PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A SEMENTE QUE CAIU NO MEIO DOS ESPINHOS

A SEMENTE QUE CAIU NO MEIO DOS ESPINHOS



23 de julho de 2021

EVANGELHO


Mt 13,18-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Ouvi a parábola do semeador: 19Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.
20A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; 21mas ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo.
22A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto.
23A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem outro sessenta e outro trinta”.

MEDITAÇÃO


A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto (Mt 13, 22)

Aquele povo todo estava ouvindo Jesus. Ele, na barca, sentado. Era nessa posição que os mestres ensinavam. O povo à beira mar, ouvindo. E Jesus contando a parábola dos terrenos. O semeador saiu semeando a sua semente. E ela caiu em quatro terrenos diferentes. Quatro, claro, para falar de todos os terrenos que recebem a semente. Quatro é um número de totalidade. Uma parte caiu à beira do caminho. Outra, num terreno pedregoso. Outra, no meio de espinhos. E o quarto terreno foi uma terra boa.

Uma história como essa, todo mundo ali podia entender. Grande parte dos seus ouvintes eram agricultores. E plantar era com eles. Será que eles entendiam o significado da parábola? Com certeza, alguma coisa, entendiam. Mas, depois, conversando entre eles, certamente vinham muitas ideias. E parábola é assim. Não tem um único significado. Não é um enunciado de uma verdade arrumadinha. É uma chave para o entendimento de uma alguma coisa que está acontecendo.

E o que está acontecendo? Bem, a pregação do evangelho. Ontem e hoje, a palavra está sendo semeada. E as pessoas, como você, recebem a palavra em situações diferentes. Umas como um terreno à beira do caminho. Outras, como um terreno pedregoso. Alguém como um terreno de espinhos. Por sorte, tem também quem a receba como um terreno bom. Só aí vai prosperar a palavra semeada.

Podemos imaginar essa parte do terreno de espinhos. Que plantas estariam nesse terreno? Pensa aí: Cactos, cardos, maliça, esporão, unha de gato... bom, já tem bastante. Coitada da semente que cair num terreno desse! Não vai pra frente. Pode até nascer e crescer, mesmo fraquinha, mas será sufocada pelos espinhos. Não dá fruto nenhum.

Olha o que Jesus explicou: “Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto”. Então, esses espinhos têm nome: preocupações do mundo, ilusão da riqueza, outros desejos. O que poderiam ser preocupações do mundo? Bom, eu fico pensando na vaidade, na ostentação, na ditadura da opinião formulada pela mídia... E o que seria ilusão da riqueza? Aqui é mais fácil: a ganância, o apego ao dinheiro, a tentação do luxo, a discriminação dos pobres... E os outros desejos? É o que não falta. Na primeira carta de São João tem uma passagem que pode nos ajudar: “Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não procede do Pai, mas do mundo” (1 Jo 2 16).

Guardando a mensagem

A palavra é como a semente que o agricultor espalha pelos terrenos. A parte que caiu no terreno cheio de espinhos não deu fruto nenhum. A plantinha até cresceu, mas foi sufocada pelos espinhos. Espinhos pode ser o modo de pensar do mundo (que privilegia a aparência, que nos estimula à vaidade e ao orgulho, ...). Espinhos pode ser também a ilusão da riqueza (o apego aos bens materiais, o desprezo pelos humildes, a ganância). Espinhos são também desejos que fujam do nosso controle (na sexualidade desregrada, na dependência do álcool, por exemplo). O que você pode fazer para receber melhor a semente da palavra de Deus, no caso de seu terreno estar cheio de espinhos? Vou lhe dar algumas sugestões: Limpe o terreno. Dê importância à semente e a proteja dos espinhos. Deixe que a semente, a palavra, reoriente a sua vida. Dê ao Reino de Deus o primeiro lugar. Não deixe ninguém sufocar essa semente. Ela está destinada a dar muitos frutos.

A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto (Mt 13, 22)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
No meu terreno, tem uns espinhozinhos, não vou negar. Mas, sei que a tua própria palavra é uma força para me ajudar a removê-los. Conto com a tua graça. Quero que a tua palavra, que recebo cada dia com grande alegria, seja a luz a orientar a minha vida. Dá-me, Senhor, a paciência do agricultor que prepara o terreno, rega a plantinha, limpa o mato e espera pacientemente que ela cresça e produza frutos. Que a tua palavra cresça, dia após dia, em minha vida e dela possas colher muitos frutos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Lendo o texto de hoje em sua Bíblia (Mt 13,18-23), escolha uma palavra ou uma pequena frase e marque-a em sua própria bíblia. Podendo, transcreva-a no seu caderno espiritual.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Como estamos acolhendo a palavra de Deus,as condições humanas estão favoráveis,há esforço pra favorecer essas condições?O que o evangelho nos fala?Nossa vida está satisfeita mesmo diante há tantos empasses ou armadilhas sócias?Estamos aceitando as propostas feita por Jesus:acolher os ensinamentos de forma plena?Dá sentido aos detalhes simples em nosso dia a dia,adubar nossas atitudes com o bem,tirar as ilusões entregar ao trabalho de forma justo,lutarmos contra a preguiça,quem nunca teve não sabe o que é um terreno espinhoso uma espécie de demônio!Mas vencer é a plititude do bem comum,que tenhamos paciência para convivermos com diferentes pessoas com o pessamentto firme no que é ser Cristã,independente do terreno Jesus escolheu os mais difíceis e trouxe para o lado bom,que força Divina requer bastante planejamento e acima de tudo disciplina, sejamos controlados pelas palavras Santas acolher nos nosso íntimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre João Carlos como é importante essas palavras do livro de nossas vidas ainda mais quando estamos passando por situações difíceis isso é que chamamos de chicotada nas pessoas que pensam de 9utras maneira que nós que alimentamos desse remédio que execelente na vida de um cristão que ama ama a Deus sobre todos as coisas e tem pessoas que convivemos desse tipo.mais somos filhos desse pai e por isso que Deus faz esse chocalhos. Eu só agradeço por tanta riqueza a palavra nos transformar nos alimentamos para viver melhoragi melhor e da voltas por cima que esse Deus é verdadeiro ótimo obrigado a Deus e você padre que nos nessa riqueza tão grande e a explicação dessa palavra de amor fé é esperança para nossas vidas só tenho que agradecer a Deus e você Deus abençoe padre mais uma vez obrigado. 🙏🌹👏👏👏💯💯💯💯🫁

      Excluir
  2. Bom dia Padre João Carlos, Deus abençoe sempre o Sr e sua família. Daí-me forças e paciência Senhor prá seguir firme, preparando meu coração prá seguir nos caminhos de Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima sexta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Padre João Carlos eu só conheço o cacto
    🙋🙏😇🌟🌟🌟🌹
    Foi jesus que mostrou o bom caminho,sem
    temer e ser torturado.
    Quem segue o caminho que Jesus indicou o seu coração é cheio de amor, verá maravilha de Deus, será acolhido nós braços do pai, Ele é a força do bem.
    Vamos roga por aqueles por sua palavra, hão de crê.
    O senhor nos sustenta na caminhada,dar as mãos,repartir,acolher, servir.
    🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  4. O senhor nós sustenta na nossa caminhada as mãos repartir acolher e servir que assim seja amém

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal

    ResponderExcluir
  6. As palavras de Deus me fortalece e me faz entender que ainda necessito de muita luz para que a palavra se torne boa em meu terreno que é o meu coração 💓💓 mais sei que a maior parte já é boa, sempre estou vivenciando a palavra e levando para aqueles que não conhece através das redes sociais, para mim ja me sinto uma semeadora , aos poucos estou conhecendo o que Jesus me diz. Peço a Virgem Maria que seja iluminada e que possa ajudar aos irmãos que me cercam

    ResponderExcluir
  7. Excelente reflexão. Muito realista e prática. Fácil compreensão e aplicação. Gosto muito das meditações. Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Que todos os passos das nossas vidas sejam conduzidos pelas mãos de Deus ...
    Somos a semente que caiu no meio dos espinhos. Jesus, que a tua palavra cresça em minha vida e dela possas colher muitos frutos. Amém.
    Que eu possa com firmeza seguir nos caminhos de JESUS. Um dia muito feliz e abençoada à todos...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Palavra e que Jesus nos ilumine para sermos terra boa Sempre. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  10. Ouvindo essa meditação do Evangelho, fiquei ruminando 🤔 aida não consigo dar muitos frutos, mas existem um conjunto de fatores que me impedem.No momento estou: meditando a palavra, fazendo visitas 2 vezês por semana aos enfermos e idosos da comunidade, doando um pouco pra uma ONG,cuidando da minha vida e acolhendo com amor as pessoas.Senhor, eu creio mas aumenta minha fé e faz-me viver melhor os teus ensinamentos.

    ResponderExcluir
  11. Devemos ser um exemplo de um terreno bom para o plantio de uma semente que venha dar bons frutos. Pois Deus nos fez um ser humano dotado de capacidade para saber amar e compreender seus irmãos em Cristo, dessa forma o mundo será bem mais unidos pelas palavras pregadas pelo Pai para seus filhos amados sabendo viver da melhor forma como ele pregou aos seus discípulos a verdade na vida cristã

    ResponderExcluir
  12. Ó Deus cheio de compaixão, eu LHE agradeço por tudo de bom. Contudo, me ajude evitar todos os pecados e a ilusão da riqueza. Me ajude amar e guardar os VOSSOS mandamentos. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude vencer o sofrimento, a perseguição e as preocupações. Me ajude ouvir, compreender e viver a VOSSA palavra. Me ajude produzir muitos frutos. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre por esse evangelho muito importante para a nossa fé e vida que a palavra de Jesus cresça na nossa vida e possa colher muito e muitos frutos para podermos seguir com Jesus e não cair nós espinhos palavras da salvação gloria a te senhor Jesus Cristo lhe abençoe padre com sabedoria e felicidade paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS