PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SENHOR, ENSINA-NOS A REZAR

SENHOR, ENSINA-NOS A REZAR




06 de outubro de 2021

EVANGELHO


Lc 11,1-4

1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos,4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”.

MEDITAÇÃO

Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos (Lc 11, 3)

‘Senhor, ensina-nos a rezar’, foi o pedido dos discípulos. No Pai Nosso, Jesus ensinou como e o quê dizer em oração. Está aí um modelo de oração. Era assim que ele rezava. É assim que um discípulo deve rezar. Nos evangelhos, ficaram duas versões dessa prece do Senhor. A de hoje, a de Lucas, é um pouco mais enxuta. Mas, nas duas versões – a de Mateus e a de Lucas – pede-se ao Pai o pão de cada dia.

Jesus nos ensinou a pedir ao Pai “Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos”. Pedimos o necessário para a nossa sobrevivência, não riqueza, fortuna. Nossa confiança está em Deus, não no dinheiro. É o Senhor quem nos sustenta, quem nos guarda, quem cuida de nós. Como disse Jesus, é só olhar como ele alimenta os pardais e veste de maneira tão bela as flores do mato. Com maior empenho, ele cuida dos seus filhos e de suas filhas, de sua comida, de sua roupa, de suas contas. Nossa confiança não pode estar no dinheiro, na segurança econômica. Nossa confiança só pode estar em Deus, nosso Pai providente. A nossa escolha de vida é o trabalho honesto, no qual, com a providência de Deus, garantimos a sobrevivência de nossa casa, vivendo com sobriedade e essencialidade. Nosso ideal não é a riqueza e o luxo. Amamos o trabalho e valorizamos a partilha. Confiamos em Deus.

Jesus sentenciou: “Mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. Não é ter muita coisa, muito dinheiro, muitos bens que resolve. A felicidade não está em ter bens. Precisamos ter o suficiente para viver com dignidade. Na verdade, o acúmulo de coisas, de dinheiro, de valores pode nos dar a falsa impressão de segurança, de independência, de autonomia, de felicidade. De falsa felicidade. O coração humano não se contenta com coisas. Um coração voltado para a riqueza desvia-se de Deus e faz do dinheiro o seu senhor. Não por a confiança no dinheiro. Como diz o salmo 131: “Põe tua esperança no Senhor”.

Jesus nos ensinou a pedir ao Pai: “Venha o teu Reino”. Em nossa realidade, muitos entre nós estão vivendo dias muito difíceis, numa situação de desemprego. E muitos outros sobrevivendo precariamente na informalidade ou no subemprego. Nosso modelo econômico é perverso: não se preocupa com o emprego e a distribuição de renda. A oração de Jesus nos ajuda a enfrentar essa situação com esperança. Temos um Pai que não nos abandona, que cuida de nós; um Pai que nos abre à solidariedade e ao sentido do bem comum. Ele nos sustenta na esperança que não nos deixa desistir, nos abre oportunidades, nos estimula a buscar alternativas e nova qualificação, nos educa no caminho da justiça e da fraternidade. 

Guardando a mensagem

Os discípulos pediram que Jesus os ensinasse a rezar. Jesus lhes ensinou como estar em oração, com as palavras do Pai Nosso. Nessa oração-modelo de toda oração cristã, Jesus nos disse para pedir ao Pai, entre outras coisas, o pão de cada dia. Não pedir riquezas, nem para ganhar na loteria. Pedir a graça da sobrevivência com dignidade. É a graça do trabalho, da remuneração decente. Pedir é querer estar em sintonia com o projeto de Deus, que é o Reino. Pedir o pão de cada dia é reconhecer que dele dependemos e prometer que tudo faremos para acolher o seu dom e a sua graça pelo estudo sério, pela qualificação profissional, pelo trabalho honesto, pela solidariedade, pelo compromisso com o bem de todos. 

Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos (Lc 11, 3)

Rezando a palavra

“Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação” (Lc 11,1-4)

Vivendo a palavra

Reze muitas vezes, no dia de hoje, à moda de jaculatória: “O pão nosso de cada dia, nos dai hoje”.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. Interesssante esta perspectiva de continuarmos a pedir a Deus que nos ensine a rezar. Muitas vezes me vejo confrontado de dificuldades quer emocionais, quer físicas e até económicas, mas não sei como apelar a Deus, ou penso que não estou a apelar como deve ser. E, numa única oração tão rica temos o necessário!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos . Que Deus o abençoe poderosamente com saúde e paz.
    Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos (Lc11,3)
    Senhor, ensina-nos a rezar...
    Bom dia à todos.
    Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. o pão nosso de cada dia nos dai hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Pe. João Carlos . Senhor ajudamos a compreender a grande importância que viver a tua palavra obrigado meu DEUS.

      Excluir
  4. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé em Jesus e na Palavra e que possamos agradecer e partilhar de Coração em tudo que recebemos. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde padre João Carlos que sua tarde seja abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Meu Deus e senhor, é o acúmulo de muitos dias bem vividos,de uma vida plena e uma pessoa piedosa, um futuro recompensador,
    para o bem-estar de nossa alma.
    Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos.🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  6. Pai, dai-nos a graça de ter tudo de bom em nossas vidas,pois é através do Pai que possamos adquirir tudo que precisamos para as nossas necessidades de forma honesta. O dinheiro é fundamental para o que precisamos, sem tirar dos de forma tão cruel como os poderosos fazem com os trabalhadores.O Pai nunca nos abandona e está presente entre nós.

    ResponderExcluir
  7. A graça de pedir o alimento diário nos dá esperança no processo entregar-se,ao Reino,pois na presença do básico nasce também outro desejo tudo na presença do senhor,nada de vaidade,basta querer o alimento!Mas come esse nada faltará,porque na Vida consagrada ao Deus,nada faltará se já temos o melhor é a presença concreta tesouro inestimável:Deus a presença do alimento fundamental ter-los é muito importante.Senhor nos auxiliar para permanecermos nessa linha cristã,alimentação física irritada do Espíritual,portanto permita que esse alimento nunca falte em nossas casas.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Pe.Joao Carlos, pela reflexão diária que recebo! Estou sempre aprendendo!Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Senhor misericordioso, fiel e justo, eu LHE agradeço pela vida de São Bruno. No entanto, me ajude evitar a mágoa, a irritação, a raiva, a ira, o aborrecimento. Me ajude rezar com fé e confiança. Me ajude seguir o caminho da salvação. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude viver o Pai Nosso. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus Cristo lhe proteja sempre é muito bom rezarei agradecer por tudo amém 🙏🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Senhor, mostra-nos o Pai!

27 de abril de 2024    Sábado da 4ª Semana da Páscoa.       Evangelho    Jo 14,7-14 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós m...

POSTAGENS MAIS VISTAS