PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: JESUS É O NOSSO REI

JESUS É O NOSSO REI




21 de novembro de 2021

Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo

Dia Nacional dos Leigos e Leigas


EVANGELHO


Jo 18,33b-37

Naquele tempo, 33bPilatos chamou Jesus e perguntou-lhe: “Tu és o rei dos judeus?” 34Jesus respondeu: “Estás dizendo isto por ti mesmo ou outros te disseram isto de mim?”
35Pilatos falou: “Por acaso sou judeu? O teu povo e os sumos sacerdotes te entregaram a mim. Que fizeste?”
36Jesus respondeu: “O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus guardas lutariam para que eu não fosse entregue aos judeus. Mas o meu reino não é daqui”.
37Pilatos disse a Jesus: “Então tu és rei?”
Jesus respondeu: “Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”.

MEDITAÇÃO


Pilatos disse a Jesus: “Então tu és rei?” (Jo 18,37)

E chegamos ao encerramento do ano litúrgico, com a Solenidade de Cristo Rei do Universo. E, com esta celebração, festejamos também o Dia Nacional dos Leigos e Leigas. 

No evangelho, acompanhamos o inquérito de Jesus no tribunal de Pilatos. Este quer saber se Jesus é o rei dos judeus, o que andou fazendo para ser preso e se, de verdade, é rei. Jesus não responde se é rei dos judeus. Pergunta se isso era uma dúvida pessoal dele mesmo. Também não respondeu o que andava fazendo. Disse que o seu reino não era deste mundo. E se era rei, disse que sim, que veio dar testemunho da verdade.

Esse texto do evangelho de São João, que estamos lendo hoje, vem acompanhado por dois textos muitos especiais: o profeta Daniel e o Apocalipse. O escrito do profeta Daniel vem de um tempo em que o povo de Deus estava sofrendo muito, debaixo da opressão dos selêucidas, um grupo de cultura grega que perseguiu, matou e tudo fez para impor sua cultura e sua religião. O escrito do Apocalipse igualmente surgiu para animar comunidades perseguidas pela política do imperador Domiciano, que inclusive queria ser adorado como deus. Ser cristão era um crime a ser pago com a prisão e a morte cruel em espetáculos públicos.

No meio do sofrimento do seu povo, o profeta Daniel falou do filho do homem, um representante do povo sofredor, que recebia de Deus a realeza, um reino eterno. Em meio à perseguição do império romano, o apóstolo João, no Apocalipse, fala de Jesus, a testemunha fiel do amor de Deus, que fez de nós um reino e sacerdotes para Deus. No evangelho de hoje, o mesmo apóstolo João, conta como em Jesus, no meio de sua paixão, revela-se a sua realeza. Ele é rei de verdade, dando sua vida por nós.

Então, essa festa de Jesus Rei não vem num clima de exaltação, de ufanismo, de triunfalismo. É uma afirmação do senhorio de Deus, por meio do seu filho Jesus, no mundo, no meio de tantas dificuldade e provações. O povo de Deus, na perseguição dos selêucidas, pode sentir como Deus era rei e lhes fortalecia na resistência contra a invasão cultural dos gregos. As comunidades perseguidas por Domiciano proclamaram Jesus como rei que lhes precedia na fidelidade ao projeto do Pai, em contraposição à prepotência e à violência do império. As comunidades cristãs de todos os tempos, ouvindo a paixão de Cristo narrada nos evangelhos, tomam consciência que o único e absoluto senhor da história é Jesus, que perseguido e morto, reinou dando sua vida e, ressuscitado, vai à frente dos seus irmãos e irmãs na construção de um mundo onde reinem a verdade, a justiça, o amor e a paz.

Guardando a mensagem

Falar de Jesus como rei é um tanto perigoso. Podemos ser tentados a associar Jesus, com esse título de rei, aos grandes deste mundo. Se isto acontecesse, estaríamos desfazendo do evangelho, colocando Jesus na mesma galeria dos senhores deste mundo, que governam com a força das armas e nem sempre no interesse da maioria. Esse título de rei foi dado a Jesus em situações de sofrimento e perseguição do povo de Deus. Com Daniel, o povo se sentiu representado no filho do homem a quem Deus deu uma realeza eterna. Com o Apocalipse, as comunidades cristãs se sentiram fortalecidas na sua resistência à violência do império, ao se reconhecerem comunidade esposa do cordeiro imolado e vitorioso sobre a morte e o mal. No evangelho, contemplando Jesus em sua paixão e morte, reconhecemos claramente a sua realeza. Ele é rei dando a vida por nós, sendo testemunha fiel do amor do Pai até o fim. A cruz é o seu trono. Não é à toa que Pilatos mandou escrever aquela plaquinha no alto de sua cruz: “Jesus Nazareno Rei dos Judeus”. De verdade, ali ele era rei. Este, sim, é o nosso rei.

Pilatos disse a Jesus: “Então tu és rei?” (Jo 18,37)

Rezando a palavra

Vamos rezar com as palavras da Missa deste domingo:

Senhor Jesus,
Com óleo de exultação, tu foste consagrado sacerdote eterno e rei do universo. Oferecendo-se na cruz, como vítima pura e pacífica, tu realizaste a redenção da humanidade. Submetendo ao teu poder toda criatura, entregarás ao Pai um reino eterno e universal: reino da verdade e da vida, reino da santidade e da graça, reino da justiça, do amor e da paz. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

O que de melhor fazer hoje para celebrar o dia de Cristo Rei e Dia dos Leigos e Leigas? Sem dúvida, participar da Santa Missa em sua comunidade. 

Peço-lhe também uma prece por nós que estamos aqui em Juazeiro da Bahia, celebrando o 2º Congresso Eucarístico Diocesano, com o tema "A Eucaristia faz a Igreja".

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

10 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. Rei Rei Rei Jesus é nosso Rei.um feliz e abençoado domingo do senhor a todos.

    ResponderExcluir
  2. Amém Padre João! Louvado seja Deus por Seu Reino de AMOR entre nós! 🌹 Que O Bom Deus continue abrindo nossos olhos e corações e nos mostre como verdadeiramente devemos adorar o Seu Filho Jesus Cristo e aclamá-lo Rei! Que sejamos livres através do Seu Reinado em nossas vidas! Bom dia! O Espírito Santo de Deus conduza o senhor e toda sua equipe no Congresso Eucaristico de Salvador!

    ResponderExcluir
  3. Que o Senhor Jesus Rei do Universo,nos dê a graça de sermos abencoados e protegidos de todas e quais quer influências do inimigo,que a Paz esteja presente em nossos corações, em nossos caminhos ajudando a vencer as batalhas difíceis que vivemos,para que tenhamos um mundo melhor..

    ResponderExcluir
  4. Um ótimo domingo padre João Carlos em sua missão no Juazeiro do Norte seja um dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Nosso Rei, Rei dos reis, és tu Jesus.
    O teu nome tem poder,o inimigo estremece.
    Principe da paz, tempestade Ele é bonança, para a morte és vida, é incomparável e ilimitavel.
    Os cristãos em meio a intensa luta é este nome clamar.
    É a felicidade para todo ser.
    Jesus de Nazaré é nosso Rei🤴.
    🙋🙏😍🌹💕
    Um ótimo domingo de muita paz

    ResponderExcluir
  5. Rei,Rei,Rei!Jesus É nosso Rei! Parabéns Padre João Carlos, além de ser sua fã pelas lindas canções cantadas louvando ao nosso Deus, te quero muito bem, por nos ajudar na caminhada com Cristo! Que Deus te abençoe e
    ilumine sempre

    ResponderExcluir
  6. O único Rei Real,ele não quis títulos,submeteu as privassões humanas pra erguer todos a glória de Deus, nunca fez questão de se mostrar sempre sensato,ao contrário dos reis terrenos.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Padre João Carlos. Paz, saúde e serenidade...
    Que o Cristo Rei Soberano de Nossa vida venha reinar em toda ocasião: na saúde, na ação e sobretudo em nossos corações!
    Um excelente e abençoado domingo à padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Deus Altíssimo, eu LHE agradeço pela Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo. Todavia, me conceda a graça de servi-Lo com amor e fé. Me conceda a graça de ser libertado, dos meus pecados, pelo precioso sangue do REDENTOR. Me conceda a graça de viver a minha vocação. Me conceda a graça de glorificá-Lo. Me conceda a graça de dá testemunho da verdade. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estivemos em Oração para o Amor em Jesus Cristo Rei e Nosso Senhor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada padre João Carlos ,sinto-me realizada com o esclarecimento do Evangelho,todos os dias.Eu minha família nos sentimos abençoados.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Eu vim ao mundo como luz.

24 de abril de 2024   Quarta-feira da 4ª Semana da Páscoa.     Evangelho.   Jo 12,44-50 Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem c...

POSTAGENS MAIS VISTAS