PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: HORA DA FIGUEIRA MOSTAR SEUS FRUTOS

HORA DA FIGUEIRA MOSTAR SEUS FRUTOS




20 de março de 2022

3º Domingo da Quaresma

EVANGELHO


Lc 13,1-9

1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam.
2Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo.
4E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”.
6E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’
8Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”.

MEDITAÇÃO

Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou (Lc 13, 6)

Será que, na sua vida, há alguma coisa que precise ser mudada? Alguma coisa em que você precise melhorar? Se você já tiver a resposta para esta pergunta já está no clima deste terceiro domingo da Quaresma. Bom, vamos com calma.

Você já viu uma figueira? Muita gente nunca viu uma figueira, uma planta que dá figo. É um arbusto muito comum na terra de Jesus. E aparece muito na Bíblia. Adão e Eva, por exemplo, cobriram sua nudez, costurando folhas de figueira. E Zaqueu subiu numa figueira brava pra ver Jesus passar. O figo é uma fruta gostosa, muito apreciada pelo povo da Bíblia.

No evangelho de hoje, Jesus contou que um homem havia plantado uma figueira em sua vinha. Durante três anos, ele voltou lá para colher algum fruto. Nada. Não achava coisa nenhuma. Na terceira vez que ele foi procurar o fruto na figueira e, claro, não encontrou nem sinal, ele perdeu a paciência e mandou o empregado cortá-la. Estava ocupando o terreno inutilmente.

A figueira, na Bíblia, representa a pessoa ou mesmo o povo de Deus. Esta figueira improdutiva é a imagem de pessoas do tempo de Jesus que, mesmo ouvindo sua pregação, não se converteram, não mudaram de vida. João Batista, preparando a vinda de Jesus, tinha insistido em que o povo desse fruto de vida nova, apresentasse sinais de sua conversão. Jesus, de igual modo, está cobrando que as pessoas que o escutam, acolham sua palavra, mudem de vida, produzam frutos. Lembra a parábola do semeador? A semente, a palavra de Deus, está sendo semeada. Só no terreno bom, cresce, floresce e dá muito fruto.

Na história, o dono da terra já procurava frutos na figueira há três anos. É uma clara alusão ao ministério de Jesus, que completava três anos. Três anos de pregação, de milagres, de curas, de exorcismos... cadê os frutos desse povo, quais os sinais que mostram que abraçaram a vida nova que ele estava anunciando? Faltou paciência ao dono da terra. Mandou cortar aquela figueira parasita, ocupando à toa o terreno dele. Mas, o seu empregado pediu mais tempo e prometeu maior empenho. ‘Senhor, deixa-a ainda este ano; eu lhe cavarei em redor e colocarei adubo. Talvez, depois disto dê frutos. Caso contrário, vamos cortá-la’.




Guardando a mensagem

A figueira pode ser a sua vida, a sua família, a sua comunidade. Não basta estar coberta de belas folhagens, tem que dar frutos. Que frutos Jesus espera encontrar em nossas vidas e em nossas instituições? Podemos fazer uma lista: Conversão, comunhão com Deus, cumprimento dos mandamentos, vivência da fraternidade, compromisso com a justiça e com a verdade, honestidade, fidelidade, solidariedade, participação na missão, atenção aos pobres e sofredores. Mas, a lista pode ser bem maior. Pela história, você sabe, o Senhor nos dá mais um tempo. Seu empregado está pondo mais adubo, regando mais frequentemente... estimulando para que demos frutos. Frutos de conversão, de vida nova em Cristo.

Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou (Lc 13, 6)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
não basta ouvir a tua palavra. É preciso ouvi-la e praticá-la. É assim que a nossa vida vai se modificando, afastando-se do mal e nos edificando como novas criaturas, pessoas renascidas na tua graça. Afastando-nos de ti e do teu evangelho, não damos frutos, como o ramo separado da videira. Dá-nos, Senhor, que com a assistência do teu Santo Espírito, frutifiquemos em obras de conversão, de amor solidário e na edificação de pessoas interiormente renovadas neste mundo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje é dia de responder à pergunta: Será que, na sua vida, há alguma coisa que precise ser mudada? Alguma coisa em que você precise melhorar? Está na hora da figueira produzir frutos.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Eu Maria José Fernandes de Luís Gomes RN.preciso na avre da minha vida,podar os galhas da falta de paciência,aceitação,acolhimento e humildade para que eu possa dá bons frutos para não precisa cortar a avre toda.o evangelho nos da uma boa lição de mudança de vida que nesta quaresma possamos trabalhar nossos defeitos e da bons frutos para na Páscoa podermos com Jesus ressucitasta e da bons frutos na missão com nossos irmãos por empratica apalavre de Deus e viver COMO Jesus viveu...obrigada padre João Carlos por nos partilhar sempre amedtaçao da palavra do evangelho com agente.o senhor é um grande missionário que Deus nos mandou...gratidão

    ResponderExcluir
  2. Manuel Ramos, o que preciso mudar na minha vida é a minha situação financeira, profissional, espiritual, na vivência permanente em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia a todos e a todas!Durante esses dias recebi de alguns amigos parabéns pelos meus filhos e de Jane minha esposa. Reconheço que Deus foi muito generoso comigo e com minha esposa,são filhos maravilhosos. Reso a Deus todos os dias para conseguir-mos o Céu. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo assim como era no princípio agora e sempre pelos séculos dos séculos dos séculos. Amém!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, a palavra da Sagrada Escritura de hoje, nos direciona ao caminho da conversão, da escuta e das obras. E nos lança a um mergulho na reflexão, o que eu preciso mudar para ser uma pessoa melhor, a dar bons frutos. Como anda minha comunhão, meu caminhar com Deus, pois sabemos que a nossa vida e passageira e se não tivermos as nossas raízes fortificadas e adubadas pelos nossos atos e ações certamente seremos arrancados e deixados a própria sorte. O tempo chegou, e com ele somos mais uma vez convidados a ser sal da terra e luz do mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço sua, as minhas palavras, procurar sermos melhores para com o próximo e com DEUS 🙏

      Excluir
  5. Jesus nos convida à mudar não ser um cristão com bela folhagem mas nada de bom pra mostraimpacta a sua vida nem de outras pessoas. Eu preciso mudar na minha área de espiritualidade, e obediência.
    Missão pra cumprir tem mas estacionei não vou nem frente e nem pra trás. Isso é péssimo.perdao Jesus.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlor sua benção,👏Que alegria comesar o domingo lhe ouvindo gratidão senhor!🙏🔥🏡👪

    ResponderExcluir
  7. 🙏🙏🙏🙏🙏Que Deus esteja no meio dos meus e dos jovens para semear as palavras dele.
    🙏🙏Obrigada padre João pela sua evangelização que Deus o proteja e tbm a todos evangelizadores

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Deus lhe abençoe sempre e encha seu coração de amor e paz. Tenha um excelente domingo.
    Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. Eu preciso ser mais paciente com as pessoas .

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos que seu domingo seja abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu
    caminho.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos as vezes agente deixa de ser solidária pó reflexo do que fizeram com agente, ano passado ajudei bastante e não reconheceram, quando pediram para eu acompanhar no encontro eu falei que não podia porque já tinha um compromisso na minha missão, não gostaram e me fizeram chorar coisa que não faço para dá gosto mais fiquei bastante magoada.
    Deixei de ser solidária e fiquei paralizada porque tinha pessoas lá que faz parte de onde me fizeram chorar.
    Padre o que eu preciso mudar quando me decepcionar , é como um jarro de cerâmicas mesmo colado nunca mais vai ser como era antes.
    Padre João Carlos no evangelho de Marcos deve uma passagem da Bíblia uma eu chorei quando Pedro chorou e outra fiquei triste quando Jesus secor a figueira porque não tinha fruto.
    Padre veja o meu modo de pensar as vezes as árvoves não dar frutos mais tem belos abusto muita folhagem e dá sombras refrescando o lugar que bate o
    sol,corte ela para ver se não vai fazer falta.🙏🙋😍💕🌹
    Um ótimo domingo abençoado para todos nós 🙏

    ResponderExcluir
  11. Como preciso ser podada, adubada!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS