PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: QUEM DEVE MAIS

QUEM DEVE MAIS




16 de setembro de 2021

Dia dos Santos Cornélio e Cipriano

EVANGELHO


Lc 7,36-50

Naquele tempo, 36um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa.
37Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume.
39Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que 40tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”.
Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, mestre!” 41“Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. 42Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?” 43Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”.
44Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. 47Por esta razão, eu te declaro: os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor”. 48E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. 49Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” 50Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz”.

MEDITAÇÃO


Simão, tenho uma coisa para te falar (Lc 7, 40)

Jesus estava na casa de um fariseu. Tinha aceitado o convite para uma refeição na casa dele. O nome desse fariseu: Simão. Um gesto de muita consideração desse Simão, não acha? Convidou Jesus, preparou uma refeição com muito gosto, chamou outras pessoas para estarem presentes. E Jesus, sempre admirável, aceitou o convite e está ali sentado à mesa do fariseu.

“Simão, tenho uma coisa para te falar”. “Fala, mestre”. Olha o tom cordial dessa conversa à mesa... Aí Jesus contou um caso. Um credor tinha dois devedores. Um lhe devia um dinheirão e não tinha com que lhe pagar. O outro lhe devia uma quantia pequena e também não estava em condições de quitar sua dívida. Aí, o credor perdoou os dois. Que bom coração tinha esse credor! Caso contado, aí veio a pergunta: ‘Simão, qual dos dois vai amar mais o patrão?”. Entenda a pergunta: qual dos dois vai ter mais amor, mais gratidão ao credor: o que devia muito ou o que devia pouco?

Se você fosse Simão, o que você iria responder? Quem teve sua grande dívida perdoada iria mostrar mais amor, mais gratidão, não é verdade? Foi o que Simão respondeu. Jesus concordou com a resposta. E apontou para uma mulher que estava lavando os seus pés. É o caso dela. Simão ficou surpreso. É que ele estava com uma desconfiança desde que aquela mulher tinha entrado na sala. A mulher, todo mundo conhecia, era uma pecadora, uma pessoa de má fama, coitada. E ela estava banhando os pés de Jesus com perfume. E o fariseu, no seu coração, tinha feito o seguinte julgamento: “Se Jesus fosse um profeta, ele saberia que tipo de mulher estava tocando nele”.

Quem era o grande devedor que não tinha com que pagar? Aquela mulher de má vida. Quem era o devedor de uma dívida menor, que igualmente não tinha com que pagar? Responda você! Quem era o que tinha um débito menor? Simão, o fariseu, claro. Que débito é esse? Os pecados. No final da conversa, Jesus disse à mulher que os pecados dela estavam perdoados. Claro que isso foi motivo de novas murmurações dos convidados.

Note que a pergunta de Jesus tinha sido: “Qual dos dois vai amar mais o credor?”. Percebe? O amor é a resposta de quem foi perdoado dos seus pecados. Simão mostrou pouco amor. A mulher mostrou muito amor. E como a mulher demostrou o seu muito amor? O evangelista descreveu sete ações dela. Na narração, estão contidos símbolos bíblicos do amor: o perfume, o beijo, as lágrimas. Olha as sete ações da mulher, a indicar o seu grande amor pelo Mestre que a perdoou de sua grande dívida, dos seus grandes pecados (vá fazendo a conta): trouxe um frasco de alabastro com perfume, ficou por detrás de Jesus, chorou aos seus pés, banhou os seus pés com as lágrimas, enxugou-os com os cabelos, os cobriu de beijos e os ungiu com o perfume. Mostrou muito amor.

Guardando a Mensagem

Pecadores, somos todos nós. Todos estamos em dívida com Deus. Como não temos como reparar nossos pecados, Jesus nos oferece o perdão de Deus, reparando ele mesmo nossos pecados com o sacrifício de sua vida. A resposta correta de nossa parte é ter um grande amor por Jesus e demonstrar-lhe esse nosso amor. Quem deve mais, certamente demonstrará mais sua gratidão, seu amor.

Simão, tenho uma coisa para te falar (Lc 7, 40)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
No Pai Nosso, na tradição de Mateus, ainda está aquela palavra que disseste: “perdoai-nos as nossas dívidas como nós perdoamos aos nossos devedores”. Nós te bendizemos, Senhor, porque és o nosso salvador e nos concedes o perdão dos nossos pecados. Nós grandes e pequenos devedores te damos graças por tua obra redentora. Essa palavra de hoje nos ensina a manifestar o nosso amor e nossa gratidão. Ajuda-nos a perdoar também a quem nos ofende, como somos perdoados por ti. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Quais são as suas manifestações de amor por Jesus? No seu caderno espiritual, faça uma lista de ações em que você tem demonstrado o seu amor pelo seu Senhor e Salvador.

Nesta quinta-feira, temos dois momentos especiais em que podemos nos encontrar na oração e no estudo da Palavra: a Missa, às 11 horas, e o 4o. Encontro do Curso Bíblico, às 15 horas, no meu canal do Youtube. O tema de hoje no curso bíblico é "As quatro recomendações do apóstolo". Espero por você.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

8 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos. Deus lhe abençoe e lhe dê Saúde e paz neste dia.
    Nós te bendizemos, Senhor, porque és o nosso salvador e nos concedes o perdão dos nossos pecados...
    Padre João Carlos, tenha uma linda e abençoada quinta-feira com Deus presente na sua vida...
    Fique com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. É na oração que eu demostro o meu amor por jesus .

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um lindo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho estou aguardando a sua celebração padre João Carlos.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Para amamos jesus, precisamos sentir o seu amor e ama-lo em resposta, essa é a missa da vida cristã e mostrar amor pelos nossos,dever de amar o próximo principalmente os irmãos na fé.
    O cristão está alicerçado no amor de Cristo por Ele.,🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  4. Padre João Carlos, suas palavras e reflexões muito me ajudam a ser uma pessoa melhor! Obrigada! Irei participar da Missa logo mais.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor em Jesus e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  6. Ter uma Vida onde o perdão seja a condição de aproximar de Jesus, pedimos na pai nosso o perdão,mas na hora de perdoarmos as coisas ficam diferente,porquê temos tanta dificuldade em nos colocar no lugar do outro?Pedimos a graça relacionada a Deus,mas não fazemos o mesmo em relação ao outro,dureza no coração,falta de compreensão,talvés!Mas por-se no lugar do outro é um exercício árdua que Cristo mostrou e devemos prática.

    ResponderExcluir
  7. Senhor da paz, eu LHE agradeço por ser cristão. No entanto, me conceda a graça de ser exemplo para os fiéis. Me conceda a graça de fazer boas leituras e boa exortação. Me conceda a graça de ensinar com perseverança. Me conceda a graça de viver melhor a minha crisma. Me conceda a graça de amar, perdoar e ser hospitaleiro. Me conceda a graça de ter bons e santos pensamentos. Me conceda a graça de seguir o caminho da fé e da paz. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Amém 🙏🏼🙏🏼🙏🏼

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Eu vim ao mundo como luz.

24 de abril de 2024   Quarta-feira da 4ª Semana da Páscoa.     Evangelho.   Jo 12,44-50 Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem c...

POSTAGENS MAIS VISTAS