PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: QUEM É A NOIVA?

QUEM É A NOIVA?



19 de agosto de 2021

EVANGELHO


Mt 22,1-14

Naquele tempo, 1Jesus voltou a falar em parábolas aos sumos sacerdotes e aos anciãos do povo, 2dizendo: “O Reino dos Céus é como a história do rei que preparou a festa de casamento do seu filho. 3E mandou os seus empregados chamar os convidados para a festa, mas estes não quiseram vir.
4O rei mandou outros empregados, dizendo: ‘Dizei aos convidados: já preparei o banquete, os bois e os animais cevados já foram abatidos e tudo está pronto. Vinde para a festa!’ 5Mas os convidados não deram a menor atenção: um foi para o seu campo, outro para os seus negócios, 6outros agarraram os empregados, bateram neles e os mataram.
7O rei ficou indignado e mandou suas tropas, para matar aqueles assassinos e incendiar a cidade deles. 8Em seguida, o rei disse aos empregados: ‘A festa de casamento está pronta, mas os convidados não foram dignos dela. 9Portanto, ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para a festa todos os que encontrardes’.
10Então os empregados saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala da festa ficou cheia de convidados. 11Quando o rei entrou para ver os convidados observou ali um homem que não estava usando traje de festa 12e perguntou-lhe: ‘Amigo, como entraste aqui sem o traje de festa?’ Mas o homem nada respondeu.
13Então o rei disse aos que serviam: ‘Amarrai os pés e as mãos desse homem e jogai-o fora, na escuridão! Ali haverá choro e ranger de dentes’. 14Porque muitos são chamados, e poucos são escolhidos”.

MEDITAÇÃO


Quando o rei entrou para ver os convidados, observou ali um homem que não estava usando traje de festa (Mt 22, 11)

Jesus comparou o Reino de Deus com uma festa de casamento. O rei preparou a festa de casamento do filho e mandou chamar os convidados. Os que foram convidados disseram que não iam. Ele mandou um segundo recado. Eles ignoraram. Mandou então os seus empregados convidarem todo mundo que encontrassem pelo caminho. O salão de festa ficou cheio de convidados. Mas, o rei, passando para cumprimentar os convidados, notou um que estava sem o traje de festa. E mandou colocá-lo pra fora.

O Evangelho é um convite. O convite é para participarmos da grande festa de casamento do filho do rei. O rei é Deus Pai. O filho, o noivo, é Jesus. Os empregados que levam o convite são os profetas, os missionários, os evangelizadores. E por que essa imagem da festa de casamento? Porque Deus celebrou uma aliança com o seu povo, no Antigo Testamento. E Jesus, no Novo Testamento, celebrou, no seu sangue, a nova e eterna aliança de Deus com o povo redimido. E quem é a noiva? Precisamos descobrir nessa parábola quem é a noiva. E, também, por que alguém foi excluído da festa por estar sem a roupa apropriada?

No tempo de Jesus, a grande rejeição veio das elites do seu povo. Veja que exatamente Jesus está contando esta parábola às lideranças de Jerusalém. São eles que reagiram violentamente maltratando e matando os missionários. Assim, Jesus já vê que a destruição do país pelos romanos mais adiante é resultado de sua rejeição. Agora, você entende porque, na parábola, o rei ficou furioso e mandou destruir e tocar fogo nas cidades deles.

Um palpite de estudiosos da Bíblia é o seguinte: nós somos os convidados. Claro, isso você já sabia. Os convidados deviam estar com o traje da festa, vestidos com a roupa nupcial, pois era uma festa de casamento. Isto, você também já suspeitava. Olha o segredo da parábola: A noiva são os convidados. Os convidados são a noiva, por isso que eles precisam estar com a roupa nupcial, o traje da festa. Entendeu? Jesus é o noivo. A noiva é a Igreja, nós, o povo de Deus. Claro. A noiva somos nós, os convidados.

Só falta uma coisa: o que é esse traje nupcial? Aí temos que pensar um pouco mais. Quer um palpite? Podemos pensar numa coisa simples. A coisa que não pode faltar em quem vai se casar é... é o amor. Claro, sem amor a Jesus, não tem casamento. Sem adesão à pessoa de Jesus Salvador, não há salvação, não há aliança, não há casamento. Nossa adesão a Jesus é celebrada no batismo, quando pelo banho do Espírito Santo somos lavados do pecado e nos revestimos de Cristo. No batismo, até trajamos uma roupinha branca, nova, a veste nupcial. O traje de festa é o amor a Cristo, a nossa adesão a ele celebrada no batismo, a nossa condição de pessoas convertidas e perdoadas do pecado.

Guardando a mensagem

A aliança que Deus fez com Israel é como um casamento, no qual Deus é o esposo e a nação santa é a esposa. Jesus restaurou, no seu sangue, essa aliança enfraquecida ou rompida pela infidelidade. Jesus comparou o Reino de Deus com a festa de casamento que Deus preparou. Para essa festa, os primeiros convidados reagiram com violência. Foi a reação dos que o levaram à morte. Todos somos convidados para a grande festa. Pela evangelização, continuamos a ser convocados para ela. Na verdade, os convidados são a noiva. E precisam estar com o traje nupcial, que pode ser a adesão a Cristo pela fé, pelo amor e pela conversão. É isso que celebramos no batismo. Para representar nossa aliança com Cristo no batismo, nos trajamos com a veste nupcial.

Quando o rei entrou para ver os convidados, observou ali um homem que não estava usando traje de festa (Mt 22, 11)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Que linda comparação fizeste para entendermos o Reino de Deus: uma festa de casamento, no qual és o noivo e nós, tua Igreja, somos a noiva. Essa aliança de amor entre nós é a razão de tanta alegria, na grande casa do teu Pai e nosso Pai, do teu Deus e nosso Deus. Obrigado, Senhor, pelo maravilhoso serviço da evangelização, pelo qual o Pai continua a nos convocar para a grande festa. Que nenhuma desculpa nos impeça de comparecer ou de retardar nossa presença na tua festa. E que ninguém de nós compareça sem o traje nupcial que é a fé e a conversão com que fomos lavados do pecado no batismo. Foi no batismo que nos revestimos do homem novo, da roupa nova da graça. Como está escrito no Apocalipse: “Felizes os convidados para a ceia nupcial do cordeiro”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Para as coisas ficaram mais claras, eu lhe dou dois conselhos: 1. Leia na sua Bíblia, o evangelho de hoje (Mateus 22, 1-14). 2. Leia a Meditação, bem devagar. Ela está escrita (aqui) no meu blog: www.padrejoaocarlos.com. Para quem recebe a Meditação no celular, é só tocar no link que estou enviando.

E hoje, como todas as quintas-feiras, você pode participar conosco da Santa Missa. A transmissão será pelo rádio e em meu canal do youtube. Começa às 11 horas. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Por isso temos que ter toda confiança no puro e verdadeiro Deus.
    Ó Deus de Abraão Isaque e Jacó.
    Não devemos ter medo dos fatos que ouvimos nos dias de hoje.
    Por isso temos que ter mais FÉ e medo.

    ResponderExcluir
  2. Amém 🙏! Se não existir amor, a vida não nos serve de nada. Senhor proteja e ilumine a minha família, parentes, amigos e ajuda-me a ser mais prestativo ao próximo.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre obrigada por essa linda meditacao sua bencao reze por mim e minha familia e que Deus abencoe o senhor tambem bom dia

    ResponderExcluir
  4. Sou muito grata por receber todas as manhãs a sua benção com as palavras do Senhor

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. sem amor no coração não somos nada .que nossa senhora Auxiliadora nós abençoe e livre nos de todo mal

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos.
    Deus lhe abençoe e lhe dê saúde, paz e serenidade. Que Deus esteja sempre presente na vida de todos os casais que estão em união com Deus...
    Um dia abençoado para Padre João Carlos e toda equipe da AMA. Fiquem com Deus em seus corações...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos, está meditação da palavra,me fez compreender a parábola, feliz pela informação. Sua benção Padre! Um Bom Dia !

    ResponderExcluir
  8. Graças pe. João Carlos bençaos do céu para o sr .Saude e paz

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e uma maravilhosa celebração e que nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.,🙋🙏😍🌟🌟🌟🌹
    Para está na presença de Cristo deve ser tocado para viver os seus passos de conversão, testemunha o amor de Cristo na sua vida.
    Nossa salvação e nossa comunhão com Cristo uma fé salvadora.
    Eu sou o caminho a verdade e a vida.
    🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor em Jesus e que estejamos bem vestidos para o Casamento. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  11. Que oportunidade linda Jesus Cristo deu tudo para juntos participar do banquete nupcial.Quem de nós quer ir ao encontro pessoalmente com Ele?Será um homem novo não pode faltar a veste principal:o amor, esse sim é um instrumento imprevisível nesse evento!Mas e existem várias de nós que ainda não sabemos usarmos as roupagem corretamente ainda,mas com fé coragem pra vencer todos os dedicados aproximarão para usar de forma correta,modesta a vestes se ainda não estiverem ajustadas então na sintonia da festa mais linda que Jesus continua a nos convidar.

    ResponderExcluir
  12. Que seja os cristãos verdadeiros para com o Senhor Jesus,no amor e na fé .obrigado Senhor por procurar evangelizar..Obrigado Senhor ,pelo amor e alegria de viver.

    ResponderExcluir
  13. Pai Santo e Rei dos reis, eu LHE agradeço pela vida de São João Eudes. No entanto, me ajude obedecer o Espírito Santo. Me ajude fazer bons e santos sacrifícios. Me ajude com a VOSSA proteção. Me ajude fazer boas penitências. Me ajude cumprir as minhas promessas. Me ajude ficar com a veste ideal para as núpcias eternas. Me ajude dizer sim ao VOSSO chamado. Me ajude servi-Lo com dignidade. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus Cristo lhe abençoe e te proteja muito paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS