PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: FECHARAM AS PORTAS PARA JESUS

FECHARAM AS PORTAS PARA JESUS



30 de julho de 2021

EVANGELHO



Mt 13,54-58

Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então de onde lhe vem tudo isso?” 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.

MEDITAÇÃO


E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé (Mt 13, 58).

Jesus suscitou muita admiração. Mas, curioso, não foi aceito por todo mundo. A gente pode até identificar várias razões. Uns ficaram com inveja de sua popularidade; ou se sentiram ameaçados em suas posições de liderança. Outros perceberam que aceitá-lo seria mudar de vida, reconhecer o amor misericordioso de Deus em sua vida. No geral, podemos dizer, muita gente gostava de Jesus, o admirava, mas não foi capaz de dar o passo decisivo: crer em Jesus.

Jesus voltou à sua terra – Nazaré - e estava pregando na sinagoga. No início, todos estavam admirados com sua palavra simples e forte. Aos poucos, a reação passou da admiração à revolta. Acharam que, sendo ele uma pessoa crescida naquela comunidade, não podia ter aquela sabedoria toda, nem fazer milagres como diziam que ele fazia. Julgaram, então, que Jesus estivesse exorbitando, arvorando-se a ser quem não era. “Você não é um profeta coisa nenhuma!”, alguém deve ter gritado lá do fundo da sinagoga. Num certo momento, Jesus lamentou-se: “Um profeta só não é bem estimado em sua própria pátria e em sua família”. Eles não tinham fé. Jesus nem pode fazer os milagres que sempre fazia nessas ocasiões. Essa visita à sinagoga de Nazaré, segundo o evangelho de São Lucas, terminou mal. Jesus foi expulso da Sinagoga.

Afinal, não creram em Jesus, por quê? Aparentemente, porque conheciam a sua família. Só por isso? Começaram a dizer que ele era o filho do carpinteiro, que a mãe era dona Maria e os primos-irmãos dele eram Tiago, José, Simão e Judas. Não havia essa palavra ‘primo’ na linguagem deles; para eles primos, tios, sobrinhos eram ‘irmãos’. E as irmãs também moravam por ali, casadas com certeza. Primas, claro. Afinal, Jesus era uma pessoa conhecida, de uma família dali, gente da comunidade. E era isso que eles não engoliam. Não podiam admitir que Deus estivesse agindo por meio de uma pessoa assim de origem humilde, de um vilarejo sem importância... esse era o problema! Eles estavam contrários exatamente ao modo como Deus estava agindo, na dinâmica da encarnação.

A encarnação é a modalidade pela qual Deus enviou o seu filho, Deus como ele, nascido na carne. Nascido na ‘carne’ quer dizer nascido na fraqueza humana. Como disse Paulo, “nascido de uma mulher”. O povo de Nazaré reagiu contra a encarnação. Não aceitaram uma manifestação de Deus assim tão próxima deles.

Guardando a mensagem

A encarnação do Verbo é a verdade que desnorteia, que escandaliza o povo de Nazaré; e pessoas de hoje, também. Essa reação não está muito longe de nós. Tem muita gente que espera Deus agindo apenas lá de cima, sem passar pela fraqueza de pessoas aqui da terra e da terra dos pobres. Jesus ressuscitado conferiu a missão aos seus apóstolos e os enviou como seus missionários. Comunicou-lhes o seu Espírito e deu-lhes o seu poder. Assim, sua Igreja continua o seu ministério. Os pastores da Igreja, em nome de Cristo, continuam o seu ministério de perdoar, de ensinar, de conduzir... Os líderes das comunidades, os nossos pastores e todos os servidores do povo de Deus, homens e mulheres, em nome do Senhor, continuam orientando, evangelizando, abençoando. A atitude do povo de Nazaré se repete. Somos conhecidos, conhecem nossos pais e nossos irmãos, sabem de nossa origem humana e periférica, na maioria. Só na fé podem acolher o ministério de Jesus Salvador que exercitamos. Só na fé podem acolher a palavra que pregamos, em nome do Senhor. Sem a fé, correm o risco de fechar as portas para a graça que nós comunicamos.

E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé (Mt 13, 58).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Não foi fácil para os teus conterrâneos te acolherem como profeta e messias. É que eles estavam aguardando alguém que viesse de fora, dos círculos de poder, alguém que se mostrasse poderoso e superior. Mas, tu, de acordo com o teu Pai, vieste na humildade de um galileu daquela terra esquecida, com a sabedoria da convivência com o povo trabalhador e com a força da confiança em Deus. Tu, Deus verdadeiro, assumiste a condição humana e te expressaste na cultura do teu povo. Assim, nos ensinas a dar valor ao que somos e a valorizar os outros ao nosso redor. Agindo aasim, abrimos o caminho para te reconhecer agindo na Igreja e por meio dela, esta comunidade humana e frágil que carrega a grandeza de tua palavra e a força de tua graça redentora. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Estamos quase terminando este mês de julho. Neste mês, a intenção geral de oração em toda a Igreja é a amizade social. Que tal rezar nessa intenção, antes que termine o mês? Pra você que recebe a Meditação pelo whatsapp ou pelo telegram, estou deixando a oração sobre este tema bem no final do texto da Meditação. É só seguir o link que estou lhe enviando.

Rezando na intenção geral da Igreja neste mês de julho, a amizade social.

Deus, meu Pai
e Pai de todos.
Agradeço-te me teres dado irmãos e irmãs
que partilham comigo o caminho da vida.
Muitas vezes, o meu olhar egoísta
vê o outro como um obstáculo ou um incômodo,
e não como um caminho para te amar e servir.
Ajuda-me a reconhecer no rosto de cada pessoa
um irmão e uma irmã
digno de ser respeitado, amado
e promovido na sua dignidade.
Dá-me um coração de Filho,
como o teu Filho Jesus.
Amém.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


18 comentários:

  1. Amém! Bom dia com as bênçãos do Bom Deus e de Nossa Senhora Auxiliadora!🌹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por conceder está oração,amei!

      Excluir
  2. Amém amei a mensagem de hoje foi muito linda

    ResponderExcluir
  3. Bom dia dia peço a bênçãos de Deus para todos meus irmãos irmãs que Deus te abençoe padre João sou de Vitória de Santo antao Pernambuco sitio galileia sua bênção

    ResponderExcluir
  4. Pertencer a família humilde,ainda hoje existe mais preconceito,tanto quanto antes,faz ideia uma dona de casa!Carpinteiro? Profissão sem nenhum desenvolvimento intelectual,isso são pessoas doentes,sem graça que não consegui exercícios Divino que o belo está na capacidade de criar e os humildes gosarão da plena felicidade que só têm acesso os filhos da luz,hoje só brilham os quê percebem essa família linda protejida por Deus como modelo e exemplo de humano,são situações adiversas temos que romper as barreiras sócias pra construir uma verdade absoluta fora do preconceito,tanto no comportamento diferente,nas ações Santas pronunciadas nesse evangelho, perceber que os conhecidos de Jesus Cristo mostrou a falta de respeito é algo necessário para convivermos? Não,o reino de Deus está no controle de tudo,vê que ainda temos que mudar hábitos ultrapassados que fere às coisas de Divinas.Isso são questões igual em qualquer lugar embora já tenham mais pessoas concientes,ainda há muito há ser feito: O quê é justo e humano?Que aprendamos juntos verdadeiros cumprir da lei maior:amar ao próximo como assi mesmo,pois Jesus Cristo foi regeitado como o próximo.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a meditacao de hoje.Rezarei pela amizade social. Sou de Santarem-Pa.

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Se cubra de bênçãos, se encha de GRATIDÃO. O que for bênçãos para sua vida Deus lhe entregará...
    "Meu Deus e pai, dá-me um coração de filho, como o teu filho Jesus.

    FECHARAM AS PORTAS PARA JESUS.
    Um dia muito feliz e abençoado à padre João Carlos e todos da AMA.
    Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de final de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Padre João Carlos Não foi no show que eu te conhecer, mas sim numa celebração a sua sabedoria do evangelho até hoje não sei ficar sem ela ,pena que muitos daquele tempo rejeitaram jesus.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Deus enviou o seu filho para nos resgatar, para que todo o que nele crer não pereça,mas tenha a vida eterna.
    Não devemos ter a morte espiritual porque é separação completa da fonte da vida, Deus.
    Deus nos ama Ele não quer que parecemos,morra, passando um eternidade longe dele, Ele quer uma vida eterna com Ele, enviou seu filho amado.🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  9. BOM DIA!!! Padre João Carlos, que um rastro da LUZ DIVINA envolva cada um de vocês. Obrigada por estas Santas palavras do Evangelho. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Humildade e que Jesus nos ilumine Sempre. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde Padre Joao Varlos sua bencao, linda a meditacao de hoje Deus seja louvado sou Francisca de Fortaleza

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde padre João Carlos a sua bença deus seja louvado

    ResponderExcluir
  13. Pe. João Carlos, diariamente o evangelho e suas palavras me fazem muito bem. Estamos vivendo um momento difícil em família com relação a saúde, mas confio e Deus tudo passará. Orém por nós.

    ResponderExcluir
  14. Deus de majestade, eu LHE agradeço por tantos milagres, que foram feitos, na vida do VOSSO povo. No entanto, me conceda a graça de ser obediente. Me conceda a graça de participar santamente das solenidades da VOSSA igreja. Me conceda a graça de descansar nos dias santos. Me conceda a graça de fazer bons jejuns e boas orações. Me conceda a graça de fazer boas ofertas e bons dízimos. Me conceda a graça da VOSSA proteção. Me conceda a graça expiando os meus pecados. Me conceda a graça de ensinar com sabedoria. Me conceda a graça de valorizar todos os profetas. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos sua bênção que Deus te abençoe sempre amém nossa senhora Auxiliadora lhe cubra de bençãos o senhor e um milagre de Deus na nossa vidas nilza Maria de jardim paulista Pernambuco

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS