PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A ALEGRIA DO AMIGO DO NOIVO

A ALEGRIA DO AMIGO DO NOIVO



08 de janeiro de 2022

EVANGELHO


Jo 3,22-30

Naquele tempo, 22Jesus foi com seus discípulos para a região da Judeia. Permaneceu aí com eles e batizava. 23Também João estava batizando, em Enon, perto de Salim, onde havia muita água. Aí chegavam as pessoas e eram batizadas.
24João ainda não tinha sido posto no cárcere. 25Alguns discípulos de João estavam discutindo com um judeu a respeito da purificação. 26Foram a João e disseram: “Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão e do qual tu deste testemunho, agora está batizando e todos vão a ele”.
27João respondeu: “Ninguém pode receber alguma coisa, se não lhe for dada do céu. 28Vós mesmos sois testemunhas daquilo que eu disse: ‘Eu não sou o Messias, mas fui enviado na frente dele’. 29É o noivo que recebe a noiva, mas o amigo, que está presente e o escuta, enche-se de alegria ao ouvir a voz do noivo. Esta é a minha alegria, e ela é completa. 30É necessário que ele cresça e eu diminua”.

MEDITAÇÃO


Esta é a minha alegria, e ela é completa (Jo 3, 29)

Outro dia, eu presenciei o reencontro de uma professora minha amiga com sua antiga aluna. A professora, agora recém-aposentada e a aluna psicóloga, agora, em plena atuação profissional. Professora e ex-aluna ficaram felizes e eufóricas ao se reconhecerem e se reencontrarem. A Professora, muito feliz por encontrar sua antiga aluna tão bem colocada profissionalmente.

Eu fiquei olhando a reação da professora. Talvez alguém em seu lugar tivesse se lamentado, imaginando que sua aluna podia estar numa posição melhor do que a sua. Mas, ela nem de longe demonstrou esse sentimento mesquinho de quem se sente deixado pra trás. Ela gostava de ensinar e tinha sido uma boa educadora. Foi sua missão. E a missão deu certo, pois uma aluna como aquela tinha encontrado seu lugar na sociedade. Nada de inveja, nada de complexo de inferioridade. A professora ficou feliz, muito feliz. Feliz por sua missão ter se realizado tão bem como demonstrava o êxito de sua aluna.

Essa cena ilustra o evangelho de hoje. Os discípulos de João Batista vieram lhe contar que um dos que estivera com ele agora estava também batizando em outro local. Eles estavam irritados com isso: ‘João Batista deu todo cartaz a ele, deu testemunho sobre ele, até o tinha batizado. Agora, ele está reunindo muita gente e batizando’. Você nem precisa ler o evangelho de hoje para saber quem era esse pregador que estava despontando. Jesus, claro.

João Batista pode ser comparado com a professora recém-aposentada. Ele recebeu com alegria a notícia de que Jesus, que ele batizara e apontara como Cordeiro de Deus, agora, estava reunindo muita gente e batizando. João Batista não ficou enciumado. Ficou feliz. Ele comentou que já lhes tinha dito que não era o Cristo, mas tinha sido enviado adiante dele. E se comparou com o amigo do noivo que fica responsável pela festa do casamento. Ele toma todas as providências para que tudo saia bem e que o noivo, seu amigo, fique satisfeito. Quando o noivo chega, ele sabe que sua missão está terminada. E fica particularmente feliz porque sua missão chegou ao ponto mais alto. Se a missão que recebera era preparar a chegada do Messias, missão cumprida. Ele chegou. Alegria completa.

João Batista não se sentiu ameaçado ou traído por causa da atuação profética de Jesus, que estava aparentemente fazendo como ele, pregando e batizando. Sentiu-se feliz, reconhecendo que a tarefa que tinha recebido de Deus era preparar os caminhos para ele. E reconheceu, diante do povo e dos discípulos, ser apenas um servidor, indigno mesmo de desatar as correias de suas sandálias. Jesus, conhecido e reverenciado por tanta gente, também não se esqueceu de seu predecessor, nem desconsiderou a influência que teve o Batista na sua formação.

Guardando a mensagem

Os discípulos de João ficaram incomodados com o fato de Jesus estar reunindo o povo, pregando e batizando. Acharam que João ficaria aborrecido com essa atuação de Jesus, uma vez que o tinha batizado e recomendado ao povo. O Batista não se deixou guiar por esse sentimento mesquinho de ciúme ou de exclusividade. Soube reconhecer a grandeza de sua missão, que era preparar o povo para receber o Messias. Uma vez que o noivo chegou, o amigo do noivo que ficou responsável pela festa do casamento sabe, com humildade e alegria, que a sua missão está cumprida.

Esta é a minha alegria, e ela é completa (Jo 3, 29)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Foi bonito ver a professora ficar radiante com o reencontro com sua antiga aluna, agora uma psicóloga. Ela ficou feliz com o êxito de sua missão estampada na realização profissional de sua aluna. Foi o que aconteceu com o profeta João Batista ao ter conhecimento do sucesso que estavas alcançando com tuas pregações e curas. Ele soube, naquele momento, que sua missão estava plenamente realizada. Como ele disse: “minha alegria está completa”. Senhor, livra-nos desses sentimentos mesquinhos de inveja, ciúme, despeito pelos quais nos sentimos ameaçados pelo crescimento dos outros e entristecidos pelo seu sucesso. Dá-nos a alegria de ver nossa missão cumprida no êxito de nossos filhos, alunos, dependentes. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Amanhã, celebraremos a festa do Batismo do Senhor. Festeje também o seu batismo. Amanhã, não falte à celebração de sua comunidade. Não sendo possível, por razões realmente sérias, acompanhe pelas redes sociais a celebração de sua comunidade. Mantenha-se unido(a) ao seu rebanho e ao seu pastor.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb





15 comentários:

  1. Padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre dizem que o ciúme é um sentimento natural do ser humano.
    Para mim o ciúme não deve se torna um sentimento negativo, quando o ciúme deixa de ser saudável, é muito desagradável.
    🙏🙋😍🌹💕
    Um final de semana abençoado para todos

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA Pe João Carlos, que ó senhor tenha um abençoado sábado, Deus te abençoa graciosamente. Muito Obrigada pelas meditações que enviam para mim de grande valia. É muito boa pra lá de boa suas reflexões,Foi muito grandioso o reencontro da professora e da aluna. É muito maravilhoso um reencontro assim.

    ResponderExcluir
  3. Que você tenha uma ótima dia e que Deus te ilumine sempre

    ResponderExcluir
  4. Lindo o evangelho de hoje. Um verdadeiro tesouro espiritual. Que saibamos nos alegrar com o progresso do outro sem inveja, sem desejo de ter alcançado aquele lugar que não seja nosso. Obrigada padre João Carlos, suas meditações são luzes que clareia os caminhos daqueles que o escutam. Um abençoado sábado pra todos nós

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre joão Carlos obrigada pela ameditaçao que recebo todos os dias fico muito feliz por receber,um ótimo final de cemana pro senhor e seu equipe

    ResponderExcluir
  6. Onde encontrar esta meditação belíssima em áudio?

    ResponderExcluir
  7. Buscai,em primeiro lugar,seu Reino e sua justiça,e todas essas coisas vos serão acrescentadas.(Mt6:33). Assim falou o REI da glória.

    ResponderExcluir
  8. Gosto muito da reflexão diária do evangelho com Pé.Joao Carlos. Deus o abençoe! Compartilho nós meus contatos de zap todos dias. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Desculpa meu sobre nome e Campanin ou seja Ir.Neuzinha Campanin- Missionária Agostiniana Recoleta

    ResponderExcluir
  10. Bom Sábado Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Humildade. Salve Maria Bom Sábado Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Humildade. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde sua benção Padre,olhe Padre o sr tem um amigo farol q me manda seus audios a palavra de Deus me enxe todas as manhãs p me e manhã de luz eu fico muito grata à Deus por ter todos os dias o evangelho de Jesus Cristo Deus abençoe vc sempre eu sou Iracema Santos de chã da imbira campo alegre Alagoas.

    ResponderExcluir
  12. Deus de Todo Poder, eu LHE agradeço pela vida de São Severino. Todavia, me conceda a graça seguir o caminho de Jesus, da confiança, da inteligência, da alegria, da purificação, da oração e do discipulado. Me conceda a graça de pedir conforme a VOSSA vontade. Me conceda a graça de fugir do pecado, dos ídolos, da iniquidade e do maligno. Me conceda a graça de viver o meu batismo. Me conceda a graça de vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Padre João Carlos.achei realmente muito bom e interessante as colocação. Como sendo um professor a mais de 50 anos hoje tive uma grata experiência de encontrar um ex aluno de 40 anos atrás e ver as colocação feita pelos discípulo de João Batista e que hoje lembra das lições antigas. Parabéns padre.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS