PE. JOÃO CARLOS - BLOG DA MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Marta, Marta!

Marta, Marta!




05 de outubro de 2021
Dia de São Benedito e Santa Faustina Kowalska

EVANGELHO


Lc 10,38-42

Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

MEDITAÇÃO


Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas (Lc 10, 41)

Normalmente, vivemos ocupados e preocupados com muita coisa. Imaginamos que estamos fazendo muita coisa pela família, pelos outros e até mesmo para Deus. Talvez sua família precise de mais atenção do que de coisas. Com certeza, mais importante do que sua frenética ação é a direção do que você faz.

Jesus entrou num povoado e hospedou-se na casa de Marta. Sua irmã, Maria, sentou-se aos pés do Senhor e escutava sua palavra. Marta, ocupada com muitos afazeres, reclamou porque sua irmã não a estava ajudando no serviço da casa. Jesus observou que Marta estava muito ocupada com tanta coisa, quando uma só coisa é necessária.

Marta mostrou-se muito trabalhadora, muito preocupada com os afazeres da casa, super atarefada, tudo para receber bem o Senhor. Uma excelente anfitriã. Maria sentou-se aos pés de Jesus, como faziam os discípulos nas escolas dos rabinos. Estava escutando a sua palavra. Como discípula, estava aprendendo, atenta, interessada nos ensinamentos do Mestre. Ouvir a palavra do Senhor é fundamental para encontrar o sentido e a direção do que precisamos fazer. Na palavra do Senhor, o discípulo encontra a orientação de sua ação. Maria é modelo de discípula.

Jesus corrigiu Marta. ‘Uma coisa só é necessária, Marta. Você se preocupa e anda agitada com tanta coisa!’. O que será essa coisa necessária? A coisa necessária foi a que Maria escolheu. Podemos pensar assim: Marta está se ocupando com muitas coisas. Maria está se ocupando de Jesus. Marta atira para todos os lados, nos seus compromissos de dona de casa. Maria, escutando Jesus, está acolhendo uma direção para sua existência e para os seus compromissos.

De verdade, a gente, normalmente, faz muita coisa, corre muito, e sempre há mais o que fazer. O mais importante não é fazer muitas coisas, mesmo que seja para Deus. O necessário mesmo é ocupar-se de Deus, curtir a sua presença, acolher a sua palavra. E assim, encontrar um sentido e uma direção para sua vida e para suas atividades.

Guardando a mensagem

Marta foi uma boa anfitriã, fazendo coisas pra Jesus, ocupada com tantos afazeres na preparação da casa e do almoço. Maria foi uma discípula exemplar, ocupando-se de Jesus, atenta à sua pessoa, à sua palavra. Como estamos na Semana da Criança, podemos aplicar isso também aos pais. O principal não é fazer coisas para a criança, por mais necessário que pareça, como é trabalhar, fazer a feira, arrumar a casa, levar o filho para a escola. O mais importante não é fazer coisas pelos filhos ou enchê-los de presentes. É estar ao seu lado, participar de sua vida e do seu crescimento, curtir a sua presença, estar com eles. Estar presente. Isso é o mais importante. Marta se ocupa com muito trabalho. Precisa fazer como Maria: ocupar-se de Jesus.

Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas (Lc 10, 41)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
É muito nobre a ação, como também o compromisso do trabalho e o exercício da missão. É santo o tempo da oração, da escuta amorosa da tua palavra, para encontrar sentido para a ação, pra gente não virar escravo do trabalho, mas sermos sempre operários de tua vinha. Sem a oração, Senhor, nossa correria fica estéril. Fazemos muito e colhemos pouco. Com a oração, nosso esforço ganha luz e sentido. Fazemos menos e colhemos mais. Senhor, dá-nos um pouco de Maria, porque de Marta já temos bastante. Tranquiliza-nos aos teus pés, orienta-nos com tua palavra, conduze-nos com a tua luz. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Estamos no Mês Missionário, um mês para nos ajudar a crescer no compromisso da missão. E a missão se faz com o anúncio, o testemunho, a caridade, sustentados pela oração, pela contemplação. Este é o clima de nosso programa de hoje, terça-feira, no meu Canal do Youtube, começando às 20 horas.  O convite está feito. Espero por você.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Amém Padre João 🌹!É o que mais preciso: "um pouco de Maria"! Bom dia! Sua benção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém padre todos nós precisamos de um pouco de Maria. Boa noite e deus abençoe.

      Excluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. senhor dai nos um pouco de maria , pois de marta já temos .

    ResponderExcluir
  3. Exelente reflexión Pa. Carlos, saludos desde San Lorenzo Paraguay Bendiciones 🙏🇵🇾

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor em Jesus e na Palavra e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Padre João Carlos. Paz e serenidade em sua vida hoje e sempre...
    Amei a história de Marta e Maria...
    Senhor Jesus, tranquiliza-nos aos teus pés, orienta-nos com tua palavra, conduze-nos com a tua luz. AMÉM COM AS BÊNÇÃOS DO NOSSO DEUS DE BONDADE.
    Uma abençoada terça-feira à todos...
    Fiquem com Deus em seus corações.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo tarde iluminada e abençoada e papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Senhor eu quero viver nos teus braços sempre,pois o teu amor me mostra o caminho que devo seguir,arrebataste o meu coração,o teu amor me liberta do que não serve para o meu viver.
    🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  7. Não precisa deixar os afazeres diário para está na presença das atividades Cristã,mas ao exercermos tais funções é essencial renascer na alegria da existência na presença do bem maior,tudo na presença do Espírito Santo está bem fundamentados Marta Maria talvés fosse uma só,naquele momento uma comprendia a outra,pois cada m têm sua função social desenvolvem melhor cada atividade,Jesus até se beneficiou dos alimentos produzindo por Marta,mas Maria cuidou de aproveitar cada momento com Jesus que posteriormente partilhou entre elas os detalhes vividos naquela visita tão sagrada.E assim seguimos no encontro entre o físico e o espiritual que são divergentes,mas um completa o outro sendo Jesus testemunho das ações entre esses dois mundo essência ao crescimento humano.

    ResponderExcluir
  8. Temos que nos direcionar nos nossos afazeres ,conforme tudo que Marta e Maria fizeram com compromissos para com Deus. É importante estarmos em comunhão para com Deus.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.

Postagem em destaque

Como deve ser a nossa oração de pedido

06 de outubro de 2022 Quinta-feira da 27ª Semana do Tempo Comum EVANGELHO Lc 11,5-13 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 5“Se um...

POSTAGENS MAIS VISTAS