PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O CRISTÃO É UM FORTE

O CRISTÃO É UM FORTE


09 de dezembro de 2021

EVANGELHO


Mt 11,11-15

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11“Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. 12Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 13Com efeito, todos os profetas e a Lei profetizaram até João. 14E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15Quem tem ouvidos, ouça”.

MEDITAÇÃO


Desde o dia de João Batista até aqui, o Reino dos Céus sofre violência e são os violentos que o conquistam (Mt 11,12)

Que palavra estranha! O Reino dos Céus sofre violência e são os violentos que o conquistam. Com certeza, Jesus não está dizendo que devemos conquistar o Reino dos Céus com violência. Isto estaria em contradição com o seu ensinamento, em outras páginas do Evangelho.

Desde o dia de João Batista até aqui, o Reino dos Céus sofre violência. É verdade. João Batista foi preso e, sem nem sequer um julgamento, foi barbaramente assassinado a mando do rei Herodes para satisfazer o capricho da amante. Foi degolado na cadeia. Cortaram a sua cabeça e a levaram numa bandeja. O Reino sofrendo violência. Essa parte dá entender, não dá?

Agora, a violência de Herodes, de sua corte, de sua amante, de sua enteada dançarina, de seus soldados… essa grande violência encontrou um homem forte, convicto, coerente, consequente. Ele foi perseguido porque estava incomodando com suas ações, sua pregação, seu ministério. Opôs-se aos desmandos do rei, às atrocidades que a sua corte patrocinava e à sua escandalosa situação de vida marital com a cunhada. De fato, narra o evangelho de São Lucas, que o profeta João tinha censurado Herodes por estar com a mulher do seu irmão e por todas as maldades que este andava cometendo (Lc 3, 19). Na perseguição, João Batista mostrou-se forte, resistente, combativo. Um profeta à altura desse nome. Denunciou, reclamou, pediu conversão. E não voltou atrás, não desconversou, mesmo diante da morte.

É verdade que o poder de Herodes e das elites que o sustentavam estava praticando violência contra o Reino dos Céus. Mas, o Reino dos Céus não foi conquistado pela violência de Herodes. Entende? Ele cortou a cabeça do profeta, mas não o calou. O Batista não perdeu, o Batista ganhou. O profeta João Batista é quem conquistou o Reino dos Céus com sua firmeza, com sua resistência. À violência e à perseguição, João respondeu com destemor e fidelidade. Cheio da força de Deus, ele foi forte. Assim, ele conquistou o Reino dos Céus.


Guardando a mensagem

O poder pode se opor ao Reino de Deus, com violência. Mas, só os fortes o conquistam. Como João Batista, têm se comportado os mártires em todos os séculos de cristianismo. A jovem Luzia, na hora da provação foi forte e resistente. Perdeu os olhos e a vida, mas não renegou a luz de sua vida, Jesus. Mateus Moreira, mártir do Rio Grande do Norte, teve o coração arrancado pelo soldado, mas morreu gritando de todo coração “Louvado seja o Santíssimo Sacramento!”. Como eles, comportam-se os cristãos nas horas difíceis de sofrimento e perseguição; e vencem com a força de Deus, sendo fortes e resistentes. Renunciam a si mesmos, como recomendou Jesus, mas não abrem mão da verdade, da justiça, do amor fiel do seu Deus. Neste sentido, são “violentos”, ou melhor, fortes, muito mais fortes do que os seus agressores ou as adversidades e contrariedades da vida.

Desde o dia de João Batista até aqui, o Reino dos Céus sofre violência e são os violentos que o conquistam (Mt 11,12)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Pelas tuas palavras, compreendemos que alcançaremos o Reino de Deus, que na verdade é graça e dom, com nossa parcela de esforço, compromisso e empenho pessoal. É o mínimo que podemos fazer para merecê-lo. Como disseste: ‘é preciso renunciar a si mesmo e carregar cada dia a sua cruz em tua companhia’. Dá-nos a graça, Senhor, de sermos fortes nas dificuldades, resistentes nas provações. Dá-nos o teu Santo Espírito para nos mantermos firmes e fiéis nas horas amargas, quando a pressão ou a perseguição batem à nossa porta. Abençoa com a tua paz os nossos dias e os nossos atos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Um dia, a mãe de Dom Bosco que o ajudava na educação de centenas de meninos pobres e barulhentos arrumou sua malinha e avisou a Dom Bosco. “Meu filho, vou-me embora, não aguento mais”. Dom Bosco olhou para o crucifixo na parede e indicou-o à sua mãe. Os dois ficaram parados olhando o crucificado. Ela foi guardar a mala e continuou a luta.

Pare um pouco diante do crucificado aí na sua casa, no seu trabalho ou na sua capela. Repare como Jesus foi forte, bravo, heroico, apesar de toda violência que cometeram contra ele. Venceu pela fidelidade, pelo sacrifício de sua vida em nosso favor. Pense nisso.

Na Santa Missa das 11 horas de hoje, rezo por você e por suas intenções. Desejando, anote sua intenção no formulário que estou lhe enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

28 comentários:

  1. Padre João Carlos que o senhor tenha uma quinta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre
    🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos,nas dificuldades e horas difícil eu gosto de rezar.
    Pai do céu dai-me força, Jesus Cristo dai-me poder, Maria Santíssima daí coragem pra está batalha eu vencer,sem morrer,sem me abater e sem o juízo perder.
    Deus pode, Deus quer hei de vencer.
    Tudo posso naquele que me fortalece.
    Para me manter firme.
    🙋🙏😍🌹💕
    Um ótimo dia abençoado para todos

    ResponderExcluir
  2. Na intenção da saúde de toda a minha família.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, DEUS abençoe sempre sua família,padre querido! Peço intenções por minha Família e todos meus familiares e mundo inteiro! peço Saúde e Paz!

    ResponderExcluir
  4. Peço que reze por mim e meus irmãos que vive afastado de Deus.Pela saúde da minha mãe que se chama Maria Nazaré Costa Rosa,e por todos falecidos da minha família

    ResponderExcluir
  5. Senhor, Dá_nos a tua Paz e anuncia a prosperidade a meus filhos,através dos frutos de trabalho. Amém!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos !
    Que Deus o abençoe com muita paz..
    Peço oração para iluminar meu filho que vai fazer um concurso no sábado dia 11 de dezembro. Que Nossa Senhora de Fátima o proteja..

    ResponderExcluir
  7. Na intenção de ser grata a Deus por todas as coisas e ser digna a ele mas a diversidades eu rogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre João Carlos peço oração pra mim estou sentindo muita dor fiz uma cirurgia do joelho fiquei com ansiedade reze Padre que Deus te abençoe sempre que Jesus e Maria te guarde e te proteja fica com Deus

      Excluir
  8. Bom dia Padre rese pó e pó minha família estamos passando pó uma grande tribulação e provação em nossas vidas mais quem como Deus ninguém como Deus 🙌🙌

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos!!
    Deus nos abençoe com paz e saúde,peço orações por tds os membros de minha família ..

    ResponderExcluir
  10. Bom dia .peço oração pela construção da minha casa

    ResponderExcluir
  11. Socorro Amurim.Bom dia padre peço oração pela a cura da minha irmã Maria das Dores.

    ResponderExcluir
  12. Que DEUS abençoe a você sempre 🙏. Peço oração pela alma de meu filho Lucas. E peço também por minha família e pela minha amiga Glices Chaves em recuperação da sua saúde e de sua filha Bruna. Sou da cidade de Capelinha MG. Um abraço.

    ResponderExcluir
  13. Hoje quero rezar por meu filho Roniely, para que seja chamado para uma vaga de trabalho, do qual ele passou por uma seleção.

    ResponderExcluir
  14. Obrigado senhor pelo o dom da vida,que k senhor nos fortaleça em todos os momentos difíceis das nossas lutas diárias.sabedoria e deferimento senhor.

    ResponderExcluir
  15. Padre João Carlos que Jesus abençoe grandemente a sua jornada e missão, eu preciso muito confessar.Deus te proteja padre.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre.
    Pedindo orações pela nossa vida financeira que seja restabelecida amém.

    ResponderExcluir
  17. Para que Jesus ,o Crucificado tenha misericórdia de todos nós e nós conceda a paz e nos tornemos fortes diante de tantas violências no nosso meio para que sigamos o exemplo de São João Batista .

    ResponderExcluir
  18. Padree peço pela paz harmonia no casamento da minha filha, que fez aniversário de união 25 anos de matrimônio família linda

    ResponderExcluir
  19. Que Deus nos abençoe hoje e sempre, vivemos tempos difíceis, mas não podemos desanimar, temos que confiar no amor do nosso pai eterno,padre, estou sem trabalho, peço em oração que Deus me abençoe com um emprego, sei que Deus não desampares seus filhos, amém.

    ResponderExcluir
  20. Padre, reze por mim, por um processo na justiça. Que Deus conceda um milagre na minha vida. Assim seja, amém. Obrigado!

    ResponderExcluir
  21. Peço saúde,paz a toda minha família e por minha aposentadoria e a do meu esposo que já faz anos que não sai...peço para que o ano que vem seja de muitas bênçãos para todos nós!

    ResponderExcluir
  22. Rogamos ao Senhor que transforme os nossos corações, recrie-nos como um vaso novo, repleto de amor a Deus e as suas criaturas.

    ResponderExcluir
  23. Pedimos ao Senhor por todas as pessoas desempregadas, pelos processos que tramitam na justiça, pelos sem teto, os enfermos, os encarcerados, pela conversão dos pecadores, pelas as almas do purgatório.

    ResponderExcluir
  24. Pelas almas esquecidas do purgatório; Por Helder Regino de Brito, 22 dias de seu falecimento e Maria Leolina Lima Ribeiro, 8 meses de seu falecimento.

    ResponderExcluir
  25. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Palavra de Jesus e que possamos ser fortes nas dificuldades de nossas vidas e consigamos partilhar Sempre. Salve Maria Nossa Intercessora 🙏

    ResponderExcluir
  26. Padre João Carlos tem ouvido suas palavras e me sinto muito bem andando passando por poblemas de saúde com meu marido mas tenho fé que tudo vai dar certo a vontade o Senhor Jesus e soberana que seja feita a vontade do Senhor Amém

    ResponderExcluir
  27. Gostei muito Vou procurar participar todo os dias. Amem.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS