PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A REFEIÇÃO QUE PREPAROU A EUCARISTIA

A REFEIÇÃO QUE PREPAROU A EUCARISTIA




02 de agosto de 2021


EVANGELHO


Mt 14,13-21

Naquele tempo, 13quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas quando as multidões souberam disso, saíram das cidades e o seguiram a pé. 14Ao sair da barca, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes. 15Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!” 16Jesus porém lhes disse: “Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!” 17Os discípulos responderam: “Só temos aqui cinco pães e dois peixes”. 18Jesus disse: “Trazei-os aqui”. 19Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida partiu os pães, e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões. 20Todos comeram e ficaram satisfeitos, e dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios. 21E os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.

MEDITAÇÃO


Eles não precisam ir embora. Vocês mesmos dêem-lhes de comer! (Mt 14, 16)

Como foi diferente o banquete de Jesus do banquete de Herodes! O banquete de Herodes é o texto que vem antes desta narração da multiplicação dos pães. As duas narrações estão interligadas. Jesus foi para um lugar deserto e afastado quando soube do que aconteceu com o profeta João Batista. Esta notícia, trazida pelos discípulos de João que sepultaram o seu corpo, mexeu profundamente com Jesus, claro. Além de seu primo, João o tinha batizado naquele movimento de renovação às margens do Rio Jordão. Quando ele tinha sido preso, conta o mesmo evangelho de São Mateus, Jesus tinha voltado para a Galileia, se transferido para Cafarnaum e começado a pregar abertamente. Agora, que soube de sua morte na corte de Herodes, em circunstâncias tão violentas, ele ficou muito abalado. E afastou-se para um lugar deserto.

A notícia do que tinha acontecido na corte do rei, em Tiberíades, circulou rapidamente no meio da população da Galileia. No banquete de aniversário, Herodes, dobrando-se ao capricho da esposa-cunhada, depois de um número de dança da sobrinha, mandou decepar a cabeça de João Batista no cárcere. Na presença dos convidados, foi apresentada a cabeça do profeta numa bandeja. Um banquete de violência onde o prato principal foi a morte do profeta de Deus, que tanta esperança tinha despertado no coração do povo. Um banquete de morte.

Não foi só Jesus que ficou triste. O povo também ficou chocado com o acontecido. E viu como Jesus tinha reagido, retirando-se para o deserto, com os discípulos. Por isso, de todo canto apareceu gente que foi ao encontro dele ou se antecipou à sua chegada. Ao desembarcar, Jesus já encontrou aquele povão todo. E encheu-se de compaixão por eles. Curou os que estavam doentes. E foi ficando com eles... Como já ia ficando tarde, os discípulos chamaram a sua atenção para que terminasse aquela reunião, para o povo voltar e encontrar o que comer pelas aldeias. Uma preocupação justa. Mas, Jesus recomendou que eles mesmos dessem um jeito. Mas, como dar um jeito, se eles só tinham cinco pães e dois peixes?! Seria o suficiente.

Realmente, daquela vez o povo não estava só atrás de benefícios para si. Estava chocado com os acontecimentos, vivendo quase um luto coletivo, solidário com Jesus, mas, ao mesmo tempo, sentindo-se consolado por ele. Mandá-los embora com fome, seria o contrário de tudo o que Jesus estava anunciando, com a proclamação da chegada do Reino de Deus. Assim, Jesus prepara o povo para uma grande refeição, um grande banquete, mandando o povo se sentar. O profeta Isaías tinha falado dessa fartura que Deus iria providenciar: “vocês que não têm dinheiro, venham e comam!”. Um banquete de vida, Deus alimentando o seu povo, como no tempo do maná, também no deserto. Jesus pegou aquele pouco alimento e deu graças a Deus e começou a dividir os pães e depois os peixes e entrega-los aos discípulos que iam entregando ao povo. Um milagre da providência divina, a multiplicação dos pães e dos peixes. Todo mundo comeu e ficou satisfeito. Mandou ainda recolher as sobras em cestos.

O povo voltou para casa consolado pela atitude acolhedora e amorosa de Jesus, confortado por suas palavras e alimentado pelo pão abençoado, partido e distribuído por ele. Um banquete bem diferente do de Herodes. Lá, a corte celebrou a morte, sufocando a palavra de esperança que o profeta anunciava, pela qual convocava todos à conversão. No deserto, o povo celebrou a vida, no acolhimento de Jesus, em sua palavra de esperança e no pão repartido com todos.

Guardando a mensagem

Os encontros de multiplicação dos pães, nos evangelhos, nos prepararam para a Eucaristia, a Santa Missa. Na Santa Missa, celebramos o banquete da vida. O próprio Jesus acolhe com carinho o seu povo, conforta-o em suas necessidades, fala-lhes ao coração e o alimenta com o sacramento do seu próprio corpo e sangue. Continuamos a partir o pão, fazendo memória de sua vida entregue por nós, pão descido do céu para a vida do mundo. Na Santa Missa, o bispo ou os padres, exercem seu serviço em nome de Cristo, que é o verdadeiro presidente da celebração. Em seu nome, acolhem, ensinam, alimentam o seu povo.

Eles não precisam ir embora. Vocês mesmos dêem-lhes de comer! (Mt 14, 16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Nós te bendizemos por tua proximidade, por tua encarnação. Tu és o Deus maravilhoso que se fez um de nós, participante de nossa história humana, companheiro de dores e alegrias. Em ti, experimentamos como é imenso o amor do Pai por nós. Naquele encontro no deserto, com aquele povo tão numeroso que te procurou, celebraste um banquete de vida, enchendo o seu coração de alegria e esperança. Assim, experimentaram que o Reino de Deus tinha chegado, vencendo o banquete de morte da corte de Herodes. Concede, Senhor, que em nossas celebrações eucarísticas experimentemos o acolhimento, a solidariedade, a comunhão contigo e com os irmãos, ao acolhermos tua santa palavra e comermos do mesmo pão que és tu mesmo, para nos fortalecer no caminho da vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Reze, hoje, pelos diáconos, padres e bispos seus conhecidos: Estamos na semana de oração pela vocação dos ministros ordenados.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Que Deus te abençoe sempre padre João paz de Jesus e o amor de Maria

    ResponderExcluir
  2. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏que todos possam encontrar a paz que vem de Jesus

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas orações e meditações, que o Senhor tenha uma semana abençoada por Deus.Eu creio meu Jesus mais aumentai minha Fé.

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. Uma semana abençoada pra todos nós

    ResponderExcluir
  5. Duas situações adiversas,retirar-se com intenção de buscar solucionar os eventuais problemas humanos,mas trágico e urgente é esperar que os seus discípulos tenham atitudes que os ajude na trajetória vivida aqui por Jesus Cristo.Mas porquê os seus amigos não descidem?Medo?Respeito a presença do Senhor?Ou falta de iniciativa?A morte violenta de João Batista,mostra uma atitude Cristã,pois Ele foi morto pela fidelidade.E Jesus sai pra refletir e os outros ainda não estavam preparados,portanto aquele jesto de pedir e partilhar resolveu um probleminha imediato do povo e ao mesmo tempo mostrou a solução de outras coisas que surgem no contidina humano,portanto está sozinhos,entrega total a Deus 🙏 que revela soluções daquilo que seja essêncial para viver segunda os critérios prescritos pôr Deus através de Cristo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos que Deus o abençoe sempre sua vida e sua missão de evangelizar por meu da música sua homilia recebo todos os dias e me ajudar na caminhada.
    Parabéns pelo dia do padre. que Deus abençoe seu sacerdócio 🙌🙏

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2/8/21 08:58

    Bom dia Padre João Carlos. Deus -lhe abençoe sempre com amor e paz.
    Jesus, nós te bendizemos porque somos ovelhas do teu rebanho e porque tu és o Deus que se fez um de nós, participante de nossa história humana, companheira de dores e alegrias.
    Que o Senhor nos fortaleça no caminho da vida com fé, paz e bênçãos...
    Que o nosso Deus abençoe os nossos bispos, padres e diáconos com amor e paz...
    À padre João Carlos e todos da AMA uma abençoada semana. Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. BOM DIA!!! padre João Carlos, PARABÉNS por este DOM DIVINO de ser padre, nos ensinando a palavra de DEUS, e nos inspirando a cada dia sermos pessoas com a FÉ renovada, nos orientando, em nossas dificuldades e aflições, sendo sempre esta LUZ de DEUS nos iluminando e nos direcionando em nossa caminhada, Obrigada por ser este Anjo amigo na vida de todos nós. DEUS o abençoe com saúde e alegria constante.

    ResponderExcluir
  9. Padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Presença Real de Cristo na Eucaristia.
    É adotada pela igreja católica, nenhuma outra religião a não ser a católica está a presença Real no corpo e sangue de Jesus Cristo no ato da consagração.
    Não deixe de ir para a igreja da sua comunidade para está presente com jesus Cristo.🙋🙏😍🌹💕
    Um bom começo de semana abençoada.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Eucaristia e na Caridade. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  11. Deus nos acolhe de braços abertos para sermos ,amorosos,esperançosos e agradecidos por tudo que faz por nós. Que Deus abençoe nossas caminhadas livrando de todos os perigos.

    ResponderExcluir
  12. Ó Deus, eu LHE agradeço por todas as curas que foram feitas na vida do VOSSO povo. Entretanto, me conceda a graça de evitar o pecado da lamentação. Me conceda a graça de interceder pelos sofredores. Me conceda a graça de vencer o sofrimento. Me conceda a graça de agir com compaixão e generosidade. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça da VOSSA bênção. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Pe João Carlos.
    O padre da igreja que frequento é muito amável e acolhedor. Seus ensinamentos nos ajudam cada vez mais a compreender o que Jesus espera de nós. Assim como sua mensagem que acalenta meu coração. Deus abençoe a todos pela suas vocações. Amem. Obrigada.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS