PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O PAI E O PÃO

O PAI E O PÃO



08 de agosto de 2021

19º Domingo do Tempo Comum

Dia dos Pais - Semana Nacional da Família

EVANGELHO


Jo 6,41-51

Naquele tempo, 41os judeus começaram a murmurar a respeito de Jesus, porque havia dito: “Eu sou o pão que desceu do céu”.
42Eles comentavam: “Não é este Jesus o filho de José? Não conhecemos seu pai e sua mãe? Como pode então dizer que desceu do céu?”
43Jesus respondeu: “Não murmureis entre vós. 44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos profetas: ‘Todos serão discípulos de Deus’. Ora, todo aquele que escutou o Pai, e por ele foi instruído, vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna.
48Eu sou o pão da vida. 49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”.

MEDITAÇÃO


Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente (Jo 6, 51)

E estamos celebrando o Dia dos Pais. Seu pai é vivo ou falecido?... Hoje, é um dia de gratidão e de preces. Gratidão dos filhos que têm seu pai por perto. Preces de todos, mas particularmente de quem já têm o seu pai na eternidade.

Pais e mães comunicam a vida. Na figura do pai, mas também da mãe, vemos o cuidado, a proteção, a manutenção da vida que foi gerada. Como o pai é hoje o festejado, consideremos como nele vemos a figura de quem protege, alimenta, orienta, educa. A sua tarefa é garantir o alimento para filho, o remédio, a segurança, a proteção. Mas, também a educação, a iniciação religiosa, a preparação para a vida, não é verdade?

A experiência de você ter um pai, amá-lo, senti-lo próximo, reconhecer a referência que ele é para a sua vida é muito importante para a sua experiência religiosa. Afinal, Deus se revelou como pai. Certamente, Deus é muito mais do que pai, além de mãe também. Mas, para nossos limites humanos, perceber Deus como pai já nos ajuda muito a compreendê-lo. Como pai, ele nos criou, nos deu a vida e nos sustenta. Ele foi um pai amoroso para o povo hebreu. Está escrito: “Do Egito, eu chamei o meu filho”. Quando o tirou do Egito, libertando-o da opressão, ele o acompanhou na grande travessia do deserto. Cuidou dele, protegendo-o, conduzindo-o pela liderança de Moisés e, particularmente, alimentando-o. Ele lhes deu o pão do céu para comer, o maná, uns grãozinhos que eles recolhiam cedinho, quando a neblina se desfazia.

Mas, você sabe muito bem, pai não é pai apenas porque gerou e porque põe a comida dentro de casa. Ele verdadeiramente é pai porque trabalha para alimentar e vestir os seus filhos, porque se sacrifica por eles, porque os inspira com sua vida. Neste sentido, podemos dizer, o pai dá a vida por seus filhos: empenha sua força de trabalho, sua saúde, seus melhores anos, tudo por seus filhos. E o que explica toda essa doação de si mesmo? Resposta: o amor, o amor pelos seus rebentos.

E essa experiência nos aproxima ainda mais da experiência de Deus. Deus é pai, não só porque nos criou e nos protege, nos guarda e cuida de nós. Ele é pai, especialmente, porque nos comunica algo de si mesmo, dá o melhor de si para nossa felicidade e realização, sacrifica-se por nós. Está no evangelho de São João: “Deus amou tanto o mundo, que enviou o seu próprio filho”. Por amor a nós, Deus deu o que de melhor ele tem: o seu filho. Jesus, nascido em nossa humanidade é a grande prova do amor do nosso Deus e Pai. Ele nos deu o seu próprio filho. E Jesus, aqui no meio dos seus irmãos, contou como o Pai nos ama, como se preocupa conosco, como nos recebe quando voltamos pra casa. E ele alimentou nossos sonhos com suas palavras, saciou nossa sede de fraternidade com sua presença, com seu ministério, com seus milagres.

Guardando a Mensagem

Em Jesus, vemos a paternidade de Deus. Ele nos ama, ele nos alimenta. No tempo de Moisés, Deus alimentou os seus filhos com o maná, que o povo chamou de pão do céu. No tempo do Messias, Deus nos alimenta com o seu próprio filho: sua presença, suas palavras, suas ações libertadoras. De verdade, Jesus é o pão descido do céu. O maná foi um sinal, uma preparação. Jesus é o pão que dá a vida. Ele comunica a vida de Deus. E, como no pecado, nos fechamos e rejeitamos esse amor tão grande, ele, em sua morte de cruz, deu-se a si mesmo em nosso favor. E por sua entrega, nos comunicou o perdão de Deus, a sua graça, a vida divina. Ele é o pão da vida. Esse mistério de sua entrega, ele o celebrou na Última Ceia, com a pequena comunidade que caminhava consigo. E continua nos alimentando com esse mistério da cruz e da ressurreição: é o sacramento da Eucaristia. Jesus é o pão com que o nosso Deus e Pai nos alimenta, nos sustenta no caminho da plenitude e da salvação.

Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente (Jo 6, 51)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Neste Dia dos Pais, estamos ouvindo o teu evangelho, onde tu estás nos falando do Pai. Teus conterrâneos só te viam como filho de José, o carpinteiro, teu pai adotivo, o que tinhas como grande honra. Quando falavas ao povo sobre Deus, falavas com o coração cheio de amor por teu pai José e inspirado nele. Pai de verdade é o que, no seu amor, trabalha pelo filho, sofre por ele, sacrifica-se por ele. O alimento que põe na mesa é um sinal do seu amor. Desse jeito é Deus, o Pai. Cheio de amor, ele cuida dos seus filhos e os alimenta com um pão ainda mais extraordinário: o seu próprio filho. E tu, Senhor Jesus, alimentaste a fome do teu povo com tua palavra, com teus milagres e, na cruz, com o dom de tua própria vida. Tu és o pão que vem do céu. A Eucaristia que celebramos é memorial de tua cruz e de tua ressurreição. Assim, nos comunicas o perdão e a vida de Deus. Que Pai maravilhoso, nós temos! Que nobre pão ele deu para nos alimentar. Agora, é como explicou o apóstolo Paulo na carta aos Efésios, lida hoje: agora é viver no amor, como tu nos amaste e te entregaste a Deus por nós. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Sugiro uma atividade para você continuar a se alimentar dessa palavra. No evangelho de hoje (João 6,41-51), conte quantas vezes aparece as palavras Pai e Pão. É só para estimular a leitura atenta do texto. Quer conferir a resposta? Vou deixar no final do texto da Meditação de hoje. Mas, só confira depois de fazer a sua conta. E, claro, reze por seu pai.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



No Evangelho:

A palavra PAI: pai (se referindo a José) – 1 vez; pais (se referindo aos antepassados): 1 vez; Pai (se referindo a Deus) – 4 vezes. Total: 6 vezes.

A palavra PÃO: pão – 6 vezes; maná – 1 vez. Total: 7 vezes.

11 comentários:

  1. O pão da terra é maravilhoso e o Pão do Céu contém todo sabor! Jesus o Pão descido do Céu pata toda humanidade!

    ResponderExcluir
  2. Jesus é o Pão vivo que desceu do Céu, Por Isso Ele é verdadeiramente o Caminho a vedade e a VIDA! E na hóstia Santa está seu corpo sangue Alma e Divindade!
    Prova e vê como o Senhor é bom!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8/8/21 09:58

    Bom dia Padre João Carlos. Deus Lhe abençoe poderosamente e lhe dê a paz e muita saúde neste novo dia.
    O pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo ( Jo 6,51)
    E tu , Senhor Jesus, alimentaste a fome do teu povo com tua palavra, com teus milagres e, na cruz, com o dom de tua própria vida. Tu és o pão que vem do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente... JESUS é o pão que sacia a nossa fome.
    Um domingo abençoado para todos...
    Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Um bom domingo abençoado e iluminado padre João Carlos e pelo dia dos pais nessa sua missão quantos filhos o senhor tem para abençoa e da conselhos que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Deus meu pai, que o nossos corações esteja sempre buscando o Reino que é teu e o amor que teu filho nós deixou.
    Gratidão pelo pai que na minha vida me deste como José foi para jesus.
    Cuidou, seu exemplo e conselhos, foi importante nossa convivência, papai não está aqui comigo mais sempre no meu coração e pensamento.🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  5. A paternidade quando vivida na presença do Espírito Santo,é a presença concreta tesouro construído por Deus a favor da humanidade,pois nele encontramos forças para vencer,alegria de viver.O pai aqui nesse evangelho é o reflexo de Deus,que qualquer ser humano pode deixar ser esse instrumento de luz precisamos desse espelho em nós na presença Dele sempre encontramos fortaleza para realizar seu compromisso amor sem medidas,com os olhos da razão sempre conosco.Obrigada Meu Pai Eterno,por ter concedido tão grande amor.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada senhor Jesus Cristo pelos pais que me deste e que não lhes falte amor e alegria para transmitir a todos. Obrigada Deus pelo seu amor infinito e que dê saúde aos meus pais.

    ResponderExcluir
  7. Bom Domingo Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estivemos em Oração para o Amor na Eucaristia e Parabéns a todos os vocacionados Pais e Padres. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  8. Jesus aumenta minha fé

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Padre João Carlos, obrigado pelas orações e meditações, que Jesus te abençoe e ilumine sempre. Sua benção.🤲

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde padre João Carlos
    Que mensagem maravilhosa
    Muito obrigada
    Estou mandando essa mensagem, estou em Angola

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Para mim não pode haver festa maior.

18 de abril de 2024   Quinta-feira da 3ª Semana da Páscoa.      Evangelho    Jo 6,44-51 Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém po...

POSTAGENS MAIS VISTAS