PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A HISTÓRIA DA VIÚVA POBRE

A HISTÓRIA DA VIÚVA POBRE



22 de novembro de 2021

Dia de Santa Cecília, Dia do músico


EVANGELHO


Lc 21,1-4

Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. 2Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. 3Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. 4Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.

MEDITAÇÃO


Em verdade lhes digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos (Lc 21, 3).

Jesus observou que uma pobre viúva depositou duas pequenas moedas no tesouro do Templo. E valorizou essa participação, aparentemente tão pequena. Viu também pessoas ricas fazendo suas ofertas. Comparou a viúva pobre e os ricos piedosos. Os ricos ofertaram o que lhes sobrava. Ela ofereceu ‘tudo quanto tinha para viver’.

Veja bem, dando as duas moedas que lhe fariam falta, ela deu algo de si mesma. As duas moedas a ajudariam em alguma coisa, um pão, um pouco de leite, quem sabe... Não deu do que lhe estava sobrando. Propriamente, não deu coisas fora de si. Empenhou-se a si mesma nesta oferta. Deu-se a si mesma. A viúva a si mesmo se ofereceu em oferta.

Os ricos que depositaram muito dinheiro no cofre do Templo, ofereceram muita coisa, mas não ofereceram nada de si, compreende? Nada daquilo representava mesmo algo de si mesmos. Aquele dinheiro todo não lhes faria falta, era coisa que já estava sobrando. Jesus podia até elogiá-los reconhecendo que tinham sido generosos. Mas, não. Não estavam implicados na oferta. A viúva, ah essa sim, fez a maior oferta. Deu de sua própria vida, tirou do seu próprio sustento. Sacrificou-se ao dar. Na verdade, a sua oferta era ela mesma.

A história da viúva das duas moedinhas é um exemplo vivo do ensinamento de Jesus: “Quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome cada dia sua cruz e me siga”. A viúva renunciou a si mesma. O discípulo vê isso na vida do seu Mestre. Foi assim que Jesus realizou sua missão. Ontem, no evangelho da festa de Cristo Rei (Lc 23), vimos Jesus na cruz, oferecendo-se por nós. Não fez como a maioria dos nossos líderes que “salvam-se a si mesmos”. Ele entregou a sua vida em sacrifício, em nosso favor. Ele é o nosso rei, o nosso guia, o nosso pastor. O bom pastor dá vida por suas ovelhas. O que a viúva fez está em sintonia com o modo como Jesus realizou sua missão. Depositando duas moedas, tudo o que ela tinha, ela estava oferecendo-se a si mesma.

Guardando a mensagem

No gesto de dar uma oferta no Templo, a viúva pobre não deu apenas algo fora de si, que não a empenhava, nem a implicava. Especialmente, entregou-se a si mesma, deu-se na sua pobreza e na sua necessidade. E o que é que a viúva tem com você? É fácil: na sua relação com a Igreja (que está no lugar do antigo Templo), espera-se que você não dê apenas coisas, exteriormente. O evangelho da viúva indica que você precisa entregar-se a si mesmo, a si mesma. Não basta cumprir o preceito de assistir a Missa aos domingos. É preciso que você faça do seu domingo uma Missa. E o compromisso do dízimo? É, ele é importante, mas só vale mesmo se você for a oferta principal, não o seu dinheiro. Rezar é importante? Sim, se rezar for o modo de você reconhecer o amor de Deus, colocando-se às suas ordens. O que você faz ou dá não é o mais importante. Só é importante se sua vida estiver sendo oferecida e entregue no sinal da oferenda.

Em verdade lhes digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos (Lc 21, 3).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Temos que reconhecer que nosso dízimo e nossas ofertas na Igreja estão muito longe do sentimento de entrega da viúva. Ela propriamente se deu em oferta, oferecendo o que lhe faria falta. A nossa oferta deveria representar a oferta de nós mesmos a Deus, mas quase sempre são apenas esmolas e migalhas que representam apenas o nosso pouco compromisso com a Igreja e com a sua missão. Converte-nos, Senhor. Dá-nos o coração da viúva pobre que a si mesmo se ofereceu em sua oferta. Sendo hoje o Dia de jovem mártir Santa Cecília, nós te pedimos, Senhor, uma bênção para todos os que te servem com a música. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Será que o evangelho está lhe pedindo alguma mudança? Responda no seu caderno espiritual.

Estou lhe enviando o link para você se informar sobre o lançamento do meu novo álbum musical, no início de dezembro. Veja também, neste mesmo link, a novidade do livro que escrevi com a reflexão do evangelho de cada dia do ano que vem. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

9 comentários:

  1. Deus o abençoe e abençoe todos nós! Como seria diferente se todos nós seguissem os mandamentos de Cristo. Amém

    ResponderExcluir
  2. Onde se encontra o link do lançamento do livro que foi citado?? Me interessei...

    ResponderExcluir
  3. Também gostaria do link para o livro

    ResponderExcluir
  4. Também não encontrei o link enviado.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Padre João Carlos. Deus lhe abençoe infinitamente e lhe dê saúde e paz.
    À história da viúva pobre
    Dá-nos, Senhor, o coração da viúva pobre que a si mesmo se ofereceu em sua oferta.
    JESUS vê as intenções do nosso coração.
    Uma excelente semana com saúde e paz para você padre João Carlos e toda equipe da AMA...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e Parabéns por servir ao Senhor com Músicas Maravilhosas. Estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Caridade. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos um abençoado começo de semana e bem iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu
    caminho.🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos suas belas músicas são sua entrega a Deus, e toda bençãos que Deus derrama sobre o senhor, tocar nossos corações.
    Escutando o senhor cantar sinto no amor de Deus.🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  8. Deus te abençoe padre! Fez a gente pensar um pouco nossa missão.

    Quero o link do livro tenho interesse

    ResponderExcluir
  9. Ó Deus, que organizais de modo admirável o serviço dos anjos e dos homens, eu LHE agradeço pelo dom da saúde. Entretanto, me ensine fugir do pecado. Me ensine obter simpatia e benevolência das pessoas. Me ensine ser dócil a VOSSA proteção. Me ensine ter inteligência, sabedoria, entendimento e conhecimento. Me ensine fazer ofertas, da melhor forma possível. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS