PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: LER DIARIAMENTE A BÍBLIA

LER DIARIAMENTE A BÍBLIA



10 de março de 2021


EVANGELHO 



Mt 5,17-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.


MEDITAÇÃO


Não pensem que vim abolir a Lei e os Profetas (Mt 5, 17).

Já estamos passando da metade da Quaresma. E, hoje, nos chega um estímulo para que coloquemos, no centro de nossa espiritualidade, a Palavra de Deus.

Tudo o que está na Bíblia está valendo para os cristãos? Uma boa pergunta. Jesus era judeu e vivia na fé do povo de Israel. A Bíblia do povo de Deus era só o Antigo Testamento, onde estavam os livros de Moisés, dos profetas e os Salmos. Os seguidores de Jesus, aos poucos, acrescentaram outros escritos: o Novo Testamento. No Novo Testamento, estão os evangelhos, os Atos dos Apóstolos, as Cartas e o Apocalipse. Tanto no Antigo, como no Novo Testamento, reconhecemos a ação do Espírito Santo que assistiu os escritores sagrados ao registrarem a experiência da fé do povo santo, a quem Deus foi revelando o seu projeto de salvação.

O Evangelho de Mateus, lido hoje, nasceu entre comunidades cristãs que estavam em ambiente judeu, com a maioria dos membros vindos do judaísmo; gente, portanto, que prezava por demais a Lei que Deus lhes tinha dado por meio de Moisés. Nessas comunidades vindas do judaísmo, era muito necessário esclarecer bem qual tinha sido a relação de Jesus com a Lei de Moisés. Havia sempre uma dúvida: Será que Jesus deu valor à Lei de Moisés? E ele, realmente era praticante fiel desta Lei? Será que ele não veio mudar essa Lei? Então, a esse respeito, foram lembrados os ensinamentos de Jesus que estão no Sermão da Montanha. Jesus disse: “Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento”. Então, para tranquilidade de todos, estava claro, Jesus deu valor à Lei. Não veio acabar com ela. Nem modificá-la. Veio dar-lhe plenitude.

Jesus deixou claro que a Lei de Deus não é um fardo pra gente carregar. É uma manifestação do amor de Deus para nos conduzir à felicidade e à salvação. Por isso, ele criticou muito os fariseus. Apesar de serem muito zelosos no cumprimento da Lei de Moisés, eles, no dizer de Jesus, “amarravam fardos pesados nas costas do povo”, transformando a Lei de Deus num instrumento de discriminação e opressão das pessoas.

Então, lendo o Antigo Testamento, percebemos que toda a Lei encontra seu sentido e seu coroamento em Jesus e no seu evangelho. O amor a Deus e ao próximo é a síntese completa da Lei do Senhor.

Guardando a mensagem

No Sermão da Montanha, está como Jesus explicou a Lei e como devemos realizá-la. E como devemos seguir a Lei de Deus?

Devemos seguir a Lei de Deus com a Liberdade que ele nos deu. É na liberdade que escolhemos o bem, a verdade e rejeitamos o mal. Deus nos fez livres para escolher o bem.

Devemos seguir a Lei de Deus com a Sabedoria que ele nos dá. Não a sabedoria do mundo, nem a sabedoria dos poderosos. A Sabedoria de Deus. Ele preparou coisas maravilhosas para nós, um mistério que só o Espírito Santo nos revela.

Devemos seguir a Lei de Deus com a Caridade para os com irmãos que ele nos pede. O que está escrito na Lei? Não matarás. Perfeito. Mas, não matar quer dizer também não odiar o irmão, não desqualificá-lo, não humilhá-lo. A caridade é uma das marcas da nossa vivência da Lei.

Não pensem que vim abolir a Lei e os Profetas (Mt 5, 17).


Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Hoje, neste 22º dia da Quaresma, em nosso caminho para a Páscoa, acolhemos com carinho a tua santa Palavra. O povo antigo amava o que eles chamavam a Lei. E nós continuamos a amar e venerar as Escrituras Sagradas, onde Deus nos fala. E continuamos a rezar, com os Salmos do povo bíblico: “A lei do Senhor é perfeita”. Ajuda-nos, Senhor, pela assistência do teu Santo Espírito, a conhecer, através do livro santo, a vontade de Deus e realizá-la em nossas vidas. Como nos inspiras, queremos também ser anunciadores do amor de Deus testemunhado no livro da história sagrada de nossa salvação. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Onde anda a sua Bíblia? Hoje, deixe-a num lugar de destaque. Nela, leia o evangelho que meditamos: Mateus 5,17-19.

E o 22º degrau da escadaria quaresmal é o seguinte: Ler diariamente a Bíblia. Por ela, Deus nos fala. Nela, nos encontramos como povo de Deus a caminho. 

Todas as noites de segunda a sexta, você me encontra na Live da Oração da Noite, às 21:30. Acesse o meu canal no Youtube ou minha página no facebook.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Amém Padre João 🌹Bom dia! Deus me ajude a viver esta Palavra Santa! E lendo-a todos os dias esta vivência fica mais clara! Obrigada por seus ensinamentos! Eles vão transformando meu coração! Deus o abençoe imensamente!

    ResponderExcluir
  2. Padre Joao Carlos ótimo um bom dia cheio das graças de Deus.jacinta Fortaleza. Essa leitura foi tudo de melhor para esse tempos que estamos vivendo aliás se percebermos para quem vem vivenciando essa maravilha do senhor cada uma e ouro que temos e nem damos conta as vezes.so sei que eu amo meu senhor e meu Deus primeiro em tudo na minha sobrinha que as vezes falhamos mais ele sabe de cada um de nós.obrigado.🙏🌷🌷👏👏👏👍❤

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. todos os dias eu leio o evangelho.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre sua benção, senhor tem de misericórdia de nós 🙏🙌

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. Que a graça, misericórdia e a paz de DEUS, reinem no seu coração.
    Senhor Jesus, hoje, neste 22°dia da Quaresma, em nosso caminho para a Páscoa, acolhemos com carinho a tua Santa Palavra. Queremos ser também anunciadores do amor de DEUS no livro da história sagrada de nossa salvação.
    Que Deus abençoe a todos neste dia que se inicia. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor na Palavra e que Jesus nos ilumine com a Fé e a Caridade em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos as suas meditações está mim fazendo muito bem, que Deus te proteja

    ResponderExcluir
  8. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  9. Peço q Deus tenha misericórdia de minha filha q fala muito pouco p/ sua idade ,abençoe q ela desenvolva a fala senhor ,peço pelos doentes triste abatido cem teto endividados,desempregado Andersoné Mariane Janine saúde e paz de toda minha família e amigos ,fim da pandemia,q eu nunca eu perca a fé ,é a cada dia confiem é busque a palavra de Deus,viva é compartilhe ,p/ tinha é glória do senhor,gratidão por tudo senhor na minha vida hj é sempre ,sejam feita a tua vontade

    ResponderExcluir
  10. Deus é perfeito maravilhoso só nos deixou ensinamentos do bem para melhorar as nossas maneiros de como deveremos ser fieis aos nossos irmãos seguindo a sua caminhada sem maldadades . A lei do senhor é perfeita e faz bem aos nosssos corações.Que bom é ter o senhor em nossas preces com Jesus

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos a sua benção Obrigada pela palavra.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite muito bom ouvir a palavra de de Deus

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre João Carlos sua benção obrigado padre que maravilha Esso evangelho de hoje eu copiei o sermão da montanha muito bom como Jesus explicou a lei e como devemos realiza, lá e seguir a lei de Deus que Deus te abençoe padre e te der mais e mais sabedoria são José e nossa senhora lhe cubra de bençãos amém 🙏🙏 paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS