PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: LIÇÃO DE TOLERÂNCIA

LIÇÃO DE TOLERÂNCIA


 

28 de setembro de 2021

EVANGELHO


Lc 9,51-56

51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado.

MEDITAÇÃO


Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los? (Lc 9, 54)

Jesus estava indo em peregrinação a Jerusalém. Na verdade, estava iniciando uma longa jornada que o levaria à cruz. O clima não era dos melhores, por isso os próprios discípulos estavam com medo e aconselhavam Jesus a desistir, a não enfrentar possíveis hostilidades por parte das lideranças do seu povo. Mas, Jesus estava decidido. E prosseguia a viagem.

Claro, durante a caminhada, precisavam pousar, a cada noite, em algum lugar. Assim faziam os peregrinos que iam a pé. Paravam em grandes grupos em praças, em bosques perto de cidades, em paradas conhecidas. Todo ano se repetia essa grande romaria da Páscoa. Normalmente, teriam que atravessar o território da Samaria. Muita gente preferia dar uma volta maior, mas não entrar em contato com esse povo considerado impuro, essa terra de gente que não partilhava da mesma religião do povo de Israel. Os samaritanos tinham seu Templo no Monte Garizim e, claro, por nada participavam de uma peregrinação a Jerusalém, a cidade santa dos judeus. Vocês se lembram daquele diálogo entre Jesus e uma mulher samaritana... só o fato de Jesus falar com ela já causou admiração aos próprios discípulos.

Então, a primeira coisa a considerar no texto é que Jesus e os seus discípulos estavam atravessando o território dos samaritanos e pretendiam pernoitar em algum lugar por ali. Esse fato nos faz perceber como Jesus agia sem preconceitos e sempre com muito respeito em relação às pessoas que pensavam de modo diferente dele. Anteriormente, os discípulos proibiram um cidadão que estava expulsando demônios em nome dele, mas não fazia parte do grupo deles. Jesus não concordou com a atitude dos discípulos. ‘Quem não está contra nós, já está a favor’. Olha, que sabedoria!

Bom, mas os samaritanos não gostaram daquela pretensão de Jesus pernoitar em suas terras. Não o receberam. Ficou todo mundo com raiva, menos Jesus. Vamos respeitar essa posição deles. Tudo bem. A resposta de dois discípulos tão próximos de Jesus mostra que eles tinham entendido pouco da pregação de Jesus até ali. Pedro e Tiago queriam mandar descer fogo do céu para acabar com tudo, queriam amaldiçoar aquela gente que fechou as portas pra Jesus. Jesus, sempre manso e humilde de coração, os repreendeu e seguiu viagem procurando rancho em outro canto.

Guardando a mensagem

Os samaritanos de uma aldeia negaram hospedagem a Jesus e aos seus discípulos, que estavam indo em peregrinação a Jerusalém. Os discípulos queriam adotar uma atitude de vingança e retaliação. Jesus não permitiu. Tirou por menos. Você já pegou a mensagem de hoje... Nada de intolerância, de hostilidade, de sentimento de vingança contra quem não gosta da gente. No tempo de Jesus, eram judeus e samaritanos. Hoje, temos evangélicos e católicos; cristãos e religiões de matriz africana ou espíritas... E existe até disputas e agressões entre grupos dentro da própria Igreja. A atitude de Jesus, que hoje contemplamos no evangelho, nos fala de tolerância, de respeito a pontos de vista diferentes, de abertura ao diálogo, de convivência respeitosa... Com Jesus, aprendemos a ser mansos e humildes de coração.

Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los? (Lc 9, 54)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Que belo exemplo nos deste. Os samaritanos foram abusados. Eles não te receberam, só porque ias com os teus discípulos em peregrinação ao Templo de Jerusalém. Os discípulos queriam mandar descer fogo do céu para destruí-los. Tu não o permitiste. E partiste para outro povoado. Facilmente, nos irritamos com quem não pensa igual a nós e queremos responder na mesma altura a quem nos contraria. Dá-nos, Senhor, a mansidão do teu coração para enfrentarmos com humildade e verdade todas as situações difíceis e para não sermos nunca elementos de discórdia e desunião dentro da tua Igreja. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

O mês de setembro está terminando. Hora de avaliação do caminho que fizemos. No início deste mês, em nosso programa no rádio e na Meditação, demos uma sugestão e fizemos um desafio. A sugestão: colocar a Bíblia em destaque em sua casa ou no seu local de trabalho. O desafio: ler a Carta de São Paulo aos Gálatas. 

VOCÊ CONSEGUIU REALIZAR O DESAFIO DO MÊS, A LEITURA DA CARTA DE SÃO PAULO AOS GÁLATAS? E A SUGESTÃO DE COLOCAR SUA BÍBLIA EM DESTAQUE?

Por favor, responda essas duas perguntas neste formulário que estou lhe enviando:  CLIQUE AQUI


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



8 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA! padre João Carlos, DEUS o guarde e o proteja com muita saúde, obrigada por sempre estar nos incentivando em nossa FÉ diária. Tenho aprendido muito com os ensinamentos do sr. Terminando o mês da Bíblia e graças a DEUS, li a carta de São Paulo aos Gálatas e pude vivenciar bem mais com a leitura e o curso bíblico que o sr. nos proporcionou. Nossa Bíblia aqui em casa fica sempre na sala, em nosso altarzinho junto de Nossa Senhora de Fátima, a Sagrada família de Nazaré e Santa Filomena. DEUS o abençoe imensamente. GRATIDÃO.

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima terça feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos que esse retiro preencha mais o seu coração do amor que o senhor tem a jesus Cristo ❤️❤️❤️🙏
    Pedro foi repreendido,por Jesus.
    Quem lança mão da espada pela espada perecerá,daí veio o provérbio, quem
    fere com ferro será ferido.
    Jesus não quer que agente semeia vento, para colhe tempestade.
    Devemos quardar a espada, precisamos mais do que nunca investir na construção da paz, uma paz que não seja apenas ausência temporária de conflitos.
    A paz na terra aos homens.
    Esteja sempre na companhia de jesus Cristo ele traz paz e ensinamentos na
    palavra de Deus.🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor na Palavra e no Perdão e que Jesus nos ilumine para termos Humildade em todas as coisas que façamos. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos peço a sua benção e que Deus abençoe sempre sua vida pra mim ler a carta de São Paulo aos Gálatas foi uma benção um novo ensinamento uma grade catequese aus catequistas .

    ResponderExcluir
  6. Agradeço a Deus por nos dar lições de vida maravilhosas,fazendo com que sejamos mansos e humildes de coração. Então devemos procurar ser igual ao nosso pai celestial,para que tenhamos uma vida digna e tranquila sem revolta,sabendo aceitar aqueles que nos fere.Obrigado Senhor por tudo que nos ensinou.

    ResponderExcluir
  7. Ó Deus de eterna misericórdia, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. No entanto, me conceda a graça de orar na VOSSA presença. Me conceda a graça de visitá-Lo no santíssimo sacramento do altar. Me conceda a graça de ser uma boa morada da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me conceda a graça de vencer as dificuldades da vida. Me conceda a graça de ser hospitaleiro. Me conceda a graça de fugir do pecado. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado por compaetilhar prof. Gustavo.. Abraço forte

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS