PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS



11 de junho de 2021

EVANGELHO


Jo 19,31-37

31Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz.
32Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus. 33Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; 34mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.
35Aquele que viu, dá testemunho e seu testemunho é verdadeiro; e ele sabe que fala a verdade, para que vós também acrediteis. 36Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: “Não quebrarão nenhum de seus ossos”. 37E outra Escritura ainda diz: Olharão para aquele que transpassaram”.

MEDITAÇÃO


Um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água (Jo 19, 34)

Hoje é o dia do Sagrado Coração de Jesus. Por isso, estamos lendo esse texto tão significativo do evangelho de São João. Após a morte de Jesus na cruz, o soldado abriu-lhe o lado, com uma lança. Ali, aos pés do madeiro, o apóstolo e evangelista João viu essa maravilha: do seu coração transpassado, escorreu sangue e água. “Olharão para aquele que transpassaram”, dizia a antiga profecia de Zacarias, que ali começava a se cumprir.

A devoção ao Sagrado Coração, enriquecida, século após século, pela experiência mística de muitos santos, é ao mesmo tempo contemplação e reparação. Contemplamos o mistério do amor manifestado em Jesus crucificado. Em Jesus, temos a maior revelação do amor do Pai por nós. “Deus tanto amou o mundo, que enviou o seu filho unigênito”. Na sua cruz, a prova maior de amor foi dada: “não há maior amor do que dar a sua vida pelos seus amigos”, nos disse o próprio Jesus. Na cruz, contemplamos o grande amor. O coração é uma representação do amor. É assim que representamos o seu coração ferido pela lança, coroado de espinhos, encimado pela cruz, um coração em chamas. E há um resplendor que o envolve, uma irradiação de amor que nos atinge. Contemplamos o grande amor de Deus por nós, em Jesus, seu filho, entregue em nosso favor.

Além da contemplação, a devoção ao Sagrado Coração nos indica o caminho da reparação. Nas experiências místicas de Santa Margarida Maria Alacoque, uma freira da Ordem da Visitação, que viveu no século XVII, Jesus lhe mostrou o seu coração: “Eis o coração que tanto amou os homens, e deles não vem recebendo senão injúrias, ultrajes, indiferença”. É assim que o adorador se torna reparador, esforçando-se para compensar as ofensas, o desrespeito, a infidelidade de tantos irmãos e irmãs em relação ao Salvador. Nessa linha, se colocam as comunhões reparadoras das primeiras sextas-feiras, em nove meses consecutivos. A devoção ao Sagrado Coração nos propõe contemplação e reparação.

Pela cruz, Jesus nos comunicou a vida. De sua morte, nasce uma humanidade redimida. Esse povo novo renascido em Cristo, em sua morte e em sua ressurreição, é o povo da nova aliança, aliança eterna celebrada no sangue do cordeiro de Deus. É uma imagem que nos vem da páscoa judaica, do livro do Êxodo. Outra imagem, igualmente reveladora, vem do Livro do Gênesis, da criação da mulher. Para lhe dar uma companheira, o Senhor deu um profundo sono a Adão. E da costela que lhe retirou fez a mulher, carne de sua carne, ossos de seus ossos. Assim também, de Jesus, do sono profundo de sua morte, Deus, do seu peito aberto, tirou a Igreja, representada no livro do Apocalipse como noiva e esposa do cordeiro.

Guardando a mensagem

A festa do Sagrado Coração de Jesus é a celebração do amor de Deus. Na cruz, está a mais alta manifestação do amor do Pai e do Filho por nós. No coração aberto pela lança, o discípulo amado vê a comunicação da vida divina, o derramamento do Espírito Santo. Do seu lado aberto, escorreu sangue e água. No sacrifício de Cristo (representado no sangue), que nos trouxe a reconciliação com Deus, vemos uma referência à Eucaristia, memorial de sua morte e ressurreição. No derramamento do Espírito Santo (representado na água) vemos uma referência ao Batismo, onde renascemos como novas criaturas. A Igreja é o povo redimido que nasce do coração de Cristo. A devoção ao Sagrado Coração nos propõe um caminho de contemplação e de reparação. “O amor não é amado”, disse São Francisco de Assis. Por isso, vamos amar o amor!

Um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água (Jo 19, 34)

Rezando a palavra

O dia da festa do Sagrado Coração é também o dia mundial de oração pela santificação dos sacerdotes. Assim, rezemos:

Ó Jesus, bom pastor, abençoa os diáconos, padres e bispos de nossas comunidades. Eles são para nós preciosos canais de tua graça: multiplica, sem cessar, seus gestos de amor. Eles acolhem teu povo, Senhor, para ouvir e consolar: não permitas que sofram de solidão. Concede-lhes coragem e sabedoria para defender os injustiçados. Aumenta, Senhor Jesus, o número de sacerdotes na tua Igreja: dá-lhes o dom de ensinar, a alegria de celebrar e o gosto pelas coisas de Deus. Eles precisam também, Senhor, de muita saúde e boa disposição a fim de seguir praticando o bem. Que eles possam, enfim, colher abundantes frutos pela generosa entrega da própria vida.
Sagrado Coração de Jesus, nós confiamos em ti.

Vivendo a palavra

Sendo hoje, dia do Sagrado Coração de Jesus e dia mundial de oração pela santificação dos sacerdotes, dedique uma prece especial pelo padre de sua comunidade.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Só o amor que conhece a verdade necessária pra fazer o mundo um lugar bonito existia também naquela época hábito de mostra-se apto a um sentimento de fidelidade a Deus através do sacrifício,Jesus se submeteu a cultura local e disse:mundem seus costumes,pois nosso Pai Eterno quer mudanças e não sacrifício!Mesmo se sujeitando a tantas perversidades,crueldades cometidas contra sua pessoa não teve plena aceitação,mas mudou coração das pessoas abertas ao novo modelo de vida, sejamos proativa no Reino infinito conhecimento e desposição são alguns critério precritos anteriormente nas escrituras,mesmo assim ainda não comprendemos o real sentir da Pedágogia Humanizada onde todos têm direitos,porém a lei maior é o amor,portanto justifica que o sangue foi um símbolo de amor,mas poucos prática esse mistério!

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que o sagrado coração de Jesus nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  3. Sagrado Coração de Jesus,tenha de misericordia de teus filhos do mundo enteiro amém.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos.
    Hoje é o dia do Sagrado coração de Jesus. Pela cruz, Jesus nos comunica a vida. De sua morte, nasce uma humanidade redimida. Ó Jesus, bom pastor, abençoada os diáconos, padres e bispos de nossas comunidades. Eles são para nós preciosos canais de tua graça. Concede-hes coragem e sabedoria para defender os injustiçados.
    Sagrado coração de Jesus, nós confiamos em ti.
    Uma sexta-feira abençoada à todos...Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos que senhor tenha uma sexta feira iluminada e abençoada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora Auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Que Jesus, fortaleça na sua caminhada, anunciando o evangelho com mansidão e sabedoria.
    Padre João Carlos o senhor nunca vai ficar solitário estarei sempre presente meu bom pastor 🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Vamos amar com Jesus amou e ter o nosso coração sempre ardente do desejo de estar perto dele.
    Sagrado coração de Jesus eu te peço para que venha triunfar dentro dos corações que tanto o Ultramam e repare
    nossos pecados .
    O amor é o dos sentimentos mais poderoso que existe.
    Ele pode transformar vidas, tanto a de
    que ama quanto as de quem são amadas.
    🙋🙏😍🌹💕

    ResponderExcluir
  6. Que Deus abençoe padre Domingos da igrela São Sebastião de Belo Horizonte
    Amém

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor no Sagrado Coração de Jesus e que Este Amor seja Sempre transmitido pelos nossos Sacerdotes. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  8. Sagrado Coração de Jesus nós temos confiança em Vós Proteja todos os sacerdotes Amém

    ResponderExcluir
  9. Que o sagrado coração de jesus fortaleça a fé e esperança,a perseverança no coração dos nossos padres , e os padres do mundo inteiro. Jesus confiamos em vós. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Ó Deus, que na VOSSA misteriosa providência mandais os VOSSOS ANJOS para guardar-nos, eu LHE agradeço pela Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Entretanto, me ajude ser um bom filho. Me ajude evitar o pecado e a ira. Me ajude procurar o caminho da santificação. Me ajude anunciar a insondável riqueza de Cristo. Me ajude cuidar do universo com sabedoria e humildade. Me ajude adorá-Lo com fé e confiança. Me ajude glorificá-Lo. Me ajude ser robustecido pelo Espírito Santo. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude testemunhar o VOSSO amor. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado pelo coração de Jesus que nós amou tanto que deu sua vida por nós que o coração de Jesus nos fortaleça a nossa fé e nós ajudem a vencer o sofrimento dessa pademia que os nossos irmãos estão sofrendo o coração de Jesus lhe cubra de bençãos padre paz e bem Nilza Maria jardim paulista pe

    ResponderExcluir
  12. Desejo ao sr. padre João Carlos e a todos os sacerdotes, bispos e diáconos que o Sagrado Coração de JESUS Misericordioso, os protejam na saúde e na missão que o ESPÍRITO SANTO de DEUS lhes concedeu, que nunca lhes faltem coragem na caminhada, para isto estamos aqui sempre em preces, pedindo á Nossa Senhora Auxiliadora a proteção e o seu colo de Mãe nos momentos difíceis.

    ResponderExcluir
  13. Boa Noite Padre João Carlos, muito obrigado pelas orações e meditações, que o Sagrado coração de Jesus e o Sagrado coração de Maria continuem abençoado o Sr, seus familiares e equipe dá ASSOCIAÇÃO AMANHECER. Saúde e Paz Padre João Carlos.🤲

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Pe João Carlos. Hj. No dia da comemoração do Sagrado Coração de jesus, mais uma vez Ele concedeu uma Graça pra mim e minha irmã. Depois de dias de tristeza pela páscoa de uma pessoa querida, e o desprezo de seu filho, hj o Senhor tocou o coração daquele filho, que então fez a ultima vontade de seu pai que ele tanto desprezou. Doou as coisas do seu pai para entidade carente da cidade onde o pai vivia. Foi Jesus que tocou o coração daquele filho. Ao meu ver ele também se redimiu pelo deixou de fazer ao seu pai em vida, fazendo seu último desejo. Nós sentimos alivio e alegria por nosso amigo que partiu. A justiça de Deus se fez valer, como sempre. Bendito seja Deus para todo sempre. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS