PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: PRECIOSO ENSINAMENTO SOBRE A ORAÇÃO

PRECIOSO ENSINAMENTO SOBRE A ORAÇÃO


03 de maio de 202,
Festa de São Felipe e São Tiago


EVANGELHO


Jo 14,6-14

Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. 7Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.
8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” 9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai’? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras. 11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei”.

MEDITAÇÃO

Se vocês pedirem algo em meu nome, eu o realizarei (Jo 14, 14)

Como estamos, hoje, celebrando os apóstolos Felipe e Tiago, retomamos o evangelho de João no capítulo 14. Felipe, antes de seguir Jesus, tinha sido discípulo de João Batista. Foi um dos primeiros seguidores do Mestre. Seguiu a indicação do profeta de que Jesus era o Messias. Tiago, filho de Alfeu, é chamado de “irmão do Senhor”, provavelmente um primo de Jesus. Foi uma grande liderança da Igreja em Jerusalém.

Na parábola da videira, Jesus fala da nossa comunhão com ele. Mas, ele sempre insiste na união que há entre ele e o Pai. Ao apóstolo Felipe, que estamos festejando hoje, ele disse: “Felipe, quem me viu, viu o Pai”. Na ceia, Jesus ficou insistindo que as suas palavras não as diz por si mesmo, mas são palavras que ouviu do Pai; e que o que pedirmos em seu nome, o Pai concederá. E disse: “acreditem-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim”.

Quando falou da videira, disse o seguinte: “se permanecerem em mim e minhas palavras permanecerem em vocês, peçam o que quiserem e lhes será dado”. Como assim? Permanecer em Cristo é a condição para dar muito fruto. Que fruto será esse? Com certeza, tornar-se discípulo do Senhor. Esse é o maior fruto. Vejam o que ele disse: “Nisto meu Pai será glorificado: que vocês dêem muito fruto e se tornem meus discípulos”. Dar muito fruto é igual a tornar-se discípulo. De fato, essa é a dinâmica do ramo na videira. Quanto mais o ramo enxertado adere ao tronco, identifica-se com a videira, é um com ela, melhor fruto dará. Quanto mais o cristão une-se a Cristo, seu Senhor, identifica-se com ele, é um com ele, melhor discípulo se torna, mais fica parecido com o Mestre em suas atitudes e em suas opções. Nesta condição, tudo o que ele pede, o Pai concede, pois o Pai ama o Filho. E nós somos filhos no Filho, em Jesus. Em Cristo, o Pai nos ama e nos reconhece como filhos. E tudo nos concede, se pedirmos em seu nome.

Toda a oração da Igreja é feita ao Pai, por meio de Cristo. Assim, terminam as nossas orações: 'Por Cristo, nosso Senhor', ou 'Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo'. Tudo é por meio de Cristo. Ele mesmo disse: “Sem mim, vocês nada podem fazer”. Podemos dizer de outra forma: “Com ele, nós tudo podemos”.

Guardando a mensagem

O pedido do apóstolo Felipe foi verdadeiro: “Senhor, mostra-nos o Pai”. Conhecer a Deus é tudo o que queremos e precisamos. Mas Jesus lhe fez ver que nele, encontramos o Pai. É Jesus quem nos revela o Pai. E é por ele que chegamos ao Pai. Quanto mais estamos unidos e identificados com Cristo, mais fruto podemos dar, isto é, tornarmo-nos seus discípulos. E é na condição de discípulos, ramos identificados com a videira, que tudo o que pedimos ao Pai em nome de Cristo, ele nos atende.

Se vocês pedirem algo em meu nome, eu o realizarei (Jo 14, 14)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
Vamos guardar, hoje, alguns belos ensinamentos do teu apóstolo Tiago, que hoje estamos celebrando. Em sua carta, no Novo Testamentom ele escreveu: "Bem-aventurado o homem que suporta com paciência a provação. Alguém, no meio de vocês, está sofrendo um contratempo? Recorra à oração. A oração fervorosa do justo tem grande poder."  (Tg 5).   Obrigado, Senhor, pelos ensinamentos dos pastores que pusestes à frente do teu rebanho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Neste mês de maio, a Igreja em todo o mundo está pedindo a intercessão de Nossa Senhora pelo fim da pandemia, através da oração do Santo Rosário. Trinta santuários marianos foram escalados para liderar a oração do Terço Mariano, neste mês. Nesta segunda-feira, a liderança cabe ao Santuário de Czestochowa, na Polônia, rezando "pelos infectados e pelos doentes". 

Todos os dias, às 18 horas, rezamos o Terço Mariano, pela Rádio Tempo de Paz. Para participar conosco, baixe o aplicativo da rádio no seu celular. 

Pe. João Carlos Ribeiro, SDB

18 comentários:

  1. Padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Estou convencida que somos mais que vencedores por meios de Jesus, nada será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus nosso senhor.
    Quem conhece Jesus conhece o pai.
    Jesus,eu te peço em seu nome Santo por todos aqueles que me
    deste, porque são teus,
    guarda-os do mal.🙌😍🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que nossa senhora auxiliadora nós livres de todo mal.

    ResponderExcluir
  3. Qui papai do céu estaja sempre nós abençoando padre João Carlos pra qui nós lute contra essa doença pra qui ñ chegue entre nós vamos ora pra qui essa enpendemia acabe logo

    ResponderExcluir
  4. Ó Deus, que pela virgindade fecunda de Maria destes à humanidade a salvação eterna. Por isso, eu LHE agradeço por mais um dia de vida. No entanto, me ajude viver e ensinar a VOSSA palavra. Me ajude ter fé e confiança no RESSUSCITADO. Me ajude fugir do pecado. Me ajude ser um bom cristão. Me ajude conhecê-Lo e glorificá-Lo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos sua benção 🙏 obrigada pela meditação 🙏 Deus te ilumine sempre 🙏 é verdade sem Cristo nada somos 🙏 Jesus Cristo em minha vida sempre 🙏 Glória a Vós Senhor 🌺🙏🙌🏼🌺

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre sua benção, que Deus na sua infinita bondade nós abençoe hj e sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde padre, sua bênção
      Linda reflexão

      Excluir
    2. Boa tarde padre, sua bênção
      Linda reflexão

      Excluir
  7. Boa tarde padre João Carlos estou em oração todos os dias as 18 h . pontos oremos por todos

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3/5/21 14:05

    Boa tarde Padre João Carlos. Que o dia seja de paz...
    Precioso ensinamento sobre a ORAÇÃO.
    Obrigado, Senhor, pelos ensinamentos dos pastores que puseste à frente do
    Teu rebanho. À padre João Carlos e todos da AMA paz e bênçãos. Tenham uma
    Semana abençoada por Deus com muita saúde e muita paz... Fiquem com Deus...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde pe João Carlos estou em oração as 18 h ,oremos por todos e em especial a minha sobrinha, Fabíola siqueira carvalho, passou por moments difícil no parto, teve na UTI, mas Deus operou milagre,saiu ,mas ficou, x sequelas,n consegue lembrar quase nada, nem lembra q teve uma filha.esta c a mente de crianca entende,? Peça renovacao da sua mente

    ResponderExcluir
  10. Oremos por todos, pe..João Carlos

    ResponderExcluir
  11. Conhecer a Deus e tudo que queremos,pois nada melhor do que chegarmos ao Pai. QUE Deus nos abençoe e guarde os nossos caminhos livre nos de todos os males. Que sejamos dignos da palavra de Cristo.

    ResponderExcluir
  12. Quem está ligando ao Pai? São todos iguais,mas quem ama dá tudo ao outro,sem dúvidas temos exemplos concretos dentro de casa em família têm mais possibilidade de manifestar esse amor,então na pessoa de Jesus Cristo revelação Divina eu e o Pai somos iguais,quem há viu? Têm muito sentido quando tratamos do elo existente entre Jesus e Deus.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde padre João Carlos a sua benção que Jesus nos ilumine

    ResponderExcluir
  14. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre!!!

    ResponderExcluir
  15. Boa Noite Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estivemos em Oração para o Amor na Fé em Jesus Cristo nosso Salvador. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre João Carlos sua bênção gloria a deus sem Jesus Cristo nao somos nada ele é tudo na nossa vida obrigado padre Jesus Cristo lhe abençoe e lhe cubra de bençãos muita paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS