PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AMAR COM O CORAÇÃO DO PAI

AMAR COM O CORAÇÃO DO PAI






20 de agosto de 2021

EVANGELHO


Mt 22,34-40

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36”Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.

MEDITAÇÃO


Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos (Mt 22, 40)

Na parábola que escutamos ontem, do rei que preparou uma linda festa de casamento para o seu filho, vimos que os primeiros convidados rejeitaram com violência o convite para a festa e os seus mensageiros. Esses são os que não acolheram Jesus e tudo fizeram para eliminá-lo. Um grupo muito popular e muito religioso também movimentou-se o tempo todo contra Jesus: os fariseus. No evangelho de hoje, um grupo deles vem ao encontro de Jesus, disposto a desmoralizá-lo. Chegaram com uma pergunta aparentemente inocente: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”.

Os eruditos, os mestres da Lei, os mais estudados dos fariseus, viviam em intermináveis discussões sobre as centenas de mandamentos que eles reconheciam nas escrituras e na sua tradição oral. Qual seria o maior mandamento, como hierarquizar tantas normas? Jesus deu uma resposta convincente. ‘O maior e primeiro mandamento é este: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!”. Na verdade, Jesus recitou o início da oração diária de todo judeu, como está no Livro do Deuteronômio, a Oração do Shemá. Ninguém poderia discordar. E Jesus acrescentou: “O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’”.

Perguntaram pelo maior mandamento, Jesus respondeu com dois mandamentos. Amar a Deus e amar o próximo. Aproximou os dois, juntou os dois. Uma coisa não pode ser desligada da outra. Como escreveu São João na sua primeira carta: “Quem diz que ama a Deus que não vê e não ama o seu irmão que vê, é um mentiroso”. Essa relação íntima entre o amor a Deus a ao seu semelhante certamente não era uma novidade, já estava na Escritura. Mas, não estava na prática religiosa dos fariseus, que desprezavam os pobres e ignorantes. Não dá para amar a Deus e não amar os irmãos, particularmente os necessitados, os excluídos. E amar, não com palavras, mas com atitudes, obras, compromissos.

O Pe. Zezinho fez uma música que explica bem a relação entre esses dois mandamentos:

Feita de dois riscos é a minha cruz
Sem esses dois riscos não se tem Jesus
Um é vertical, o outro horizontal
O vertical eleva, o horizontal abraça
Feita de dois riscos é a minha cruz
Sem esses dois riscos não se tem Jesus

A palavra de Jesus, hoje, é um grande ensinamento para nossa vida. Amar a Deus e amar os irmãos. Esse é o mandamento. A prática da religião não é apenas louvar, glorificar, honrar a Deus com nossos cânticos e louvores. Esse amor a Deus transfigura os nossos relacionamentos, ilumina os nossos compromissos, nos compromete com a justiça, o bem, a verdade. Como amar o pai e não reconhecer e amar os outros filhos dele, seus irmãos e irmãs?



Guardando a palavra

O fariseu queria saber de Jesus qual é o maior mandamento da Lei. Jesus respondeu que o maior e primeiro mandamento é o amor a Deus. Mas, este sagrado dever está unido a um segundo, semelhante ao primeiro: amar o próximo como a si mesmo. Não é possível honrar a Deus com verdadeiro amor, sem interessar-se e comprometer-se com o bem dos seus irmãos, filhos e filhas do mesmo Pai. E amar com o coração do Pai é se estar atento aos irmãos que estão em maior dificuldade, para incluí-los, para garantir-lhes as oportunidades necessárias, para estar ao seu lado como bom irmão, como boa irmã.

Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos (Mt 22, 40)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Disseste bem: “Toda a Lei e os Profetas dependem destes dois mandamentos”. A Lei e os Profetas são a Sagrada Escritura. Nela, se revela um Deus que ama seu povo, caminha com ele e o socorre na aflição. Nela, o fiel descobre que agrada a Deus e o honra quando o imita no seu amor pelos pequenos, na sua compaixão pelos sofredores, na sua misericórdia pelos pecadores. E depois de ter falado pelos profetas, O Pai nos fala por ti, Senhor Jesus, deixando tudo bem claro. O verdadeiro culto é fazer a vontade do Pai. O verdadeiro adorador é o samaritano que socorre o assaltado quase-morto, na estrada. O verdadeiro amor é o de quem dá a sua vida pelos amigos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Reze, com calma, o Pai Nosso. E veja como Jesus nos faz rezar como filhos, sem deixar ninguém de fora. Todos precisamos do pão, do perdão, da libertação, da vitória sobre o mal. Quando reza o Pai Nosso, você intercede por todos os seus irmãos e irmãs. 

Hoje, à noite, vamos estrear uma presença especial da AMA no Youtube. É o programa TEMPO DE PAZ. Convidados, música, oração, muitas novidades... um encontro com sua família. O propósito é apresentá-lo todas as sextas, às 20 horas. Hoje, é a estreia. Você vai ter um tempinho para nos prestigiar?

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

10 comentários:

  1. DAI-ME SENHOR UM CORAÇÃO PURO CAPAZ DE AMAR SEM DISTINÇÃO

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  3. Oremos conjuntamente e que Deus nos ajude e abençoe. Infelizmente tem gente que CAI e não se esforça para levantar.

    ResponderExcluir
  4. Deus de amor e ternura, eu LHE agradeço pela vida de São Bernardo. Contudo, me conceda a graça de vencer o sofrimento. Me conceda a graça de ter fé e confiança. Me conceda a graça de amá-Lo com todo meu coração, com toda a minha alma e com todo o meu entendimento. Me conceda a graça de amar o meu próximo como a mim mesmo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Caridade e que possamos amar a Deus e ao Próximo Sempre. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde padre que bom que o senhor vai apresentar um programa , já temos opção pra assistir alguma coisa um abraço

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Padre João Carlos Que Deus lhe abençoe e lhe dê saúde e paz ...
    AMAR COM O CORAÇÃO DO PAI. Tenha uma abençoada e linda tarde repleta do verdadeiro amor de Deus.
    Fique com Deus Presente na sua vida.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima tarde abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Padre João Carlos já escutei essa música achei muito bonita essa ea segunda vez que escuto .
    🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Quando temos oportunidade façamos o bem a todos, é desses sacrifícios que Deus muito se alegra.
    Quem é seguidor de Jesus deve ser um fazeor do bem, jesus nos resgatou para sermos novas criaturas pessoa de paz,boas obras glorifica ao pagode vocês, que está nos céus.
    🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  9. A palavra do Pai é :.Amar a Deus sobre todas as coisas, É muito importante sabermos respeitar os nossos irmãos,pois o amor nos conduz para o caminho do bem,libertação, a Deus. Que os nossos entendimentos como irmãos não devemos abandonar tudo aquilo que ele nos ensinou,ele é o caminho,a verdade é a vida que nos faz transformar para o melhor.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre Jesus lhe abençoe muito amém 🙏🙏 hoje eu estou sofrendo que não consigo ver o senhor cantar Pola resposta que a minha filha mim deu malcriada so Deus abençoa paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS