PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: REZAR COMO UM BOM FILHO

REZAR COMO UM BOM FILHO

 
23 de Fevereiro de 2021

EVANGELHO


Mt 6,7-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras.
8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.
14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.

MEDITAÇÃO


Vocês devem rezar assim (Mt 6, 9)

Nossa caminhada quaresmal chega hoje ao sétimo dia. E o tema para nosso crescimento hoje é a Oração. O Pai Nosso é mais do que uma oração. É uma escola de oração. É como um discípulo ou uma discípula deve rezar sempre. No Pai Nosso, podemos encontrar as quatro características da oração dos discípulos do Senhor. 

A primeira característica é que é feita com INTIMIDADE e CONFIANÇA EM DEUS. Não se trata de uma audiência de um servo com seu patrão. Trata-se do diálogo amoroso entre pai e filho ou filha. Por isso, Jesus ensina a invocar a Deus como “pai”, “Pai Nosso”. Esse modo de falar com Deus era inteiramente novo na história do seu povo. Falar com Deus com intimidade e confiança. No sermão da montanha, Jesus chamou a atenção dos discípulos para não imitarem os fariseus, nem os pagãos. Em contraposição ao exibicionismo dos fariseus e mestres de lei, Jesus os orientou a proceder como um filho que conversa com seu pai ou sua mãe, a portas fechadas no seu quarto. Nunca imitar os pagãos nesse assunto da oração, recomendou Jesus. Eles recorrem à força de muitas palavras para serem ouvidos. O Pai já está sabendo de nossas necessidades antes que abramos a boca. INTIMIDADE E CONFIANÇA EM DEUS. É a primeira característica.

A segunda característica da oração cristã, sublinhada no Pai Nosso, é que ela busca, em primeiro lugar, A GLÓRIA DE DEUS. É quando a oração vira louvor, adoração. Os primeiros pedidos do Pai Nosso, no evangelho de São Mateus, referem-se a Deus, buscando a sua honra e a sua glória. “Santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”. São três pedidos, todos dirigidos à glória de Deus: a santificação do seu nome, a vinda do seu Reino, a realização de sua vontade. Buscar, em primeiro lugar, a GLÓRIA DE DEUS. É a segunda característica.

A terceira característica da oração cristã é o pedido a Deus pelo NOSSO BEM temporal e espiritual. É o que nós precisamos para viver com dignidade e em santidade. No Pai Nosso, são quatro os pedidos em nosso favor. “O pão nosso de cada dia, nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal”. O pão de cada dia, o perdão dos pecados, a vitória sobre a tentação e a libertação do mal. O ‘pão de cada dia’ compreende o emprego, o trabalho, o alimento, a segurança... São as necessidades de nossa sobrevivência. Mas, nem só de pão vive o homem. Também precisamos do perdão dos pecados e da restauração da vida, a partir da conversão e do crescimento do homem novo. Igualmente, precisamos da vitória sobre a tentação e a libertação do mal. A BUSCA DO NOSSO BEM é a terceira característica.

A quarta característica da oração cristã é o COMPROMISSO. Nos três primeiros pedidos do Pai Nosso, desejando a glória de Deus, na verdade estamos nos comprometendo em santificar o seu nome, acolher o seu Reino, realizar a sua vontade. Nos quatro pedidos em nosso favor, não estamos delegando tudo a Deus, para ficar de braços cruzados esperando ele agir. Reconhecendo a mão de Deus em nossa vida, estamos nos comprometendo a ganhar o pão de cada dia com o nosso trabalho, a nos esforçar no caminho da conversão e do perdão aos nossos agressores, a fugir das ocasiões de pecado e a lutar contra o mal. A oração nos compromete. COMPROMISSO é a quarta característica.

Guardando a mensagem

Em nossa caminhada quaresmal, somos hoje instruídos por Jesus sobre a Oração. Ele ensinou o Pai Nosso, uma verdadeira escola de oração. Nele, encontramos as quatro características da oração dos discípulos do Senhor: intimidade e confiança em Deus, busca de sua glória, busca do nosso bem, e o compromisso em realizar a sua vontade. 

Vocês devem rezar assim (Mt 6, 9)

Rezando a palavra

Rezemos como Jesus nos ensinou:

Pai nosso que estás nos céus,
santificado seja o Vosso nome.
Venha a nós o Vosso Reino.
Seja feita a Vossa vontade,
assim na terra como no Céu.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
Perdoai as nossas ofensas
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
E não nos deixeis cair em tentação,
mas livrai-nos do mal.
Amém.

Vamos viver a palavra

A dica de hoje está evidente: rezar o PAI NOSSO, bem rezado. Eu sei, eu sei que você já reza bem. Mas, pode rezá-lo ainda melhor. Reze com atenção ao que está dizendo. Reze deixando espaço para o Espírito Santo rezar em você. 

O degrau de hoje (este sétimo dia da Quaresma) é este: Rezar como um bom filho, como uma boa filha.

Só para lembrar dos passos anteriores: Partir com humildade (na quarta-feira de cinzas), Seguir com Cristo, Jejuar para crescer, Vencer a acomodação, Crer no Evangelho, Amar à Igreja (ontem) e hoje: Rezar como um bom filho. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. José Lúcio23/2/21 03:30

    Que nossas orações não sejam palavras pronunciadas no "automático" e sim preces íntimas e concentradas em sintonia verdadeiramente espiritual.

    ResponderExcluir
  2. A oração frita com fé em Deus atendida, pois sabe do nosso pensamento e necessidade naquilo que realmente preenche nossa vida.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia a oração tem que ser feita com responsabilidade ,atenção e do fundo do coração ,com muito amor ao rezar pra o nosso pai amém

    ResponderExcluir
  4. Salve Maria Bom Dia Padre João Carlos...Que Nossas Orações sejam bem realizadas para chegarmos ao Reino do céu mais leveza... Um Dia Cheio de Bençãos para o Senhor 🙏

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. rezar sempre com muita fé a oração que Jesus nós ensinou.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos: acompanho diariamente suas meditações e, confesso ,sempre encantada com elas, muito significativas e profundas, bem como práticas. Gostaria, contudo, de também ver alguma referência à Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, através de seu tema e lema e quem sabe a Oração que está muito linda

    ResponderExcluir
  7. Oração do Pai Nosso oração Belíssima deverá ser feita sempre com leveza Como se faz uma poesia sentindo a profundamente a profundidade de nossas almas

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho
    🙌😇🌟🌟🌹
    Deus tem um propósito para cada um de nós, mais devemos entrar em comunhão por meio da oração, Ele vai abrir caminho para realizar todos os planos que tem para nós.
    Senhor meu Deus, meu papai querido e bondoso, através da oração e que eu chego a ti e saber todas as minhas intimidade da minha vida não escondo nada .
    E por meio do Espírito Santo quero compreender, que o senhor deseja que eu seja uma filha na obediência,na mudança,nas atitudes e comportamento para agradar, próxima da tua vontade.
    Quero ser protegida pelo senhor
    contra o intento do mal e isso que eu peço e agradeço,em nome do vosso filho Jesus meu irmão Salvador e meu amigo 🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos. Deus te dê amor e harmonia...
    SENHOR, dá-nos calma, serenidade e um coração fervoroso para que possamos viver bem este tempo de quaresma , neste momento de sofrimento que abala toda humanidade. Devemos rezar o Pai Nosso bem rezado como bom filho. A oração fortifica nossa relação com Deus. Crer no Evangelho, amar a Igreja hoje e sempre...
    Padre João Carlos, Deus te abençoe poderosamente, te proteja e esteja sempre com você...
    Um bom dia à todos...

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e que Jesus continue te abençoando Sempre. Estaremos em Oração para o Amor e que Jesus nos ilumine com o Amor sem fim os nossos corações. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  11. Benedito seja seu santo nome agora e para sempre AMÉM JESUS

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde padre João Carlos a sua benção que o espírito santo nós ajude a crescer nesta caminhada de Evangelização

    ResponderExcluir
  13. Ó Deus cheio de compaixão, eu LHE agradeço por fazer diariamente a leitura orante da bíblia. Contudo, me ajude aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude orar da melhor forma possível. Me ajude perdoar com sinceridade e amor. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  14. O Pai Nosso é uma oração que nos conduz para o caminho do bem .pois estsamos sempre presente com Deus nosso pai todo poderoso e nos ajuda a vencer a cada trilha da nossa vida, diante desta situação em que vivemos. Libertai-nos Senhor de todo mal . Amém.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos sua bênção agradeço muito por este evangelho maravilhoso sobre o pai nosso que o nosso salvador nós enviou para a busca do nosso bem ,e muito importante o pai nosso padre jesus e Maria Santíssima lhe cubra de bençãos e muita sabedoria na sua caminhada paz e bem amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS