PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: TRATAR BEM OS OUTROS, SEMPRE.

TRATAR BEM OS OUTROS, SEMPRE.


 22 de junho de 2021


EVANGELHO


Mt 7,6.12-14

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com o pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem.

12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”!


MEDITAÇÃO


Tudo quanto vocês querem que os outros lhes façam, façam também a eles (Mt 7, 12).

Jesus disse que ‘fazer aos outros aquilo que queremos que nos façam’ realiza o núcleo da Lei e dos Profetas. ‘A Lei e os Profetas’ – é uma forma de falar da própria Palavra de Deus, da Bíblia. Fazer o bem aos outros é uma forma de realizar integralmente a palavra de Deus.

"Faça aos outros aquilo que você deseja que lhe façam" é outra forma de dizer "ame o seu próximo como a si mesmo". Faço ao outro aquilo que eu quero que façam a mim. Como eu acho que sou merecedor de atenção, de respeito, de consideração, assim devo tratar os outros, com atenção, respeito, consideração, em qualquer circunstância.

Na verdade, por trás de uma pessoa que humilha, menospreza ou desdenha do seu semelhante há uma pessoa mal resolvida. Uma pessoa que age com rispidez e ignorância com os outros revela alguém com déficit de humanidade. Sua ação grosseira e ferina reflete seu estado interior depauperado.

Fazer aos outros o que nós queremos que façam conosco. Não é fazer com os outros o que fazem conosco. Fazer o queremos que façam conosco. Isso quer dizer que mesmo que alguém me maltrate, me trate com indiferença, eu preciso tratá-la(lo) como eu gostaria de ser tratado. E isso não é fácil, e nem parece muito natural. Normal seria responder com a mesma moeda, no mesmo tom de voz, jogar com as mesmas armas. Mas não é o que Jesus falou. Ele disse pra gente tratar os outros como nós merecemos ser tratados. Responder a um tratamento ríspido, descortês, grosseiro com um tratamento educado, respeitoso, cordial. É assim que gostaríamos de ser tratados. Então, é assim que temos que responder.

E por que isso? O cristão tem várias motivações para seguir esse conselho de Jesus. Primeiro, porque o outro é uma pessoa humana, merecedora de respeito e consideração em qualquer situação. Pode ser questionado, repreendido, corrigido, mas sempre com educação, com cordialidade, com o respeito que merece uma pessoa humana. Segundo, porque nele eu posso identificar a semelhança de Deus que toda pessoa humana carrega. Ele nos fez à sua imagem e semelhança. Menosprezando um irmão ou uma irmã, eu estou desonrando o próprio Deus criador. Terceiro, porque Jesus se identificou com o outro, especialmente com o mais abandonado e sofrido (o faminto, o doente, o prisioneiro). Ele disse: o que você fez a um desses irmãos fez a mim.

Guardando a mensagem

Fazer aos outros o que nós queremos que façam a nós mesmos é a regra de ouro. Humaniza nossas relações. Estende a boa imagem que faço de mim mesmo, de minha dignidade, de meus direitos aos outros. Faz-me dar o primeiro passo, como construtor de relacionamentos respeitosos e humanizadores. Fazer aos outros o que nós queremos que façam a nós mesmos é uma forma de realizar o mandamento do amor ao próximo. Agindo assim dou testemunho do meu amor a Cristo Jesus que assumiu nossa humanidade e se fez solidário com os últimos e os pecadores.

Tudo quanto vocês querem que os outros lhes façam, façam também a eles (Mt 7, 12).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tratavas todo mundo bem. Não fazias acepção de pessoas. Aliás, aos que a sociedade menos considerava, a eles tu te dirigias com maior deferência e atenção. Dá-nos, Senhor, a graça de tratar a todos com o reconhecimento da grandeza de sua dignidade, vendo em cada um a imagem e semelhante do nosso Criador e Pai e honrando a tua própria presença neles, sobretudo nos mais humildes e discriminados. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Como todos os dias, hoje, você pode encontrar alguém que trate você com indiferença, desatenção ou falta de consideração. Seu esforço vai ser tratar bem, como gostaria de ser tratado.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus nos abençoe e livre nos de todo mal. E restaure a minha saúde.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos sua benção, e obrigado pelas orações e meditações. Que Jesus continue iluminando o Sr Padre João Carlos, amo o jeito que o Sr nós ensina.🙋 Meu Jesus que eu seja bondosa com todos que encontre pelo caminho e dentro dá minha casa.🤲🙇

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos.
    Tratar bem os outros, sempre.
    Dá-nos, Senhor, a graça de tratar a todos com reconhecimento da grandeza de sua dignidade, vendo em cada um a imagem e semelhança do nosso criador e
    Pai e honrando a tua própria presença
    neles, sobretudo nos mais humildes e discriminados.
    Ester de Campinas São.
    Bom dia a todos.

    ResponderExcluir
  4. Bom.dia padre.suas PUBLICAÇÕES são muito bem vindas precisamos estar conectados a Deus sempre,viver conforme a biblia nos ensina é dificil mais temos q nos esforçar para cumprir,muito obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminando que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora Auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Respeito não se fala quem tem,sem mostrar com suas atitudes.
    Não devemos jamais fazer aos outros o que fizessem com agente.
    Não samos melhores que ninguém,
    humilhar ou espezinhar.
    Somos iguais perante Deus.🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre e estaremos em Oração para o Amor em Jesus e que possamos seguir Sempre o Caminho que leva à Vida! Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde padre João,sou de Anapu Pará,moro no projeto pds esperança, fiquei encantada com a palavra do senhor Jesus Cristo,a palavra santa que foi falada no dia de hoje padre João a sua bença,e que a paz esteja com com cada um de nós amém.

    ResponderExcluir
  8. Presado padre João Carlos em primeiro lugar quero desejar uma abençoada tarde e em segundo peço a sua benção.Como todos os dias recebo a mensagem cada dia uma passagem do evangelho leio com atenção para que na oração das 6 eu possa oferecer a intenção de dia desde já agradeço a Deus por ter quem nós ajuda com a meditação até breve que Deus abençoe hoje e sempre

    ResponderExcluir
  9. Deus vivo e verdadeiro, pai providente e justo juiz, eu LHE agradeço por todas as famílias. Todavia, me ensine evitar a discórdia e o pecado. Me ensine rezar da melhor forma possível. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine valorizar as coisas santas. Me ensine fazer somente o bem. Me ensine entrar pela porta estreita. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Devemos respeitar os nossos irmãos, para ser respeitados,Jesus sempre pregou o melhor para seus filhos. Jamais devemos deixar de obedecer a palavra do Pai,pois ele é misericordioso.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre por esses ensinamento bíblico maravilhoso quem não gosta de ser bem tratado com respeito e dignidade porém devemos tratar a todos precisamente aqueles que nós maltrata devemos fazer o bem não olhar aquém Jesus Cristo lhe abençoe muito padre paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre querido...suas palavras em nosso senhor Jesus me iluminaram para seguir o dia. Abraços Angela

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos.
    Suas reflexões são motivadoras e me leva a querer ser alguém melhor a cada dia.
    Obrigada

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS