PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NEM TUDO QUE RELUZ É OURO

NEM TUDO QUE RELUZ É OURO



21 de agosto de 2021

EVANGELHO


Mt 23,1-12

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo. 5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas. 6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre.
8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

MEDITAÇÃO


Não imitem as suas ações (Mt 23, 3)

No evangelho de hoje, Jesus está fazendo uma denúncia muito forte contra os mestres da Lei e os fariseus. Afinal, quem eram eles? No tempo de Jesus e das primeiras comunidades cristãs, os fariseus e seus mestres constituíam um grupo muito forte no meio do povo de Deus. Formavam uma espécie de confraria de homens observantes da Lei de Moisés. Eram muito influentes e respeitados pelo povo.

Esse movimento começou no tempo do exílio. Com a destruição do Templo e o exílio de uma parte da população para a Babilônia, os sacerdotes perderam sua função e sua influência na religião. Foi-se formando um movimento leigo que manteve a religião judaica, não mais em torno do Templo, mas em torno da Lei. Na volta do exílio, esse movimento continuou a crescer junto às sinagogas. Um historiador da época, Flávio Josefo, calculou que havia uns 6.000 homens nessa confraria por todo o país, no tempo de Jesus. Eles zelavam para que a Lei de Moisés fosse cumprida em todos os seus detalhes. Muitos deles estudavam bastante essa Lei escrita e oral, frequentando escolas de grandes mestres. E passavam a explicá-la ao povo nas sinagogas e no Templo de Jerusalém também. Esses grandes catequistas eram chamados mestres ou doutores da Lei.

Com certeza, os fariseus eram um grupo muito próximo de Jesus. Mas, fizeram grande oposição a ele, talvez por inveja ou mesmo porque Jesus ensinava de maneira diferente e isso desestabilizava a liderança deles. E Jesus percebeu neles alguns defeitos muito sérios. Quais? Eles exigiam demais do povo, quando na verdade eles não praticavam tudo aquilo; Eles desprezavam quem não conhecesse a Lei ou não estivesse em condições de cumpri-la; Na verdade, em seu legalismo, eles fecharam o coração e não acolheram Jesus e a sua mensagem.

Na passagem de hoje, Jesus está alertando o povo e os discípulos para fazerem o que eles ensinam, mas não imitarem as suas ações. ‘Façam o que eles dizem, mas não façam o que eles fazem’. E aí ele fez uma lista completa de sete falhas do comportamento dos fariseus e de seus mestres; Defeitos que os novos líderes do povo de Deus precisavam evitar. Com certeza, a preocupação de Jesus era com os novos líderes de sua comunidade, seus apóstolos e quem viesse a ocupar o seu lugar na animação das comunidades: não imitarem os mestres e os fariseus.

E por que não devem imitá-los? Olha os pecados que Jesus denunciou: Ensinam, mas não praticam; Amarram fardos pesados nas costas dos outros; Fazem tudo para aparecer; Exageram nos símbolos religiosos (largas faixas na testa e no braço com trechos da Lei e longas franjas na túnica); Estão atrás de privilégios; Gostam de ser cumprimentados em público; Adoram ser chamados de mestres. Sete defeitos dos fariseus e seus mestres. Essas são tentações permanentes também no meio do povo de Deus de hoje; Coisas que as lideranças das comunidades cristãs não podem imitar, de jeito nenhum.

Guardando a mensagem

A palavra de Jesus nos ensina a estar atentos para não nos deixarmos iludir apenas por uma fachada religiosa. Como diz o ditado: “nem tudo que reluz é ouro”. Como os fariseus de ontem, há muita gente falando de Deus, mas seu real interesse não é a glória de Deus e o bem dos seus irmãos. Como os fariseus, há muito interesse em prestígio, em dinheiro, em benefícios pessoais. Há quem ensine, mas não viva. E quem ensine, sem responsabilidade com a doutrina dos apóstolos. E dentro de nossas comunidades, estejamos atentos para que o estilo fariseu não se instale.

Não imitem as suas ações (Mt 23, 3)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu estavas preocupado com a tua Igreja, para ninguém copiar o estilo dos mestres e fariseus do teu tempo. Os fariseus bem que poderiam ter sido os teus principais colaboradores na pregação do Evangelho. Mas, o tempo todo, ficaram se confrontando contigo, levantando suspeitas, dizendo que agias por obra de Satanás, te perseguindo. Liberta, Senhor, tua Igreja de qualquer vestígio de imitação dos defeitos do movimento dos fariseus. Que o teu Santo Espírito continue nos guiando e purificando para realizarmos bem a nossa vocação de comunidade missionária que leva tua Palavra de amor a todos os povos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu diário espiritual (seu caderno de anotações), continue esta oração. Pergunte a Jesus em que sua vida cristã pode ser mais verdadeira e fiel.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

17 comentários:

  1. Na minha opinião acho que Padres também agem como fariseus, não agem como ensinam. No altar é prega o evangelho mais na prática na ação o comportamento é outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo diferente; os padre os quais já convivir pregam o evangelio com palavras e ações no seu dia a dia de discipulado

      Excluir
  2. Bom dia Pe João Carlos sua benção, amei suas palavras,que Deus lhe abençoe sempre!!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos. Deus lhe abençoe e lhe dê saúde e paz neste dia. NEM TUDO QUE RELUZ É OURO.
    TENHA UM ÓTIMO SÁBADO...
    FIQUE COM DEUS NO SEU coração...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos a leitura da palavra muito edificante …
    Obrigada um abençoado sábado 🙏😇

    ResponderExcluir
  5. Segunda o evangelho entre os Cristãos não deveria haver nada de exibicionismo,porém ainda precisamos ser a luz da verdade, tentar ser discreto,evitar propagar expecialmente nos templos de orações,aqui são as igrejas e nosso comportamento dentro dela?Mas quanto aos fariseus? Eles continuam lá nos mesmos lugares cabe a nós escolher a quem seguir evitar e juntos dispensa as atitudes fariseicas,pois Cristo têm capacidade de mostrar os erros,mas nunca acusar,isso sim é viver o verdadeiro sentido do senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  6. Meditação importantíssima.
    Obrigada Pe.João Carlos , o Sr.tem sido luz em nossas vidas.Que Deus o Abençoe cada vez mais.Bom dia.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho. 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus censura impiedosamente os escribas e os fariseus, porque eram hipócritas,nunca cumpriam os ensinamentos da lei.
    Todos fingidos não eram nada bons e muito vaidosos exibicionista .
    Para mim e a ti,a todos nós, não deixemos que atitudes semelhantes introduzir na minha e na tua família, para a fraternidade seja destruída.
    A todos um final de semana abençoada.
    🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  8. Obs:Para a fraternidade não seja destruída

    ResponderExcluir
  9. O Evangelho Meditação
    Não imitem as suas ações (MAT 23,3) Guardando a mensagem, Rezando a palavra.
    Vivendo a palavra de Deus com suas ações nossas vidas tem mais valores diante de Deus e do seu povo.
    Pois cada um presta conta de suas ações a Deus. Precisamos fosarmos para vive com fieldade a palavra que Deus nos encinou.
    Palavras bem usada e antiga. Faça o que mando, mais não faça o que eu faço.

    Por exemplo se eu caiu em um buraco o povo vam cairem também?
    A palavras de Deus é bem clara.

    ResponderExcluir
  10. Bom Sábado Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor no Perdão e na Caridade e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela reflexão de hoje, Pe.João Carlos!

    ResponderExcluir
  12. Os fariseus sao6 aqueles que gostam de serem chamados atenção, ditando leis porém não praticam nada que põe em prática gostam de serem chamados atenção e serem respeitados. Que o Espírito Santo de Deus nos ajude a vencermos nossas batalhas, para sermos fiéis a palavra do Senhor.

    ResponderExcluir
  13. Ó Senhor nosso Deus e Único Senhor, eu LHE agradeço pela vida de São Pio X. Todavia, me ensine ser clemente com os sofredores. Me ensine ser obediente. Me ensine fazer somente o bem. Me ensine bendizê-Lo com amor. Me ensine fugir do pecado. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine interpretar, viver e ensinar a VOSSA lei. Me ensine fazer boas ações. Me ensine servi-Lo com humildade. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O segredo do nosso testemunho.

06 de maio de 2024   Segunda-feira da 6ª Semana da Páscoa.     Evangelho. Jo 15,26–16,4a Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15,...

POSTAGENS MAIS VISTAS