PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: JESUS REZANDO POR NÓS, QUE COISA MARAVILHOSA!

JESUS REZANDO POR NÓS, QUE COISA MARAVILHOSA!



18 de maio de 2021

EVANGELHO


Jo 17,1-11a

Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos ao céu e disse: “Pai, chegou a hora. Glorifica o teu Filho, para que o teu Filho te glorifique a ti, 2e, porque lhe deste poder sobre todo homem, ele dê a vida eterna a todos aqueles que lhe confiaste.
3Ora, a vida eterna é esta: que eles te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo. 4Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer. 5E agora, Pai, glorifica-me junto de ti, com a glória que eu tinha junto de ti antes que o mundo existisse.
6Manifestei o teu nome aos homens que tu me deste do meio do mundo. Eram teus, e tu os confiaste a mim, e eles guardaram a tua palavra. 7Agora eles sabem que tudo quanto me deste vem de ti, 8pois dei-lhes as palavras que tu me deste, e eles as acolheram, e reconheceram verdadeiramente que eu saí de ti e acreditaram que tu me enviaste.
9Eu te rogo por eles. Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. 10Tudo o que é meu é teu e tudo o que é teu é meu. E eu sou glorificado neles. 11aJá não estou no mundo, mas eles permanecem no mundo, enquanto eu vou para junto de ti”.

MEDITAÇÃO


Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus (Jo 17, 9)

Você já viu um pai rezando por seus filhos? Uma mãe rezando por seus filhos? O que eles pedem a Deus? Eles começam agradecendo pelos filhos que têm, não é verdade? Reconhecem que eles lhes foram confiados por Deus para que cuidassem deles. E rogam todo bem em seu favor: a saúde, a solução dos seus problemas, a fortaleza para vencerem as adversidades. Os mais idosos também dizem a Deus que já cumpriram sua tarefa, a missão que receberam. E, assim, pedem a Deus que, no dia em que partirem, seus filhos se conservem firmes na fé que receberam. Assim é a oração dos pais cristãos.

No evangelho de hoje, podemos ver Jesus rezando pelos seus discípulos, rezando por nós. Durante a ceia, num certo momento, Jesus se dirige ao Pai, com toda intimidade, e reza por nós, seus discípulos. “Eu te rogo por eles, porque são teus”. Estamos começando a leitura do capítulo 17 de São João, que é chamado de “a oração sacerdotal de Jesus”. E como foi a oração de Jesus naquele momento?

Primeiro, ele reconheceu que foi o Pai que lhe confiou aquele grupo, de quem ele se tornou tão próximo e tão amigo. Ele disse: “Eles eram teus e tu os confiaste a mim”. Os discípulos ali estavam no lugar de todos os seguidores de Jesus, eles nos representavam ali. Depois, Jesus disse ao Pai que tinha feito tudo quanto ele tinha mandado. “Eu te glorifiquei na terra e levei a termo a obra que me deste para fazer”. Disse que tinha manifestado o nome do Pai aos discípulos, isto é, lhes revelara o Pai. E como ele tinha feito bem a obra de Deus, ele disse que também os discípulos fizeram bem a sua parte: guardaram a sua palavra, as palavras do Pai que ele lhes comunicou, acreditaram que ele era o enviado do Pai. Aí Jesus pediu para nós uma coisa muito especial. Queria nos dar a vida eterna. Foi isso que ele pediu ao Pai. ‘Quero comunicar a vida eterna a eles, com o poder que me deste’. E a vida eterna, disse o próprio Jesus, é que te conheçam, Pai, a ti e a mim, que tu enviaste. E ele insistiu: “Não rogo pelo mundo, rogo por eles. Eu já não estou no mundo. Eles permanecem no mundo”. Aí pediu que nos livrasse do maligno, do mal que está no mundo; que o Pai nos consagrasse na verdade; e nos conservasse unidos a ele. 

Quanta coisa bonita Jesus pediu pra gente ao Pai, naquela bela oração de despedida!

Guardando a mensagem

Jesus rezou por nós, que coisa maravilhosa! Aprendemos muitas coisas com sua prece. O Pai nos confiou a Jesus, para que ele cuidasse de nós, nos conduzisse de volta para sua casa. Em obediência ao Pai, Jesus nos revelou o amor deste Deus maravilhoso. E valorizou a nossa resposta: a nossa fé, o nosso amor por ele, o zelo que temos por sua palavra. O presente mais precioso que podemos receber, conforme Jesus rogou ao Pai, é a vida eterna. A vida eterna é a nossa vida humana cheia da glória de Deus, plenificada pelo seu amor, vida que a morte não mata mais; vida que desemboca na eternidade como felicidade e realização em Deus. E essa foi a obra de Jesus, por excelência. Pela doação de sua vida, ele nos comunica a vida eterna. Continuamos no mundo, mas não somos do mundo. Somos de Cristo, somos de Deus. Mas, continuamos no mundo, onde temos a grande responsabilidade de transformá-lo, promovendo a verdade, construindo a unidade e vencendo o mal.

Não te rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus (Jo 17, 9)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu realizaste bem a obra que o Pai te deu para fazer. Tu nos revelaste o imenso amor do Pai por nós, pelo mundo, por todos. Nesta tua oração sacerdotal, nos sentimos todos incluídos e abraçados por tua preocupação, por teu carinho, por tua prece. É a oração de quem ama, de quem dá a vida pelos seus. Sabias bem, Senhor, que iríamos encontrar muitas dificuldades nesse mundo e que, por isso, precisaríamos da força de Deus. Continua, Senhor, orando por nós: para que não nos deixemos seduzir pelo mal da injustiça, da mentira, da violência. Ora por nós para que não cedamos à tentação da divisão, da indiferença e da incredulidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

À imitação de Jesus, pastor do rebanho, reze hoje, de maneira especial, em favor dos seus filhos, dos seus afilhados, dos seus netos, dos seus liderados, por aqueles sobre os quais você tem responsabilidade.

No grande mutirão de oração da Igreja, hoje, o Santuário que preside a Oração do Rosário é o de Nossa Senhora de Lourdes, na França. A intenção desta terça-feira é pelos médicos e enfermeiros.

Hoje é o quarto dia da nossa Novena de Nossa Senhora Auxiliadora. Você nos acompanha pelo youtube, às 15 horas. São 20 minutos de oração. Se você tiver perdido algum dia da novena, veja os vídeos que ficaram gravados no youtube.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏Por meus filhos , sobrinhos, amigos, médicos, enfermeiros e todos os doentes, eu te peço senhor proteção e sabedoria.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Nossa senhora Auxiliadora rogai por nós e livrai nos de todo mal

    ResponderExcluir
  3. Joanna Maria, hoje faz 32 anos e há 8 anos se converteu para Assembleia de Deus. HOJE estar em Braga- Portugal. Quando fui passar 1 mês com ela, na minha chegada fomos a Fátima. Mas ela continua evangélica. Uma vez Católica com o Batismo,Eucaristia, Crisma. Crê no Pai, Filho e Espírito Santo. As vezes diz Ave Maria, como vício de linguagem. Peço que um dia volte a ter Maria como mãe.Jesus Maria e José minha familia vossa é. Foi criada dentro da Igreja Católica, veio da lua de mel do ECC., na sua formatura (24anos) queria q Frei Geraldo celebrada sua missa. Pois foi que batizou, Eucaristia e Crisma dela. Peço orações pela minha filha, para que um dia seja a filha pródiga e volte a Casa do Pai.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos. Que as bênçãos do DEUS Altíssimo estejam contigo neste momento dando-te força para conduzir bem o teu rebanho...
    Tenha uma abençoada terça-feira... Fique com Deus.
    Campinas São Paulo...

    ResponderExcluir
  5. Uma benção poder ouvir a palavra todos os dias, e suas explicações, Deus abençoe grandemente sua vida Pe João Carlos. 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Uma benção poder ouvir a palavra todos os dias, e suas explicações, Deus abençoe grandemente sua vida Pe João Carlos. 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos!
    Hoje mais que nunca peço orações por meu filho Lucas, que o nosso Senhor Jesus Cristo lhe abençoe e guarde em toda sua existência! Que Nossa Senhora lhe cubra com seu manto sagrado livrando-o de todos os males e perigos... Amém

    ResponderExcluir
  8. Deus, Pai de bondade e misericórdia, eu LHE agradeço por puder rezar diariamente. Entretanto, me ajude ter um bom comportamento. Me ajude servi-Lo com humildade. Me ajude vencer o sofrimento, as provações e as tribulações. Me ajude anunciar o Evangelho com fé e sabedoria. Me ajude seguir o caminho da conversão e da salvação. Me ajude ser dócil ao Espírito Santo. Me ajude testemunhar o RESSUSCITADO. Me ajude conhecê-Lo da melhor forma possível. Me ajude glorificá-Lo. Me ajude guardar a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Padre João Carlos que o senhor tenha um dia abençoado e iluminado e papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus ora ao pai pelos seus cristãos,em benefício de todos nós e consagra pela verdade, porque o pai deu a Ele,Samos todos dele,um só rebanho e um só pastor.
    Devemos ouvir a sua palavra e crê naquele que o enviou,para ter vida eterna para não ser condenado passa da morte para vida,🙌🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor em Jesus e que possamos transmitir sendo misericordiosos como Ele é por nós. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  11. Quê maravilha,estarmos preparandos a ponta da entrega total na obra aqui Jesus Cristo mostra-se satisfação:Pai é chegada tua glória!Se desabrochando essa conexão entre seue ideias de Vida, portanto esse Elo a cada reunião era manisfestado através das colocações feitas,sendo assim tudo foi mínimente planejado,programado e força do Espírito Santo agia sabiamente nas ações do Rei da Glória.

    ResponderExcluir
  12. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM

    ResponderExcluir
  13. Oi padre João Carlos a sua benção que linda homilia obrigada. Eu rezo por todos e entrego todos nas mãos de Deus. Como é lindo saber que temos um pai tão grandioso que cuida de nós.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre que meditação maravilhosa e Jesus rezando por nós ele é muito importante na nossa vida como e bom ter fé em Jesus Cristo e amor na Quelé deu a vida por seus filhos do mundo inteiro amém 🙏🙏 paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS