PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ANA ACOLHE A CRIANÇA DE BELÉM

ANA ACOLHE A CRIANÇA DE BELÉM




30 de dezembro de 2021

EVANGELHO


Lc 2,36-40

Naquele tempo, 36havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido.
37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

MEDITAÇÃO


Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém (Lc 2, 38)


A passagem do evangelho de São Lucas em que aparecem dois profetas idosos – Simeão e Ana – é uma verdadeira surpresa. Há, no início da história de Jesus, uma valorização clara dos idosos, das gerações mais velhas. A passagem de hoje concentra-se, particularmente, em Ana. 


Primeiro, apresenta essa idosa. E depois, diz o que ela fez de tão especial, no dia em que José e Maria levaram seu bebê para apresentá-lo no Templo. Vamos à apresentação de quem era Ana: “Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada. Quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. Depois, ficara viúva e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações”. 

Esta breve biografia de Ana está construída com sete informações. Como numa moldura, estão duas informações sobre seu papel religioso: uma profetisa judia que não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus, com jejuns e orações. Coisa rara se encontrar na Bíblia a figura de uma mulher profetisa. Bom, tem muitas outras, tudo bem. Mas, convenhamos, são raras. E essa - maravilhemo-nos - vivia no Templo, servindo a Deus.

Outras duas informações são sobre sua idade: idosa de oitenta e quatro anos. Um número altamente simbólico. Dividindo oitenta e quatro por dois, resulta 42. 40 anos é o tempo da peregrinação no deserto que precedeu a entrada na terra prometida. Ao se referir ao número 40 ou aproximado, todo membro do povo de Deus estremecia numa só sintonia: a caminhada não fora em vão, já se estava avistando a terra da promessa. É como se dissesse: chegamos ao final de nossa viagem tão sofrida; agora, é a hora da posse dos bens que Deus nos prometeu. Ao dizer que ela estava com oitenta e quatro anos, o leitor da Bíblia fica avisado: depois de ter atravessado o deserto de tantas incertezas e sofrimentos, agora ela vai conhecer a realização das promessas de Deus. 

Duas outras informações são sobre seu estado de vida: quando jovem tinha sido casada e depois ficara viúva. Casamento é um tema frequente também no Novo Testamento. O evangelho de São João começa com o casamento de Caná. A imagem do casamento remete ao tema da Aliança. Deus fez uma aliança com Israel, do jeito de um casamento. A informação foi que quando jovem, tinha sido casada – claro, Israel celebrou seu casamento com Deus, bem nos inícios. Mas, depois ficara viúva. Verdade, a aliança foi enfraquecida e esquecida pela infidelidade de Israel. É bom lembrar que a missão de Jesus seria restaurar esses laços, reconstruir o casamento, celebrar uma nova e eterna aliança de Deus com o seu povo. 

A sétima informação é como a cereja no bolo: ela vivera sete anos com o marido. O que é que o leitor da Bíblia entende com essa informação? Vamos testar: que viveu bem ou viveu mal?... Claro, viveu bem. Sete é número perfeito. Ela foi muito feliz com seu esposo, viveu intensamente feliz aquele tempo. E o que houve? Ficou viúva, ficou sem marido. A infidelidade à aliança afastou Israel do seu Deus, do seu marido. Foi assim que Jesus encontrou o seu povo: ovelhas sem pastor, bodas sem vinho, convidados ausentes da festa do casamento. 


Guardando a mensagem

Ana, a idosa profetisa viúva pode estar representando o próprio povo de Deus. A aliança com Deus, o seu casamento feliz, se perdeu por causa de sua infidelidade. Mas, a idade de Ana, 84 anos, sugere que depois de uma longa peregrinação no deserto, chegara a hora de ingressar na terra prometida; chegara a hora da realização das promessas de Deus. E Deus tinha prometido um Salvador, alguém que restauraria definitivamente a aliança. O próprio texto nos ajuda a entender essa novidade: “Ana chegou nesse momento e põe-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém”. Como Simeão, ela também reconheceu, naquela criança, a realização das promessas de Deus, a chegada do prometido. E assim, louvou muito a Deus e saiu evangelizando seu povo, comunicando-lhe essa boa notícia.


Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém (Lc 2, 38)

Vivendo a palavra

Senhor Jesus, 
Ficamos felizes de compreender, em tua palavra de hoje, o sentido de tua vinda ao mundo. Em Simeão e Ana, vemos o teu povo abrindo os braços para te acolher. Ele, reconhecendo que Deus tinha te enviado como Luz para as Nações. Ela, reconhecendo que Deus te enviou para restaurar a aliança. És o salvador prometido a Israel, teu povo. És o salvador deste mundo que se afastou de Deus e nem mais o conhece e ama. Vieste para nos reconciliar com o nosso Criador e Pai, para nos reintegrar em nosso lugar de filhos amados, exilados daí pelo pecado. Obrigado, Senhor. Que este tempo de natal nos ajude a compreender o sentido de tua vinda. E a te acolher de todo coração. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Para você entender melhor a explicação de hoje, peço que , além de ouvir, você l-e-i-a esta Meditação, atentamente. Quando lhe envio a meditação, sempre faço uma pequena apresentação indicando o link para o texto. É só você clicar no link e já estará em meu blog www.padrejoaocarlos.com. É lá que está o texto. Bom proveito. 

E eu tenho um convite especial para você, neste penúltimo dia do ano velho: participe conosco da Santa Missa que celebraremos hoje, às 11 horas da manhã, pelas redes sociais. Será a Santa Missa da Gratidão. Toda Missa é de ação de graças, claro, mas nesta queremos louvar o Senhor particularmente por todas as bênçãos e graças recebidas neste ano. Mesmo se não for possível acompanhar a Santa Missa, apresente os seus motivos de ação de graças neste formulário que estamos lhe enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



26 comentários:

  1. Gratidão imensa meu Deus. Nesse ano que está terminando estou aqui viva com saúde. Não existe graça maior. Muito obrigado meu Deus 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Jesus Cristo dou graças por todas bençãos derramadas a mim e o mundo e te louvo e te bem digo o teu santo nome. Espero em vós por sua misericórdia a salvação pra Terra Prometida. Vem Senhor Jesus salvar a todos no mundo. E peço a graça para todo os doentes, enfermos e agonizante a, pela conversão, desempregados e pelo fim da violência. Amém.

      Excluir
  2. Gratidão, meu Senhor e meu Deus, por tantas bênçãos recebidas. Pela saúde minha e dos meus familiares. Por Vossa presença em todos os momentos de nossa vida. Amém!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada meu Deus por mais um ano que termina com tantas tribulações mais o Senhor me deu a graça da saúde e a toda minha família, GRATIDÃO

    ResponderExcluir
  4. Sou grata a Deus por ter permitido que o padre João Carlos compartilhe conosco todos os dias, a reflexão de Sua palavra. Através de um amigo, que compartilha todos os dias no grupo do Whatsapp, (Grupo Da Divina Misericórdia ), é que tomei conhecimento e passei a acompanhar todos os dias. Que Deus nos abençoe! Meu abraço fraterno padre João Carlos, é um feliz ano Novo!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Senhor pelas graças e bençãos que recebi e minha família recebeu este ano: comigo as viagens que fiz com meu marido. Doença crônica estabilizada, agora um pouco desestabilizada mas Deus vai curar outra vez; saúde do meu marido boa; sobrevivemos bem ao Covid 19, mesmo sendo grupo de risco. Minha filha aprovada em teste público; minha família com saúde. Família do meu marido com saúde, neta nasceu saudável, pais farão matrimônio. Muitas bençãos senhor. Obrigada meu bom Deus.

    ResponderExcluir
  6. Meu ano foi um encontro com os Carismáticos

    ResponderExcluir
  7. Meu 💞 se alegra com a palavra

    ResponderExcluir
  8. Amém bom dia padre sua benção! Muito edificante a palavra de hoje obrigado padre Deus o Abençoe sempre. Obrigado Jesus por tudo na minha vida obrigado pela minha família pelas minhas filhas e netos só tenho a agradecer por tudo 🙏🏼

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Senhor por cuidar de mim e de minha família durante esse ano,sou muito grata por ter nos livrado da covid e todas doença contagiosas,Glorias a te Senhor,obrigado por tudo🙏

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pela cura do Rafael,Obrigado pela posse definitiva da chácara, sou muito grata a te 🙏

    ResponderExcluir
  11. Gratidão Senhor por esse ano,por eu estar viva!!!

    ResponderExcluir
  12. Meu pai só agradecer por eu e minha família estarmos com saúde e agradeço por tudo de bom que nos deu neste ano e peço muita saude e paz para o ao que se inicia!

    ResponderExcluir
  13. Gratidão a te senhor por mais um ano de vida por cuidar de mim e de minha família que sua luz é presença permaneça sempre conosco

    ResponderExcluir
  14. Gratidão Jesus pela vida

    ResponderExcluir
  15. Senhor sou grata por todos os livramento que fizestes em minha vida e na vida deles amados familiares. Obrigada Senhor!
    Peço a ti que receba na minha mãe, que faleceu esse ano,na sua glória.
    E na esperança da volta de Jesus pra resgatar a fé em amor de todos sigo até que meu tempo aqui tenha terminado.
    Bem dito seja o Teu Santo Nome, amém.

    ResponderExcluir
  16. Somente agradecimentos ao nosso Pai Eterno Jesus Cristo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada meu Deus, por ter me concedido mais um ano de existência, juntamente com a minha família. Obrigada, por termos vencidos várias turbulências e tempestades.
      Continue sempre presente em nossas vidas e nos conceda um ano de muitas graças e realizações.

      Excluir
  17. Ação de GRAÇAS à STSSIMA TRINDADE, à Nossa MAE MARIA,aos ANJOS,SANTOS(A)Por tds as bençãos 🙏 abençoe e graças recebidas,neste ano que dinda.Agradeço pela proteção a tds os meus filhos(as e netas.Obrigada pornaoperdermos a FÉ e a ESPERANÇA em dias melhores,por estarmos TDS vivos,com saúde.JESUS,eu confio em VÓS!Que o DEUS MENINO derrame sobre nós SUA LUZ!PAZ para tds as famílias e para tds as NAÇÕES!Em tdo o UNIVERSO GLÓRIA à DEUS!🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde Padre João Carlos.Paz
    Mais um ANO se aproxima e enquanto ele não chega eu agradeço a DEUS pelos dias vividos, apesar dos momentos dificeis que atravessei em 2021
    À GRATIDÃO é um dos mais belos deveres humanos. Todos devem reconhecer os benefícios ou as
    graças que recebem. A GRATIDÃO
    é a companheira da harmonia ...
    GRATIDÃO PELA VIDA E FÉ NA CAMINHADA...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  19. Criador inefável, eu LHE agradeço pela vida da profetisa Ana. Contudo, me conceda a graça de fugir do pecado. Me conceda a graça de vencer o maligno. Me conceda a graça de viver o Evangelho. Me conceda a graça de fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça de servi-Lo, no VOSSO templo. Me conceda a graça de fazer bons jejuns e boas orações. Me conceda a graça de louvá-Lo com amor. Me conceda a graça de seguir o caminho da libertação. Me conceda a graça de viver cheio de sabedoria e cheio de graça. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Boa Noite Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estivemos em Oração para o Amor na Fé em Jesus e na Palavra e que possamos estar preparados para receber Jesus Sempre em todos os dias de nossas vidas. Salve Maria, Mãe do Salvador e Nossa Mãe 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS