PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O EVANGELHO É UMA FORÇA DE MUDANÇA

O EVANGELHO É UMA FORÇA DE MUDANÇA



11 de janeiro de 2022

EVANGELHO


Mc 1,21b-28

21bEstando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.
23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!”
26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “Que é isso? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galileia.

MEDITAÇÃO


Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” (Mc 1, 25)

Sabe o que foi? Jesus estava na sinagoga de Cafarnaum. Era um dia de sábado. O povo estava reunido para a oração e a escuta da palavra de Deus. E Jesus estava ensinando. As pessoas, ali, estavam admiradas com o seu ensinamento. Foi aí que um homem ali presente, possuído por um espírito impuro, começou a gritar e esbravejar contra Jesus. Jesus mandou o espírito calar a boca e sair daquele homem. Dito e feito. O homem foi sacudido com violência pelo espírito mau, que deu um urro assustador e saiu. As pessoas ficaram assustadas, não era pra menos. E admiradas com aquele ensinamento novo de Jesus, com a sua autoridade.

O ensinamento de Jesus é libertador das pessoas de todas as opressões. Seu ensinamento desmascara o mal que está escondido também dentro da comunidade, dominando a vida de algumas pessoas. Como na sinagoga de Cafarnaum, também em nossas comunidades, há sempre alguém que estranha e reage a este ensinamento, dizendo quase a mesma coisa do diabo da sinagoga: “Vieste para nos destruir?!”.

O que será que Jesus dizia e fazia que pudesse incomodar alguém? As pessoas viam uma grande diferença entre o ensinamento de Jesus e o ensinamento dos fariseus. A primeira coisa que marcava uma grande diferença era a atenção que Jesus dava aos sofredores e marginalizados. Estes estavam à margem de tudo, na vida social e na religião. E Jesus os incluía como pessoas importantes no seu anúncio do Reino de Deus. E uma segunda coisa que mexeu demais com as lideranças do seu povo foi a imagem que ele passava de Deus. Ele revelava Deus como pai amoroso, pronto para acolher o filho pecador de volta à sua casa. E essa não era exatamente a imagem de Deus que eles tinham. Eles o percebiam como juiz e retribuidor das boas ações e da prática da Lei.

Esse ensinamento de Jesus - feito de gestos de atenção e proximidade, de parábolas e diálogos sobre o Reino de Deus – despertou muita indignação e ódio nos fariseus, nos sacerdotes do Templo, nos partidários de Herodes. Essa gente estava possuída por preconceitos contra o povo, por interesses de classe, seduzida pelas benesses do poder, tomada de ciúme... e muita coisa ruim. Era como se estivessem possuídos por um espírito mau. Claro, o mal lança seus tentáculos nas estruturas sociais e nas pessoas. O que o diabo disse na sinagoga é o que diriam esses senhores: “Vieste para nos destruir?”.

E ali, na sinagoga e nas ruas, muita gente tomou consciência de que o ensinamento de Jesus era realmente novo, sobretudo quando viu que ele enfrentava essas manifestações do mal, as calava e conseguia libertar pessoas dessa dominação.



Guardando a mensagem

O evangelho é uma força de mudança, anuncia o Reino de Deus começando já aqui na terra. Jesus, com suas atitudes e palavras, instaura o reinado de Deus. Podemos entender esse reinado, como Deus acolhendo, na comunhão de sua casa, todos os seus filhos, a começar pelos que saíram de casa e retornam pela conversão. Jesus partia do que o povo de Deus já conhecia e manifestava mais claramente o amor de Deus que restaura, perdoa, liberta as pessoas. Esse evangelho, essa boa notícia, encontrou oposições também dentro da própria sinagoga, a comunidade de fé que ele frequentava. Essa oposição à novidade do evangelho que Jesus anuncia, ontem como hoje, só pode mesmo ter raízes no maligno. Mas, Jesus é vencedor sobre todo o mal. Com ele, nós também somos vencedores. No Pai Nosso, rezamos: “Livrai-nos do mal”.

Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele!” (Mc 1, 25)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
A novidade do evangelho corre sempre o perigo de ser esquecida ou abafada pelas forças que não têm interesse na emancipação das pessoas e no senhorio de Deus. Essas forças atuam dentro e fora da comunidade. Não é à toa que a Igreja tenha tantos mártires. Eles experimentaram a oposição à fé cristã por parte de pessoas maldosas e violentas. Uniram-se, assim, ao teu sacrifício na cruz. Em sua fidelidade, são vitoriosas, contigo. Senhor, te pedimos, livra-nos do mal. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Ao rezar o Pai Nosso hoje, acentue bem essa prece: “Livrai-nos do mal”. Aproveite e diga em prece hoje, muitas vezes, essa palavra.

A Editora Paulinas publicou uma entrevista sobre o livro "Viver a Palavra" de que já lhe falei. Nele, estão os evangelhos comentados de todos os dias do ano. Ele está disponível nas Livrarias Paulinas de todo o país. Mas, você pode também nos solicitar diretamente pelo WhatsApp 81 9 9964-4899.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



16 comentários:

  1. Bom Dia Pe:João Carlos sua benção,hoje louvo a Deus pelo dom da vida;minha e de todas as pessoas,louvo também pela chuva;agora neste momento chove bastante em Fortaleza!Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,assim como era no princípio agora e sempre pelos séculos dos séculos. Amém!

    ResponderExcluir
  2. Bença Padre João Carlos, que nas orações de hoje, meu Deus livre a minha família de todo o mal. Jesus nos proteja e nos abençoe com o teu sangue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      A SUA bênção Padre João Paulo.
      Peço orações para mim e para
      Todos da minha família.
      Que Deus nos livra de todos os males.Amém

      Excluir
  3. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏Jesus nos livra de todos os males e que possamos o seguir , dando exemplo ao nosso semelhante

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia Padre sua benção, peço senhor Jesus livra minha família de todo mal, livra nós dê todos os males 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos. Cada pensamento positivo é uma oração silenciosa!!!
    O EVANGELHO É UMA FORÇA DE MUDANÇA, anuncia o Reino de Deus aqui na terra.
    Senhor, te pedimos, livra-nos do mal.
    Uma excelente e abençoada terça-feira à todos... Fiquem com Deus em seus corações...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Seja sempre Bendito o teu Santo Nome ó Senhor!
    E livra-nos do mal.Amem!

    ResponderExcluir
  8. Livrai-nos de todas as maldades daqueles que nos persegue,deixando enfraquecidos. Que a força Divina fortaleça os corações daqueles mais enfraquecidos pelo negativismo. Que sejamos firmes na Fé e Esperança, nos livrando de todos os males. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Que as três PessoasyDA Santíssima Trindade.
    Der um sopro nesses vírus e nas demais doenças. Cuidem dos doentes profissionais da saúde criando imunidades em cada um necessitados.
    Amém Amém Amém Amém

    ResponderExcluir
  10. Muitas vezes dentro de nossa comunidade,pessoas que são coordenadores e que deveriam ser testemunha da Palavra, mostrar humildade, mas parece que por ser coordenador , quer mandar, exigir do outro o que ele não mostra que é a humildade, acolhimento que nos faz realmente cristão e filho de nosso Deus Pai. Perdão Senhor por minha fraqueza. Que seja assim. Amém
    comandar

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Me oriento pelo ensinamento de jesus,a única certeza é que jesus é o salvador espalhar o evangelho nos livra de todos os marés,nem um mal perdura nas nossas vidas quando Jesus é nossa morada e exemplo de vida.
    Vamos nos incentivar espalhar o evangelho compartilhar para outros irmãos 'a'sair das trevas lugar que só traz tristeza e dor voltar para casa.
    Obrigada padre João Carlos pelo seu evangelho do dia que me fortalece e ser uma missionária da palavra do senhor quando eu compartilho todos os dias a meditação que o senhor nos enviar que seja sempre essa luz por muito anos com saúde para enviar pescadores de gente.
    Pelo sinal da cruz,livrai-nos Deus Nosso Senhor,dos nossos inimigos Amém
    🙏🙋😍🌹💕
    Uma terça feira abençoada para todos

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde ,padre João carlos,por suas palavras de conforto ,que me de sabedoria para sempre buscar as coisas do bom Deus ,afaste de mim senhor ,todos pensamentos negativos da minha mente .Amém obrigada senhor.❣️❣️❣️❣️

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde padre João Carlos Rosa Caucaia Ceará pai livra mim todo mal peço oração pela minha família e todos pessoas que estão sofrendo pela a chuvas no mundo inteiro Jesus ilumine todos

    ResponderExcluir
  14. Deus, nosso Pai, eu LHE agradeço pela vida de Santo Higino. Contudo, me conceda a graça de rezar santamente. Me conceda a graça de fazer boas promessas. Me conceda a graça de servi-Lo com humildade. Me conceda a graça de fazer boas ofertas. Me conceda a graça de vencer o sofrimento. Me conceda a graça de seguir o caminho da santificação, da obediência, da paz, do discipulado e da adoração. Me conceda a graça de ensinar com autoridade. Me conceda a graça de destruir o mal. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Aleksandra Marcin14/12/22 04:30

    Meu ex-marido e eu sempre conseguimos ficar amigos após nosso divórcio em fevereiro de 2018. Mas eu sempre quis voltar com ele, Bastou uma visita a esta página de lançadores de feitiços, porque meu sonho era ter meu marido de volta à minha vida e viver feliz com ele. Este lançador de feitiços solicitou um feitiço de amor específico para mim e meu marido, e eu o aceitei. E esse poderoso lançador de feitiços começou a fazer sua mágica. E 48 horas depois que esse lançador de feitiços funcionou para mim, meu marido me ligou de volta para ficarmos juntos novamente e ele estava arrependido de todas as suas ações erradas. Meu feitiço está funcionando porque adivinhe: meu “marido” está de volta e estamos nos preparando para ir ao tribunal e retirar nossos papéis do divórcio o mais rápido possível. Isso é um milagre. Obrigado, Dr. Robbinson, por seus feitiços poderosos. Palavras não são suficientes.

    se alguém aqui precisar de ajuda para consertar seu casamento / relacionamento, sua solução está aqui
    WhatsApp: +12267705795
    E-mail: drrobbinsonspiritualhome@gmail.com
    https://www.facebook.com/Drrobbinson

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS