PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: JESUS VEIO CUIDAR DE NÓS

JESUS VEIO CUIDAR DE NÓS



21 de abril de 2021

EVANGELHO


Jo 6,35-40

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 35“Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede. 36Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais. 37Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei.
38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”.

MEDITAÇÃO 

Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna (Jo 6, 40)

Jesus diz ao povo que o Pai tinha lhe confiado muita gente para ele cuidar. E que veio exatamente para fazer a vontade do Pai que o enviou. Ele descreve a vontade do Pai de três formas: que ele, o Filho, não perca nenhum dos que o Pai lhe deu; que aquele que crê no Filho receba a vida eterna; e que o Filho o ressuscite no último dia.

Qual é o projeto de Deus, isto é, qual é a vontade de Deus? A vontade de Deus se manifesta em relação a Jesus e em relação a nós. E qual foi a tarefa que Jesus recebeu do Pai? O Pai o enviou a nós, nos confiou a ele, pediu que ele não perdesse nenhum de nós e nos ressuscitasse no último dia. O que Jesus finalmente tem para nos dar, para nos comunicar é a vida em plenitude. Um dia ele falou disso: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância”. Essa ‘vida em plenitude’ está dita de várias formas no evangelho de hoje: pão para saciar a fome, água para matar a sede, vida eterna, ressurreição no último dia. São formas de dizer ‘Deus quer dar a vocês a vida em plenitude’. E é isso que Jesus tem para nós.

E qual é a vontade de Deus a nosso respeito, isto é, o que Deus nos pede? O Pai nos pede para ir a Cristo, para crer nele. É assim que podemos ser cuidados por ele, alimentados por ele, conduzidos por ele. É crendo nele, acolhendo-o em nossa vida como nosso Deus e Senhor, que podemos receber o que ele tem para nos dar: a vida em plenitude.

Nós existimos porque Deus pensou em nós, nos chamou à existência. Nossa vida tem um propósito. Não nascemos por acaso. E foi o Pai que nos aproximou de Jesus, seu Filho. O Pai nos confiou a Jesus. É nele que encontramos o modelo acabado do ser humano, em sintonia perfeita com o Pai e em comunhão solidária com seus irmãos de humanidade. E não só nos deu Jesus como modelo-caminho-exemplo, mas no-lo deu também como guia de nossa humanidade. Pela ressurreição, Jesus tornou-se o nosso líder, o nosso mestre. Pedro, no dia de Pentecostes, disse à multidão: “Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vocês crucificaram”.

Guardando a mensagem

Não estamos sozinhos neste mundo. Não estamos abandonados aos nossos próprios limites biológicos ou sociais. Deus nos deu um pastor, para nos acompanhar, para cuidar de nós. Jesus vem buscar a ovelha perdida e levá-la de volta ao redil, carregando-a nos ombros. Ele nos defende do lobo voraz, pondo em risco a própria vida. Ele dá a vida por suas ovelhas. Ele nos comunica a vida plena, a vida de Deus. Em Cristo, somos herdeiros de Deus. Viver bem é crer nele, amá-lo e segui-lo.

Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna (Jo 6, 40)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
O Pai nos confiou a ti. Ele espera que nós nos aproximemos de ti, que creiamos em ti, que te acolhamos como nosso pastor e guia. Dá-nos, Senhor, que te reconheçamos na fé e te sigamos com perseverança e amor. Também nós temos pessoas que o Pai nos confiou para cuidar, para acompanhar. Nós te pedimos por elas. Nós queremos conduzi-las a ti, pois só em ti a verdade, a graça, a salvação. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Aproveite esse feriado do Dia de Tiradentes para reservar mais tempo para o seu momento de oração. Pense bem nesse Evangelho de hoje e, com sinceridade, aproxime-se ainda mais de Jesus. Ele é o pastor que o Pai enviou para cuidar de nós. Ler o texto da Meditação vai ajudar você a perceber melhor a mensagem. 

Pe. João Carlos Ribeiro, SDB

23 comentários:

  1. Quem cuida de Deus? Jesus Cristo mostrou-se zeloso com suas palavras Santas,atitudes civilizadas, politicamente justa!Mas quem defendeu seus ideais?Os amigos ânimos que nem podiam aparecer em público;ainda sem identidade têm expereça na justiça do reino do céu, seus corações ardente na fé viva!Quem conhece alguém tão especial,nunca mais terá descressa do impossível,sendo saciado atrai outros.Construindo o céu entre nós.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.meu Deus obrigada por sempre estar cuidado de todos nós.

    ResponderExcluir
  3. Esta meditação me eleva e me dá segurança. Como eu sou amado e cuidado por Deus. O FILHO me conhece cuida de mim e me ressuscitara' para sempre viver com Ele como Ele. Ah meu Deus como eu nada sou..nada sei. Mas esta verdade de hoje me dá paz e segurança. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela tua palavra Senhor pois ela nos alimenta todos os dias

      Excluir
  4. Nesta manhã tão bela de sol eu quero louvar ao Deus bondoso, que além de me criar, enviou seu filho Jesus para falar do seu plano de amor, me proteger, guiar e me conduzir de volta para o Pai.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada meus Deus pela vida da minha família 🙏

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos agradeço muito á Deus pelo senhor existir, Jesus disse eu vim para que todos tenham vida que todos tenham vida eternamente Amém

    ResponderExcluir
  7. Que meditação linda. Deus obrigada por tudo. Abençoa minha família familiares e amigos. 🙏🙏🙏❤

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre sua benção, obrigada meu Deus por mais um dia que hoje nasceu obrigada senhor pelo ar que dais a respira bendito seja o teu nome,🙏🙌

    ResponderExcluir
  9. Obrigada Pe. João Carlos pelas meditações da Palavra de Deus em todos os dias. Elas nos tornam o dia mais leve, as tarefas mais fáceis e mais encorajados para enfrentar os desafios de cada momento. Obrigado Senhor por tudo!!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos agradeçamos a Deus pelo dom da vida.
    JESUS dá a vida por suas ovelhas. Em Cristo , somos herdeiros de Deus. Viver bem é crer nele, amá-lo e seguí-lo.
    Dá-nos, Senhor, que te reconheçamos na FÉ e te sigamos com perseverança e amor
    Cuida de Padre João Carlos, Senhor, para que ele possa continuar firme na FÉ, pregando o Evangelho com muito Amor e carinho...
    Um dia muito abençoado por DEUS à padre João Carlos e todos da AMA. Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe João Carlos, obrigada pelas suas lindas palavras da meditação, peço minha benção e da minha mãe, peço pela saúde de minha mãe e a minha como filha para cuidar dela, pela minha família, que Deus abençoe o senhor sempre, grande abraço

    ResponderExcluir
  12. Obrigado Pe João Carlos! Suas meditações são sempre profundas e nos coloca sempre no essencial. Esta de hoje, nos motiva muito a crer, amar e seguir a Jesus, nosso único bem.

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos muito obrigada sua bênção BOM DIA!!!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor na Fé em Jesus e que a partilha seja nossa Força. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  15. Bom dia! Obrigada pela sua bênção. Estarei sempre em oração. Deus seja louvado! Amém!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo feriado iluminado como o dia de hoje e abençoado, que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Meu senhor, abundância e alegria de viver tú me faz conhecer,a alegria plena, quando enviasse Jesus Cristo para libertar da escravidão do pecado e o peso da lei,essa
    Plenitude através de sua Graça, devemos desfrutar mais e necessário aceitar a vontade de Deus, para ter tempos de abundância no momento que recebemos o eterno Jesus como salvador.🙌🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  17. Bom Dia padre sua Bênção. Amém⚘

    ResponderExcluir
  18. JESUS é o nosso pastor que vêm para cuidar de nós. Benedito seja seu nome agora e para sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  19. Olá padre João Carlos. Esse Evangelho é belíssimo Jesus não abandona ninguém. Ele ele é o nosso pastor

    ResponderExcluir
  20. Ó Altíssimo Senhor, Deus e Criador da vida, eu LHE agradeço por todos os milagres que foram feitos na vida do VOSSO povo. No entanto, me ajude vencer a perseguição e o sofrimento. Me ajude ser piedoso e caridoso. Me ajude evitar o pecado. Me ajude pregar a VOSSA palavra com sabedoria e coragem. Me ajude segui-Lo com atenção e amor. Me ajude expulsar os espíritos maus. Me ajude procurá-Lo diuturnamente. Me ajude ter fé e confiança no meu REDENTOR. Me ajude fazer a VOSSA santa vontade. Me ajude ressuscitar no último dia. Me ajude alcançar a vida eterna. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre pela meditação maravilhosa Deus e o pão da vida que desceu do céu para nos ajudar a bondade de Deus a qual nos temos de agradecer por tudo que ele nós enviou seu Filho amado, nossa senhora lhe ilumine sempre amém paz e bem Nilza Maria

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS