PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SANTA MARIA MADALENA

SANTA MARIA MADALENA




22 de julho de 2021

EVANGELHO


Jo 20,1-2.11-18

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”.
11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.
16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto de meu Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

MEDITAÇÃO


Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito (Jo 20, 18)

Hoje é Dia de Santa Maria Madalena, discípula de Jesus. Tudo indica que ela era originária da cidadezinha de Mágdala, na Galilleia, por isso esse apelido de Madalena. Ela integrava o grupo de mulheres que, junto com os discípulos, acompanhava Jesus. A sua imagem ficou prejudicada com a ligação que se fez com a mulher pega em adultério que ia ser apedrejada, mas lá não se diz que é Maria Madalena. O certo é que ela é a primeira testemunha de Jesus ressuscitado.

Madalena não é só uma personagem da história de Jesus. Ela, com certeza, é uma representante da primeira comunidade cristã. Nesse texto, ela pode estar representando a própria comunidade dos seguidores de Jesus, nos seus inícios. Quem é Madalena? Uma discípula, uma pessoa resgatada por Jesus. Marcos e Lucas relatam que Jesus a libertou de sete demônios. Lucas relata que um grupo de mulheres andava com Jesus, várias delas libertadas de enfermidades ou de espíritos maus, entre elas Maria Madalena. Afinal, o que era a comunidade cristã, senão um grupo de pessoas resgatadas por Jesus da doença, da opressão da Lei, da exclusão social, do pecado? É isso que é a Igreja, o povo redimido, lavado do pecado, no batismo. Um povo de pecadores restaurados na graça de Deus. Uma comunidade chamada Madalena.

A cena mostra sete passos da caminhada que a comunidade fez até descobrir que Jesus havia ressuscitado e anunciá-lo abertamente. Madalena representa a comunidade. Narrando a ida de Madalena ao túmulo, o evangelho de São João diz que tudo estava ainda escuro. Esse é começo de nossa caminhada de fé, não é verdade? Muita gente hoje só vê a morte de Jesus. Não é à toa que a sexta-feira da paixão reúne mais gente que o sábado de aleluia. A primeira descoberta é que o túmulo está aberto. Um pouco mais adiante, percebe que o túmulo está vazio. Depois vem o encontro com a palavra de Deus que pode iluminar a compreensão da realidade. O livro do Gênesis conta que, quando, pelo pecado, nossos primeiros pais foram expulsos do paraíso, ficaram dois anjos na porta do Éden para não deixar ninguém entrar. Mas, Jesus veio para reabrir as portas do paraíso, da graça de Deus. Com ele, chegou o Reino de Deus. Os dois anjos estão ali, na entrada do sepulcro, perguntando se ainda há razões para chorar. Da escuridão para a luz ... é o caminho de Madalena, é o caminho da comunidade. Bom, até aqui foram quatro passos.

Prosseguindo um pouco mais - é o quinto passo - ela encontra Jesus. Ela o encontra, mas pensa que é o jardineiro e quer saber onde ele colocou o morto. Está perto de Jesus, mas não o encontrou de verdade. Olha que tem muita gente nesse passo. Mas, olha o sexto passo: ela voltou-se ao ouvir o seu nome, pronunciado por Jesus. É aqui que o laço se desata: em sentir-se conhecida e amada por Jesus. Aí o coração finalmente encontra o Mestre. E é aí que o discípulo torna-se um missionário: ‘Vai dizer aos meus irmãos que eu vou subir para o meu Pai e vosso Pai’. O sétimo passo é anunciar Jesus aos outros: “Eu vi o Senhor!”

Guardando a mensagem

Madalena é uma discípula de Jesus. É uma mulher resgatada pelo amor de Cristo, como nós que fomos restaurados como novas criaturas, no batismo. Podemos pensar que, nesse texto, ela esteja representando a comunidade cristã, as de ontem e as de hoje. Podemos ver, no evangelho de hoje, sete passos, o caminho da comunidade que aos poucos vai assimilando a obra redentora de Jesus, realizada por sua morte e ressurreição. Da escuridão inicial (a não compreensão, a falta de fé), cada discípulo vai progredindo passo a passo, passando pela luz da Palavra de Deus, até chegar a um encontro pessoal com o Senhor e se tornar seu missionário, anunciador de sua vitória sobre o mundo.

Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito (Jo 20, 18)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Contemplamos, hoje, em tua discípula Maria Madalena, a caminhada que cada um de nós vai fazendo para te encontrar e te anunciar aos irmãos. E o que fez toda diferença foi tu a teres chamado pelo nome: “Maria”. Ela reconheceu tua voz, ela se sentiu conhecida e amada por ti. Foi uma experiência de encontro pessoal contigo. Sem esse encontro pessoal contigo, permanecemos tateando, procurando, meio perdidos. Tu nos chamas pelo nome, o nome que recebemos no batismo, quando acolhemos a vida nova da graça. Tu que confiaste a Maria Madalena o primeiro anúncio da alegria pascal, dá-nos, por suas preces e a seu exemplo, anunciar também que tu vives e contemplar-te na glória do teu Reino. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, anote os sete passos de Madalena. Eles são os passos do seu próprio crescimento em Cristo. Vou deixar estes sete passos no final do texto da Meditação de hoje. Você que recebe a Meditação, é só clicar no link que estou lhe enviando.

Se você puder, una-se a nós na Santa Missa das 11 horas (de hoje). A transmissão é pelo rádio e pelas redes sociais. Não sendo possível, acompanhe depois a homilia. Vamos deixá-la gravada no facebook e no youtube. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



OS SETE PASSOS 

DE MARIA MADALENA


A cena mostra sete passos da caminhada que a comunidade faz até descobrir que Jesus havia ressuscitado e anunciá-lo abertamente.

1º. Ela vai ao túmulo, ainda escuro.

2º. Ela vê que a pedra foi retirada do túmulo.

3º. Ela sai correndo para avisar que tiraram o corpo de Jesus.

4º. Ela vê dois anjos vestidos de branco sentados no lugar do corpo.

5º. Ela viu Jesus de pé, achando que ele era o jardineiro.

6º. Ela reconheceu Jesus ao ouvi-lo chamar seu nome.

7º. Ela foi anunciar aos discípulos: Eu vi o Senhor.

Os sete passos de Madalena são os sete passos da comunidade cristã na descoberta de Jesus Ressuscitado.

16 comentários:

  1. 🙏🙏🙏Que Jesus esteja no meio de nós

    ResponderExcluir
  2. A trajetória vivida por Jesus no conceito espiritual nós mostra que a mulher é anunciadora do momento mais importante dos escritórios bíblicos.Nesse momento ela saiu de casa largou tudo."Quem mim seguem não olhe para traz, largará tudo e irá ao meu encontro",vai sempre em algum lugar aqui sua visita ao túmulo apresentação dos acontecimentos após Cristo ter passado por todo um sacrifício humano Ela uma mulher narra todos acontecimentos,mostrando para nós a importância da vigilância de uma comunidade.Imagina só,naquele época a sociedade extremamente patriarca e justo uma mulher Maria Madalena anunciadora dos fatos cristãos vivido nos últimos instantes aqui na Terra!Uma prova concreta de que nas imagem da mulher encontra-se a revelação Divina.Porquê não um dos discípulos?E até hoje os passos de uma comunidade só anda se houver possibilidade de uma mulher destemida,inovadora igual a Mada esteja na linha de frente vivendo o verdadeiro sentido do que é ressurreição.Nosso Mentor Jesus Cristo está vivo,precisamos nos desprender daquilo que apaga essa realização de Cristo.Por onde podemos começar?

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.Deus nosso senhor Jesus Cristo esteja sempre no meio de nós livrando nos de todo mal

    ResponderExcluir
  4. Bom dia PE.João Carlos.
    Muito boa a reflexão sobre Maria Madalena. Gratidão.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos com a graça e a paz de Deus sobre você para lhe abençoar e lhe proteger de todo mal.
    MARIA MADALENA, foi a primeira testemunha de Jesus ressuscitado.
    Jesus, que possamos contemplar-te na glória do teu Reino. Nós te bendizemos, Senhor, porque pela vossa Santa Cruz resiste o mundo...
    Desejo um dia cheio das graças de Deus para Padre João Carlos e todos da AMA.
    Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos uma ótima quinta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Padre João Carlos o senhor é uma benção em minha vida sempre tive dúvida da personagem de Madalena e hoje estou sabendo de fato quem foi ela na vida de jesus obrigada.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Eu sou a luz que resplandece nas trevas e as trevas não a compreendem.
    Jesus é a luz do mundo.
    Seguir, Jesus nunca andará em trevas, trevas, terá a luz da vida.
    Jesus a tua palavra é a luz que ilumina os meus passos, caminho no conhecimento da glória de Deus.
    Ó meu Deus sempre no meu caminho para não transforma o meu caminho em trevas e ajuda meus irmãos que estão nas trevas.🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos, obrigada pelas reflexões sobre a Palavra de Deus. São sempre profundas e alimentam o nosso espírito. Deus lhe proteja!

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e gostei muito da canção Cântico dos Cânticos. Estaremos em Oração para o Amor na Fé em Jesus. Salve Maria🙏

    ResponderExcluir
  9. ACHEI LINDO A VIDA DE SANTA MADALENA, E AS REFLEXOES DESTE TEXTO, COMO TAMBEM A HISTORIA DA VIDA DE JESUS E SEUS DISCIPOLOS, QUANDO QUANDO ESTIVERAM AQUI NA TERRA; MUITO BONITO A RESSURREICAO DE CRISTO, QUANDO VIRAM SEU TUMULO VAZIO. LINDO, LINDO !!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Maria Madalena, foi um exemplo de mulher que viu Jesus e se tornou cristã, que se converteu ,tornando discípula de Jesus.

    ResponderExcluir
  11. Maria Madalena, foi um exemplo de mulher que se tornou cristã, é discípula de Jesus por amor

    ResponderExcluir
  12. Padre João Carlos, Sdb, obrigada pela atenção em enviar-me o link da Meditação e os passos que fez Santa Maria Madalena.Sou muita grata a vc querido Primo. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  13. Confirmou o que penso.Obrigada

    ResponderExcluir
  14. Pai santo e fonte de toda santidade, eu LHE agradeço pela vida de Santa Maria Madalena. No entanto, me ensine buscar o amor da minha vida. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine ter bons e santos pensamentos. Me ensine anunciar o Evangelho. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Meu Jesus ajude-me a seguir firme, que eu esteja sempre atenta a palavra do Senhor, como Maria Madalena, que esteve sempre pronta pra ajudar anunciar a palavra do Senhor. Obrigado Padre João Carlos pelas orações, que o Sr siga firme na Missão.🤲

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS