PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O DIA EM QUE JESUS CHOROU

O DIA EM QUE JESUS CHOROU

 



18 de novembro de 2021

EVANGELHO


Lc 19,41-44

Naquele tempo, 41quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42“Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”.

MEDITAÇÃO


Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar (Lc 19, 41)

Você já esteve em Aparecida? Quando se avista, ainda longe, a cúpula do Santuário Nacional, vem um aperto no peito, uma emoção que leva o peregrino às lágrimas. Acontece o mesmo quando você vai chegando a Juazeiro do Norte ou à Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O povo de Deus amava a cidade santa de Jerusalém. Os salmos falam disso: “se eu me esquecer de ti, Jerusalém, que minha língua se cole na minha boca”. Em cada romaria, chegavam à cidade santa milhares de pessoas do país e de fora. Jesus mesmo, desde os 12 anos, participava anualmente de peregrinações à cidade santa.

A cidade estava construída sobre o Monte Sião. De longe, ela era vista toda cercada de uma grande muralha, com seus portões altos, belos palacetes e o grande Templo de Deus. Quando o Peregrino vinha chegando, ao ver no horizonte a bela cidade de Davi, ficava emocionado. Estava chegando à Cidade de Deus, à casa da grande família do povo da aliança.

No evangelho de hoje, Jesus vinha chegando, como peregrino, com seus discípulos, depois de muitos dias de viagem a pé. Estavam chegando para a festa da páscoa. Quando Jesus avistou a cidade, ficou emocionado, começou a chorar. A primeira razão das lágrimas do nosso Mestre, com certeza, foi a emoção de estar chegando à cidade santa, por tudo que ela representava afetivamente para um judeu piedoso como ele.

Mas, havia uma segunda razão para aquela emoção tão forte. Olha o que ele disse: “Se tu compreendesses hoje o que te pode trazer a paz!”. É que aquela cidade, representação do próprio povo de Deus, não o tinha reconhecido como o enviado do Pai. Apesar de todo o seu trabalho profético, por todo o país, Jerusalém continuava agressiva e impenitente. Estava, na verdade, armando-se para entregá-lo aos estrangeiros romanos e para exigir a sua condenação como malfeitor. Que pena, que chance estava perdendo, não reconhecendo a visita que estava recebendo!

Mas, há uma terceira razão para as lágrimas do Senhor. Ele sofre no coração porque enxerga mais: Jerusalém vai ficar entregue ao seu pecado. A consequência disso será a destruição, que em breve aconteceria pelas armas dos romanos. Não ficaria pedra sobre pedra. Jesus se entristece, se emociona, chora. Os discípulos ouviram o lamento dele: “Não conheceste o tempo em que foste visitada”.

Tenho certeza que Deus não nos mandou esta pandemia que vem nos afligindo por quase dois anos. Mas, quem sabe se ela não esteja sinalizando a destruição que o pecado gera no mundo, pelo modelo predador com que nos relacionamos com o meio ambiente, a arrogância com manipulamos a vida humana e a indiferença com que tratamos os nossos semelhantes. Rezemos para que a humanidade chegue a conhecer Jesus, amá-lo e segui-lo. Só ele é o caminho, a verdade, a vida.

Guardando a mensagem

A cidade de Jerusalém não acolheu Jesus, não reconheceu o dia que Deus marcou para o seu encontro com o Messias. Jerusalém pode ser também uma representação de sua própria vida, de sua família, de sua comunidade. Hoje, o Senhor nos visita, porque hoje é o dia salvação. Faça como Zaqueu, abra as portas de sua casa e de sua vida para receber Jesus. Não faça como Jerusalém, que fechou as portas para ele, que o perseguiu e o executou fora da cidade. O fim de Jerusalém é o fim de qualquer pessoa, família ou comunidade que perca a grande chance de acolher Jesus, de se converter, de abrir seu coração para o Reino. O que o fechamento para Deus, o pecado, realmente produz é a destruição.

Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar (Lc 19, 41)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Estavas chegando, a pé, à cidade santa, depois de muitos dias de viagem, em que além da distância, estavas cuidando da formação dos teus discípulos. Sentiste o coração apertado ao avistar Jerusalém, que aprendeste a amar como judeu piedoso que eras. A tua emoção de peregrino se misturou com a tristeza do fechamento do teu povo à tua presença de enviado do Pai. Antevias, com aflição, os dias da tragédia da destruição da cidade santa pelos exércitos romanos. Senhor, que nossas famílias e nossa sociedade não se fechem à tua presença ou fiquem indiferentes à pregação do teu Evangelho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Se você tiver um tempinho, hoje, reserve uma hora para estar conosco na Santa Missa. Como toda quinta-feira, celebro às 11 horas, com transmissão pelo rádio e pelas redes sociais. Já estou lhe enviando o link. De toda forma, use o formulário para colocar o seu pedido de oração. Vamos rezar por você e suas necessidades. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus esteja sempre presente em sua vida e no seu coração, hoje e sempre.
    O DIA EM QUE JESUS CHOROU
    Quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a Cidade, começou a chorar ( Lc 19, 41 )
    As cidades precisam de Jesus, precisam de conversão, precisam acolher o evangelho. A humanidade precisa de Jesus...
    Uma abençoada quinta-feira à todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei emocionada com a Palavra.ontem iniciei meu caderno Espiritual.Eu envio seu áudio padre para mais de 30 pessoas no meu watssap.A benção

    ResponderExcluir
  3. Peço pela minha saúde e a saúde de todos. Que Deus nos proteja e nos livre dessa pandemia amém.

    ResponderExcluir
  4. Graças à Deus. Deus abençoe nossa vida e nossa família sempre. Bom dia Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre, peço saúde, proteção e paz para minha família e para todos, entrego minha vida nas mãos do nosso Senhor Jesus Cristo amém

    ResponderExcluir
  6. .Bom dia padre , que Deus te faça feliz. E peço saúde e paz pra minha casa ,e todos os meus irmãos e meus sobrinhos e afilhados. Abencao padre.

    ResponderExcluir
  7. Hoje é aniversario de minha Neta Ana peço oracoes para ela. 21 anos.que Deus a ABENÇOE.

    ResponderExcluir
  8. BOM dia peço oração a Deus por um milagre na vida do meu esposo Antônio Almada Moreira que sofreu um avc e esta muito mal , para os médicos e quase impossível para Deus e so um ato de amor

    ResponderExcluir
  9. Graças e louvores sejam dados a cada momento ao Santíssimo e divinissimo sacramento...Glória e louvor ao Pai que em Cristo nosso Senhor Jesus Cristo nos amou.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos que o seu dia seja muito abençoado e iluminado que papai do céu sempre te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho e estou aguardando a celebração maravilhosa que o senhor faz
    Com tanta dedicação para no conduzir ao pai e ser um verdadeiro cristão.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus, és abrigo, doce Espírito,nosso alimento.
    Sem ti não há valor em nós, samos vaso de barro proto a ser quebrado,a tua presença é tudo que precisamos,nunca dá as costas para ti Senhor
    Jamais quero ficar sem tua presença na minha vida faz morada no meu coração e no meu lar que a minha família que eu coloquei o senhor como o verdadeiro amor da minha vida para está sempre na minha presença, és paz e amor
    🙏🙋😍🌹💕
    Que jesus esteja fazendo morada em cada lar cristão

    ResponderExcluir
  11. Peço oração pelo meus familiares minha mãe 🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Tem misericórdia da fala de minha filha pai,pela saúde e paz de toda minha família e amigos ,pelos doentes triste abatido desempregado,individado eu t peço senhor ,Gratidão por tudo senhor

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Padre JOÃO.Este Evangelho de hoje me toca o coração.Senti a mesma emoção descrita na chegada de JERUSALÉM e em tds as cidades que visitei:em Israel e na Palestina,por onde JESUS viveu e andou,inclusive no EGITO.Até fizemos uma esperiência no deserto(outubro de 2014)🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor em Jesus e que possamos ser iluminados como Pedras Vivas da Igreja do Senhor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  15. Deus de poder e misericórdia, eu LHE agradeço pela Dedicação da Basílica de São Pedro e São Paulo. Entretanto, me conceda a graça de fugir da apostasia e do pecado. Me conceda a graça de ser fiel a Jesus, a VOSSA igreja, a VOSSA aliança, as VOSSAS leis e os VOSSOS mandamentos. Me conceda a graça de seguir o caminho da paz, da justiça e do direito. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Pe.João Carlos, suas palavras são um bálsamo para as nossas almas. O Senhor te ilumine e te abençoe sempre. Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor!

    ResponderExcluir
  17. Vem Senhor Jesus transformar a vida de todo aquele(a) que crê no Senhor, a fim de que possamos dar testemunho de ti com gestos concretos de amor e misericórdia.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus Cristo lhe proteja sempre amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. O análise do meu documento na caixa econômica federal ser aprovado para comprar do meu imóvel.Obrigado senhor Deus .

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS