PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: DAR TESTEMUNHO DE JESUS

DAR TESTEMUNHO DE JESUS



18 de março de 2021

EVANGELHO


Jo 5,31-47

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 31“Se eu der testemunho de mim mesmo, meu testemunho não vale. 32Mas há um outro que dá testemunho de mim, e eu sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. 33Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz.
36Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. 37E também o Pai que me enviou dá testemunho a meu favor. Vós nunca ouvistes sua voz, nem vistes sua face, 38e sua palavra não encontrou morada em vós, pois não acreditais naquele que ele enviou.
39Vós examinais as Escrituras, pensando que nelas possuís a vida eterna. No entanto, as Escrituras dão testemunho de mim, 40mas não quereis vir a mim para ter a vida eterna! 41Eu não recebo a glória que vem dos homens. 42Mas eu sei que não tendes em vós o amor de Deus. 43Eu vim em nome do meu Pai, e vós não me recebeis. Mas, se um outro viesse em seu próprio nome, a este vós o receberíeis.
44Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do único Deus? 45Não penseis que eu vos acusarei diante do Pai. Há alguém que vos acusa: Moisés, no qual colocais a vossa esperança. 46Se acreditásseis em Moisés, também acreditaríeis em mim, pois foi a respeito de mim que ele escreveu. 47Mas se não acreditais nos seus escritos, como acreditareis então nas minhas palavras?”

MEDITAÇÃO 


As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou (Jo 5, 36)

Certamente, alguém apresentou Jesus a você. Disse que Jesus é o filho de Deus; que ele foi enviado pelo Pai para nos salvar; que ele, por sua morte e ressurreição, nos alcançou a reconciliação com o Pai, o perdão dos nossos pecados. Quem foi que lhe disse isso? Quem lhe deu esse testemunho sobre Jesus? Você vai pensar um pouco ou já tem uma resposta? Ah, já tem a resposta. Ótimo. Então, quem foi que lhe deu esse testemunho sobre Jesus?

Em primeiro lugar, tenho quase certeza, foram seus pais os primeiros a lhe dar um testemunho sobre Jesus. Depois, vieram seus catequistas, seus educadores e a comunidade cristã onde você participava. É isso mesmo. É a Igreja quem nos diz quem é Jesus através dos nossos pais, catequistas, missionários, padres, religiosos. Claro, não podemos esquecer, a Palavra de Deus dá testemunho sobre Jesus. Verdade. Mas, é a Igreja quem nos apresenta e nos explica as Escrituras que dão testemunho sobre Jesus.

O importante é lembrar que esse testemunho que nos foi dado sobre Jesus nos pede uma resposta. Não foi uma informação histórica sobre um personagem do passado. Foi um testemunho sobre algo vital em nossa vida: a nossa felicidade, a nossa salvação; sobre algo e sobre alguém que tem a ver conosco, que continua falando conosco, nos sustentando e nos conduzindo nos caminhos do Reino de Deus. Esse testemunho pede uma resposta. Essa resposta pode ser chamada de fé, de conversão, de seguimento de Cristo.

Num certo momento de sua vida humana, Jesus fez uma forte reclamação contra o seu povo. Notou que o testemunho dado sobre ele não estava sendo acolhido, não estava sendo levado a sério. Então, ele elencou quatro testemunhos que estavam sendo dados sobre ele. Quatro, você sabe, é um número de totalidade, um número completo. É só pensar nos pontos cardeais. E quais são os quatro testemunhos dados sobre Jesus?

Em primeiro lugar, o testemunho sobre Jesus foi dado por João Batista. João deu testemunho de Jesus. Ele o apresentou ao povo como o enviado de Deus, o Messias anunciado pelos profetas. Um testemunho valioso. Os judeus tinham enviado mensageiros a João para se informarem sobre isso. E João confirmou. Deu testemunho da verdade.

Em segundo lugar, o testemunho sobre Jesus foi dado por suas próprias Obras. Como ele disse, “as obras que o Pai me concedeu realizar”. Quais são as obras de Jesus? As obras de Cristo estão descritas nos evangelhos: ele abre os olhos do cego, purifica o leproso, faz andar o paralítico, ressuscita o morto, evangeliza os pobres. São as obras anunciadas pelo profeta Isaías. Ele liberta o sofredor, reconcilia os pecadores, evangeliza o povo. São as obras de Jesus. Mas, a sua maior obra é a redenção pela morte na cruz.

Em terceiro lugar, o testemunho sobre Jesus foi dado pelo Pai, que o enviou. O tempo todo, o Pai confirmou o seu filho nas suas palavras e nas suas obras. No batismo, ele o apresentou como seu filho amado. Na transfiguração, de novo se ouviu o Pai recomendando seu filho. Foi o Pai que o ressuscitou, confirmando-o como salvador e guia da humanidade.

Em quarto lugar, o testemunho sobre Jesus foi dado pelas Escrituras. Toda a história da salvação no Antigo Testamento aponta para Jesus. O Novo Testamento é o testemunho sobre sua vida e sua obra redentora. Nos Evangelhos, está a própria palavra de Jesus viva e atual.

Guardando a mensagem

Recebemos o testemunho sobre Jesus dos nossos pais e catequistas, que nos comunicaram a fé da Igreja. No tempo de Jesus, ele mesmo chamou a atenção para quatro testemunhos dados sobre ele: o testemunho de João, o testemunho de suas obras, o testemunho do Pai e o testemunho das Escrituras. A reclamação de Jesus bem que pode ser para nós hoje. O que esses testemunhos têm produzido em nós? Como temos respondido a eles? A boa resposta seria a fé, a conversão, a vida de santidade. O que se pode esperar de nós que temos tido a chance de receber abundantemente o testemunho sobre Jesus? A vida de união com Deus e o compromisso de um mundo renovado pelo evangelho de Cristo.

As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou (Jo 5, 36)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tivemos a graça de receber, desde cedo, diversos testemunhos sobre a tua pessoa. Isso nos lembra o que disseste uma vez: a quem muito foi dado, muito será cobrado. Ajuda-nos, Senhor, pela assistência do teu Santo Espírito, a decididamente te escolher como caminho, verdade e vida. E te anunciar a outros, oferecendo também nós um testemunho forte sobre tua pessoa e tua obra redentora. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Em nossa escadaria quaresmal, hora de subir o 30º degrau: Dar testemunho de Jesus. Aderir seriamente a ele e ao seu Evangelho. Com sua vida, suas atitudes, suas palavras anunciá-lo a outros. 
Dar testemunho de Jesus.

Neste quarto dia da novena de N. Sra. Auxiliadora pela proteção de nossas famílias contra o coronavírus, estamos rezando pelas pessoas que estão lutando contra a COVID em casa ou em leitos de hospitais. Nosso quarto encontro é hoje, às 14:30, pelas redes sociais. No último dia da novena, faremos a consagração das famílias. As orações da novena estão no final do texto da Meditação.

E, hoje, como todas as quintas, você pode nos acompanhar na celebração da Santa Missa às 11 horas, pelas redes sociais ou pelo aplicativo Tempo de Paz. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb





NOVENA EXTRAORDINÁRIA
A NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Estamos rezando a novena extraordinária de 15 a 23 de março e vamos concluí-la no dia 24, comemoração mensal de Maria Auxiliadora, com a consagração de nossas famílias.

NOVENA E ENTREGA A MARIA AUXILIADORA


Recitar durante nove dias consecutivos:

- Pai-nosso, Ave-maria e Glória ao Santíssimo Sacramento, com a prece:
Graças e louvores se deem a todo o momento ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento;

- Salve-Rainha a Maria SS. Auxiliadora, com a invocação:

Nossa Senhora Auxiliadora, rogai por nós.

ORAÇÃO

Lembrai-vos, ó piíssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tivesse recorrido à vossa proteção, implorado a vossa assistência, reclamado o vosso socorro, fosse por Vós desamparado. Animado eu, pois, de igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular, como Mãe recorro; de Vós me valho, gemendo sob o peso dos meus pecados, e me prostro a vossos pés. Não desprezeis minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.

Oração para livrar-nos do ‘coronavírus’

Deus todo-poderoso e eterno, de quem todo o universo recebe força, existência e vida, vimos até vós para invocar a vossa misericórdia, pois que também hoje experimentamos a fragilidade da condição humana na experiência de uma nova pandemia.

Cremos que sois Vós a guiar o curso da história humana e que o vosso Amor pode mudar para melhor o nosso destino, qualquer que seja a nossa condição humana. Por isso vos confiamos os doentes e suas famílias: pelo Mistério Pascal do vosso Filho, dai salvação e alívio a seu corpo e espírito.

Ajudai cada membro da sociedade a cumprir sua tarefa, fortalecendo o espírito de mútua solidariedade. Amparai os médicos e os agentes sanitários, os educadores e os assistentes sociais na prestação do seu serviço.

Vós que na fadiga sois conforto e apoio na fraqueza, por intercessão da Virgem Maria e de todos os santos médicos e patronos da saúde, afastai de nós todo o mal e contaminação.

Livrai-nos desta epidemia que nos aflige, a fim de que possamos voltar serenamente às nossas ocupações habituais e vos louvar agradecidos com sempre renovado coração.

Em Vós confiamos, ó Pai, e a Vós elevamos a nossa súplica, por Jesus Cristo vosso Filho e Nosso Senhor. Amém.

14 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas que nossa senhora Auxiliadora nós abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Obrigada, Deus por mais um dia se vida e pelos testemunhos de seu filho tão amado

    ResponderExcluir
  3. Bom dia. Obrigada Senhor por mais um dia que concedes a nós com saúde. Livra toda a humanidade desse vírus contaminoso. Amém.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos. JESUS te diz: Filho meu estou aqui. Eu sou o caminho e a luz na sua vida hoje e sempre.
    Dar o testemunho de Jesus.
    Ajuda-nos, Senhor, pela assistência do teu Santo Espírito, a decididamente te
    escolher como caminho, verdade e vida. E te anunciar a outros, oferecendo também nós um testemunho forte sobre tua pessa e tua obra redentora. A maior obra de Jesus é a redenção pela
    Morte na cruz.
    Senhor Jesus Cristo tem piedade de nós e ajuda-nos com tua graça enfrentar está pandemia com serenidade e Fortaleza. Dá-nos a tua PAZ e habite em nossos corações e em nossas vidas, Senhor.
    Bom dia a todos... Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos.
    Gostaria de comunicar que não consigo ser feliz sem antes ler a REFLEXÃO DO EVANGELHO. Minha maior alegria é a Palavra de DEUS. 🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho uma maravilhosa celebração 🙌😇🌟🌟🌹
    Padre João Carlos eu não recebi nenhuma formação cristã,meus pais e meus avós era católico mais não praticamente, só fui a igreja no meu batismo, e não me lembro era bastante pequena, só vim a Bíblia pela primeira vez quando eu ia fazer onze anos e não vir mais, pouco me deram.
    Mais a caminhada foi passos pequeno até eu chegar onde me encontro.
    Ninguém mais vai me separar da sua companhia e da minha igreja.🙌🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  7. Boa Tarde Padre João, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor na Palavra de Jesus e que possamos testemunhar em todas as coisas que façamos com Amor acreditando Sempre com Fé. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  8. Jesus veio para nós amparar e para nós dar a vida eterna.precisamos ter fé,não podemos exigir que as coisas aconteçam de acordo com a nossa vontade. De

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter fé! Jesus existe e as coisas não acontecem como desejamos.

      Excluir
  9. Jesus aumenta minha fé Jesus tu és a minha força nossa senhora Auxiliadora rogai por nossas família

    ResponderExcluir
  10. Agradeço Senhor por ter feito tantas maravilhas e que continue em espírito mostrando para os poderosos que o amor acima das consequências tão dolorosas,cque estamos vivendo confiando no mestre amado para a salvaçao do mundo e auxiliando. para que sejamos obedientes na Fé.

    ResponderExcluir
  11. Ó Deus, Pai de bondade, eu LHE agradeço pela vida de São Cirilo de Jerusalém. Todavia, me ensine seguir o caminho da salvação. Me ensine adorá-Lo da melhor forma possível. Me ensine fugir do pecado e da iniquidade. Me ensine suplicar com fé, confiança e amor. Me ensine servi-Lo com humildade. Me ensine dá testemunho da verdade. Me ensine ser uma lâmpada acesa a brilhar. Me ensine fazer boas obras. Me ensine aceitar, acreditar, amar, viver e pregar o evangelho. Me ensine alcançar a vida eterna. Me ensine amar com perfeição. Me ensine ser uma boa morada do REDENTOR. Me ensine buscar a glória que vem do Céu. Me ensine ter bons pensamentos. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado pelo evangelho de hoje muito bem explicado sobre o testemunho de Jesus Deus seja louvado amém que nossa senhora Auxiliadora lhe cubra de saúde e benção paz e bem

    ResponderExcluir
  13. Senhor Jesus Cristo tenha a misericórdia dos teus filhos amados por ti e que o senhor Jesus possa banir de vez esses vírus da face da terra amém 🙌🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS