PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O PÃO DESCIDO DO CÉU

O PÃO DESCIDO DO CÉU




20 de abril de 2021

EVANGELHO


Jo 6,30-35

Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30“Que sinal realizas, para que possamos ver e crer em ti? Que obras fazes? 31Nossos pais comeram o maná no deserto, como está na Escritura: ‘Pão do céu deu-lhes a comer’”.
32Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, não foi Moisés quem vos deu o pão que veio do céu. É meu Pai que vos dá o verdadeiro pão do céu. 33Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo”.
34Então pediram: “Senhor, dá-nos sempre desse pão”. 35Jesus lhes disse: “Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede”.

MEDITAÇÃO


O pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo (Jo 6, 33)

Quando peregrinava pelo deserto, o povo de Deus enfrentou muitas dificuldades: falta de água, falta de comida, insegurança, descrença... E Deus sempre paciente, presente, providente. Depois de uma grave crise de alimento, Deus mandou o maná. Pela manhã, eles colhiam uns floquinhos que caíam na madrugada, como se fosse neve. Era um alimento forte, sustentando o povo na marcha durante o dia. Um pão que vinha do céu, das mãos providentes do Senhor Deus.

Jesus utilizou essa experiência do povo peregrino no deserto, no seu duro caminho para a terra prometida, para fazer-se entender sobre o alimento que ele daria. O maná foi dado por Deus, por meio de Moisés. Isso foi já uma preparação para o verdadeiro pão que seria dado depois. No tempo certo, Deus nos deu o verdadeiro pão do céu. O pão descido do céu é o próprio Jesus, que com sua palavra, seu amor e sua vida nos alimenta e nos sustenta na travessia desta vida. 

Essa explicação que Jesus está dando, no capítulo 6 do evangelho de São João, é ao povo que participou da multiplicação dos pães. Jesus alimentou aquele povo, como Deus alimentou os israelitas com o maná, no tempo antigo. E Jesus o alimentou de duas formas: a primeira, foi a Palavra de Deus que ele anunciou; a segunda, o pão de cevada e os peixes com que ele saciou a sua fome. Isso, nos outros três evangelhos, fica ainda mais claro. Ele ensina o povo e o alimenta com o pão.

Na Missa, a ceia do Senhor, são postas as duas mesas: a da Palavra e a da Eucaristia. Jesus se dá como alimento nas duas mesas. Ele é o verbo, a palavra. Ele é o pão vivo descido do céu. Como ensinou o Concílio Vaticano II em sua Constituição Sacrosanctum Concilium, “estão tão intimamente ligadas entre si as duas partes de que se compõe, de algum modo, a missa - a liturgia da Palavra e a liturgia Eucarística - que formam um só ato de culto”.

Diz o mesmo texto conciliar: “O nosso Salvador instituiu na última Ceia, na noite em que foi entregue, o Sacrifício eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue para perpetuar pelo decorrer dos séculos, até Ele voltar, o Sacrifício da cruz, confiando à Igreja, sua esposa amada, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade (36), banquete pascal em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é concedido o penhor da glória futura (37).”

No Pai Nosso, o Senhor nos ensinou a pedir ao Pai o pão de cada dia: “O pão nosso de cada dia, nos dai hoje”. Esse pão nosso que é, em primeiro lugar, o pão da sobrevivência, não deixa de ser também o pão da Palavra e o Pão da Eucaristia de que precisamos para nossa caminhada nesta vida.

Guardando a mensagem

No deserto, Deus alimentou o seu povo em marcha com o maná. O maná é uma imagem da Eucaristia. No caminho da vida, agora o Senhor nos alimenta com o pão vivo descido do céu, que é o próprio Jesus. Na Santa Missa, refeição do povo em caminho, somos alimentados nas duas mesas: a da Palavra e a da Eucaristia. No Pai Nosso, pedimos o pão de cada dia: o da sobrevivência, o da Palavra, o da Eucaristia. 

O pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo (Jo 6, 33)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Deus mandou o maná para alimentar o povo que estava atravessando o deserto, esfomeado e já sem forças. Foi uma linda experiência: toda manhã, recolhiam aquela bênção que caía do céu. Foi o tempo da Antiga Aliança. Agora, nesse novo tempo, o Pai nos enviou o seu filho amado, tu, Senhor Jesus. Tu és o pão verdadeiro descido do céu, o pão que verdadeiramente nos sustenta na caminhada desta vida. Como o povo daquela reunião, te pedimos: “Senhor, dá-nos sempre deste pão”: o pão-palavra de Deus que tu nos anuncias; o pão-amor misericordioso com que nos abraças; o pão da vida, tu mesmo que te dás em alimento na santa Eucaristia. Senhor, dá-nos sempre deste pão. Amém.

Vivendo a palavra

A oração para a comunhão espiritual escrita por Santo Afonso tem sido rezada frequentemente pelo Papa Francisco na missa que ele preside todas as manhãs na Casa Santa Marta. O texto, simples e de profundo significado, foi escrito por Santo Afonso como uma forma de união ao Corpo de Cristo quando não é possível receber o sacramento. 

“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, ao meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós”. 

A gente se encontra às 21:30, na live da Oração da Noite, no facebook e no youtube. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. José Lúcio20/4/21 06:33

    Uma ótima reflexão sobre o Pão Sagrado. Obrigado, Padre João Carlos !

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus abençoe a todos nós .

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos! Meu nome é Arquilene, moro no município de Maragogi,peço orações para o nosso pároco padre Júnior, ele é uma bênção de Deus! Peço que em momentos tão difíceis que estamos vivendo o nosso padre tenha sempre conhecimentos divinos,força, fé, saúde e sabedoria para transmitir para nós fiéis católicos.

    ResponderExcluir
  4. Foi muito bom e uma nova experiência ler as palavras aqui publicadas, o padre João me mostrou uma realidade nas suas palavras que foram uma novidade, vejo que o aprendizado nunca chega ao fim, sempre haverá coisas novas, um bom dia abençoado para todos, que Jesus Cristo nos abençoe e nos ilumine nesta fase tão difícil devido a pandemia, peço aos irmãos orações, fiquei muito fragilizado, desde já meus agradecimentos.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos, as bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Eucaristia e que possamos transmitir esse Amor em todas as coisas que façamos com Caridade. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Senhor meu Deus, muita gratidão por ter me enviado o seu filho amado, que é o pão que me alimentar e fortalece na palavra e na eucaristia,e me faz perceber que dá vida Espíritual e eterna ao homem.
    Jesus meu amado, eu quero ter vida eterna porque não sei viver longe de ti, meu melhor amigo, 🙌😍🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Padre João Carlos. Desejo que sua tarde seja linda e muito abençoada por Deus com muita saúde e muita paz...
    Tu,Senhor Jesus, és o pão verdadeiro decido do céu, o pão que verdadeiramente nos sustenta na caminhada desta vida . "Senhor, Dá-nos sempre deste pão"; o pão palavra de DEUS que tu nos anuncias; o pão-amor misericordioso com que nos abracas; o pão da vida que te dás em alimento na santa EUCARISTIA. Senhor, Dá-nos sempre deste pão. AMÉM.
    Boa tarde a todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Jesus é a palavra viva descido do céu.E ele que nos alimenta e abraca atraves da eucaristia. A palavra de Deus que anuncia o pao da vida,o pao do céu,que alimenta o homem em busca de Deus,o nosso pai todo poderoso.

    ResponderExcluir
  9. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  10. O pão da vida é este construir uma vida que esteja liganda ao Espíritial um unido ao outro lado a lado sendo assim a eternidade começa aqui desde já!A descida de Jesus Cristo para nós mostrar como alimentar-se abriu possibilidades para nós fazer mais humano humanizado explica as escrituras em tudo o passado,presente e futuro comprometendo-se com os caminhos para essa aproximação entre Deus e homem segundo as atitudes vivênciadas pelo filho amado

    ResponderExcluir
  11. Ó Deus, salvação de todos os povos, eu LHE agradeço por todas as santas missas que foram celebradas. Entretanto, me ensine ter uma boa cabeça. Me ensine viver cheio do Espírito Santo. Me ensine amar e respeitar os profetas. Me ensine ser justo e humilde. Me ensine evitar a raiva e o pecado. Me ensine observar a VOSSA lei. Me ensine fazer boas e santas comunhões. Me ensine ter fé e confiança no Filho do Homem. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos a sua benção obrigada pela palavra. Que bela explicação Deus é o pão vivo

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado por esse evangelho muito bom e bem explicado sobre o pão Jesus e o pão que desceu do céu o pão da vida Deus ajude a nós todos a intende essa maravilha jesus lhe abençoe padre J Carlos agradeço muito de coração paz e bem Nilza Maria do Carmo moro em jardim paulista Pernambuco

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre sua benção, obrigada meu Deus pelo o dom da vida 🙏🙌

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS