PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NÃO SE CONTENTE COM BIJUTERIA

NÃO SE CONTENTE COM BIJUTERIA

 



23 de agosto de 2021

Dia de Santa Rosa de Lima, 
padroeira da América Latina.

EVANGELHO


Mt 13,44-46

Naquele tempo disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

MEDITAÇÃO


O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas (Mt 13, 45)

Jesus falava muito do Reino de Deus. Mas, muito mesmo. E para as pessoas entenderem melhor de que ele estava falando, recorria a comparações. Contava parábolas. Nas comunidades de Mateus, pela sensibilidade judaica que se tinha, evitava-se fazer referência direta a Deus. Então, em vez de Reino de Deus se dizia Reino dos Céus. O que seria o Reino de Deus? A gente vivendo no amor de Deus. Seria esta uma forma de dizer o que é o Reino. A gente vivendo no amor de Deus. A salvação que Deus nos oferece. A nossa comunhão com ele. Tudo isso aponta para o que é o Reino de Deus. Mas, Jesus não queria engessar o Reino de Deus numa definição. Contava parábolas para falar da riqueza e da beleza do Reino de Deus em nossa vida.

No evangelho de hoje, Jesus conta duas parábolas para falar do Reino de Deus: o tesouro e a pérola. Em cada uma, bilha algum aspecto do mistério do Reino de Deus. Vejamos.

O Reino de Deus é como um tesouro escondido no campo. O Reino é um dom, um presente do céu. O agricultor está trabalhando e dá com a enxada num tesouro escondido. Poderia ser uma botija, uma fortuna enterrada. Ou poderia ser um minério precioso. O tesouro estava ali. E ninguém sabia. Mas, agora o agricultor o descobriu. Mas, não basta descobrir. Para possuí-lo, ele precisa vender tudo o que tem para comprar aquele campo. Acolhe-se o Reino de Deus, colocando-o em primeiro lugar em nossa vida. Tudo o mais é reordenado em vista deste bem maior. O Reino é um dom, um tesouro escondido no campo.

O Reino de Deus é também como um comprador que procura pérolas preciosas. Ele está à procura de uma pedra especial, algo no qual valha a pena investir tudo. E na sua procura, encontra uma pérola imensamente valiosa. A pérola já existia, e ele a encontrou. O Reino não é o resultado de nossa busca, de nossos sonhos, ele já existe. Mas, precisa ser buscado... “Buscai primeiro o Reino de Deus”, falou Jesus em outro momento. Por um lado, o Reino é um dom com que nós esbarramos na vida; por outro, é a resposta às nossas buscas, aos nossos anseios, aos nossos sonhos. Dom e Resposta. Mas, para que eu tome posse desta pedra preciosa, preciso renunciar a todas as outras, a tudo o que tenho, para que ela seja o valor maior da minha vida. Na verdade, para que eu seja dela.

Guardando a mensagem

Jesus chamava o projeto de salvação do Pai de Reino de Deus. E contava parábolas, fazendo as pessoas perceberem aspectos fulgurantes dessa realidade que ele estava inaugurando, o Reino de Deus. O Reino é Dom de Deus, nós nos deparamos com ele... ele está escondido como um tesouro na terra. O Reino é a Resposta de Deus aos nossos sonhos, aos nossos anseios mais profundos... como o comerciante que encontrou a pérola mais preciosa que tanto procurava. Nós não compramos o direito de possuir o Reino. Nós nos entregamos a ele, pela conversão. Renunciamos a tudo o mais para possuí-lo, ou melhor, para sermos dele. Você com certeza já descobriu o seu tesouro, já encontrou a sua pérola... é o Reino de Deus que chegou pra você pela presença de Jesus em sua vida. Ponha-o em primeiro lugar. Comece deixando de ser o centro da própria vida... renuncie a si mesmo para seguir Jesus. O mais, o mais, como ele disse, será dado por acréscimo.

O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas (Mt 13, 45)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
É verdade. A gente não pode se contentar em viver superficialmente. Como agricultores, precisamos cavar mais fundo. Ou como disseste aos pescadores: navegar em águas mais profundas. Cavando mais, isto é, procurando viver com mais profundidade, encontramos o tesouro que está ali nos esperando. O tesouro do Reino. Como comerciantes, não podemos nos contentar com bijuterias ou pedrinhas semi-preciosas. Para nós está reservada a pedra mais preciosa. O Reino de Deus. Em tuas parábolas de hoje, aprendemos que para possuir este dom precioso do tesouro ou da pérola, nos entregamos com tudo o que temos e somos. Obrigado, Senhor, por nos revelares o Reino, por nos avisares que o Reino já está entre nós. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, responda a esta pergunta: Você já encontrou a pérola preciosa de que fala o evangelho.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Jesus é Deus.ELE é o maior bem que temos e não sabemos aproveitar. Existem muitas pessoa que não acreditam em Deus. Mas ao olhar uma fruta deliciosa é a pedra preciosa que se faz de tesouro em cada um de nós, bem como as flores a natureza o ar que respiramos o dom da vida tudo isso e muito mais além eo tesouro do Reino dos Céus. O tempo está passando muito rápido e Jesus insiste constantemente para ouvirmos a sua Palavra. Mas não temos tempo, a tecnologia tomou conta de conversarmos com Deus,como por exemplo,as novelas com cenas estarrecedoras,que dá audiência e os espectadores trocam por pérolas em que Jesus nos fala no dia a dia. Além quiser ouvir,que ouça. Esse é o meu comentário.

    Rita de Cássia Donato
    Tupã - SP.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Pe João Carlos pela reflexão de hoje!Encontrar o reino de Deus é nosso objetivo!!

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Deus nosso senhor Jesus Cristo é a minha pedra preciosa,que ele nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado padre por essa reflexão linda amo todas

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos, sua bênção.
    Eu não fui feita para usar bijuterias.

    Somos do céu. Amém

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos Que Deus lhe abençoe e lhe dê saúde e paz neste dia.
    Permitamos que o Evangelho seja o nosso tesouro. NÃO SE CONTENTE COM BIJUTERIAS. Para nós está reservada a pedra mais preciosa. O Reino de Deus que já está entre nós.
    Que o dia de hoje seja poderosamente abençoado pelo amor do Espírito Santo do SENHOR... Feliz semana à todos...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Um bom começo de semana abençoada e iluminada padre João Carlos que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Padre João Carlos eu tenho minha pérola preciosa que é jesus, mais Deus me concedeu uma pedra precisa que me faz
    Ter mais conhecimento do Reino de Deus com sua sabedoria fico sabendo que a minha pérola precisa deve ser o centro da minha vida.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Um bom começo de semana para todos com a benção de nosso senhor 🙏
    Haverá, segurança, abundância de salvação, sabedoria e conhecimento, manisfesta o teu maior tesouro.
    Deus nos concedeu a vida eterna,essa está no seu filho jesus , uma pérola valiosíssima.🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  8. Quem já passou uma experiência concreta do reino está mais experiente,mas esse encontro pessoal é particular em momento nenhum após esse encontro já viveremos definitivamente sua luz há também desencontros que perda do brilho,mas fica na essência as marcas dele então em nossas vidas seremos sempre condizentes promovendo a paz desse tesouro construído na nossa existência!Quem as precura irá encontrar dentro de si,depois ocorrerá a manifestação no externo.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre,a sua benção.
    Linda mensagem!
    Deus é o meu maior tesouro!
    Encontro nos meus filhos , na natureza,na minha família, até na minha doença.Como Deus é maravilhoso!
    Um abraço.q

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor em Jesus e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos através do Amor Maior. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde! Gostaria de receber a reza no wattsap, como fazer?

    ResponderExcluir
  12. O Reino de Deus é o bem mais precioso que existe na terra,através de Deus que possamos seguir o que de mais belo e profundo conseguir com nossas orações a palavra rica como uma pérola que brilha na vida de todos nós.

    ResponderExcluir
  13. Senhor, nosso Deus e Pai, eu LHE agradeço pela vida de Santa Rosa de Lima. No entanto, me conceda a graça de glorificá-Lo com amor. Me conceda a graça de ter a VOSSA recomendação. Me conceda a graça de ser um bom cristão. Me conceda a graça de viver cheio de alegria. Me conceda a graça de adquirir a pérola preciosa da salvação eterna. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Sr.Deud te agradeço o dom da vida,peladinha filia e pelos verdadeiros amigos que mandastes.Amem

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos sua bênção o que temos mais preciosos em nossa vida é a pérola do reino de Deus santa rosa de LIMA rogai por nós o espírito santo lhe ilumine sempre amém 🙏🙏🙏 Nilza Maria de jardim paulista pe CEP

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre sua bencao e verdade o tesouro ja existe mais presizamos encontralo mais emcontralo de verdade e isso que procuramos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS