adoração, da oração, da libertação e da alegria. Me ensine bendizê-Lo santamente. Me ensine falar com sabedoria. Me ensine fugir do ódio. Me ensine fazer somente o bem. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS