PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: FIDELIDADE E MARTÍRIO

FIDELIDADE E MARTÍRIO


05 de fevereiro de 2021

EVANGELHO


Mc 6,14-29

Naquele tempo, 14o rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: “João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem”. 15Outros diziam: “É Elias”. Outros ainda diziam: “É um profeta como um dos profetas”.
16Ouvindo isto, Herodes disse: “Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!” 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado.
18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.
21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.
24Ela saiu e perguntou à mãe: “Que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”.
26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.

MEDITAÇÃO


Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. (Mc 6, 14).

No aniversário de Herodes, certamente no palácio de sua capital Tiberíades, oferece-se um banquete aos grandes da Galileia: a corte, os oficiais, os cidadãos importantes. Herodes se casara com a cunhada, Herodíades, mulher do seu irmão Filipe. Além de cunhada, a mulher era sua sobrinha. A filha dela, enteada do rei, portanto sua sobrinha-neta, boa dançarina, apresentou-se dançando na festa. A dança e os gingados da moça agradaram em cheio os convidados e o rei. Este lhe prometeu um presente, o que ela pedisse, mesmo que fosse metade do seu reino. A mãe combinou com ela que pedisse a cabeça de João Batista. O rei, mesmo entristecido com o pedido, cumpriu sua promessa. É a triste história do martírio de João Batista.

Por que o evangelho de Marcos nos conta essa história tão triste? Uma razão é ir preparando o nosso coração para a morte de Jesus. Na história de João Batista, o ódio da mulher do rei desencadeou a morte do profeta. Na história de Jesus, foi o ódio das lideranças do seu povo que o levaram à morte. Herodes mostrou-se fraco, reticente, objeto de manipulação de Herodíades. Na história de Jesus, foi Pilatos, o governante fraco e manipulado pelo Sinédrio dos hebreus. 

Por que o evangelho de Marcos nos conta essa história de tanta violência? Para podermos fazer uma comparação entre o banquete da morte e a multiplicação dos pães, o banquete da vida, que vem logo em seguida. No banquete de Herodes, o prato é a violência, a cabeça decapitada de João Batista. No banquete de Jesus, o prato é a partilha, a providência divina, a própria vida de Jesus entregue. Cinco mil homens se alimentaram com o que seria cinco pães e dois peixes.

Por que o evangelho de Marcos nos conta essa história de final tão desalentador? Para aprendermos o caminho da fidelidade com o profeta João Batista. No anúncio, ele foi claro e forte, denunciando os desmandos e o mau exemplo da vida irregular do rei e sua concubina. |João foi fiel até o fim, sem se acovardar, nem recuar na palavra que devia proclamar.

Por que o evangelista Marcos nos conta essa história? Para nos indicar que o caminho de João Batista continua no caminho de Jesus. Exatamente depois que João foi preso, Jesus voltou para a Galileia e começou a pregação, proclamando o evangelho do Reino de Deus.

Guardando a mensagem

Em todos os tempos, os profetas são perseguidos. Jesus disse que, em contraponto, os falsos profetas são aplaudidos. Lendo o fim de João Batista, nos preparamos para a paixão de Jesus. Ele tomará o caminho dos profetas, homens da verdade de Deus, que terminam incompreendidos pelo povo e perseguidos pelas autoridades. Também nos ajuda a entender a graça da multiplicação dos pães que prepara a Eucaristia: Jesus comunica vida, dando-se a si mesmo. Herodes comunica morte, poupando-se a si mesmo. João Batista foi fiel à sua missão, denunciando o erro e perseverando na provação. Esse é o caminho do cristão. Não desistir, não se intimidar diante das dificuldades. Jesus continua o caminho de João. Nós continuamos o caminho de Jesus.

Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. (Mc 6, 14).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
A atuação do governante Herodes, violento no exercício do poder e escandaloso em sua vida pessoal, produziu morte na história do seu povo: exploração, fome, perseguição política. É o que nos diz essa cena do martírio de João Batista. Já a tua atuação, Jesus, a atenção às necessidades daquela gente e o compromisso com Deus produziram vida na história do teu povo: acolhimento, partilha, fartura. É o que nos diz a cena da multiplicação dos pães que vem logo em seguida. Dá-nos, Senhor, tomar distância dos banquetes dos Herodes de hoje e pautarmos nossa vida e nossas opções pelo teu banquete no deserto. Senhor, hoje é dia de uma jovem mártir que muito te honrou com seu amor fiel provado até à morte, Santa Águeda. E como ela, por terem lhe amputado os seios em seu martírio, é invocada contra o câncer de mama, nós pedimos a sua proteção sobre todas as pessoas que estão enfrentando esse tipo de enfermidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje é um dia bom pra você fazer um exame de consciência. Pergunte-se, em um momento de recolhimento do seu dia, se está sendo fiel ao que Deus tem lhe confiado como missão. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Amém!Louvado seja Deus! Bom dia Padre João 🌹
    Santa Aguida rogai por todas as pessoas que estão enfrentando um tratamento contra o câncer, e em especial àquelas que precisam amputar os seios!

    ResponderExcluir
  2. Assim seja e louvado seja o senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  3. Salve Maria Bom Dia Padre João Carlos.. Á sua Bênção...Louvado Seja a Deus pela minha vida e a dos meus Familiares...Padre João Carlos obrigada pelo o Evangelho que nos envia e pela as belas interpretaçoes.que Deus continue te abençoando 🙏

    ResponderExcluir
  4. Que possamos ter como exemplo o amor e resiliência que Joao Batista teve ao ser discípulo de Jesus . Que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Santa Aguida interceda por todos os enfermos.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos, sua benção e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas. Oremos hoje os Mistérios Dolorosos para o Amor na Fé e que Jesus nos Cure o corpo e a alma. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  7. que Santa Aguida proteja todas as pessoas com câncer e obrigada pelo evangelho de todos os dias Deus te abencoe

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos ! Santa Aguida rogai por todas. As famílias bença Padre

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus o abençoe grandemente e lhe conceda muita saúde e muita paz neste dia que se inicia.
    Nós te damos graças e te oferecemos, entregamos e consagrados o nosso coração... Abençoada sexta-feira à todos. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo5/2/21 08:12

    Bom ANTAdia PADRE ,AMEI A PALAVRA.DE HOJE.SANTA AGUIDA ROGAI POR POR TODDAS MULHERES COM CANCER DE MAMA AMÉM.

    ResponderExcluir
  11. Padre João Carlos muito BOM DIA, O ESPÍRITO SANTO de DEUS sempre o ilumine com saúde e acompanhe os passos do sr., DEUS o abençoe. GRATIDÃO por existir em nossas vidas e em nossa caminhada.

    ResponderExcluir
  12. Good morning father thanks for today's gospel and Santa Aguida pray for healings for my daughter grand daughter and sisters

    ResponderExcluir
  13. Bendito seja seu nome agora e para sempre AMÉM JESUS!

    ResponderExcluir
  14. LUIZ, Bom dia Padre João Carlos! Excelente explicação deste fato que foi degolado a cabeça de João Batista, como sempre muita luz nas suas palavras. Deus te abençoe sempre nesta jornada de nos mostrar o verdadeiro caminho a todos para ter fé e perseverança de Jesus.

    ResponderExcluir
  15. Pai Santo, livrai-nos de todos os cânceres biologicos e sociais entranhados na nossa sociedade. Bendito seja o Teu nome e o Teu poder hoje e sempre. Amém.
    Bom dia Padre João Carlos. O Sr. É um Profeta em Nossas Vidas. Que Deus te proteja sempre. Amém

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde padre sua benção, que nosso senhor venha nós abençoa hj para que continuemos nos caminhos do pai obrigada meu Deus pela vida 🙏😚

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima tarde abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Nada deve nos separar do banquete da vida com Deus.
    Nos tempo em que vivemos os cristãos passarão perseguições.
    Senhor longe dos banquete de Herodes de hoje.
    Herodes,o poderoso que pousava ser dono da vida e da morte.
    Feliz será aquele, comer no banquete do Reino de Deus.
    🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  18. Assim como Jesus foi fiel, João fois tb fiel o tempo todo pois eles pregavam sempre a verdade aos seus seguidores para que fossem obedientes diantes as dificuldades que os povos daqueles tempo atravessavam. Peçamos ao SenhorJesus que possamos ser fiéis a tudo que nos deixou

    ResponderExcluir
  19. Padre João Carlos a sua benção obrigada pela palavra Jesus obrigada por cuida de mim e família

    ResponderExcluir
  20. Deus bendito, eu LHE agradeço pela vida de Santa Águeda. Entretanto, me ajude perseverar no amor. Me ajude ser hospitaleiro. Me ajude servir os prisioneiros e os maltratados. Me ajude defender o matrimônio. Me ajude fugir do medo, do amor ao dinheiro, da imoralidade, do adultério e do ódio. Me ajude evangelizar com sabedoria. Me ajude imitar os bons cristãos. Me ajude viver o meu profetismo batismal. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude ser justo e santo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS