PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ELES ERAM MUITO RELIGIOSOS, MAS REJEITARAM JESUS

ELES ERAM MUITO RELIGIOSOS, MAS REJEITARAM JESUS



21 de março de 2022

20º dia da Quaresma

EVANGELHO


Lc 4,24-30

Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”.
28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

MEDITAÇÃO


Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos (Lc 4, 28).

Jesus está na sinagoga de Nazaré. Foi em Nazaré que ele se criou. Levanta-se para ler o texto do profeta Isaías. E, quando se senta para explicar aquela passagem, ele proclama que aquilo se referia a ele e que estava se cumprindo em sua vida. O profeta Isaías falava do Messias, ungido pelo Espírito Santo, para evangelizar os pobres e libertar os sofredores e oprimidos. Fica todo mundo atento e admirado com essas palavras de Jesus.

Aos poucos, o clima começa a mudar. A admiração vai se transformando em rejeição. Suspeitas, críticas, indignação vão se espalhando como faísca no palheiro: “E esse aí não é o filho de José?”, alguém pergunta maldosamente. Essas pessoas julgam que a origem popular de Jesus, que eles conheciam, não o credenciava a se apresentar como um enviado de Deus. Jesus nota o clima hostil e responde a uma murmuração: ‘vocês estão me cobrando que eu faça milagres aqui, como ouviram dizer que eu fiz na sinagoga de Cafarnaum’. Aí o que Jesus diz em seguida, eles tomaram como um grande desaforo. Jesus diz que, no tempo do profeta Elias, um tempo de fome, Deus enviou o profeta a uma viúva pagã. E, no tempo do profeta Eliseu, só um leproso foi curado, um pagão. Essa referência aos pagãos foi a gota d’água. A confusão foi grande. Expulsaram Jesus da sinagoga. E uns mais exaltados queriam até matá-lo.

Pensando nessa cena, podemos concluir que a comunidade de Nazaré rejeitou Jesus por três razões. Podemos até ouvir a conversa deles. Primeira: ‘a gente o conhece, é o filho de José’; Segunda: ‘faz milagres fora, aqui não faz’; Terceira: ‘o Messias vem pra nós, não para os pagãos’. Três defeitos na religiosidade daquele povo que guardava tão fielmente o sábado. Defeitos que o impediram de acolher Jesus, como enviado, como profeta de Deus. Será que esses defeitos não nossos também? Vejamos.

O primeiro defeito – ‘a gente o conhece, é o filho de José’ – é o defeito da religiosidade desencarnada. A gente espera que Jesus seja só do céu. Mas, ele é o Filho que se encarnou. E sua vida humana é o caminho para chegarmos ao Pai.

O segundo defeito – ‘faz milagres fora, aqui não faz’ – é o defeito da religiosidade de milagres. Muita gente está atrás de bênçãos, de curas, de milagres, não de Jesus e do seu evangelho. Se não for Missa de cura, não pisa na Igreja. A proposta de Jesus é o seguimento. Carregar, com ele, a cruz de cada dia.

O terceiro defeito – ‘o Messias vem pra nós, não para os pagãos’ – é o defeito da religiosidade egoísta. Gente muito devota, mas só pensa em si mesma. Não lhe dói o sofrimento dos outros. A proposta de Jesus e da Igreja é uma religiosidade missionária.


Guardando a mensagem

Na sinagoga de Nazaré, Jesus leu o profeta Isaías e explicou ao povo que ali estava descrita a sua missão. Ele era o ungido de Deus para evangelizar os pobres e libertar os oprimidos. A reação dos ouvintes foi passando da admiração para a indignação. Terminaram expulsando Jesus da Sinagoga. Os defeitos de sua vida religiosa podem também ser os nossos. Podemos praticar os ritos religiosos, mas corremos o risco de expulsar Jesus do nosso culto. Os motivos que levaram o povo de Nazaré a expulsar Jesus podem ser os nossos: religiosidade desencarnada, desinteressada do seguimento de Jesus e sem abertura missionária para os outros.

Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos (Lc 4, 28).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
meditando o teu evangelho, queremos te dizer três coisas. A primeira: Nós cremos que tu és o filho de Deus, Deus verdadeiro que te encarnaste para nossa salvação. Viveste a nossa vida humana, de verdade. A segunda coisa que queremos te dizer, Jesus: Acolhemos o teu evangelho, como proposta de seguimento. Queremos que nossa vida seja uma resposta de seguimento ao teu chamado, vencendo qualquer tentação de buscar apenas benefícios para nós. E a terceira coisa é que queremos ter um coração como teu, cheio de compaixão pelos sofredores e zeloso pela salvação de todos. Assim, queremos evitar o fechamento em nós mesmos e em nossas necessidades. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Chegamos à metade da quaresma, ao seu 20° dia. A grande lição de hoje, ao lado da conversão, é o cultivo de um coração missionário: não isolar-se no próprio grupo e na própria família, mas incluir os outros, alargar o coração. A salvação em Cristo é um bem a ser anunciado a toda criatura.

Cantando a fé 

O Homem

Comunicando 

Hoje é dia do Encontro dos Ouvintes, no Recife. A programação começa às 11 horas, na Basílica do Carmo, bem no centro da cidade. Você pode acompanhar tudo pela Rádio Amanhecer, no seu celular.  


Baixe o aplicativo Rádio Amanhecer e ouça nossa programação religiosa em qualquer lugar.

https://www.radioamanhecer.com.br/

👉🏻. ​​Android​​: Baixe o APP Rádio Amanhecer; https://bit.ly/AmanhecerApp

👉🏻. IPhone: Baixe o APP RadiosNet! https://www.radiosnet.com


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Que Deus abençoe sempre sua vida padre João Carlos

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos eu sou seu seguidor quero deixar toda minha família em oração João Aroldo pereira e família amém uma ótima semana pro senhor

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Que Deus abençoe o senhor Padre João Carlos, Padre Roberto Preczevski, todos que acompanham a Meditação da Palavra e suas famílias.
    Que Deus nos conceda a Paz no mundo! 🌎

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos que sua semana seja de muita benção e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos infelizmente não vou a sua celebração e minha missão , estou cuidando da minha saúde , jesus curou os doentes de corpo e de alma e muitos depois o seguiram, não vai faltar oportunidade de outras celebração.
    É isso que devemos fazer, jesus desviar e continua o seu caminho.
    Nós cristão se aparecer desvios na nossa caminhada, continuaremos com força e poder em nome de Jesus.
    Não dispensar Jesus de nossas vidas.
    🙏🙋😍🌹💕
    Uma semana abençoada para todos nós
    Com jesus no nosso caminho 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha alma ficou alimentada,estou com mais fé,obrigada.

      Excluir
  5. Bom dia Padre João Carlos eu João Lucas de Fortaleza CE.quero deixar meu pedido de oração para toda minha família.
    e para o terço dos homens da paróquia nossa senhora da Glória. ótima semana com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, é que eu queria saber, como faz para convidar para o terço dos homens. Porque meu genro, mora aqui perto, tem vontade de entrar, mais é muito tímkido, pra ir sem convite.

      Excluir
  6. Bom dia padre João Carlos Deus abençoe ilumine sempre com muita bençãos saúde paz mim benção eu Rosa Maria eu estou pelo celular do meu filho obrigado por estar todos dia na minha casa

    ResponderExcluir
  7. Amém bom dia padre João Carlos sua benção.

    ResponderExcluir
  8. Justin silva 21/03/2 22 09:35amém padre João essa catequese sempre nos trais um belo encinamento seio que sou falha mas não é falta de intereço é falta de conhecimento.mas creio que vai melhorar poi Deus conhece o coração de cada um daqueles que ama!

    ResponderExcluir
  9. Ó Deus, nosso protetor, eu LHE agradeço por todas as curas que foram feitas na vida da humanidade. Todavia, me conceda a graça de ser um bom cristão. Me conceda a graça de seguir o caminho do profetismo, do bom conselho, da obediência, da fé, da oração, dos bons pensamentos e das boas intenções. Me conceda a graça de fugir da fúria e do pecado. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Amém padre João Carlos boa noite, obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  11. Ouvindo e Rezando só agora Padre João Carlos Descansar dormir após orações na voz do Senhor Padre João Carlos 🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻 Tenho que agradecer a Deus ao Senhor e à o Meu Irmão Amâncio 🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS