PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O BATISMO: NOSSO NOVO NASCIMENTO

O BATISMO: NOSSO NOVO NASCIMENTO




12 de abril de 2021

EVANGELHO


Jo 3,1-8

1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”.
3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?”
5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. 7Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.



MEDITAÇÃO


Você deve nascer de novo (Jo 3, 7)

Você se lembra de Nicodemos! Foi aquele fariseu, mestre da lei, membro do Sinédrio de Jerusalém, que foi falar com Jesus, de maneira sigilosa, à noite. Ele tinha uma simpatia por Jesus. Mas, como membro do Sinédrio, o grande conselho da capital, tinha medo da reação dos seus colegas e com certeza medo de perder sua posição. Quando Jesus foi preso, ele protestou contra a decisão já tomada, sem ao menos o acusado ter sido ouvido. Quando Jesus morreu na cruz, ele ajudou José de Arimateia a cuidar do seu enterro. Nicodemos é o tipo da pessoa importante, que por causa das conveniências do poder, tem dificuldade em assumir publicamente sua adesão a Jesus e ao seu Evangelho.

As lideranças também precisam ser evangelizadas, claro. É o que Jesus fez com Nicodemos. Jesus lhe disse que ele precisava nascer de novo. Ele era um mestre da lei, com assento no grande conselho de Jerusalém. Isso não lhe fazia cidadão do Reino. Só renunciando a si mesmo, se pode seguir Jesus. Só se fazendo pequeno é que se entra no Reino de Deus. Ele precisava nascer de novo. Passar por uma conversão. Renovar-se pelo batismo. Nascer de Deus.

Jesus disse a Nicodemos que ele tinha que nascer de novo. Essa expressão pode ser traduzida também por nascer do alto. Nicodemos quis tomar a palavra de Jesus ao pé da letra, dizendo que não cabia mais no ventre de sua mãe. Não se trata disso. Alguém pode pensar em reencarnação, também não se trata disso. Trata-se de ser renovado pela graça da redenção alcançada na cruz e celebrada no batismo. O batismo é o novo nascimento. Nele, nascemos de Deus, sendo lavados dos nossos pecados pela ação santificadora do Espírito Santo. Jesus explicou a Nicodemos: “Quem nasce da carne é carne. Quem nasce do Espírito é espírito”. Nascer na carne é a nossa vida biológica, nossa condição natural. Nascer do Espírito é ser renovado pela graça de Deus. O novo nascimento é o batismo. Foi o que Jesus explicou a Nicodemos: “Quem não nascer da água e do Espírito, não poderá entrar no Reino de Deus”.

Como Nicodemos era profundo conhecedor das Escrituras, Jesus lembrou-lhe o episódio da serpente de bronze, no deserto. Ele, como mestre da Lei, poderia perceber facilmente que Jesus foi enviado pelo Pai para salvar o seu povo. No tempo passado, o povo estava atravessando o deserto, depois da saída da escravidão do Egito. O povo começou a se cansar e se revoltar contra Deus, reclamando do calor do deserto, da comida repetida que era o maná, do cansaço da caminhada. Deu uma peste de serpentes venenosas. Começou a morrer muita gente por causa de sua má vontade, do clima de murmuração e de revolta contra Deus. A haste com uma serpente de bronze foi um sinal. Deus mandou Moisés fazer essa representação. Quem fosse picado pelas serpentes, olhando para aquele sinal seria salvo da morte.

Esse símbolo, no Antigo Testamento, preparou o sinal de Jesus na cruz. A verdadeira salvação, a verdadeira cura, a libertação do pecado é Jesus em sua cruz. Fomos salvos por sua vida oferecida naquela haste da cruz. Como o povo antigo no deserto olhando para a haste com a serpente de bronze se curava, assim também nós pecadores temos um sinal de salvação, a cruz de Cristo, isto é a morte redentora de Jesus. Crendo em Jesus que morreu e ressuscitou por nós, encontramos a vida eterna.

Guardando a mensagem

Nicodemos é o representante das pessoas importantes, chamadas também à conversão. Ele, que tinha tanto conhecimento das Escrituras, poderia facilmente entender o que Jesus estava explicando. Deus o mandou para salvar o mundo. O povo está, como aquela gente do tempo do deserto, morrendo por causa dos seus pecados. E como no deserto, agora Deus também está nos dando um sinal de salvação. Crendo em Jesus crucificado e ressuscitado, o pecador encontra a salvação.

Você deve nascer de novo (Jo 3, 7)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
Vemos em Nicodemos, que para acolher o Reino de Deus, é preciso se desapegar de sua grandeza, de seu poder, de seus grandes conhecimentos. O filho de Deus nasce do alto, do Espírito Santo. A cruz, que é a grande humilhação que te impusemos, Jesus, longe de ser um sinal do teu fracasso, é o sinal de tua vitória e da salvação para todos os que aceitam o teu caminho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

A cruz nos lembra o sacrifício redentor de Cristo, pelo qual fomos salvos. Você sabe fazer o sinal da cruz? Se não sabe, peça a ajuda de alguém com mais experiência. Faça, hoje, mais de uma vez , o sinal da cruz.

Pelo sinal + da santa cruz + livrai-nos Deus + nosso Senhor + dos nossos + inimigos + Em nome do Pai + e do Filho + e do Espírito Santo. Amém.

Agradecendo ainda a participação   no SHOW DA PÁSCOA, sábado passado. Para quem não pode participar, pode vê-lo ainda no meu canal do Youtube (Padre João Carlos): Clique aqui para ver o Show da Páscoa. O próximo show nas redes sociais já está com data marcada: 05 de junho. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Se vc tem Jesus como salvador o seu acesso ao céu está garantido, seguir Jesus,para nascer de novo com mentalidade de uma criança e obediência aos
    mandamentos.
    Todas a humanidade tem o amor de Deus,mas só será salvo aquele que crer em Jesus, porque Ele possui vida eterna.
    🙌🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  2. Se sua cruz está pesada peça a Jesus para ajudar a carrega creia ele é o nosso amigo fiel.💓💓💓💕

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA Padre João Carlos tenha uma semana iluminada e abençoada sobre a proteção de Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena. Obrigada pela explicação da palavra de DEUS. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal

    ResponderExcluir
  5. Meire Jaques12/4/21 10:05

    Bom Dia Padre João Carlos sua bênção, tenha semana Abençoada ⚘

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos. Deus está contigo neste momento e sempre...
    Crendo em Jesus que morreu e ressuscitou pela salvação de todos, encontramos a vida eterna. Que possamos aceitar o teu caminho, JESUS.
    Senhor Jesus Cristo, protege Padre João Carlos de todo mal. Protege a humanidade desse coronavirus. Abençoa nosso BRASIL...
    Bom dia a todos... Fiquem com Deus...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor na Verdade e na Vida e que Jesus nos ilumine com Espírito Santo. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  8. Qualquer sinal vindo com a presença do Espírito Santo, para transformar aquelas coisas que estaciona o desenvolvimento humano!Que nascer Jesus Cristo relata nesse brilhante Evangelho!Será que não é transformar:hábitos nocivos ao bem está,desenvolvimento social.Coisas simples:hábitos;comer,dormir, religioso.O ato de oração,depreendimento de costumes nocivos! Pensar em nascer no pedágogia Cristã aplicada por Jesus Cristo é ter conhecimento na essência do caminho menos agressivo ao meio hambiente!

    ResponderExcluir
  9. Pedimos a são Nicodemos conhecedor das escrituras,através de Jesus que lhe falou quem não nascer das águas e do Espírito não entrar no Reino de Deus.Jesus morreu por nos ressuscitou e encontramos a vida eterna.Deus nos dá a salvação

    ResponderExcluir
  10. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM JESUS!!!

    ResponderExcluir
  11. Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, eu LHE agradeço pelas curas, sinais e prodígios que foram feitos em nome do meu SALVADOR. Entretanto, me ajude rezar com fé e confiança. Me ajude servi-Lo com amor e humildade. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude anunciar corajosamente a VOSSA palavra. Me ajude ficar cheio do Espírito Santo. Me ajude nascer do alto, nascer do Espírito. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos a sua benção obrigada pela palavra. Padre João Carlos mande o boleto pra mim paga ainda não chegou

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre que Jesus e nossa senhora Aparecida lhe abençoar e lhe cubra de bençãos o show foi maravilhoso essas música e muito lindas paz e bem amém 🙏🙏🙏🌹🌹🌹❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  14. O sinal Da salvação é o sangue de Cristo que tem todo poder
    MT.26.28
    Tem.3.25/ 5.9
    Até.20.28
    Ed.1.7
    Hb.9.14-22. /10.19. /13.12

    1.pedro 1.2
    1 João 1.7
    AP.1.5. /5.9. /12.11/19.13


    Crer e Obedecer aceitar que só Jesus é o caminho a verdade e a vida ,só por Ele chegamos a Deus.
    Os demônios tbm sabem que ELE e o Filho De Deus ,mais não serão salvos e sim destruídos

    Luc.4.41
    Judas 6
    Temos que arrepender dos pecados ,ter mudança de vida ,ser novas criaturas em cristo Jesus.

    Examinem as escrituras ,elas são as palavras de vida e Salvação.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

As duas mesas da Missa.

16 de abril de 2024    Terça-feira da 3ª Semana da Páscoa.       Evangelho.    Jo 6,30-35 Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30“Qu...

POSTAGENS MAIS VISTAS