PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O PASSO QUE FICOU FALTANDO

O PASSO QUE FICOU FALTANDO


13 de abril de 2021

EVANGELHO


Jo 3,7b-15

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7b“Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.
9Nicodemos perguntou: “Como é que isso pode acontecer?” 10Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”.


MEDITAÇÃO


Se vocês não acreditam, quando lhes falo das coisas da terra, como acreditarão se lhes falar das coisas do céu? (Jo 3, 12).

Nesta terça-feira, Nicodemos ainda está em cena, conversando com Jesus. Nicodemos representa o povo de Israel, na dificuldade que teve de entender e acolher Jesus. Nos anos que se seguiram à ressurreição de Jesus, as comunidades cristãs foram se organizando e se espalhando por toda parte. As comunidades guardavam a memória de Jesus e viviam e difundiam o seu evangelho, com grande fervor. Nas comunidades, além de judeus, começaram a ser acolhidos também os pagãos. E como viviam junto ou dentro das comunidades judaicas, o conflito foi crescendo entre as comunidades cristãs e as sinagogas. Nesse diálogo entre Jesus e Nicodemos, está muito dos debates entre os cristãos e os judeus desse período.

Nicodemos é um mestre da Lei, um fariseu, membro do grande conselho de Jerusalém. E Jesus está lhe dizendo que ele precisa nascer de novo, nascer do alto. ‘Que história é essa – pensa Nicodemos – o Messias que nós estamos esperando vem restaurar Israel, levar nosso povo à vitória contra nossos inimigos, vem elevar nossa nação. E esse Jesus, em vez de anunciar a restauração de Israel, está falando do homem novo, de uma nova humanidade; não de um novo Israel, mas de um novo homem’.

Isso mesmo. Jesus está dizendo que, para entrar no Reino de Deus, é preciso nascer de novo, nascer do alto. Ele está explicando que o que dá acesso ao Reino não é o título de membro do povo de Deus ou a prática da Lei de Moisés, mas ser renovado por obra de Deus. O novo nascimento é obra de Deus, pelo seu Espírito Santo.

A essa altura, podemos nos perguntar: Por que Nicodemos não se tornou abertamente um discípulo de Jesus, depois dessa conversa tão esclarecedora?

Nicodemos, ao que parece, permaneceu apenas um admirador de Jesus. Para tornar-se discípulo, precisava abandonar a segurança que ele encontrava na Lei de Moisés. Para ele, o Reino de Deus se ganhava pelo cumprimento fiel do que a Lei mandava. E Jesus explicava que o Reino não é um prêmio aos mais comportados, mas um dom de Deus a quem ele ama. Na verdade, a todos que o amam, reconhecendo nele o enviado do Pai.

Nicodemos, ao que parece, não se tornou abertamente um seguidor de Jesus porque aderir a Jesus significava aderir ao seu evangelho, à sua pregação, aos seus ensinamentos. E Jesus abertamente amava e defendia os mais fracos, os mais sofridos, os discriminados. Isso implicaria ele ter um modo de viver e agir como Jesus, sem a busca de privilégios pessoais e na defesa dos injustiçados e oprimidos. Isso seria uma mudança muito grande para uma pessoa como ele, da elite social e religiosa do seu povo. Certamente, isso pegaria muito mal no Sinédrio. Ele seria mal visto, criticado e, quem sabe, até expulso do grande conselho. Ele não quis correr esse risco.

Guardando a mensagem

Nicodemos, mesmo reconhecendo que Jesus era um homem de Deus, parece que não conseguiu dar o grande passo da conversão. Permaneceu na sua condição de segurança como Mestre da Lei, não percebendo que a novidade estava em Jesus que, por sua morte e ressurreição, comunicava o perdão, a vida de Deus, o Santo Espírito. Pelo Espírito comunicado pelo ressuscitado, renascemos para uma nova vida, a vida da graça e da comunhão com Deus e com os irmãos. O novo ser humano, nascido do Espírito Santo, como o vento, é livre. Não está mais amarrado à letra da Lei, mas se move com liberdade nas suas novas opções.

Se vocês não acreditam, quando lhes falo das coisas da terra, como acreditarão se lhes falar das coisas do céu? (Jo 3, 12).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
O novo nascimento de que falavas, na conversa com Nicodemos, é o batismo. O batismo, o recebem os que creem em ti e aderem à tua pessoa e ao teu evangelho. No batismo, celebramos o derramamento do teu Espírito sobre nós, nos lavando dos pecados e nos comunicando a graça de sermos filhos de Deus. Dá-nos, Senhor, a graça de viver santamente a nossa nova condição de filhos e irmãos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Será que, em você, há alguma coisa de Nicodemos? Em seu momento de oração de hoje, peça a Jesus a graça da conversão; conversão que é adesão fervorosa a Jesus e ao seu estilo de vida.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.que Deus abençoe a todos nós

    ResponderExcluir
  2. Amém 🙏 palavras de salvação glória a vós senhor!

    ResponderExcluir
  3. Abençoado seja o dia do sr. padre João Carlos e de todos ai, muito obrigada pela explicação que o sr. nos trás da palavra de DEUS, que sempre nos ajuda em nossa FÉ. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  4. Qual seria o estilo de vida edeal pra as primeiras comunidades Cristãs?Agora em pleno o século XXI diante das supostas teologias no grupo Jesus Cristo está sendo condizente com o modelo de vida justo? Esse modelo de sociedade que abre mão de privilégios é facinante mim amarro nele!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos olhar que belíssima manhã iluminada que seja seu dia e abençoado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, meu salvador conceda-me pelo o teu amor a mim uma vida de oração e de adesão ao teu estilo de vida, uma cristã evangelizadora.
    Jesus quero a vida inteira enche meu coração de ti, para me livrar do pecado,e da tristeza quando surgir em minha vida.
    Renasce com grande alegria,um amor paciente, bondoso, não a inveja,se vangloria, não se orgulha, não maltrata, não procura meus interesses, não se ira falcimente e não guarda rancor.
    Fica comigo senhor sou tua seguidora também 🙌🐑😍🌹💕

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos. Que os seus
    dias sejam sempre abençoados, com luz, amor e harmonia...
    Dá-nos SENHOR, a graça de viver a nossa nova condição de filhos e irmãos.
    Dá-nos, Senhor, a graça da conversão sincera; conversão que é adesão fervorosa a Jesus e ao seu estilo de vida. À Padre João Carlos e toda equipe da AMA desejo um dia abençoado e repleto das melhores bênçãos de Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Senhor, fonte de Sabedoria, eu LHE agradeço por ser cristão. No entanto, me conceda a graça de ser fiel. Me conceda a graça de ser caridoso. Me conceda a graça de testemunhar a ressurreição do meu Senhor. Me conceda a graça de viver o meu apostolado. Me conceda a graça de nascer do alto, de nascer do Espírito. Me conceda a graça de ter fé e confiança no Filho do Homem. Me conceda a graça de alcançar a vida eterna. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor na Fé em Jesus e que possamos nos desapegar das coisas que nos impedem do crescimento Espiritual. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  9. Senhor Jesus dia-nos a graça de sermos fervorosa na fé em tudo que acontece na nossa vida. Pois o que tem na terra é vindo do céu através de Jesus assim como o vento que vem não sabemos de onde vem nem para onde vai.Nicodemos se tornou seguidor de Jesus,acolhendo os sofridos,os pecadores,os discriminados. Jesus o nosso poderoso defensor e doutor da lei,sempre tem algo para nós mostrar que ele existe.

    ResponderExcluir
  10. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  11. A sua benção padre João Carlos obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos sua bênção o divino espírito santo lhe abençoe e proteja sempre amém 🙏🙏 eu não posso esquecer do show essas músicas belíssimas que o Sr canta o meu netinho gosta daquela quem mim tocou ele só tem 02 anos eu também gosto muito eu sou Nilza de jardim paulista

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre sua benção, amém 🙌

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS