PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: TENHAM CORAGEM, EU VENCI O MUNDO!

TENHAM CORAGEM, EU VENCI O MUNDO!



17 de maio de 2021

EVANGELHO

Jo 16,29-33

Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas tende coragem! Eu venci o mundo!”

MEDITAÇÃO


No mundo, vocês terão tribulações. Mas, tenham coragem! Eu venci o mundo (Jo 16, 33)

Estamos no final do diálogo de Jesus com os discípulos, ainda à mesa da ceia pascal, a última ceia. Embora os discípulos demonstrem adesão a Jesus e aos seus ensinamentos, a verdade é que na hora da paixão se dispersarão e Jesus vai estar sozinho. Foi o que Jesus comentou: “Eis que vem a hora – e já chegou – em que vocês se dispersarão, cada um para o seu lado, e me deixarão só”.

É nesse momento que Jesus reafirma sua total confiança no Pai que o enviou, que o sustenta, que estará sempre ao seu lado. “Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”, tinha dito em outra ocasião. E ele está certo do apoio do Pai, porque está sempre em comunicação com ele pela oração e porque está sempre fazendo a sua vontade. Ali, à mesa, ele disse uma coisa impressionante: “Mas eu não estou só; o Pai está comigo”.

Ainda assim, você pode pensar: mesmo com toda confiança em Deus, na cruz, Jesus se sentiu só e abandonado. Na cruz, pelas três da tarde, gritou em alta voz: “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?”. É uma palavra que impressiona, uma oração no meio da agonia naquela cruz. Mas também ali, ele está em oração. É uma oração que brota de suas dores físicas e de seu sentimento humano de quem se sente traído e injustiçado. Ele se sente só e abandonado. A oração de Jesus não é uma oração de revolta, mas uma oração de confiança. Reclama ao Pai, porque o sabe presente. Na verdade, essas suas palavras brotam do Salmo 21 (22). Apesar desse refrão tão forte – Meu Deus, porque me abandonaste – este salmo celebra a defesa que Deus faz do seu servo sofredor e a confiança nele. A ressurreição foi a resposta do Pai à prece do seu filho. A ressurreição é a sua vitória sobre o pecado, o mal e a morte. Jesus enfrentou tudo e venceu.

Esta confiança no Pai, Jesus quer passar para o seu rebanho. “No mundo, vocês terão tribulações. Mas, tenham coragem! Eu venci o mundo”. O discípulo, a discípula, mesmo enfrentando os dramas da vida, as crises que não faltam, olha para Jesus e se sente acompanhado, acompanhada. Ele não nos deixa sós. Ele está conosco. Sua ascensão, isto é sua condição de estar agora em Deus, lhe permite estar conosco de uma forma real e diferente de antes. O Espírito Santo é quem atualiza a sua palavra e a sua missão. Assim, ele, que passou por tanto sofrimento e venceu, nos oferece a sua experiência, a sua graça, a sua confiança em Deus. E mais: nos oferece a vitória que ele alcançou em nosso favor, o perdão, a reconciliação com Deus. Na ascensão, o contemplamos vitorioso. Nessa condição, ele continua nos animando a resistir nas adversidades, a lutar com esperança e a confiar em Deus.

Guardando a mensagem

Nós - seguidores de Jesus, seus irmãos e irmãs - também passamos por muitas dificuldades, problemas, fracassos, perseguições, pandemia... Nós nos encontramos, por vezes, na mesma condição dele, que foi incompreendido e perseguido. Se nossas provações forem vividas em comunhão com Deus e se estivermos de fato fazendo a sua vontade, então essa confiança de Jesus no Pai pode ser também nossa. E de onde vem essa confiança de Jesus? Jesus faz referência a Deus, o seu Pai. Ele confere o seu caminho, permanentemente, pela oração. Conhece o Pai, sabe que ele é fiel, que o ama, que sempre estará ao seu lado. Você também pode ter os mesmos sentimentos de Jesus, como São Paulo nos recomendou. Fortaleça, no seu coração, a convicção que Deus, na sua imensa misericórdia, por causa do seu filho Jesus, ama você, é eternamente fiel e não lhe abandonará nunca.

No mundo, vocês terão tribulações. Mas, tenham coragem! Eu venci o mundo (Jo 16, 33)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
A tua palavra vai nos edificando como pessoas renascidas na fé e fortes nas dificuldades. Naquela tempestade no mar, tu acalmaste os discípulos, dizendo: “Sou eu. Não tenham medo”. No meio daquele vendaval, naquela noite escura, os discípulos fizeram uma experiência maravilhosa: a tua presença redentora. Tu, Senhor Jesus, és o Deus que domina o mar, que acalma a tempestade. Pensando bem, nunca nos deixaste sozinhos no meio das tormentas. Nós é que somos distraídos. É quando experimentamos, com emoção, a força de tua proteção e a grandeza do teu amor. Muito obrigado, Senhor. Em nossas travessias difíceis, enche-nos de confiança. Em nossas noites escuras, reveste-nos da fé. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Certamente, há alguém que você conhece que está atravessando uma fase difícil em sua vida. Compartilhe essa palavra com essa pessoa e reze por ela.

O Santuário que está presidindo, hoje, a oração do Rosário, no grande mutirão de oração pelo fim da pandemia, é o da Imaculada Conceição, dos Estados Unidos, em Washington. A intenção hoje é pelos responsaveis das nações e organismos internacionais. 

Hoje, é o 3º Dia da Novena de N. Sra. Auxiliadora. A novena começa às 15 horas, com transmissão pelo youtube e pela Rádio Tempo de Paz. Qual é a graça especial pela qual você está rezando, nesta novena?

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. A dádiva Divina em nunca está sozinha é o melhor amigo,irmão, vizinho,colegas.Se observar as atitudes em o povo sempre quer luz rum dito também conhecido a água desce para as baixas e as coisas mais importantes estão bem guardadas no íntimo,podemos Compreender a sabedoria em o Espírito Santo está naqueles que os aceitarem dentro de cada um de nós, portanto justifica as vezes o porquê de pessaos de Ciências receber conhecimento através do insolando-se, Jesus Cristo também se insolou para buscar inspirações,mas ao retornar trouxe respostas para compartilhar com seus amigos,frizou da importância de vivermos Unidos, momento pessoal não é fácil pois encontro-se cara-a-cara com Deus dá medo, porém fortalece a unidade com o Espírito Santo de Deus.

    ResponderExcluir
  2. 🙏🙏🙏🙏Que Deus esteja com minha família, familiares e semelhantes

    ResponderExcluir
  3. 🙏🙏🙏🙏Que Deus esteja com minha família, familiares e semelhantes

    ResponderExcluir
  4. Isso é muito reconfortante. Que Deus o abençoe. Obrigado, Shalom

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos que o seu começo de semana seja iluminado como esse dia está como é maravilhoso acordar e ver um dia iluminado e seja também abençoado e papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Confiança no Senhor, certeza da providência, transferir todas as suas preocupações para Deus.
    Eu entrego o meu caminho ao senhor, com confiança nele,eu
    acredito sei que Ele fará tudo para o meu bem em qualquer situação que eu esteja.
    Tenho um relacionamento de confiança, Deus é fiel,se as dificuldades na vida abalar a
    fé e a incerteza tomar conta da mente,volte os nossos olhos a Deus e restabelecer a confiança nele.
    O futuro pertence a Deus e Ele só quer o melhor para os seus filhos, por que confiamos tão pouco no senhor, vamos ter atitude.
    Aceitar a Cristo é uma ato de confiança depende só de nós, Ele transformar vida, entrega o teu caminho ao teu Deus, Jesus entregou sua vida a Ele.
    🙌😍🐑🌹💕







    ResponderExcluir
  6. Amém Senhor, sei que nunca nos abandonastes. Fomos gratos por sua misericórdia. Projete minha família e tenha minha mãe ao seu lado. Conforta nossos corações desta perca tão repentina.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos, boa semana de Orações e obrigado Sempre e Estaremos em Oração para o Amor de Jesus e que Sua Força nos ilumine com nossas dificuldades e a dificuldade principal é a Pandemia e pedimos que termine este sofrimento e continuemos no Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde Padre João Carlos. Que Deus lhe dê uma tarde abençoada!!!
    Senhor Jesus, a tua palavra vai nos edificando como pessoas renascidas na FÉ e fortes nas dificuldades. Muito obrigado, Senhor,por nos proteger de todo mal e por nós abençoar...
    Padre João Carlos, que Deus lhe dê uma semana tranquila e abençoada por Deus com muita saúde, paz e sabedoria... Fique com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  10. Que Deus nos abençoe hoje é sempre

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre a sua benção peço oração pra minha família que nossa senhora antecede ao teu filho Jesus saúde e paz.Rezo por todos

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre nossa senhora Auxiliadora lhe cubra de bençãos e saúde eu rezo o terço todos os dias com o padre Antônio Maria na aparência escuto o senhor na rádio Recife só nao ligo porque a criança meu Neto não deixa ninguém pegar no telefone ele fica gritando não dar para escutar eu fico sozinha em casa com ele a mãe vai trabalhar porque ela costumou ele com telefone, porém é como Jesus falou não estomos sozinho Deus está conosco paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS