PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: OS SETE PASSOS DE MARIA MADALENA

OS SETE PASSOS DE MARIA MADALENA



06 de abril de 2021
Terça-feira da Oitava da Páscoa

EVANGELHO


Jo 20,11-18

Naquele tempo, 11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.
16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

MEDITAÇÃO


Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!” (Jo 20, 18)

Madalena não é só uma personagem da história de Jesus. Ela, com certeza, é uma representante da primeira comunidade cristã. Nesse texto, ela pode estar representando a própria comunidade dos seguidores de Jesus, nos seus inícios. Quem é Madalena? Uma discípula. Uma pessoa resgatada por Jesus. Marcos e Lucas relatam que Jesus a libertou de sete demônios. Lucas relata que um grupo de mulheres andava com Jesus, várias delas libertadas de enfermidades ou de espíritos maus. Afinal, o que era a comunidade cristã, senão um grupo de pessoas resgatadas por Jesus da doença, da opressão da Lei, da exclusão social, do pecado? É isso que é a Igreja, o povo redimido, lavado do pecado no Batismo. Um povo de pecadores restaurados na graça de Deus, uma comunidade chamada Madalena.

A cena mostra sete passos da caminhada que a comunidade fez até descobrir que Jesus havia ressuscitado e anunciá-lo abertamente. Madalena representa a comunidade. Olha os passos... 1º. Ela vai ao túmulo, ainda escuro. 2º. Ela vê que a pedra foi retirada do túmulo. 3º. Ela sai correndo para avisar que tiraram o corpo de Jesus. 4º. Ela vê dois anjos vestidos de branco sentados no lugar do corpo. 5º. Ela vê Jesus de pé, achando que ele era o jardineiro. 6º. Ela reconhece Jesus ao ouvi-lo chamar seu nome. 7º. Ela vai anunciar aos discípulos: Eu vi o Senhor. Sete passos de Madalena, sete passos da comunidade cristã na descoberta de Jesus ressuscitado.

Veja que, no começo, tudo está meio em trevas. São os primeiros passos. Foi ao túmulo, quando ainda estava escuro, diz o texto. Esse é começo de nossa caminhada de fé, não é verdade? Muita gente hoje só vê a morte de Jesus. Não é à toa que a sexta-feira da paixão reúne mais gente que o sábado de aleluia. Nesse texto, as palavras ‘túmulo’ e ‘choro’ se repetem várias vezes. O começo é ainda a escuridão da noite da dor, do sofrimento. A primeira descoberta é que o túmulo está aberto. Um pouco mais adiante, percebe que o túmulo está vazio. É o segundo passo. Pressente alguma coisa, mas sem entender a sua profundidade. No terceiro passo, ela vai, aflita, comunicar aos discípulos que roubaram o corpo de Jesus. Ainda não tem a visão da fé. Depois, no quarto passo, vem o encontro com a tradição da fé que pode iluminar a compreensão da comunidade. Qual é, no fundo, o drama? Pelo pecado, fomos expulsos do paraíso. Conta o livro do Gênesis, que ficaram dois anjos na porta do Éden para não deixar ninguém entrar. Mas, Jesus veio para reabrir as portas do paraíso, da graça de Deus. Com ele, chegou o Reino de Deus. Os dois anjos estão ali, perguntando se ainda há razões para chorar. Da escuridão para a luz ... é este o caminho de Madalena, o caminho da comunidade. Bom, até aqui foram quatro passos.

Prosseguindo um pouco mais - é o quinto passo - ela encontra Jesus. Ela o encontra, mas pensa que é o jardineiro e quer saber onde ele colocou o morto. Está perto de Jesus, mas não o encontrou de verdade. Olha que tem muita gente nesse ponto! Mas, olha o sexto passo: ela voltou-se ao ouvir o seu nome, pronunciado por Jesus. É aqui que o laço se desata: em sentir-se conhecida e amada por Jesus. Aí o coração finalmente encontra o Mestre. E é aí que o discípulo se torna missionário. ‘Vai dizer aos meus irmãos que eu vou subir para o meu Pai e vosso Pai’... disse Jesus, é a missão. E o sétimo passo é esse mesmo: anunciar aos outros “Eu vi o Senhor!”

Guardando a mensagem

Madalena é uma discípula de Jesus. É uma mulher resgatada pelo amor de Cristo, como nós que fomos restaurados como novas criaturas, no batismo. Podemos pensar que, nesse texto, ela esteja representando a comunidade cristã, a de ontem e as de hoje. Podemos ver neste evangelho, os sete passos ou melhor o caminho da comunidade que aos poucos vai assimilando a obra redentora de Jesus, realizada por sua morte e ressurreição. Da escuridão inicial (a não compreensão, a falta de fé), cada discípulo vai progredindo passo a passo, passando pela luz da Palavra de Deus, até chegar a um encontro pessoal com o Senhor e se tornar seu missionário, anunciador de sua vitória sobre o mundo.

Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!” (Jo 20, 18)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
No evangelho de hoje, contemplamos, em Madalena, a caminhada que cada um de nós vai fazendo para te encontrar e te anunciar aos irmãos. No começo, ela viu que a pedra foi retirada do túmulo. Foi uma primeira descoberta. Depois, ela viu que o túmulo estava vazio. Foi aí que ela viu os anjos de branco, a Palavra de Deus ajudando a enxergar melhor e ver que as portas do paraíso foram reabertas. Finalmente, tendo te encontrado, ela pode ser tua testemunha: Eu vi o Senhor! Ajuda-nos, Jesus, a não ficar marcando o passo, mas progredir no conhecimento da verdade, para que ela nos ilumine e com ela possamos iluminar os outros. Tu és o caminho, a verdade, a vida. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, anote os sete passos de Madalena. Eles são os sete passos do seu próprio crescimento em Cristo.

Você já adquiriu o ingresso para o nosso Show da Páscoa? O Show com Padre João Carlos e Banda é sábado próximo, às 20 horas. Você vai poder acompanhar o show pelo youtube, com acesso exclusivo. Adquira o seu ingresso pelo portal www.sympla.com.br ou entre em contato conosco, pelo whatsapp 81 9964-4899.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Nossos passos seguirão os de Jesus

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que nós possamos seguir sempre os passos de MARIA Madalena

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Irmãos em Cristo.
    Pe, boas reflexões, fiquem com Deus

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA!!! padre João Carlos, muito obrigada pela meditação que nos envia, para começarmos com mais FÉ a nossa caminhada diária, DEUS abençoe e proteja sempre a sua existência com esta LUZ DIVINA que o sr. irradia na nossa.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!!Gostaria de receber essas mensagens diariamente!!São muito tocantes!!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Nova vida com Cristo.
    Crescimento espiritual.
    Também nós vivamos vida nova mediante a glória do Pai.
    Mesmo nas dificuldade seguir Jesus.
    Coisas antigas já passaram surgiram coisas novas.
    Por Cristo, com Cristo,em Cristo, a ti Deus pai todo poderoso, agora e sempre Amém.
    🙌😍👏🌹💕

    ResponderExcluir
  7. É sempre um milagre ler e ouvir palavras confortante, esse momento difícil o qual deixa minha pessoa em altos e baixos, só Deus pra me segurar pela mão e chamar-me pelo nome. 💔💔 Coração aflito, mas confiante de que tudo isso passará. Estou com saudades de Deus.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor na Verdade e na Palavra e que possamos escutar Jesus Sempre, seja assim em todas as coisas que façamos com Amor.🙏

    ResponderExcluir
  9. Anônimo6/4/21 10:41

    Bom dia Padre João Carlos. Deus toma conta dos sentimentos do nosso coração.
    Precisamos abrir o nosso coração para que possamos ser iluminados e iluminar os outros. JESUS, tu és o caminho a verdade e a vida protege-nos de todo mal... concede a humanidade serenidade e Fortaleza no combate ao Coronavirus...
    Padre João Carlos, lhe desejo um dia iluminado com muita saúde e muita paz no seu coração... Fique com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde padre João Carlos. Peço a Deus por minha saúde, pela sua e de todos sacerdotes, meus amigos e famílias... Que Deus proteja seu caminho e que Deus cure essa pandemia que esta no mundo. Peço oração por todos, principalmente os enfermos nos hospitais, que Deus abençoe minhas filhas, minha neta e toda minha família, e a sua família tmb padre, que Deus abençoe nossa cidade, nossas igrejas e todos sacerdotes. Abençoe sempre meus amigos queridos, que Deus venha derramar chuva de bênçãos em todos nos, estamos passando por um momento muito difícil, mas Deus vai a frente de tudo, Deus é nosso refúgio e nossa fortaleza. Peço oração por mim, que estou com um problema na visão, pelo a Deus que me cure, tenho muita fé em meu Deus que eu vou ser curada. Meu nome é Josefa Luciana dos Santos.🙏🏼🙏🏼🕊😇

    ResponderExcluir
  11. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM JESUS Cristo!!!

    ResponderExcluir
  12. Madalena ,foi uma das discípulos que primeiro viu o túmulo de Jesus vazio dando prova que Jesus ressuscitou dando prova que ele é a luz do mundo.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde padre João Carlos a sua benção que Jesus te ilumine nessa caminhada de Evangelização

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado pelas maravilhosas de do evangelhos e reflexão muito linda que jesus ressuscitado lhe abençoar paz e bem

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre! Gostaria de receber diariamente a liturgia.obrigada !ou pelo whatsapp. Obrigada!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS