PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A MÃE DO PRÍNCIPE DA PAZ

A MÃE DO PRÍNCIPE DA PAZ



1º de janeiro de 2022

Santa Maria, Mãe de Deus

EVANGELHO


Lc 2,16-21

Naquele tempo, 16os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. 17Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. 18E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. 19Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. 20Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. 21Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.

MEDITAÇÃO


Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração (Lc 2,19)

Apesar de não ser uma festa religiosa, a passagem de ano desperta em nós muitos sentimentos religiosos. Deus é o senhor do tempo e da eternidade. Ele é o Criador de tudo. E ainda estamos sob o impacto da grande festa do natal. A vinda do Salvador ao mundo, isso sim, é um novo começo para a humanidade. Nesse clima, fechamos hoje a oitava do natal, com a festa de Santa Maria Mãe de Deus.

Festejando a maternidade divina de Maria, continuamos de olhos fixos no presépio, contemplando o grande mistério da encarnação do Verbo. Deus realizou a promessa de enviar o Messias. São Paulo, na carta aos Gálatas, explicou: “Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva”.

Ao tornar-se humano, encarnando-se no seio da Virgem, o Filho, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, não deixou de ser Deus. Ele é, agora, inseparavelmente, homem e Deus. Por isso, reconhecemos a maternidade divina de Maria. Ela é mãe de Jesus, que é verdadeiramente homem e Deus.

No clima do natal, contemplamos, hoje, a Virgem Maria e observamos, com admiração, suas atitudes e seus sentimentos em relação a esse mistério que estamos celebrando, a encarnação e nascimento de Jesus. O evangelho de hoje nos leva a Belém, junto com os pastores. De fato, natal é Belém. Se esse tempo de festas não nos leva à manjedoura da Gruta de Belém, podemos estar celebrando o natal de qualquer um, menos o de Jesus.

Contemplemos a mãe de Deus nessa cena de Belém. Aprendamos com ela a acolher e admirar esse mistério da encarnação do Filho de Deus. Três atitudes suas nos chamam a atenção, hoje.

Primeira atitude. A atitude de testemunha de Jesus. Os pastores a encontram ao lado da manjedoura, junto com seu esposo José. É ali que, mesmo sem muitas palavras, ela está nos falando da obra de Deus que enviou o seu Filho ao mundo, por meio dela. É nela que o Verbo se fez carne. Ela é a testemunha da humanidade de Jesus. Ele é de nossa raça humana, por meio dela. Um Jesus sem Maria não é o Jesus do evangelho. No nascimento, na infância, no ministério público, na cruz... Maria está sempre presente. Ela é a testemunha da humanidade do Senhor.

Segunda atitude. A atitude de contemplação da obra de Deus. Quantas experiências de fé a jovem mãe já coleciona! A anunciação do anjo, a visita à Isabel, os acontecimentos de Belém... e tudo isso ela guarda e medita no coração. Medita para compreender a vontade de Deus. Medita para admirar a obra de Deus. Tem um coração contemplativo, orante, uma caixa de ressonância da obra de Deus. Um natal sem oração, sem meditação da palavra de Deus não é o de Belém. Não é o de Maria.

Terceira atitude. A atitude de educadora do enviado de Deus. Apesar dos sinais maravilhosos de Deus, Maria e seu esposo José prosseguem sua vida, com grande simplicidade. Oito dias depois do parto, circuncidam o menino, como mandava a lei de Israel. Dão-lhe o nome que o anjo indicou: Jesus. Assim, vão integrando sua criança na herança do povo que vivia em aliança com Deus. A encarnação é também a inserção da criança naquela cultura, na fé dos patriarcas. Assim, o filho de Deus será também o filho de Davi.

Guardando a mensagem

A solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, neste primeiro dia do ano, nos dá a oportunidade de ingressar no novo ano com os sentimentos e atitudes da Mãe do Salvador. Como ela, renovemos nosso compromisso de ser testemunhas do Senhor, onde estivermos, todos os dias deste ano. Cabe-nos, igualmente, uma atitude de contemplação da obra do Pai que enviou o seu Filho para nossa salvação. É o nosso compromisso com o conhecimento da Palavra de Deus e do seu sentido para nossa vida. A Santa Mãe também nos inspira na arte de sermos bons educadores da nova geração de filhos de Deus. As crianças e adolescentes de hoje dependem do nosso testemunho e de nossa mediação educativa para conhecerem, amarem e seguirem Jesus, o filho de Deus e de Maria.

Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração (Lc 2,19)

Rezando a palavra

Oração do Ano Novo

Deus e Senhor nosso, senhor do tempo e da eternidade,
A ti, toda honra e toda glória, agora e para sempre.
Nós te consagramos, Senhor, todos os dias deste novo ano,
colocando sob tua proteção todos os nossos passos, propósitos, projetos e sonhos.
Derrama agora, Pai Santo, tuas bênçãos de saúde, paz e sabedoria sobre nós, nossas famílias e todos os que amamos.
Que 2020, com a tua graça, seja de paz, de crescimento na fé e de prosperidade para todos nós, teus filhos e filhas.
Que em nossa vida, nos 365 dias deste novo ano,
brilhe a luz do teu filho Jesus, nosso Salvador.
A Virgem Maria, Mãe de Deus e nossa, nos sustente com seu exemplo e sua intercessão. Amém.

Vivendo a palavra

Neste Dia Mundial da Paz, dirija uma prece especial à santa mãe do Príncipe da Paz, em favor da paz no mundo.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




10 comentários:

  1. Bom dia e Feliz Ano Novo Padre João Carlos e que Jesus nos ilumine Sempre 🙏

    ResponderExcluir
  2. Feliz Ano Novo Pe. João Carlos. Obrigada por levar a Palavra de Deus a nossa vida. Nesse início de ano farei uma cirurgia muito delicada. Peço as sua orações. Seja feita a Vontade de Deus!

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos um ano novo para o senhor abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho
    Padre João Carlos assim seja essa linda mensagem para o ano novo que o senhor nos
    enviou.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Maria mãe de Deus,leve nosso pedido para construir um mundo diferente pelo reinado da paz e amor para a salvação da humanidade.🙏🙋😍🌹💕
    Um ano novo de muita paz saúde e sucesso e felicidades para todos nós

    ResponderExcluir
  4. Feliz Ano Novo 2022 repleto de paz, saúde, esperança e muita sabedoria para escolhermos o caminho de Deus para nossas vidas. Amém!

    ResponderExcluir
  5. Jesus,nos dê a Paz no Novo Ano de 2022 para que possamos conseguir vitórias na nossa caminhadas de tantas tragédias, abra os corações dos governantes para que o povo do nosso Brasil seja felizes.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1/1/22 17:49

    Boa tarde Padre João Carlos.
    O PRÍNCIPE DA PAZ TE DE A PAZ.
    FELIZ ANO NOVO REPLETO DE SAÚDE E PROSPERIDADE...
    Ester de Campinas São Paulo

    ResponderExcluir
  7. Deus, Pastor eterno, eu LHE agradeço pelo Solenidade de hoje. Entretanto, me ajude com a VOSSA bênção, a VOSSA paz e a VOSSA compaixão. Me ajude ser um bom filho. Me ajude ficar cheio do Espírito Santo e da VOSSA graça. Me ajude guardar os bons ensinamentos. Me ajude meditar santamente. Me ajude glorificá-Lo e louvá-Lo com amor. Me ajude viver o meu batismo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Rosa Maria de Caucaia Ceará Jesus mim viver meu batismo osso eu lhe peço por. Cristo nosso senhor Amém Maria gadava todas está coisas no coração

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre sua bênção pra mim e toda minha família feliz ano novo pro senhor e toda família e que Deus nos dê o necessário para vivermos bem este ano que se ennicia paz e bem para todos nós

    ResponderExcluir
  10. Que Maria,nossa mãe e mãe do Senhor faça que os homens do mundo inteiro olhem pelos seus amados filhos que sofrem com tantas guerras, chuvas ,desabamentos e falta de amor dos governantes pelos seus irmãos em Cristo que tanto sofrem pelas pessoas desonestas. Que tenha.os um mundo melhor em 2022.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS