PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A MARCA DO AMOR

A MARCA DO AMOR


06 de maio de 2021
Dia de São Domingos Sávio

EVANGELHO


Jo 15,9-11

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.

MEDITAÇÃO


Como meu Pai me amou, assim também eu amei vocês. Permaneçam no meu amor (Jo 15, 9)

Podemos nos perguntar: Jesus falou do amor do Pai por ele. Como podemos ver esse amor do Pai por Jesus?  E a resposta  não é difícil: Na criação, o Pai já tinha demonstrado o seu amor pelo filho. Fez tudo pensando nele, nos criou à sua imagem e semelhança. No batismo de Jesus, vemos outra manifestação maravilhosa do amor do Pai. Ele declarou bem alto: “Este é o meu filho amado”. E derramou sobre ele o seu Espírito. Foi quando veio sobre Jesus o Espírito Santo, em forma de pomba.

Como meu Pai me amou, assim também eu amei vocês”. E como foi que Jesus nos amou? Mais fácil ainda de responder. Jesus se aproximou de nós, pela sua encarnação. Veio viver conosco, assumindo nossa condição humana. Mais? Ele nos anunciou o Reino de Deus, ele nos revelou o Pai e o seu projeto de salvação. E deu a prova maior de amor: deu a sua vida por nós. Foi assim que ele nos amou. E tem mais: ele também nos deu o seu Espírito. No domingo em que ressuscitou, se encontrou com a comunidade dos discípulos e soprou sobre eles, comunicando-lhes o Espírito Santo. E, cinquenta dias após a páscoa, derramou o seu Espírito sobre toda a comunidade.

O Pai amou Jesus. Jesus nos amou. E nos orientou a vivermos no amor. Deixou-nos o seu mandamento: “amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês”. O amor virou a marca da comunidade cristã. Logo as pessoas de fora começaram a reparar como, na comunidade eles se queriam bem, dividiam os seus bens, acudiam às necessidades dos mais pobres, rezavam juntos. “Um só coração e uma só alma”. São João escreveu na sua primeira carta: “Quem ama, nasceu de Deus, conhece Deus, porque Deus é amor". Na comunidade, procura-se viver o amor como o de Jesus: proximidade, acolhimento, inclusão, partilha, diálogo na verdade, perdão, comunhão.

Esse amor vivido na comunidade - expressão do amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo – transborda do círculo comunitário para ser fermento no meio da sociedade. Os cristãos e suas comunidades vão fermentando o mundo com esse amor. Acompanham os doentes, visitam os presos, defendem os injustiçados. Com o amor de Jesus, estendem a mão aos moradores de rua, aos órfãos, aos dependentes químicos. No amor por Jesus e pelos irmãos, educam para a cidadania, fortalecem a luta pela paz e pela justiça, defendem a vida ameaçada. É o amor que se torna fermento no meio da sociedade.

Guardando a mensagem

A comunidade cristã, onde se incluem também as famílias dos cristãos, é o grande espaço do amor fraterno. Conhecemos aí o amor de Deus por nós. Nosso amor aos irmãos, como Jesus nos amou, é a nossa resposta ao amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Na comunidade, somos chamados a viver o amor como acolhimento, amizade, ajuda mútua, correção fraterna, perdão. Esse amor forma cada cristão e toda a comunidade para serem, na sociedade, uma força de transformação. O amor se torna um fermento de paz, de justiça e de solidariedade.

Como meu Pai me amou, assim também eu amei vocês. Permaneçam no meu amor (Jo 15, 9)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
Não somente nos mandaste amar, mas nos amar, como tu nos amaste. E tu nos amaste, sobretudo, sacrificando-se por nós. Amar é ficar feliz com a alegria do outro, vencendo o egoísmo. Amar é tomar como seu o sofrimento do outro, vencendo a indiferença. Amar é assumir o seu posto de cidadão pra melhorar o mundo, vencendo a alienação. Ajuda-nos, Senhor, a por em prática tua palavra, a viver no amor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Neste mês de maio, com toda a Igreja, estamos no grande Mutirão de Oração, pedindo a intercessão de Nossa Senhora pelo fim da pandemia, com a oração do Santo Rosário. A cada dia, um Santuário Mariano no mundo está escalado para liderar a oração do Terço Mariano. Nesta quinta-feira, quem lidera a oração mariana é o nosso Santuário Nacional de Aparecida, rezando com toda a Igreja pelos jovens, eles também vítimas da Covid pelos prejuízos educacionais e sociais, entre outros, que marcarão sua geração.

Hoje é dia de um adolescente santo, São Domingos Sávio, jovenzinho que se envolveu, ao lado de Dom Bosco, no cuidado das vítimas da cólera-morbo, na cidade de Turim, em 1854. Nesta epidemia gravíssima, Dom Bosco e os seus jovens se colocaram sob a proteção de Nossa Senhora Auxiliadora, procurando viver na graça de Deus e socorrer às vítimas daquela peste. Passada a epidemia, o saldo foi edificante: nenhum dos jovens do Oratório contraiu o mal.

Na Missa desta quinta-feira, transmitida pelas redes sociais, às 11 horas, vamos estar rezando pelos jovens, em sintonia com toda a Igreja. Vou deixar-lhe o link da transmissão, para o caso de você querer rezar conosco.

Pe. João Carlos Ribeiro, SDB

11 comentários:

  1. O amor é fofo ardente sem queimar,os amigos sempre admiram os outros e felicita-se ao ouvir suas atitudes que condizem com as palavras verdadeiras,-O coração de vocês não arde quando escutam uma pessoa humanizada,responsável, sensata,educada,batalhadora?Sim.Deus eu somos um,quem permanecer unido pelo amor dirão há pessaos palavras Santas pronunciadas pôr um Espírito Santo que-os arrastão para uma Vida Plena!Só os inundados pelo sentimento puro os entenderá melhor!Tudo é possível gostaria que prestassem atenção nos nossos pensamentos e palavras para não perder tempo,pois é necessário aprender administrar os acontecimentos da atualidade que as vezes nos causam:medo, segura sejam focados,o amor constrói;sejamos controlados pelas ações Dele,que aceita sem questionar e transforma.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/5/21 07:55

    Bom dia Padre João Carlos. Que as bênçãos de Deus estejam com você todos os dias da sua vida.
    A marca do amor.
    Como meu pai me amou, assim também eu amei vocês. Permaneçam no amor (Jo 15,9) Ajuda-nos, Senhor, a por em prática tua palavra, a viver no amor.
    Peçamos a Nossa Senhora Auxiliadora o fim da pandemia. Nossa Senhora Auxiliadora tenha misericórdia de nós nesta pandemia e nos proteja de todo mal neste momento difícil.
    À padre João Carlos e todos da AMA um bom dia de paz e bênçãos...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Sua benção benção Padre João Carlos!
    Permanecer no Amor de Deus tem sido o meu propósito, por isso tenho me esforçado para está na sua graça. Peço oração pela minha saúde e a da minha mãe que encontra-se internada com Covid. Obrigado por nos colocar nessa dimensão divina através do seu programa diário as seis horas pela rádio Olinda.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos hoje vamos ter um ótimo dia iluminado veja como está lindo o dia que seja abençoado e iluminado o seu dia e papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus nos torna capaz de abolir as diferenças, para ser pessoas iguais apenas pelo amor, amando uns aos outros.
    Vamos praticar os ensinamentos
    nós seremos considerado grande no reino dos céus.
    Jesus nos ensinar a ser coerentes com o projeto de vida que o pai nós propõe por meio da sua palavra.
    A pena o amor Jesus tem para vocês.🙌😍🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  5. AmAmém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que nossa senhora Auxiliadora nós abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor em Jesus e na Palavra Ensinada e que a Alegria do Senhor seja nossa Força. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  7. Jesus nos ensinou a amar,o amor representa um carinho especial,um respeito a todas as pessoas que nos rodeia.jesus homem de fé que nos mostra a verdade da vida eterna. Amar é assumir o posto de cidadão para melhorar o mundo.Ajuda-nos a viver no amor ao Pai que tanto nos ensinou o caminho melhor para se viver junto a vós.

    ResponderExcluir
  8. O amor se tornar um fermento de paz,de justiça e de solidariedade. Como o meu Pai me amou, assim tbm, eu amei vocês. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM. JESUS.

    ResponderExcluir
  9. Deus Todo Poderoso e eterno, eu LHE agradeço por todos os prodígios que foram feitos na vida do VOSSO povo. Entretanto, me ajude viver o meu apostolado. Me ajude viver a minha vocação. Me ajude evangelizar da melhor forma possível. Me ajude ter fé e confiança no RESSUSCITADO. Me ajude ter um coração purificado. Me ajude ter os dons e os frutos do Espírito Santo. Me ajude evitar o pecado. Me ajude seguir o caminho da conversão, da consagração e da salvação. Me ajude permanecer no VOSSO amor. Me ajude guardar os VOSSOS mandamentos. Me ajude ter a alegria plena. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado pelo amor que o senhor nós tramites essas mensagens e reflexão maravilhosa jesus e nossa senhora Auxiliadora lhe cubra de bençãos e muita sabedoria amém paz e bem Nilza Maria de paulista Pernambuco

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS