PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ABRINDO O BAÚ DA SABEDORIA

ABRINDO O BAÚ DA SABEDORIA



27 de fevereiro de 2022

8º Domingo do Tempo Comum

EVANGELHO


Lc 6,39-45

Naquele tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre.
41Por que vês o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? 42Como podes dizer a teu irmão: irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão.
43Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. 44Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas.
45O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio”.


MEDITAÇÃO


O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração (Lc 6, 45)

Com certeza, você guarda na memória ditados, provérbios, ditos populares que seus avós ou seus pais diziam. Por exemplo, esse: “Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”. Os provérbios ou ditos populares são fruto da experiência de vida das pessoas e expressam a sabedoria do povo diante da vida. Esse você já escutou: “A pressa é inimiga da perfeição”. Em geral, os provérbios têm rima, assim são mais facilmente lembrados, como esse: “Deus ajuda quem cedo madruga”. Os provérbios são passados oralmente de uma geração a outra. Olha o ditado de sua avó: “Escreveu, não leu; o pau comeu”. Esse era do meu pai: “O seguro morreu de velho”.

Bom, por que eu estou falando hoje de ditados populares? Porque neste 8º domingo do tempo comum, Jesus está instruindo os seus discípulos na base de provérbios, de ditos populares. Aliás, alguns livros do Antigo Testamento estão construídos exatamente valorizando este modo popular de comunicar e educar com conselhos, provérbios, ditos de sabedoria. Esses livros bíblicos nasceram para a instrução dos mais novos e do povo, no caminho de Deus. Assim, por exemplo, o livro do Eclesiastes, o livro do Eclesiástico, o livro dos Provérbios. Lemos hoje no Livro do Eclesiástico: “Quando a gente sacode a peneira, aparecem os refugos”. É a experiência do agricultor separando os grãos da palha. E “Como o forno prova os vasos do oleiro, assim o homem é provado em sua conversa”. É a experiência na olaria. Barro ruim ou com defeitos, no forno, racha, não tem jeito. Na conversa, as ruindades terminam se revelando.

No evangelho, Jesus começou falando do cego. “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco?”. Depois falou do cisco do olho do irmão. Quem está com sua vista tapada por uma trave (olha o exagero dessa comparação!), não pode ajudar o irmão a tirar o cisco do seu olho. E mais: “A árvore é reconhecida pelos seus frutos”. E: “A boca fala do que o coração está cheio”. Jesus ensinando, instruindo os discípulos, valendo-se de ditos populares, comparações engraçadas, provérbios de sabedoria.

O que Jesus está nos ensinando hoje? Uma coisa muito importante, com certeza, é a valorização dos recursos educativos da cultura popular. Em vez de se refugiar numa palavreado complicado de uma elite religiosa, como talvez fosse o caso dos mestres da Lei, Jesus lança mão da riqueza da sabedoria popular, expressa com tantas imagens, ditos, provérbios. 


Guardando a mensagem

Na instrução dos seus discípulos, Jesus vale-se também de ditos da sabedoria popular. Esse jeito de Jesus educar na fé os seus seguidores é um caminho importante também para nós hoje. Assim, nos damos conta que na experiência de vida das pessoas, já estão sementes do próprio evangelho, semeadas pelo Santo Espírito de Deus. Muitos ditos da sabedoria do povo instruem as pessoas a se conduzirem no caminho do bem, da verdade, da justiça. Com esses recursos da sabedoria popular, Jesus nos instrui, hoje, para estarmos em condição de ajudar os outros a viverem bem, segundo o propósito de Deus. Para isso, precisamos, por primeiro, nos corrigir de nossos defeitos, de nossos pecados. Só nos livrando da trave que cobre nossos olhos é que poderemos ajudar os outros a corrigir-se dos seus defeitos (talvez um cisco em comparação com a trave dos nossos olhos). Só vendo bem, podemos conduzir quem não está enxergando.

O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração (Lc 6, 45)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
falaste do homem bom que tira coisas boas de seu tesouro, de seu baú de antiguidades. Assim, nos ensinas a valorizar as coisas sábias que estão no baú de nossa cultura popular. Este é um ensinamento precioso, Senhor, para vencermos qualquer tentação de desconsiderar os conselhos e ensinamentos dos nossos pais e avós e a riqueza da cultura da qual somos filhos. O que esperas de nós é que estejamos em condições, como teus discípulos, de ajudar as pessoas a enxergar melhor (a história do cisco), a caminhar mais seguros (a história do cego), a produzirmos frutos bons com a nossa vida (a história da árvore). Obrigado, Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Veja se você recorda algum ditado popular que seus avós ou seus pais repetiam. Guarde esses ensinamentos no coração. Eles são expressão da sabedoria dos filhos de Deus, fruto de sua experiência e da assistência do Santo Espírito.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. que nós podemos tirar ensinamentos bons de nossos pais e avós.

    ResponderExcluir
  2. Amém bom dia padre sua benção. Muito boa a meditação de hoje lendo hoje a mesagem mim veio a as palavras da minha mãe uma coisa que ela falava que eu nunca esqueci e procurei levar pra minha vida toda, ela dizia assim, filha nunca se junte com pessoas pior que vc e sim melhor que vc, o que ela queria falar pra não andar com pessoas erradas minha mãe era analfabeta e o jeito dela se expressar era sim e ela sempre estava certa isso eu levo até hoje 🙏🏼Deus o abençoe padre João Carlos sempre 🙌

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre Alex que Deus continue lhe abençoando sempre estou lutando contra o câncer maligno que litros a 6 anos🙏 e essa oração que mim deixa de pé.

    ResponderExcluir
  4. Justina silva27/2/2022 9:15 amém padre João carlos everdade ouvimos muito essas palavras dos nossos pais,em que boa cama faz nela se deita conselho e café toma quem quer eles não falava da misericrdia,falavam nao ha prece que que Deus não cuda.

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos que o senhor aproveite esse domingo lindo e iluminado és seja bem abençoado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos me desculpa mais eu vou dá um recadinho para o senhor padre João Carlos cuide de sua saúde uma gripe má curada não é coisa boa não,
    o senhor ainda está tossindo ,se cuide dessa tosse.
    Padre João Carlos eu tenho na minha forma de viver esses conselhos da minha avó , ditado ou provérbio, quem anda com porco farelo come,e do meu pai que um dia chegou-se para mim e outros irmãos nós éramos pequenos, que não se comportaram quando saio com ele, saber entrar e sair dos lugares, nunca mais esqueci desse conselho.
    Padre João Carlos esse aqui bastante conhecido atribuído a um trecho da Bíblia sagrada, também e um ensinamento na minha vida diga com quem andas que eu direi quem tú és.
    🙋🙏😍🌹💕
    Um ótimo domingo para todos nós na paz de Cristo

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos um abençoado domingo para senhor sua família Deus ilumine com muita saúde bençãos paz Evangelho hoje está lindo homilia dominical dia do senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre, estive afastada da igreja. Retornar a ela pelas suas palavras sábias tem sido uma dádiva. Ouço sermões que não atingem minha alma. O senhor é dono de uma sensibilidade, de uma sabedoria tocante! Adoro ouvir o senhor pelas manhãs. Sua voz é gota que jorra fé, intimidade com a cristandade. Sou grata por ter te conhecido, ainda que virtualmente.

      Excluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Amor e paz neste dia.
    O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração (Lc 6, 45)
    Que possamos caminhar com mais segurança e produzimos frutos bons com a nossa vida. Obrigado Senhor. Deus lhe abençoe poderosamente com saúde e paz, Padre João Carlos. Tenha um excelente domingo cheio das graças de Deus em sua vida.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Pai bendito, eu LHE agradeço pelo 8º domingo do tempo comum. No entanto, me ajude seguir o caminho do bom cristão, do discipulado, da boa formação, da humildade, da incorruptibilidade, da imortalidade, da conversão e da graça. Me ajude falar santamente. Me ajude ter um coração cheio de amor e humildade. Me ajude fugir do pecado, do julgamento e da hipocrisia. Me ajude ser firme e inabalável na obra do SALVADOR. Me ajude ser uma boa árvore. Me ajude produzir bons frutos. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite padre João Carlos agradeço muito por tudo que Deus lhe ilumine com muita saúde paz o evangelho de hoje homilia maravilhosa é verdade que os nossos pais e avós nós ensinavam amém 🙏🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Pé João Carlos!!! Agradeço pela suas homilias diária. Que nosso Deus e Maria abençoe o senhor todos dias. Marcone Macêdo da terra onde o sol nasce primeiro - João Pessoa-PB...

    ResponderExcluir
  11. Maravilha reflexão minha mãe falava mim dizes com quem anda e eu te direi quem tú és. Quem anda com porcos farelo come.Hoje ela está com 84 anos mais seus ensinamentos nós seguimos graças à Deus

    ResponderExcluir
  12. O evangelho de hoje ainda não veio, Pé. João Carlos.
    Bom dia

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos,Sdb, gostei muito de sua pregação de hoje.Os ditos populares, me trouxeram Recordações dos meus pais e tios mais idosos! Muito grata, Primo!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS