PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: MINHA CASA SERÁ CASA DE ORAÇÃO

MINHA CASA SERÁ CASA DE ORAÇÃO



19 de novembro de 2011
Dia dos Mártires das Reduções Jesuíticas 
(São Roque e companheiros)

EVANGELHO


Lc 19,45-48

Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.

MEDITAÇÃO


Jesus disse: Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’ (Lc 19, 46)

Jesus expulsou os vendedores. Mas, os vendedores eram apenas funcionários de quem comandava o Templo. No evangelho de hoje são nomeados os que queriam matar Jesus: os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo (os anciãos). Eram esses que controlavam o Templo; eles é que eram os donos do comércio de animais para o sacrifício e do câmbio de moedas. Eram esses que se beneficiavam daquele dito “sacro comércio”.

E porque se fazia aquele comércio no Templo? Bom, os animais – bois, ovelhas e aves – serviam para os sacrifícios em honra de Deus. E o câmbio era porque o Templo tinha a própria moeda. E, quem chegasse com “dinheiro do mundo”, deveriam trocá-lo pela moeda do Templo, para poder fazer sua oferta e comprar os animais para o sacrifício. Assim, na mentalidade deles, as coisas santas não seriam contaminadas com coisas impuras, como dinheiro estrangeiro.

Olha o que Jesus disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vocês fizeram dela um antro de ladrões”. Por que Jesus disse isso? Quem eram os ladrões: os vendedores ou os donos daquele comércio? Bem, aquele grupo que estava na liderança do Templo estava mais interessado na busca dos seus próprios interesses do que na glória de Deus. O Templo de Deus devia ser a casa do povo de Deus. Mas, se tornara coisa deles. Digamos assim, que, em certa medida, eles sequestraram a casa do povo de Deus, fazendo dela uma propriedade sua, um modo de ganhar dinheiro e de manter o seu poder. Aquele estilo de religião tinha roubado o Templo do seu povo.

Mas, há ainda outra razão pela qual Jesus disse que eles tinham transformado o Templo num antro de ladrões. A vocação daquele grande Templo da nação judaica era ser casa de oração, casa de encontro com Deus. Pela oração, os filhos se reuniam com o seu pai, recordavam as grandes obras de Deus em seu favor, a começar pela libertação do poder do faraó, da entrada na terra da promessa vencendo os reis cananeus. A casa era um testemunho de todo a história da salvação desse povo. Uma casa de oração, de memória, de exaltação da glória do Deus fiel. Mas, Jesus disse que o transformaram num antro de ladrões. E o que será que esses ladrões estavam roubando? Eles transformaram o relacionamento do povo com Deus numa relação comercial. Parecia que os fiéis, com suas oferendas e sacrifícios, estavam comprando a benevolência de Deus, o seu perdão, a sua bênção. Aquele estilo de religião tinha roubado Deus do seu povo.

Guardando a mensagem

Os dirigentes do Templo eram representantes de grupos muito poderosos e influentes no país. Jesus denunciou que eles tinham feito da Casa de Deus um antro de ladrões. Ladrões eram eles, porque estavam tirando o Templo do próprio povo de Deus; e estavam transformando o relacionamento com Deus num balcão de negócios, tirando Deus do seu povo. Que coisa preciosa é a religião! Que coisa santa é um Templo! Mas, todo cuidado é pouco para que não se transforme a religião em mais uma fonte de exploração e de opressão, e, o pior, em nome de Deus.

Jesus disse: Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’ (Lc 19, 46)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tua ação no Templo de Jerusalém, expulsando os vendedores e denunciando os ladrões, valeu como uma purificação da religião de Israel e de toda religião. Temos que tomar cuidado para que a religião não se torne uma fonte de exploração, de enriquecimento e de controle das pessoas por gente poderosa e interesseira. Contigo aprendemos que a religião que praticamos em nossos Templos deve nos ajudar a viver em fraternidade, na comunhão com o Senhor nosso Deus e Pai. Senhor, hoje celebramos os mártires das reduções jesuíticas (o paraguaio São Roque e os espanhóis Santos Afonso e João).  Eles te imitaram: doaram a sua vida em defesa dos povos indígenas da América do Sul.  Dá-nos, Senhor, que a exemplo desses irmãos mártires, caminhemos perseverantes na fé que professamos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Todo mundo tem a sua paróquia, uma comunidade eclesial à qual pertence e onde vive e celebra a fé. Em geral, é a que está mais perto da própria casa. No seu caderno espiritual, escreva o nome de sua paróquia, o nome do seu padroeiro ou padroeira e o nome do pároco.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

10 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.paróquia sagrado coração de Jesus o meu pároco é padre Augusto.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Minha paróquia próxima à minha casa é do Santuário de Nossa Senhora do Pilar da Graciosa em Antonina-Pr.
    Nosso pároco é reitor e o Padre Tiago Machado.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos, que Deus nos abençoe sempre. Minha paróquia é a Sagrada Família em Nova Mutum e o nosso Padre é o Padre Rodrigo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos que sua sexta
    Feira seja abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Homens com sua ganância fazem o templo de Deus como fosse uma empresa.
    A busca insaciável de riquezas e poder
    obscurece a mente.
    Transforma em pedra o coração do ser humano.
    A ganância faz esquecer valores que são eternos.
    🙋🙏😍🌹💕
    Uma ótimo dia abençoado para todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha paróquia é Nossa Senhora do Patrocínio, na cidade de Remigio PB, meu pároco é padre Jardiel, minha diocese é de Guarabira , bispo: Dom Aldemiro

      Excluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Que o seu dia seja muito feliz e repleto de paz e bênçãos.
    JESUS disse: Está escrito: 'minha casa será casa de oração' ( Lc 19, 46 ).
    Padre João Carlos, JESUS está contigo.
    Caminhemos perseverantes na fé que professamos...
    Uma abençoada sexta-feira a todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Quando uma pessoa não está com Deus,ele torna o templo na casa dos ladrões. Vamos trabalhar para deixar está casa (nosso coração)puro e orante,em silêncio,atraindo Deus e nossos irmãos,para entrar e não sair.

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor em Jesus Eucarístico e na Humildade e que Jesus nos ilumine para os verdadeiros Valores da Vida. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  8. Que Deus tome conta do nosso país,e nos liberte das influências de todos os males. Que as graças de Deus nos conceda muitas bênçãos. Minha paróquia é Senhor do Bonfim Salvador -Bahia. O padre da nossa paróquia é padre Edson.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Arregace as mangas.

25 de abril de 2024   Dia do Evangelista São Marcos.     Evangelho    Mc 16,15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15...

POSTAGENS MAIS VISTAS